Order:
Disambiguations
Anônimo [6]Anonimo Anonimo [2]
  1.  13
    Ecce Homo. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:145-149.
    Artigo publicado em 1909, no diário A Imprensa. Nele, o autor o discorre sobre a recente autobiografia de Nietzsche, traduzida para o francês por Henri Albert. Ele se concentra em algumas partes do livro, destacando sobretudo aquelas nas quais o filósofo trata de sua alimentação e de suas distrações literárias.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  10
    Frederico Nietzsche. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:115-116.
    Artigo publicado em 1900, no diário carioca A imprensa. O autor noticia o recente falecimento do filósofo alemão, discorre sobre sua biografia, destaca algumas de suas obras e as ideias mais conhecidas de sua filosofia, apresentando-a como uma mistura de pessimismo e otimismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Nietzsche e o gênio francês. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:169-170.
    Artigo publicado em 1916, na Revista da Semana. O autor informa aos leitores o periódico sobre a tradução francesa de Ecce homo. Tendo a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo, ele discorre sobre as inclinações culturais de Nietzsche pela França.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Nietzsche Germanófobo. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:165-167.
    Artigo publicado em 1915, na revista carioca Fon-Fon. De autor anônimo, o texto procura afastar Nietzsche dos eventos relativos à Primeira Guerra Mundial. Para tanto, o autor resenha a tradução de Henri Albert de alguns aforismos de Nietzsche, que ressaltam, de um lado, as inclinações culturais do filósofo pela França e, de outro, o seu antigermanismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Nietzsche ou Bíblia. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:163-164.
    Texto publicado em 1915, no diário de orientação anticlerical e bastante ativo à época chamado A Lanterna. É um dos primeiros a tratar da polêmica utilização das obras e das ideias da filosofia de Nietzsche a serviço guerra. E, quanto a isso, toma partido e defende o filósofo contra falsas apropriações, citando trechos de Humano, demasiado humano. De maneira irônica, aponta que não é o Zaratustra de Nietzsche o livro principal dos soldados do Kaiser, mas a Bíblia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    O super-homem arrivista. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:171-174.
    Artigo publicado em 1920, no periódico carioca o A.B.C. Num primeiro momento, o autor volta-se para o contexto brasileiro, mais especificamente para a escola de Recife, em particular para o livro Ensaios de crítica estética, de Álvaro de Carvalho. Num segundo momento, critica enfaticamente a ideia nietzschiana do übermensch, apontando no super-homem um tipo de indivíduo ambicioso, que se vale da força para dominar socialmente, como um arrivista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark