A objetificação do instrumento: lendo a viravolta heideggeriana a partir da crítica à metafísica

Griot : Revista de Filosofia 12 (2):146-159 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho pretende desenvolver um breve confronto com Ser e Tempo a partir do conceito de instrumento [Zeug], cuja análise deve contribuir para a articulação de uma leitura quanto ao sentido da Viravolta [die Kehre] heideggeriana dos anos 30. Nossa proposta é a de desvelar o caráter metafísico de Ser e Tempo a partir do diagnóstico de um modo de relacionamento exclusivamente pragmático e instrumental com as coisas de nosso cotidiano, o qual incorre em última análise no problema da objetificação. Para esse diagnóstico, devemos manter como horizonte o próprio projeto heideggeriano de crítica à metafísica: a constatação da objetificação da coisa enquanto instrumento é tornada possível a partir da segunda fase do pensamento heideggeriano, onde a crítica da metafísica é articulada como história do esquecimento do Ser. Neste momento, a análise das bases metafísicas da Modernidade revela uma postura específica a partir da qual o sujeito moderno teria se orientado pela dominação do ente, uma mesma postura a ser identificada na análise do instrumento em Ser e Tempo. Assim, segundo uma leitura imanente ao pensamento heideggeriano, porque orientada pela continuidade de seu projeto crítico, podemos entender a Viravolta como um aprofundamento da tarefa de superação da metafísica, cuja exigência trata de ultrapassar tanto o relacionamento objetificado com as coisas de nossos mundos cotidianos como a postura moderna de dominação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 94,749

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Da historicidade das disposições.Wagner Félix - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):24-40.
A metafísica como a Essência do Homem em Heidegger.Daniel Schiochett - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):327.
O Problema da Metafísica em Heidegger no Período de Gestação de ser e Tempo.Mafalda Blanc - 2014 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 22 (43):99-114.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
3 (#1,755,581)

6 months
2 (#1,487,113)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Sabrina Ruggeri
Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references