Investigação Filosófica 10 (1):47 (2019)

Abstract
O presente artigo apresenta uma análise filosófica do conto _Um discurso sobre o método _escrito por Sérgio Sant’Anna. O objetivo da análise é demonstrar que o conto é construído como um esforço de mímesis da filosofia cartesiana. Parte-se do pressuposto que o texto artístico comporta múltiplas interpretações, principalmente quando construído em diálogo com a filosofia. Do tema em destaque, o cartesianismo defende a ideia de que a subjetividade é um dado radical sem ligação com o entorno material, social e cultural. Todavia, o contista contemporâneo discorda deste isolamento e constrói uma narrativa na qual o ‘eu’ é descoberto através de vários métodos. Com isto amplia-se a compreensão hodierna de que o sujeito não está fechado sobre parâmetros científicos estritos, e sim se abre a inúmeras manifestações fenomênicas. Esta análise literária e filosófica vai amparada nos conceitos analíticos de Gerard Genette em _O discurso da narrativa, _assim como em concepções literárias de Edgar Allan Poe, Júlio Cortázar e Ricardo Piglia além, é claro, de algumas obras de René Descartes. O resultado alcançado é um exercício especulativo que, à primeira vista, parece uma crítica ao puro cartesianismo, mas que, ao contrário, se posiciona como um complemento que reconhece e amplia os caminhos da modernidade para o estudo do ‘eu’. Em acréscimo indicam-se semelhanças entre o conto e a obra de Descartes, o que reforça nossa tese de mímesis e complementariedade entre a obra literária e a filosófica.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.18468/if.2019v10n1.p47-62
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 54,410
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Achados Sobre a Noção Arqueológica Do Discurso Em Foucault.Erenildo João Carlos - 2017 - Revista Dialectus- Revista de Filosofia 11 (1).
Sobre a Análise de Enunciados Práticos Em Ernst Tugendhat.Marcos Fanton - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (3):227-238.

Analytics

Added to PP index
2020-08-12

Total views
1 ( #1,439,620 of 2,370,645 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #557,530 of 2,370,645 )

How can I increase my downloads?

Downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.

My notes