Switch to: Citations

Add references

You must login to add references.
  1. Humanismo e anti-humanismo Foucault e as desventuras da dialética.Luiz Damon Santos Moutinho - 2004 - Human Nature 6 (2):171-234.
    Este artigo mostra que a crítica foucaultiana do humanismo é antes de mais nada uma autocrítica tornada possível pela descoberta de Foucault de que há um vínculo estreito entre as ciências humanas e experiências humanas negativas. A radicalização do negativo conduz Foucault à idéia de uma experiência sem sujeito e põe fim ao seu projeto original de tipo fundacionista, bem como a todo solo sobre o qual o humano pudesse se assentar. Para isso, Foucault teve que superar os sortilégios da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  • Pour une histoire de la psychologie.Paul Mengal - 1988 - Revue de Synthèse 109 (3-4):485-497.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  • Sobre o Infinito na Idade Clássica em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2013 - Revista Ideação 27 (1):157-186.
    Nos textos escritos por Foucault durante os anos 60, a problemática antropológica amparava-se, dentre outros fatores, no argumento segundo o qual a modernidade se constitui a partir de uma “finitude constituinte” a substituir um “infinito originário”. A questão do infinito teria, portanto, duas funções: a descrição da epistémê clássica e a própria comparação desta com a epistémê moderna. Entretanto, em As Palavras e as Coisas o capítulo que abre as considerações sobre o período clássico não considera, em suas linhas maiores, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • A Crítica à Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • Maladie mentale et personnalité.Michel Foucault - 1958 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 148:279-280.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations