Filosofia E Educação 3 (1):p - 7 (2011)

Abstract
O texto resgata os fundamentos históricos e conceituais de Ética na tradição cultural ocidental. Define os pressupostos políticos da Ética e indica a proeminência do ponto de partida teórico-metodológico, consubstanciando os elementos que sinalizam a direção em que se movem os conteúdos da ética e da política. Faz um inventário crítico das principais teorias éticas e políticas e destaca as fontes a serem analisadas nesse campo investigativo da Filosofia e da Educação. Articula os projetos históricos de integração entre Ética e Política com a Educação. Define que o campo da Filosofia da Educação apresenta-se como espaço de exploração das questões éticas e políticas que repercutem na educação enquanto atividade que se inscreve na esfera pública, sujeita, portanto, ao poder de Estado, com a incumbência de formar indivíduos moralmente aptos para agir no ambiente societário. Apresenta os pressupostos de concepção da educação como formação do homem que, como tal, exige a reflexão sobre os fundamentos éticos de seu agir moral e político. A educação assume o caráter de uma atividade mediadora no seio da prática social inserindo-se, portanto, no coração da ética e da política. Destaca a necessidade de formar o educador para que reúna condições de enfrentar os desafios morais, éticos e políticos que sobrevêm ao próprio processo de formação. Os desafios morais e éticos se manifestam de forma particularizada nas condições que vigoram hoje em nossa sociedade. Cabe ao pesquisador buscar desvendar suas fundamentações e alcances
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.20396/rfe.v3i1.8635466
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 51,591
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Vulnerabilidade e proteção: a prática e a pesquisa em psicologia.Alice Maggi - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):157-165.
Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica ea ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.

Analytics

Added to PP index
2013-12-25

Total views
8 ( #907,105 of 2,331,168 )

Recent downloads (6 months)
2 ( #397,056 of 2,331,168 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes