Niilismo, Ressentimento e Patologia: A Filosofia de Schopenhauer como Sintoma da Decadência Cultural Europeia Segunda a Crítica de Friedrich Nietzsche

Revista Opinião Filosófica 6 (2) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pretende-se neste artigo abordar o problema da relação entre o ressentimento e a formação dos juízos morais presentes na obra de Schopenhauer a partir de uma perspectiva crítica proposta por Nietzsche que tem suas bases na constatação de que existe na ética ocidental um enfraquecimento das posturas afirmativas da vida como resultado de uma decadência fisiopatológica que influencia a ordem dos juízos morais sobre a existência humana. A ética niilista de Schopenhauer seria um exemplo de uma desagregação dos instintos afirmativos vitais configurando-se por isso como uma moral da fraqueza e, consequentemente um sintoma da decadência cultural europeia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,221

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Metafísica da Música de Arthur Schopenhauer.Henry Burnett - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):143-162.
A Desrição Do Fenômeno Moral Em Schopenhauer E Tugendhat.Leo Afonso Staudt - 2004 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 3 (2):163-176.
Teses sobre a Ordenação Ética do Mundo e sua Transvaloração.Oswaldo Giacoia Junior - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (2):129-144.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
4 (#1,420,104)

6 months
1 (#1,027,696)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references