Results for ' Romantismo'

49 found
Order:
  1. Romantismo tardio e surto neo-romantico no fim-de-sèculo.Josè Carlos Seabra Pereira - 1998 - Humanitas 50:915-962.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Romantismo como visão feminista: a busca de Christa Wolf.Robert Sayre & Michael Löwy - 1996 - Trans/Form/Ação 19:9-33.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Romantismo ou Regeneração?Lucas Parreira Álvares - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28:335-382.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  42
    LÖWY, Michael. Romantismo e messianismo: ensaios sobre Lukács e Walter Benjamin.Fabio Py Murta de Almeida - 2013 - Horizonte 11 (30):808-813.
    Resenha LÖWY, Michael. Romantismo e messianismo : ensaios sobre Lukács e Walter Benjamin. Trad. Myriam Vera Baptista e Magdalena Pizante Baptista, 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. 213p.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Romantismo", o "Enciclopedismo" e o "Criticismo.Sérgio Pereira da Silva - 2008 - Educação E Filosofia 10 (19):181-188.
    Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o magistério da Filosofia, no Ensino Médio, em Uberlândia. Revela metodologias espontaneístas e conteudistas, no bojo das concepções aqui denominadas de "romântica", "enciclopédica" e "crítica''. Palavras-chave: Educação no ensino médio; Filosofia; Uberlândia. Abstract: This article is product of a research about the teaching of Philosophy, at high school, in Uberlândia. lt tries to show some methodologies, associated to conceptions called here "romantic", "encyclopaedic" and "critic". Keywords: teaching at high school; Philosophy; Uberlândia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Macunaíma: diálogo com o romantismo a partir da paródia de Peri.Maria Júlia Pereira - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):422-439.
    Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (1928), de Mário de Andrade, é o romance-rapsódia que versa sobre a trajetória de um herói baseado nas lendas indígenas amazônicas e apresentado como autenticamente brasileiro. A paródia se faz presente como intenção em diversas cenas da obra. Todavia, neste trabalho, será tratada a paródia enquanto deformação e transformação (ou imitação) com distanciamento crítico da figura do herói romântico indianista idealizado, que a personagem Peri, de O Guarani (1857), de José de Alencar, encarna. Palavras-chave: (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Diderot e o romantismo na política.Ana Portich - 2017 - Discurso 47 (1):67-94.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O Eu impertinente: Romantismo, Eu agonal e filme de gângster.Carla Milani Damião, Talita Trizoli, Edson Lenine G. Prado, Jadson Teles Silva & Joyce Neves de Campos - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):234-285.
    A elaboração deste artigo conjunto tem por base a continuidade de um plano editorial do Grupo Kinosophia junto a Revista Inquietude, articulada a um conjunto de aulas do Prof. Früchtl, ministradas em agosto de 2011 na Faculdade de Filosofia da UFG. Sua teoria sobre filosofia do cinema contribuiu para a formação do Grupo de Estudos Kinosophia, ao promover a discussão de suas ideias no exercício de tradução de suas aulas e textos, bem como da revisão da filmografia por ele indicada. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin.Priscilla Stuart da Silva - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021031.
    Neste artigo, busca-se articular a noção de juventude romântica como ideal de formação no pensamento do estudante Benjamin. Nos primeiros ensaios dedicados a temas pedagógicos, o filósofo propôs um novo modelo de educação apoiado no romantismo, partindo de uma crítica às instituições de sua época que cindiram a totalidade e a unidade da vida do jovem. Em seus escritos enquanto era estudante, Benjamin recupera, com sua crítica, a necessidade de olhar a arte, a literatura, a educação, em suma, toda (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Música e romantismo.J. Cavalheiro Lima - 1972 - Pôrto Alegre: Livraria Sulina Editôra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A linguagem e a experiência da experiência: Blanchot e Benjamin entre o primeiro Romantismo Alemão e o Surrealismo Francês/The language and the experience of experience: Blanchot and Benjamin between the first romanticism German and French surrealism.Anna Luiza Andrade Coli - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (9):96.
    O presente trabalho tem o objetivo de trazer para o debate filosófico aquilo que movimentos literários como o primeiro romantismo alemão e o surrealismo francês, através de seus diferentes métodos de escrita e de compreensão da realidade, tomaram como a ‘experiência’ capaz de fundar uma nova atitude literária e de levar a noção tradicional de experiência ao seu limite. Para tanto, recorremos às reflexões de Maurice Blanchot e Walter Benjamin como forma não apenas de legitimar essa aproximação mas também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    As doutrinas estéticas em Portugal do romantismo à presença.José Carlos Francisco Pereira - 2011 - Linda-a-Velha: Editorial Hespéria.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  55
    Mimeses do sublime: a recepção de Kant pelo Romantismo e pelo Expressionismo.Priscila Rossinetti Rufinoni - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):115-126.
    Partindo das analises do criticismo kantiano, este texto investiga as concepções romântica e moderna de sublime e de imaginação. Se, por um lado, a concepção romântica inaugura o mundo moderno, por outro, a expressionista mostra os limites dessa mesma modernidade. Para ambas, entretanto, a Crítica do Juízo de Kant é o âmbito privilegiado no qual podemos precisar as distinções.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Solidariedade ou singularidade?: Richard Rorty entre Romantismo e Tecnocracia.Nancy Fraser - 2010 - Redescrições 2 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Exposição A Paisagem na Arte Brit'nica: novos romantismos, velhos romantismos.Daniel Lago Monteiro - 2017 - Discurso 47 (1):449-480.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Natureza e arte na aurora do Romantismo.Ulisses Razzante Vaccari - 2017 - Discurso 47 (1):151-168.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Ainda sobre Lukács e o romantismo: algumas considerações sobre os passos do itinerário de uma vida.Ester Vaisman - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais rom'nticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do romantismo brasileiro. [REVIEW]Joao Batista Andrade Filho & Francisco Ari Andrade - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019038.
    A partir do século XVIII, na Europa, muitos intelectuais europeus passaram a alimentar o gosto e o interesse pelas questões populares. O filósofo alemão Johann Gottfried Herder é considerado um dos expontes que influenciaram muitos intelectuais, cujas ideias alimentaram o movimento romântico. Contrariando a mentalidade racionalizante iluminista, tais ideias conduziram os adeptos dessa tendência a voltarem-se aos estudos da tradição campesina, buscando, no povo e no seu passado glorioso, o elemento constituidor da nacionalidade, particularmente na canção e na poesia populares. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A crítica de Nietzsche ao romantismo.Remedios Ávila Crespo - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):49-82.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Arte, crítica e crítica como arte - acerca do conceito de crítica em F. Schlegel e Novalis.Márcio Seligmann-Silva - 1993 - Discurso 20:115-136.
    Este artigo procura desenvolver o conceito de "crítica" no primeiro romantismo, sobretudo em seus principais representantes, Friedrich Schlegel e Novalis. A partir destes autores já não se pode falar de uma obra de arte desvinculada da reflexão sobre ela, mas, por sua vez, a própria "critica" deve se tomar arte.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  33
    The brain and the romantic psychology.Stefano Poggi - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1):105-119.
    Trata-se de uma investigação histórica da neurologia alemã das primeiras décadas do século XIX, representada por Burdach e Carus, e da rela- ção que manteve com pressupostos românticos de abordagem biológica. Carus acentua a necessidade de pesquisar o cérebro pelo viés anatômico e o considera um organismo total, atestando a influência do filósofo Schelling. Burdach, por seu lado, investiga a estrutura cerebral em conexão com a sensibilidade e o processo evolutivo.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    Análisis de Los aspectos fundamentales de la comprensión jurídica en Carl Schmitt Y exposición de sus alcances fiLosófico-generales para la comprensión.Hugo Eduardo Herrera - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):85-102.
    RESUMEN En este trabajo intento determinar, a partir de textos escogidos de todas las épocas de la producción teórica de Carl Schmitt, de qué manera este autor entiende la comprensión jurídica y de qué manera este modo de comprensión tiene alcances generales para la comprensión práctica. En la medida en que el derecho tematiza las condiciones y los polos de la comprensión, la posición del jurista se distancia tanto de la inclinación hacia el polo ideal, que Schmitt identifica con la (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  9
    Rosto, Ética e Alteridade. Por Um Pensamento Outramente Trágico Em Emmanuel Levinas.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):489.
    A investigação que se segue tem como escopo evidenciar os motivos que permitem (re)posicionar a filosofia da alteridade de Emmanuel Levinas para além de sua então reconhecida vinculação à fenomenologia. Trata-se de situá-la, paradoxalmente, no rol de um pensamento de corte trágico graças à oposição ao romantismo do Idealismo da filosofia moderna. Entretanto, como o foco da reflexão do autor se volta explicitamente para a ética sui generis que brota da visceral relação/interpelação advinda do contato/Dizer de um Rosto humano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Testemunhas do futuro: sobre filosofia, teologia e messianismo em Walter Benjamin.Pedro Lucas Dulci - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):116-142.
    o presente trabalho procura investigar se existe algum elo de união que perpassa a crítica à civilização empreendida pelo filósofo alemão Walter Benjamin, bem como algo que passa necessariamente pela sua rejeição ao capitalismo, impulsionada tanto pelo romantismo alemão, pelo marxismo libertário quando pelo messianismo judaico. Em meio a um aparente aglomerado filosófico, nossa pergunta metodológica indaga-se pela possibilidade de falar de um fio condutor no pensamento do filósofo das inúmeras passagens e anotações fragmentadas? A hipótese que sustentaremos no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Kant e o Poder da Imaginacao.Jane Kneller - 2010 - Sao Paolo: Madras Editora.
    Neste livro, Jane Kneller foca o papel da imaginação como uma força criativa na estética de Kant e em toda sua filosofia. Ela analisa a explicação de Kant para a liberdade imaginativa e a relação entre a representação imaginativa livre, o social humano e o desenvolvimento moral, mostrando várias formas nas quais sua estética da reflexão desinteressada explica o interesse moral. Ela localiza esses aspectos da teoria estética de Kant dentro do contexto estético alemão do século XVIII, argumentando que sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Ética dialética da Interpretação: A hermenêutica rom'ntica de Friedrich Schleiermacher.Mauricio Mancilla - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):179-200.
    Resumo: O artigo a seguir tem como objetivo expor o pensamento hermenêutico de Friedrich Schleiermacher, levando em conta o contexto germinativo fértil de sua obra e sua influente posição filosófica, no âmbito do “primeiro romantismo alemão”. Schleiermacher renuncia a um importante fundamento transcendental a-histórico, em favor de uma compreensão situada, a qual se configura através do diálogo. A hipótese central deste artigo alerta que o desenvolvimento paralelo e sistemático das lições sobre ética, dialética e hermenêutica, em Schleiermacher, não é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  24
    A falácia do antiintencionalismo.Rafael Lopes Azize - 2001 - Cognitio 2:18-27.
    Resumo: A concepção moderna de literatura idealizou a linguagem literária como um jogo de linguagem à parte dos demais, uma dimensão do sentido que seria "poética", não parafraseável nos seus sentidos figurados, incomensurável relativamente à linguagem ordinária. O romantismo instituiu como o valor literário central uma idéia de autenticidade, fundada no mentalismo introspectivo. Contrapondo-se à concepção de linguagem como expressão mentalista, corrente no romantismo, muitos formalistas situam o significado como intrínseco à estrutura da linguagem, e atribuem ao uso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A arte da apresentação do mundo: Schopenhauer e a estética da alegoria.André Luis Muniz Garcia - 2019 - Sofia 7 (2):103-127.
    A proposta do presente artigo é contextualizar, no pensamento de Schopenhauer, traços fundamentais de sua reflexão estética sobre a alegoria. Para tanto, o artigo foi desenvolvido segundo três linhas de argumentação: interpretação da alegoria no âmbito de uma reflexão simbólica da teoria da representação; a relação entre poesia e alegoria no pensamento de Schopenhauer, com destaque para uma confrontação de sua posição tanto com o primeiro romantismo quanto com o idealismo alemão; compreensão da alegoria como elemento estético de uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  37
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  30.  3
    La svolta francese nello studio Della filosofia medievalle.Gregório Piaia - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):333-345.
    Faz-se costumeiramente uma ligação entre Romantismo e retomada do interesse pelos estudos de Filosofia Medieval na França. O presente texto mostra que os caminhos da História foram diferentes. O Romantismo, em seus primeiros tempos, ignorou o pensamento medieval. Os primeiros que com ele se ocuparam foram o ex-ideólogo Degérando e os ultramontanistas como De Bonald, Lammenais e De Maistre.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Metafísica empírica ou empirismo radical: Bergson e a superação fenomenológica do intelectualismo representacionista.João Batista Prates - 2020 - Perspectivas 5 (1):4-14.
    Este trabalho procura descrever, de maneira sucinta, o método bergsonista. Para isso, sugere aproximações entre o bergsonismo e a fenomenologia naquilo que se propõe um “empirismo radical”, ao mesmo tempo que demonstra a sua superação ao encaminhar-se do fenomênico ao real, do para si ao em si. Na busca da realidade em si mesma o bergsonismo descortinará uma realidade ampliada para além dos quadros do intelectualismo clássico, ombreando as pesquisas surrealistas do romantismo e da Escola de Frankfurt, somando-se a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  47
    A concepção Kantiana da experiência estética: novidades, tensões e equilíbrios.Leonel Ribeiro dos Santos - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):35-75.
    Neste ensaio proponho-me identificar alguns aspectos peculiares da problematização kantiana da experiência estética, assinalando as suas tensões e os equilíbrios que a sustentam e mostrar que a sua fecundidade especulativa não se esgota no aproveitamento que a geração póskantiana (do Classicismo, Romantismo e Idealismo) fez de alguns dos seus elementos, mas continua a revelar-se na redescoberta que, nas últimas décadas, dela vem sendo feita e cujo alcance se tem provado na capacidade que oferece para revitalizar os debates actuais acerca (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    O fim da estética E a Nova crítica de arte em Benjamin.Ulisses Vaccari - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):287-308.
    RESUMO O artigo pretende mostrar como o esforço de Benjamin no sentido de fundar uma nova crítica de arte remonta ao mesmo tempo ao primeiro Romantismo de Iena e à Filosofia de Hegel. Enquanto Hegel proclama o fim da estética e da obra de arte tradicional, os românticos, na figura de F. Schlegel e Novalis, apontam para a continuação de um discurso filosófico da arte que prescinde dos pressupostos tradicionais, utilizando-se de conceitos tais como crítica imanente e médium-de-reflexão. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Música, sociedade e emancipação: um processo (im)provável para um leitor impossível.Adriano Bueno Kurle - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e45137.
    Resenha de Em Um com o Impulso, de Vladimir Safatle. O livro trata da emancipação social por meio da estética da arte. O livro parte da crítica da associação tradicional entre autonomia, modernidade, e emancipação social, e divide-se em três partes: a primeira trata da autonomia; a segunda, do sublime; a terceira, da expressão. Soma-se a isto um excerto e a conclusão. A perspectiva geral tem o viés da dialética negativa adorniana vinculada com a psicanálise – viés este bastante conhecido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    Romantic Poetry and the Art System.Guilherme Foscolo - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (152):379-396.
    RESUMO Este artigo é uma tentativa de conectar a emergência da observação de segunda ordem na filosofia crítica com a teoria da autonomia estética desenvolvida pelo primeiro romantismo alemão. Ao delinear a gênese de um sistema da arte autônomo a partir da recepção da filosofia crítica, minha intenção é mostrar como esses desenvolvimentos filosóficos aparentemente hermenêuticos se relacionam com o nascimento de um sistema de produção e reprodução de obras de arte, que – como argumentarei – são a própria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    A dimensão da linguagem na polidimensionalidade do mundo espiritual na filosofia Das formas simbólicas.Sanqueilo de Lima Santos - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):01-15.
    A linguagem, pensada em sua estrutura, em seu processo, em suas funções e nas relações variadas do homem com o seu mundo cultural, seja na vertente ou combinação das vertentes mítica, científica, filosófica ou artística, resulta de várias influências filosóficas e científicas sobre a magnum opus de Ernst Cassirer. Busca-se, neste artigo, especificar o significado da função constitutiva e transcendental da linguagem no que Cassirer designa “pregnância simbólica” e reportar esse conceito a um traço hereditário do Romantismo, procedente, sobretudo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    O Nietzsche de Habermas: uma breve consideração acerca do quarto capítulo de “O discurso filosófico da modernidade”.Márcio José S. Lima - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):226-238.
    O presente trabalho tem por finalidade analisar o pensamento de Friedrich Nietzsche como ponto de inflexão na entrada da pós-modernidade segundo a análise apresentada por Jürgen Habermas no quarto capítulo de sua obra “O discurso filosófico da modernidade”. De acordo com o texto, Habermas discute os aspectos estruturantes do pensamento moderno colocando a filosofia nietzschiana como uma espécie de ruptura entre o moderno e o pós-moderno, mostrando sua crítica à modernidade e suas relações com o romantismo alemão. Neste contexto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Antecedentem creavit consequens: Friedrich Schlegel’s ontology of time and literary forms in Rede an die Mytologie.Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):61-74.
    We attempt to offer a new interpretation of Schlegel’s original solution for the problem of the new mythology. We claim that, while grasping the problem of the missing center as the structure of modern thought, Schlegel develops a theory of literature which implies an ontology of time. We advance that, by identifying myth with romantic literature, Schlegel’s argumentative economy leads him to apply the metaphysical predicates of myth to romantic literature as such. We propose then to read the status of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Soledad Acosta de Samper: mujer, formación y virtud.Paola Andrea Fonnegra Osorio & Claudia Patricia Fonnegra Osorio - 2017 - Escritos 25 (55):513-528.
    In the intellectual scene of 19th century Colombia, Soledad Acosta de Samper stands out for pioneering the recognition of the significance of women for society. This purpose can be found in her work as a journalist as well as in her essays and literary works. Thus, the aim of the article is to analyze from the standpoint of social criticism how are configured the female characters in the works Dolores: cuadros de la vida de una mujer y Teresa la limeña: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    Do não ao sim eternos ou subjetividade e vontade no Sartor Resartus de Carlyle.Gabriel Guedes Rossatti - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):63-78.
    De novembro de 1833 a agosto de 1834 foi publicado em fascículos no Reino Unido o Bildungsroman de título Sartor Resartus, o qual, escrito em 1830 pelo pensador e crítico social escocês Thomas Carlyle, profundamente influenciado pelo movimento do romantismo alemão, e mais particularmente por Goethe, do qual era correspondente, buscava atrair os leitores britânicos para a tarefa da formação subjetiva tal qual formulada a partir deste. Neste sentido, busca-se neste artigo abordar as compreensões carlyleanas tanto do processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  35
    Política e secularização em Carl Schmitt.Helton Adverse - 2008 - Kriterion: Journal of Philosophy 49 (118):367-377.
    O artigo visa examinar alguns aspectos da relação entre política e secularização em Carl Schmitt, partindo de sua análise da subjetividade romântica em Romantismo Político. The article's aim is to examine some aspects of the relation between politics and secularization in the thought of Carl Schmitt, departing of his analysis of the romantic subjectivity in his book Political Romanticism.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Românticos, os seres anfí­bios: entre a crí­tica de Kant e a sí­ntese de Hegel.Pedro Duarte de Andrade - 2010 - Princípios 17 (27):75-96.
    Resumo: Este artigo busca compreender a situaçáo filosófica de alguns dos autores cujas vidas e cujos pensamentos estiveram entre Kant e Hegel. Romantismo alemáo foi como ficou conhecida esta época. Dentre seus primeiros autores, estiveram Friedrich Schlegel e Novalis, além de Hölderlin. Tais pensadores buscaram superar a crítica feita por Kant à pretensáo do conhecimento filosófico de alcançar a verdade absoluta, as coisas como sáo em si mesmas. Essa superaçáo, contudo, jamais conseguiu, para eles, completar-se – como aconteceria depois (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Traduzindo Lord Alfred Tennyson.Alexandre Bartilotti Machado - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Nosso objetivo aqui é o de expor uma tradução do poema Ulysses (1842), de Lord Alfred Tennyson (1809-1892). Uma tradução de Ulysses nos parece importante para termos mais uma fonte para investigar as relações entre estudos de gênero, história das mentalidades e representações literárias 1) na Antiguidade homérica e 2) numa relação dialética entre o tempo no qual o poema se passa e o tempo no qual ele é produzido, a Modernidade oitocentista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura/Ethics and Aesthetics, boundary problems: dialogue between philosophy and literature.Luizir de Oliveira - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):124-145.
    A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    A análise de Antônio Cândido: O papel das idéias e do pensamento no processo de geração da mudança social no Brasil.Maria José de Rezende - 2007 - Cinta de Moebio 29:194-210.
    In a general sense, this article will demonstrate how Antonio Candido’s reflections attribute a fundamental role to the ideas and several forms of thought (literary, social, political) in the generation process of changes. Not only the former but also the latter ones have a great potential in the ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  19
    O prenúncio da “natureza romântica” na escrita de Rousseau.Luciano da Silva Façanha - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:43-55.
    The aim of this paper is to analyze the nuances that flow Rousseau both the first Romanticism in Germany the Sturm und Drang , as the political doctrines of the French Revolution , as well as in moral philosophy and the history of Kant.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  24
    Os pressupostos rom'nticos de Hannah Arendt em Eichmann em Jerusalém.Gabriel Guedes Rossatti - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):235-261.
    O propósito deste artigo é trazer à luz os pressupostos românticos que animam o livro de Hannah Arendt de título Eichmann em Jerusalém. De maneira a fazê-lo, explorarei na parte II a concepção romântico-alemã de “cultura” enquanto formação subjetiva da alma ; após isso, abordarei na parte III determinadas teses de cunho romântico articuladas por diferentes pensadores do século XIX relativas ao processo de massificação e, no seu entender, ao esvaziamento dos indivíduos na modernidade; por fim, na parte IV, a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Revisitando dois paradigmas na Ciência da Religião.Eduardo Rodrigues da Cruz - forthcoming - Horizonte:589-589.
    O estudo da religião envolve tipologias para o investigador na compreensão teórica do campo. Propõe-se aqui uma tipologia em termos de paradigmas, o newtoniano e o romântico. Após uma explicação sobre o significado da nomenclatura, colocam-se no início histórico de primeiro paradigma as regras de método do próprio Newton. Desenvolve-se daí uma das noções de razão no iluminismo, que por sua vez permitiu a elaboração do pensamento positivista no sec. XIX. Nomes importantes para a ciência da religião foram citados, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O Conflito das Racionalidades. A Propósito da Crítica Kantiana do Argumento Ontológico.António Pedro Mesquita - 1994 - In Manuel José Carmo Ferreira & Leonel Ribeiro dos Santos (eds.), Religião, História e Razão da Aufklärung ao Romantismo. Lisboa, Portugal: pp. 125-146.
     
    Export citation  
     
    Bookmark