“The general secret of rendering signs effective:” on the Aristotelian roots of Peirce’s conception of rhetoric as a dynamis, téchne and semeiotic form of the summum bonum

Cognitio 20 (2):404-428 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste e no próximo artigo, buscamos articular a visão compreensiva arquitetônica de Peirce a respeito do fenômeno da retórica relacionando sua abordagem em Ideas, Stray or Stolen, about Scientific Writing com seu tratamento na classificação muito negligenciado das ciências práticas. Neste artigo, primeiro, reconstruímos o principal eixo conceitual de Ideas, Stray or Stolen, que é erguido pelos termos ‘arte universal da retórica’, ‘retórica ordinária’, e ‘retórica especulativa’. Na medida em que este eixo nos guia para a classificação dos estudos especiais da retórica que Peirce propõe na seção final de Ideas, Stray or Stolen, a cuidadosa reconstrução deste eixo constitui um dever hermenêutico, a negligência do qual impediria uma compreensão adequada do que Peirce está classificando no fim de sua abordagem mais madura da Retórica Especulativa. Em seguida, procedemos à exposição das raízes aristotélicas da concepção de Peirce da arte universal da retórica e analisamos a relação intrínseca que a semiose retórica tem com o summum bonum como uma de suas formas evolutivas históricas. Se esta interpretação da concepção de retórica do Peirce é adequado, no entanto, devemos esperar que ele nos dê em algum lugar uma descrição da capacidade de evolução da retórica – e portanto, de crescer – antes de tudo. Será a tarefa de um segundo artigo subsequente mostrar que e de que maneira a concepção de Peirce da a retórica como ciência prática e faculdade instintiva enraizado no “instinto gráfico” responde pela sua capacidade para o crescimento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Tribuna De Górgias: Linguagem, Retórica E Oportunidade.Fernando Czekalski - 2006 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 16:101-117.
A crítica de Cicero à retórica estoica.Diogo Luz - 2020 - XX Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS, Vol 1.
Retórica E crítica da linguagem em Nietzsche.Rodrigo Francisco Barbosa - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):253-278.
Peirce's Esthetics: A Taste for Signs in Art.Martin Lefebvre - 2007 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 43 (2):318-344.
Peirce's esthetics: A taste for signs in art.Martin Lefebvre - 2007 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 43 (2):319-344.
Persuasión, seducción y razón: entre la retórica sofística y la dialéctica platónica.Sergio Roncallo Dow - 2009 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 15:47-61.

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
8 (#1,291,989)

6 months
4 (#800,606)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Alessandro Topa
American University in Cairo

Citations of this work

Pragmatism and Logic.Francesco Bellucci - 2023 - European Journal of Pragmatism and American Philosophy 15 (1).

Add more citations