A procura por uma nova teoria da subjetividade em Wilhelm Dilthey mediante a tarefa de fundamentação das ciências do espírito

Dissertatio 47:154-172 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O psicologismo é um tópico na História da Filosofia alemã do século XIX. A tese sobre a qual se sustenta o psicologismo é a tese do princípio de imanência como ponto de partida para uma fundamentação epistemológica do conhecimento. Concentrar-nos-emos em apenas um dos filósofos que farão essa abordagem nesse viés, o filósofo alemão Wilhelm Dilthey, conhecido como referência da chamada Filosofia da Vida. Com efeito, em busca de uma resposta para a pergunta sobre as condições de possibilidade do conhecimento histórico, Dilthey defendeu a postulação do princípio de imanência como ponto de partida para uma nova teoria da subjetividade que viesse a embasar uma nova Teoria do Conhecimento e concorrer para um método alternativo ao das Psicologias Explicativas baseadas em pressupostos materialistas. O nosso interesse se dirige à investigação da importância da posição desse princípio no projeto diltheyano da chamada Crítica da Razão Histórica, que constitui um capítulo da história da transição da Filosofia Moderna para a Filosofia Contemporânea, marcada pelo surgimento de novas teorias da subjetividade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Indigência e penúria na era da técnica.Wanderley Jose Ferreira Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):205-218.
La hermenéutica en el siglo XIX (Wilhelm Dilthey y Friedrich Nietzsche).Horst Nitschack - 1991 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 2:86-87.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
8 (#1,291,989)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references