O desenvolvimento do ser pessoal em Edith Stein

Franciscanum 63 (175):1-23 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo apresenta a conceção de Stein sobre o desenvolvimento pessoal, que acontece a partir de um núcleo, um centro pessoal. Stein individua tal núcleo, já nos escritos fenomenológicos, como uma estrutura pessoal, sinónimo da individualidade própria, constituída por um eu anímico. A ideia do núcleo será desenvolvida numa fase posterior do seu pensamento, em que elabora uma ontologia em chave antropológica. O núcleo informa a alma e o corpo no decurso do processo. A individualidade não se dá pelo corpo, como defende Tomás de Aquino, mas pela ‘forma’, isto é, a partir do interior. O desenvolvimento compreende o todo da pessoa, tanto a interioridade como a exterioridade. No entanto, será na relação pessoal e única do ser humano com o ser divino, que o núcleo, entendido como a ‘essência da alma’, se abrirá plenamente e conhecerá aquela imagem ou ‘marca qualitativa’ específica que é a sua. O pleno desdobramento do núcleo estaria, portanto, na capacidade de amar a Deus e de amar o próximo. Palavras-chave: Desenvolvimento pessoal, núcleo, individualidade, pessoa, alma

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Silêncio e interioridade pessoal em Edith Stein.Miguel Mahfoud - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (48).
A estrutura como logos da experiência pré-reflexiva.Ericson Sávio Falabretti - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (2):371-398.
Do eu como feixe de percepções ao eu das paixões: Hume e a identidade pessoal no Tratado.Susie Kovalczyk - 2016 - In Jaimir Conte, Marília Côrtes de Ferraz & Flávio Zimmermann (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Hume. Florianópolis, SC, Brasil: NEL - Núcleo de Epistemologia e Lógica. pp. 311-329.

Analytics

Added to PP
2021-01-28

Downloads
9 (#1,219,856)

6 months
2 (#1,263,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references