Analogia técnica e seleção natural. Darwin e Hume

Doispontos 15 (1) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pretende-se oferecer uma reconstituição do argumento de Darwin no capítulo 6 da Origem das espécies contra a ideia de finalidade como princípio de explicação das partes funcionais dos seres vivos, de modo a elucidar sua dívida, deliberada ou não, em relação à crítica do finalismo exposta na parte 3 dos Diálogos sobre religião natural. A ideia é situar o ponto preciso em que a teoria de Darwin se vincula à filosofia de Hume, desfazendo, ao mesmo tempo o mal-entendido que encontra no filósofo escocês uma espécie de profeta da teoria da evolução, em pleno século XVIII – um contrassenso que ignora a situação epistemológica da fisiologia e da anatomia no período, ciências para as quais uma teoria como essa teria parecido pura e simples especulação sem base experimental ou teórica. A contribuição de Hume para a biologia do século XIX é outra, e situa-se num nível talvez mais profundo que o da teoria dos seres vivos: consiste em ter solapado em definitivo a noção de que as formas dos seres vivos se deixariam explicar pela funcionalidade que os naturalistas encontram em sua organização específica, vendo aí o sinal de um desígnio. Para Hume, bem como para Darwin, tudo o que há nessa ideia é uma analogia com a forma dos produtos da técnica humana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Darwin e a Teoria da Origem da Cultura de René Girard.Lídia Figueiredo - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (3):609 - 618.
Hume: Da teoria dos signos à gramática geral.Pedro Paulo Pimenta - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
Dewey’s Darwin and Darwin’s Hume.Catherine Kemp - 2017 - The Pluralist 12 (2):1-26.
Sobre a natureza da teoria moral de Hume.Jaimir Conte - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):131-146.

Analytics

Added to PP
2019-12-18

Downloads
14 (#925,441)

6 months
7 (#328,545)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

On the Origin of Species by Means of Natural Selection.Charles Darwin - 1897 - New York: Heritage Press. Edited by George W. Davidson.
The origin of species by means of natural selection.Charles Darwin - 1859 - Franklin Center, Pa.: Franklin Library. Edited by J. W. Burrow.
The Darwinian Revolution.Michael Ruse - 2019 - Cambridge University Press.
Darwin's theory of natural selection and its moral purpose.Robert Richards - 2009 - In Michael Ruse & Robert J. Richards (eds.), The Cambridge Companion to the "Origin of Species". Cambridge University Press.
Hume's Theory of Consciousness.Wayne Waxman - 1997 - Philosophical Quarterly 47 (187):267-270.

View all 10 references / Add more references