Fenomenologia e formalismo em Francis Ponge

Princípios 29 (60):283-295 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este ensaio considera a obra poética de Francis Ponge a partir do debate entre dois movimentos teóricos: a fenomenologia e o formalismo. A partir de certa chave de interpretação proveniente da linguística estrutural, a fenomenologia não constitui um referencial teórico válido para a obra de Francis Ponge. Considerando o teor das críticas à fenomenologia provenientes do estruturalismo, este ensaio explora algumas iniciativas de respostas motivadas pela fenomenologia de Merleau-Ponty. A partir do nó górdio ou elo intrínseco entre as palavras e as coisas, nota-se que ambos os movimentos teóricos participam da composição poética do autor de O Partido das Coisas. Ao rebater as críticas do formalismo, a fenomenologia ganha um papel constitutivo na composição poética. Trata-se de explorar uma alternativa válida e conciliadora entre a fenomenologia e o formalismo.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 97,244

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O ser em si e a poesia: Sartre leitor de Francis Ponge.Cristiano Perius - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):397-407.
Entre fenomenologia e hermenêutica: a condição responsiva da subjetividade.Marcelo Fabri - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):64-74.

Analytics

Added to PP
2023-01-05

Downloads
11 (#1,316,372)

6 months
9 (#700,914)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references