A máquina semântica de Freud: do mecanismo à intencionalidade

São Paulo: Annablume (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O problema da causa mental é uma das questões filosóficas mais fascinantes na obra de Freud. A releitura neo-pragmática que Cláudia Passos-Ferreira faz sobre o tema se insere no interior de profícuos debates no campo da Psicanálise, Filosofia da Psicanálise e da Filosofia da Mente que têm contribuído para a inovação do pensamento nas teorizações psicanalíticas. Em A maquina semântica de Freud, Cláudia aborda a teoria causal do mental de Freud e seu uso na explicação do conflito psíquico. Diante dos impasses do problema, Freud criou uma dupla dimensão da causalidade psíquica, que oscila da causa mecanicista à causa intencional. A hipótese de Cláudia é que a forma mais coerente de defender a tese da causalidade psíquica é descrevê-la como ‘causa intencional’, usando o vocabulário psicológico. Para dar suporte a essa ideia, a concepção estrita da causalidade sustentada por Wittgenstein é dispensada, e a ideia de causa mental em Davidson é endossada como aquela que pode ser mais facilmente articulável às hipóteses freudianas. Em Wittgenstein, busca-se, sobretudo, o apoio teórico para analisar os pontos fracos das teses causais freudianas; em Davidson, o suporte necessário a explicitação e validação lógicas do que Freud afirma sobre o tema. Claudia analisa três momentos da obra freudiana. Na primeira tópica, Freud usa um vocabulário híbrido, descrevendo o psiquismo tanto em termos de causas a-racionais quanto em termos intencionais. Na segunda tópica, o psiquismo assume, cada vez mais, uma descrição intencional, e a causa a-racional da energia pulsional, inicialmente apresentada como um motor do psiquismo, dá lugar a angústia como um afeto intencional que obriga o eu a encontrar uma solução para os conflitos psíquicos. Esse livro reúne tanto o interesse filosófico pelos problemas da causação mental e da relação mente-corpo quanto o refinamento do arcabouço teórico que guia a prática clínica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,369

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Intencionalidade: mecanismo e interacção.Porfírio Silva - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (2):255-278.
Información y computación en Fodor.Antonio Blanco Salgueiro - 2000 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 17 (1):149-166.
La mezquita aljama de Zaragoza a la luz de la información arqueológica.José Antonio Hernández Vera - 2004 - ’Ilu. Revista De Ciencias De Las Religiones 9 (S10):65-91.
Los nombres y la referencia semántica: semántica y metasemántica.Robert Stalnaker - 1998 - Teorema: International Journal of Philosophy 17 (1).
Ricœur's Freud.Richard J. Bernstein - 2013 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 4 (1):130-139.
Intencionalidade: mecanismo e interacção DOI:10.5007/1808-1711.2010v14n2p255.Porfírio Silva - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (2):255-278.
A Philosophical Dialogue Between Heidegger and Freud.Richard R. Askay - 1999 - Journal of Philosophical Research 24:415-443.
Encore Freud, toujours Freud! S. FREUD, La vie sexuelle, Malaise dans la civilisation.Y. Brès - 1971 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 161:189.

Analytics

Added to PP
2017-04-29

Downloads
40 (#401,088)

6 months
9 (#318,459)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Claudia Passos-Ferreira
New York University

Citations of this work

Freud's Views on Mental Causation.Claudia Passos-Ferreira - 2022 - In Jon Mills (ed.), Psychoanalysis and the Mind-Body Problem. New York, NY: Routledge. pp. 69-87.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references