Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina

Horizonte 14 (42):654-656 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A proposta do presente trabalho é analisar desde uma perspectiva antropológica a decisão vocacional entre seminaristas catarinenses. O trabalho de campo através da “objetivação participante” foi desenvolvido no Seminário Filosófico de Santa Catarina, e ampliado para ex-seminaristas, estagiários e padres. Analisando discursos e práticas foi possível perceber como que o despertar da vocação e as decisões implicadas na caminhada vocacional estão relacionados às condições históricas, econômicas e sociais. O primeiro capítulo resgata a história da implantação das dioceses e seminários no Brasil, especificamente em Santa Catarina, possibilitando perceber como que a estrutura da Igreja Católica, em diálogo com as estruturas sociais, condiciona determinados tipos de recrutamento e de representações sobre a vocação sacerdotal. Considerando a multiplicação no número de padres nas últimas três décadas, buscou-se compreender algumas estratégias da Igreja para manter e reproduzir o corpo clerical, principalmente em relação ao papel da família, dos padres e dos coroinhas no processo do despertar e do recrutamento para o seminário. O segundo capítulo explora como aspectos econômicos estão presentes durante o processo de formação dos seminaristas destacando a importância da família, paróquias, comunidades e madrinhas para manter financeiramente o candidato ao sacerdócio. A análise indica como que estes jovens se envolvem num sistema de trocas para manutenção financeira, aonde a dialética de “dar, receber e retribuir” é fundamental para a decisão na caminhada vocacional. Por fim, o terceiro capítulo expõe como a experiência religiosa do sujeito subjaz às representações da vocação e possibilitam compreender a relação entre estruturas postas e a capacidade inventiva dos sujeitos envolvidos no processo de inculcação da vocação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Humildade e Diálogo.Catherine Cornille - 2008 - Horizonte 7 (13):161-179.
El milagro de Santa Clara y la Idea de «Televisión Formal».Gustavo Bueno - 2006 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
A relação: os padres da Igreja com a educação antiga.Pe Vital Corbellini - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
Sociedade de consumo: uma análise do global para o local.Paulino Eidt - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):55-67.

Analytics

Added to PP
2016-07-03

Downloads
27 (#557,528)

6 months
6 (#431,022)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references