Ciência e metafísica na teoria da memória de Bergson

Dissertatio 43 (S4):118-139 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Determinar a relação entre ciência e metafísica na teoria bergsoniana da memória parece ser bem mais problemático que expor, pura e simplesmente, o teor crítico com o qual o filósofo geralmente abordou tanto a ciência quanto a metafísica, em seu esforço de determinação do significado da lembrança e da natureza do reconhecimento. Sem dúvida, a relação que Bergson manteve, em toda sua obra, com as tradições científica e metafísica foi predominantemente polêmica. Contudo, a crítica não dissimula o uso positivo que ele fez da ciência para alimentar uma metafísica que vai de encontro às concepções tradicionais da atividade filosófica. Foi justamente a partir da apreciação crítica de ambas as atividades que o filósofo elaborou a ideia de uma metafísica regulada pelos fatos, isto é, de alguma maneira controlada pela experiência. Ao que tudo indica, Bergson quis liberar a metafísica do ‘campo cerrado da dialética pura’, tornando-a uma disciplina positiva, tal como as demais ciências. Com efeito, as hipóteses sustentadas no âmbito da teoria da memória não foram aventadas especulativamente e afirmadas dogmaticamente; foram, ao contrário, conclusões obtidas com base na crítica e na reinterpretação dos resultados da pesquisa científica, mais exatamente, da psicologia empírica. Neste sentido, a teoria de Bergson é, ao mesmo tempo, avanço teórico e correção das concepções anteriores, na medida em que tais hipóteses metafísicas passam a orientar a leitura dos dados empíricos. É desta perspectiva que se pretende analisar a teoria da memória, a fim de compreender a relação entre ciência e metafísica como uma simbiose epistêmica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
Materiales para una crítica de la modernidad (Max Horkheimer y los orígenes de la «teoría crítica»).Jacobo Muñoz Veiga - 1987 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 22:13.
Hipótese e Experiência na Constituição da Certeza Científica em Descartes.Érico Andrade - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (2).

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
8 (#1,243,760)

6 months
1 (#1,444,594)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Bergson ou les deux sens de la vie: étude inédite.Frédéric Worms - 2004 - Paris: Presses universitaires de France.

Add more references