O Filosofar Na Arte De Educar Entre O Corpo E A Inf'ncia: Considerações A Partir De Adorno E Lyotard

Childhood and Philosophy 1 (1):125-166 (2005)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nos últimos anos se observa uma crescente instrumentalização do ensino, que pode ser percebida na busca desenfreada dos professores por novos métodos e técnicas de ensino, produzidos pelo mercado editorial ou instituídos pelas políticas oficiais. Pode ser observada também na matriz curricular dos cursos de formação de professores que, pelo menos no Brasil, privilegia o técnico em detrimento das disciplinas relacionadas às Ciências Humanas e à Filosofia. Tentando contribuir para a reflexão acerca dessas questões este artigo se propõe a discutir possibilidades de conceber a educação como uma arte e compreender a poética como uma das dimensões do ensino, contrapondo-se à tendência de cientifização da educação e de instrumentalização do ensino observada no presente. Particularmente, este artigo interroga o lugar ou não-lugar da filosofia e do filosofar nessa arte da educação e nessa poética do ensino, tendo em vista a forma como ela é concebida no e pelo pensamento filosófico contemporâneo. E, com isso, saber quais seriam os principais problemas e temas dessa filosofia e desse filosofar, e como poderiam ser oferecidos não apenas um conjunto de questões para refletir, como também abrir algumas perspectivas para que os educadores possam enfrentar os desafios dessa atividade, reconhecendo os seus limites e as suas possibilidades atuais. Escolheu-se recobrar neste artigo, para tanto, o pensamento dos frankfurtianos e, particularmente, o de Adorno. Mesmo que haja divergências entre o pensamento de Adorno e o de Lyotard – a começar por não terem vivido em um mesmo contexto histórico–, ele elucidará algumas afinidades sobre o tema em foco, isto é, sobre as possibilidades da educação ser concebida como arte e da constituição de uma poética no ensino, vislumbrando a postulação de ambos por uma política da resistência por intermédio dessa atividade

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 94,678

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação.Darcísio Natal Muraro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):82-98.
Empoderamento docente e educação matemática crítica.Mariana Dos Santos Cezar - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
Olhares, Vozes, Corpos e Ensinos de Filosofias.Flávio de Carvalho - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:190-201.
Filosofar e ensinar a filosofar.Gonzalo Armijos Palácios - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
O Ensino de Ciências e o Acirramento da Luta Ideológica.Newton Duarte - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):17-32.

Analytics

Added to PP
2015-02-07

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references