Decreto

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):49-66 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente texto que toma a forma de ensaio, foi elaborado por ocasião do evento organizados pelos Grupo de Pesquisa em Teoria Política Contemporânea, Ética, Estética e Filosofia da Literatura e de Estudos Literários, intitulado “Interlocuções entre Literatura, Filosofia e Direito”, ocorrido entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2016, na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo do ensaio é a de demonstrar, desde uma leitura transdisciplinar do poema de Paulo Leminski “Bem no Fundo”, que a pretensa luta da sociedade em geral, e dos movimentos sociais em particular, por uma regulação o mais abrangente, minudente e muitas vezes particularizada dos mais variados aspectos da vida humana – juridicização da vida – é, de fato, uma armadilha que nós mesmos temos armado em detrimento de nossas liberdades, autonomias e potencias de viver. Quando esta juridicização se encontra com aquilo que se tem denominado de judicialização da vida e da política, o caminho para o domínio totalitário encontra-se, por assim dizer, perfeitamente pavimentado. Logo, não haverá mais vida, mas somente Lei e Sentenças, e com elas os respectivos “probleminhas”. Portanto, o ensaio pretende, também, ser um sinal de alerta e demarcador da necessidade de renovarmos a luta, democraticamente fundamentada, pela autonomia moral e política, pela indiferença à diferença e pela conservação de nossas liberdades na forma de uma potência de sim ou de não.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Forma de Vida ou formas de Vida?Araceli Velloso - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
Rousseau: A Condição Humana E A Política.Claudio Garcia - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 16:81-96.
A graça e o cômico: os "dois sentidos da vida " na estética bergsoniana.Paulo César Rodrigues - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (2):5-22.
Segurança Pública em Tempos de Biopolítica.Marcus Vinícius Xavier de Oliveira - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):186-205.

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
3 (#1,686,544)

6 months
1 (#1,510,037)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references