Deleuze E chaui: Leituras paralelas sobre a ética de espinosa

Cadernos Espinosanos 29 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

: Neste artigo pretendemos verificar em que medida as leituras de Deleuze e de Chaui nos ajudam a compreender a Ética de Espinosa como uma inovadora filosofia prática ou filosofia da práxis. O forte nexo entre teoria e prática tem sido enfraquecido por muitas leituras que defendem a tese do “paralelismo espinosano”, pois atribuem um privilégio do atributo pensamento em relação à extensão, isto implicaria em um privilégio da teoria em relação à prática e à experiência. As leituras de Deleuze e de Chaui, ao contrário, sublinham que a originalidade das teses teóricas da Ética reside em sua necessária aplicação prática, portanto na inseparabilidade entre teoria e prática, pensamento e extensão, mente e corpo, tipos de conhecimento e modos de vida. Ambos propõem outra interpretação da tese nuclear do paralelismo na filosofia de Espinosa. Desdobramos a pesquisa em três tópicos: 1) leitura de Deleuze: Ética enquanto filosofia prática; 2) problema do paralelismo: as diferentes leituras; 3) leitura de Chaui: Ética enquanto filosofia da liberdade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.
A Definição Real Na Abertura Da Ética I De Espinosa.Marilena Chaui - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (1).

Analytics

Added to PP
2020-12-22

Downloads
7 (#1,356,784)

6 months
4 (#790,687)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references