Vantagens e limitações das ontologias formais na área biomédica


Authors
Barry Smith
State University of New York, Buffalo
Abstract
Propomos uma tipologia dos artefatos de representação para as áreas de saúde e ciências biológicas, e a associação dessa tipologia com diferentes tipos de ontologia formal e lógica, chegando a conclusões quanto aos pontos fortes e limitações da ontologia de diferentes tipos de recursos lógicos, enquanto mantemos o foco na lógica descritiva. Consideramos quatro tipos de representação de área: (i) representação léxico-semântica, (ii) representação de tipos de entidades, (iii) representação de conhecimento prévio, e (iv) representação de indivíduos. Defendemos uma clara distinção entre os quatro tipos de representação, de forma a oferecer uma base mais racional para o uso das ontologias e artefatos relacionados no avanço da integração de dados e interoperabilidade de sistemas de raciocínio associados. Destacamos que apenas uma pequena porção de fatos cientificamente relevantes em áreas como a biomedicina pode ser adequadamente representada por ontologias formais, quando estas últimas são concebidas como representações de tipos de entidades. Particularmente, a tentativa de codificar conhecimento padrão ou probabilístico pela utilização de ontologias assim concebidas é fadada à produção de modelos não intencionais e errôneos.
Keywords biomedical ontology  description logic  Web Ontology Language (OWL)
Categories (categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

On Ascribing Dispositions.Ludger Jansen - 2007 - In Gnassounou Bruno & Kistler Max (eds.), Dispositions and Causal Powers. Ashgate. pp. 161-177.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Vantagens e limitações da abordagem ajdukiewicziana da Gramática.David Makinson - 1973 - Discurso: Revista do Departamento de Filosofia da Universidade de Sao Paulo:155-166.
Un "mapa de ontologías".Carlos Pereda - 1989 - Dianoia 35 (35):81.
Princípios de Ética Biomédica. [REVIEW]Franciele Bete Petry - 2004 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 3 (1):87-92.
Adolf Reinach. Las Ontologías regionales. [REVIEW]Urbano Ferrer - 2007 - Investigaciones Fenomenológicas 5:277-279.
Las ontologías de M. Foucault. [REVIEW]M. Díaz Marsá - 1996 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 13:368-370.
Las mujeres y la investigación biomédica.Maria Fernanda Henriques - 2009 - In López de la Vieja & Ma Teresa (eds.), Ensayos Sobre Bioética. Universidad de Salamanca.
José Barata-Moura: Ontologias da "Praxis" e Idealismo. [REVIEW]V. V. Wroblewsky - 1988 - Deutsche Zeitschrift für Philosophie 36 (5):467.

Analytics

Added to PP index
2017-04-28

Total views
58 ( #135,626 of 2,249,746 )

Recent downloads (6 months)
24 ( #31,401 of 2,249,746 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature