Desinformação, negacionismo e a pandemia

Filosofia Unisinos 23 (1):1-15 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Para qualquer tema sobre o qual não se é especialista, deve-se deferir a quem sabe mais. A deferência aos outros entra em conflito com expectativas de autonomia epistêmica e de divisão democrática do saber. Uma solução para esta tensão é ceder a estas expectativas, o que é equivalente a abandonar o conhecimento. Uma outra solução consiste em restringir seus efeitos a temas sobre os quais temos algum interesse prático. Esta proposta é instável, porque o interesse prático pode se estender a qualquer tipo de tema, em virtude do papel identitário de teorias. As pressões pela divisão simétrica do saber se opõem a um traço central da cultura humana: a produção cooperativa do saber. Um grupo humano sempre sabe mais do que cada um de seus membros e, para todo mundo, parte do que sabe o grupo permanece opaco. A recusa da divisão do trabalho cognitivo é uma das fontes do negacionismo. Três elementos que reforçam este efeito: o modo de circulação da informação na internet, o crescimento da desigualdade e o ataque da extrema-direita às instituições que produzem o conhecimento. A pandemia pede mais confiança em conteúdos opacos, ao mesmo tempo em que cria uma atmosfera de profunda desconfiança.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 74,174

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Pandemia, Distopia E Sociedade de Controle.Rodrigo Barbosa Lopes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e43.
A Crise Tecnocientífica: Reflexões Filosóficas Sobre a Pandemia.Gilmar Evandro Szczepanik - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e51.
La pandemia de los datos.Daniel Innerarity - 2021 - Dilemata 35:67-72.
Publicar en pandemia.Mariana Castillo Merlo - 2021 - Páginas de Filosofía 21 (24):7-8.
A Academia Em Tempos de Pandemia.Cristina Bonfiglioli - 2020 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 21.

Analytics

Added to PP
2022-04-07

Downloads
17 (#633,793)

6 months
17 (#55,500)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Ernesto Perini-Santos
Federal University of Minas Gerais

Citations of this work

No citations found.

Add more citations