Pós-verdade, fake news e outras drogas

Logeion Filosofia da Informação 7 (1):8-27 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O advento da sociedade em rede promoveu mudanças significativas na experiência-com-o-mundo. Observa-se nos últimos anos a crescente toxidade no ambiente informacional, marcado tanto pela vivência tóxica da informação que circula legalmente nas redes sociais como por informações que intoxicam os indivíduos e grupos. O objetivo é discutir, em tempos de pós-verdade e da sociedade non-stop, o aspecto tóxico da informação, que ao tornar o ambiente informacional tóxico, adoece indivíduos e também as sociedades democráticas, ao esmaecer a empatia para com os demais e de pôr em risco a própria ideia de democracia e de vida partilhada de modo democrático. A proposta é discutir a intoxicação pela informação não pelo excesso (infoxicação), mas pelo que nomeio informação tóxica, i.e., o aspecto tóxico da informação e de ambiente informacional tóxico tendo como referência os discursos de ódio. Para tanto serão consideradas a desconstrução de experiências de estados democráticos mediante o crescimento da circulação de discursos de ódio e de discursos de ódio fascistas; o crescimento da desinformação; o crescimento da circulação de notícias fraudulentas (Fake news) e de notícias falsas (por exemplo, as não endossadas pelos saberes científicos, como o terraplanismo, a ideia da supremacia branca); os robots e os algoritmos.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 105,925

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Meu ódio será tua herança.André Januário da Silva & Valéria Cristina Lopes Wilke - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:508-528.
Marketing preditivo: a armadilha da personalização da informação.Thalles Rodrigues Oliveira - 2024 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 10 (1):16-1.
A questão algorítmica.Grayce Lemos & Marina Bazzo de Espíndola - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7362.
Entre filtros e bolhas.Ramon Davi Santana & Barbara Coelho Neves - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):47-64.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
40 (#625,976)

6 months
11 (#332,006)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Valéria Wilke
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro (Alumnus)

References found in this work

No references found.

Add more references