Dissertation, Universidade Federal Do Rio de Janeiro (2000)

Authors
Meg Stalcup
University of Ottawa
Abstract
Este trabalho procura documentar as espécies e os usos de plantas vendidas por ervatários numa feira semanal do bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Foi realizado entre os meses de agosto/98 e agosto/99, e participaram da pesquisa quatro vendedores, com média de 15 anos de experiência no mercado, fornecendo as plantas e informações sobre seus nomes vulgares, usos e o preparo dos remédios. A feira foi visitada regularmente e os espécimes encontrados foram coletados, fotografados, herborizados e identificados através da consulta de livros, chaves e especialistas, e comparação com exemplares de herbário. A coleta resultou em 151 espécies distribuídas em 59 famílias, a melhor representada sendo Asteraceae (21), Lamiaceae (13), Solanaceae (9), Leguminosae (6), e as restantes representadas por até 5 espécies. As plantas foram classificadas em 4 categorias segundo a procedência: comprada de terceiros (16%), cultivada nos jardins particulares dos vendedores (23%), ruderal (21%), e coletada da Mata Atlântica (40%). Foram documentadas 60 utilidades medicinais e rituais, e 15 formas de preparar as ervas, o número de indicações sendo 30% para uso externo e 70% para uso interno, e a forma mais comum, o chá. Além dos dados obtidos na feira, uma descrição botânica e um levantamento bibliográfico dos usos na medicina popular e em rituais afro-brasileiros são apresentados para cada espécie. Analisa-se o papel das plantas na saúde e na vida religiosa das pessoas do bairro, o conhecimento dos ervatários e a preocupante coleta das plantas da Mata Atlântica.
Keywords Etnobotânica  Religiões Afro-brasileiras  Plantas Medicinais  Feira Livre
Categories (categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy

 PhilArchive page | Other versions
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Patrimônio etnobotânico no Brasil: a feira livre.Meg Stalcup - 2013 - Revista Cadernos Do CEOM 26 (38):131-153.
Observações Sobre a Metodologia para Estudo da Transpiração Cuticular em Plantas Brasileiras, Especialmente em Cedrella fissilis.F. K. Rawitscher & M. G. Ferri - 1942 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 3:113.
Contribuição para o Conhecimento da Vegetação do Brasil Meridional I. Plantas raras ou Pouco Conhecidas.A. B. Joly - 1949 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 7:35.
Informações Sobre a Economia D'água de Plantas de um Tabuleiro no Município de Goi'nia.A. Lamberti & M. G. Ferri - 1960 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 17:133.
Alguns Dispositivos para Proteção de Plantas Contra a Seca e o Fogo.M. Rachid-Edwards - 1956 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 13:35.
Contribuição Ao Conhecimento da Ecologia Das Plantas Do Manguezal de Itanhaem.A. Lamberti - 1966 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 23:7.
Transpiração de Plantas Permanentes do "Cerrado".M. G. Ferri - 1944 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 4:155.

Analytics

Added to PP index
2015-11-30

Total views
5,862 ( #356 of 2,454,850 )

Recent downloads (6 months)
884 ( #332 of 2,454,850 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes