Gnosticismo e modernidade no pensamento de Eric Voegelin [Book Review]


Abstract
A proposta deste estudo é abordar de forma teórica o pensamento do filósofo e cientista político, germano-americano, Eric Voegelin, buscando compreender a relação que promove entre o gnosticismo e a modernidade, tendo como foco sua afirmação de que o gnosticismo é o fundamento da modernidade. Para esta pesquisa, são utilizados como base teórica fundamental dois conceitos de sua teoria: religiões políticas e gnosticismo. Divide-se o trabalho em uma introdução ao tema e três capítulos, seguidos da conclusão. Na introdução, se aborda o contexto histórico-político que fornece o estofo para o surgimento da modernidade e movimentos totalitários; com a biografia do autor, buscam-se elementos essenciais para a compreensão de sua posição de combate irrestrito às ideologias, principalmente ao nacional-socialismo alemão e socialismo stalinista. A partir da crítica ao movimento positivista, que considera a ciência natural e seus métodos o modo por excelência de apreensão da realidade, Voegelin demonstra que a dimensão simbólica, espiritual e transcendente do ser fica relegada a uma posição inferior, inexistente ou banalizada, causando uma deformação da verdade, que pode se manifestar em dogmas ou doutrinas ideológicas. No segundo capítulo, introduz-se sua noção de que o gnosticismo é o fundamento da sociedade moderna, na medida em que a insatisfação com a ordem corrente, a crença e desejo de mudança do indivíduo por meio do conhecimento, se firmam como contrários ao desenvolvimento do ser, apontando uma tendência nos movimentos ideológicos modernos à imanentização da escatologia cristã. No terceiro capítulo, apresentam-se as principais discussões a respeito dos limites e alcances de sua teoria, sua aproximação com uma filosofia da consciência e as possibilidades de utilizá-la para a compreensão dos fenômenos totalitários na atualidade, vistos como uma doença pneumopatológica. Concluiu-se que Voegelin, categórico ao apontar para a necessidade de uma nova abordagem para a ciência social e política, evidenciou uma estrutura religiosa nos movimentos modernos, ditos seculares; o conceito de gnosticismo como fundamento da modernidade, apesar de revisto pelo próprio autor e ainda fomentar controvérsias, pode ser um ponto de partida para estudos complementares, uma vez que enfatiza a necessidade de ampliação da consciência para a restauração da ordem social e política, e de incluir o aspecto transcendente do ser, que se expressa em seus símbolos e em suas experiências religiosas ao longo da história, para a compreensão da modernidade.
Keywords Eric Voegelin. Modernidade. Gnosticismo. Totalitarismo. Transcendência.  Eric Voegelin. Modernity. Gnosticism. Totalitarianism. Transcendence
Categories No categories specified
(categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 42,236
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Giambattista Vico y Eric Voegelin: fundamentos y lenguaje simbólico.Giuseppe Ballacci - 2008 - Utopía y Praxis Latinoamericana 13 (43):119-134.

Analytics

Added to PP index
2018-09-05

Total views
18 ( #458,981 of 2,254,263 )

Recent downloads (6 months)
5 ( #384,789 of 2,254,263 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature