Authors
José Gabriel Trindade Santos
Universidade de Lisboa
Abstract
O objetivo deste texto é evidenciar o papel desempenhado pela noção de “aporia” no Parménides de Platão. Depois de ter descrito alguns dos usos da noção nos diálogos platónicos, o texto concentra-se no Parménides, analisando: 1. O debate de Sócrates com Zenão; 2. O conjunto de objeções apresentadas por Parménides ao uso por Sócrates das noções de “separação” e “participação”, focadas em particular no “Argumento do Terceiro Homem”; 3. Algumas conclusões paradoxais resultantes das oito “Hipóteses sobre o Um”, na segunda parte do diálogo. Com o objetivo de sustentar a unidade da Obra, argumentando a favor do uso dos “resultados atingidos na II parte do diálogo para resolver os problemas levantados na I”, defendemos que o exercício de Parménides sobre o Um e os Outros propõe uma reformulação da dialética, denunciando a deficiência da prática atribuída a Zenão, de reduzir ao absurdo as consequências da hipótese “Se há muitos”. Em vez disso, o Eleata examina as consequências de “Se há Um”, mediante a relacionação do Um consigo próprio e com cada um dos Outros; depois dos Outros consigo próprios e com quaisquer outros, primeiro afirmando, depois negando, a hipótese.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.5902/2179378643307
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 50,391
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Uma Reflexão Sobre a Temporalidade No "Parmênides" de Platão.Gérson Pereira Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):86.
Comentários Ao Diálogo "Parmênides" de Platão.Miguel Spinelli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):34.
A Interpretação Lógica Do “Parmênides” de Platão No Médio Platonismo.Chiara Bonuglia - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):111.
O "Parmênides" E as Doutrinas Não-Escritas de Platão: O Uno E o Outro.Dennys Garcia Xavier - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):100.
O "Parmênides" de Platão Revisitado.Samuel Rickless - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):8.
A influência da 3ª hipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e Jâmblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental:113-126.
Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
Encomium Gorgiae Ou Górgias Versus Parmênides.Peter Simpson - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 26:1-12.
A Tradição Do Discurso Apofático Na Filosofia Grega.Bernardo dos Santos Lins Brandão - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:90-97.

Analytics

Added to PP index
2020-05-01

Total views
2 ( #1,328,163 of 2,326,149 )

Recent downloads (6 months)
2 ( #435,731 of 2,326,149 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes