possibilidade de uma leitura antepredicativa do pensamento noético de Plotino

Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03036 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A caracterização do pensamento como a reflexão de um sujeito sobre um dado objeto se expressa através de um enunciado de ordem predicativa. A introdução da possibilidade de um tipo de pensamento que não se constitua a partir desse pressuposto traz dificuldades, motivo pelo qual Lloyd tratou esse tema, a saber, o pensamento não discursivo, como um enigma da filosofia grega. Plotino parece estabelecer uma distinção entre pensamento racional e intelectual tendo como ponto de partida a definição sui generis de um pensamento que pensa o próprio pensamento. A natureza intrigante dessa descrição, isto é, do autopensamento como não discursivo, tem pautado estudos cujos objetivos são, em primeiro lugar, compreender e, depois, esclarecer o que significa adotar tal abordagem. Esse trabalho pretende analisar essa problemática à luz da antepredicatividade de Santos. A hipótese é de que tal conceito pode contribuir para acrescer esclarecimento sobre a distinção entre razão e Intelecto no contexto do tratado V.3 [49] das Enéadas de Plotino. A natureza do pensamento intelectual seria antepredicativa e a do racional predicativa.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A influência da 3ª hipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e Jâmblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental:113-126.
O amor como estado da alma (páthos) em Plotino.Loraine Oliveira - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:85-94.
A oposição phúsis / tékhne em Plotino.Luc Brisson - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:63-72.

Analytics

Added to PP
2020-12-10

Downloads
5 (#1,505,296)

6 months
1 (#1,533,009)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references