Pragmaticidade do olhar fenomenológico sobre o discurso: Husserl, Bühler, Ammann e Heidegger

Prometeus: Filosofia em Revista 6 (12) (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Proclamado inicialmente por Peirce e outros seus compatriotas, o Pragmatismo demorou quase 100 anos até se tornar disciplina filosófica e linguística consagrada. A viragem pragmática, considerada por Austin até mesmo de carácter ‘coperniciana’, necessitou portanto de uma fase ‘embrional’ prolongada. Por outro lado, é sobejamente sabido que a consideração explícita de ideias de teor pragmático desempenhou um papel importante na Filosofia da Linguagem e na Linguística da primeira metade do século XX. No âmbito deste contexto, pretendo escrutinar as análises do discurso vinculadas aos termos Kundgabe, Mitteilung, e Darstellung e levadas a cabo por quatro pensadores diretamente ligados à Fenomenologia: Husserl, Bühler, Ammann e Heidegger. Partindo do facto de que Habermas, como pragmatista ‘amadurecido’, via no modelo ‘organon’ de Bühler, por sua vez edificado nesta tríade terminológica, um dos mais importantes impulsos para a viragem pragmática, pretendo mostrar que houve uma vasta discussão sobre a estrutura e a pragmaticidade do discurso na linha do pensamento fenomenológico. A orientação da análise nesta tríade terminológica permite que as afinidades e divergências do olhar fenomenológico sobre aspetos pragmáticos se revelem de uma forma peculiar.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

El discurso sobre la criminalidad en las noticias televisivas en Costa Rica.Adrián Vergara - 2016 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 26 (2):241-259.
A metafísica repensada a partir da tradição fenomenológico-hermenêutica.Luiz Rohden - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (2):309-332.
Seria a redução fenomenológica husserliana tão radical?Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):143-157.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
10 (#1,123,760)

6 months
1 (#1,444,594)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Bernhard Josef Sylla
Universidade do Minho

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Sprachtheorie.Karl Bühler - 1936 - Erkenntnis 6 (1):65-68.

Add more references