Results for ' psicologia do trabalho'

1000+ found
Order:
  1.  13
    Reflexões Acerca da Atenção À Saúde Mental de Mães-Universitárias Após Isolamento Social No Contexto da Covid-19.Kamilly Souza do Vale, Natasha Cabral Ferraz de Lima, Lerlen Michaelle Silva dos Santos, Maria Vitória Rocha de Jesus & Paula Fabiana de Oliveira Palheta - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Contextualizar os processos oriundos de um período pandêmico é reconhecer que, para a nossa sociedade, o que vivemos com a pandemia da Covid-19 foi, de fato, inédito e histórico. Além de apresentar um cenário de acúmulo de emoções, mudança de rotina e sentimentos de medo e angústias, uma nova forma de interação social e trabalho precisou ser vivenciada. Assim, verificamos a importância de levantar reflexões acerca da maternidade vivenciada no contexto de isolamento social pelas mulheres que são mães discentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia.Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira & Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano.Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caires & Marina Santos Soares Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de convivência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Enfrentando o bullying na escola: experiências de intervenções no combate à violência.Suane Pastoriza Faraj, Luciana Santa Catharina Costabeber, Kelen Braga do Nascimento & Luiza Chanças Cardoso de Aguiar - 2021 - Aletheia 54 (2):165-172.
    Este trabalho apresenta um relato de experiência de ações realizadas no enfrentamento do bullying, desenvolvidas em uma escola privada do interior do Rio Grande do Sul. As intervenções foram desenvolvidas a partir de três Projetos: Bullying: Somos bonitos pelas nossas diferenças, bullying não é brincadeira e superando o bullying e outras formas de violência. Participaram da ação os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, matriculados na Instituição nos anos de 2016, 2017 e 2018. As intervenções foram desenvolvidas pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  30
    Conceitos e práticas adotados por pesquisadores em psicologia organizacional e do trabalho.João F. R. Wachelke, Saulo S. Botomé, Alexsandro L. De Andrade, Robson B. Faggiani, Jean C. Natividade & Maria C. Coutinho - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:7-19.
    The present study aimed at describing the research activities executed by researchers on organizational and work psychology in the state of Santa Catarina. The considered aspects were the psychological phenomena investigated by researchers, the types of procedures and instruments employed with great..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Conceitos e práticas adotados por pesquisadores em psicologia organizacional e do trabalho.João Fr Wachelke, Saulo S. Botomé, Alexsandro L. De Andrade, Robson B. Faggiani, Jean C. Natividade & Maria C. Coutinho - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:7-19.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  65
    A Construção da Pluralidade do Conhecimento na Formação e na Prática do Psicólogo no Contexto do Trabalho.Sylvia Mara Pires de Freitas & Neuza Maria F. Guareschi - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 19:75-88.
    Neste artigo discutimos como algumas questões políticas que permearam as fases da Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e da Psicologia do Trabalho ajudaram na construção do pluralismo teórico da subárea da Psicologia no contexto do trabalho, uma vez que essas se encontram hoje interagind..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  60
    Psicologia, racismo e saúde mental: formas de intervenção no trabalho do psicólogo.Emanuele Oliveira Ribeiro - 2017 - Odeere 4:166.
    Este relato apresenta formas de intervenção na atuação do psicólogo em situação de racismo. A experiência ocorre em uma instituição de ensino superior e discutimos sobre o racismo e saúde mental a partir do curso promovido pelo Nucleo de Estudos e Pesquisa em Psicanalise, Identidade, Negritude e Sociedade da Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia. Inicialmente serão descritos as atribuições do profissional de psicologia na área educacional da assistência estudantil. Em seguida serão abordados dois estudos de casos com suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    O trabalho da psicologia na assistência social: análises a partir de um grupo focal.Natália Sanches, Tayná Ceccon Martins & Rafael Bianchi Silva - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O objetivo desse artigo é analisar o trabalho e a formação em Psicologia para atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Londrina-PR a partir do relato de experiência de formação continuada realizada com um grupo de profissionais que atuam na política. Para a realização das oficinas, utilizou-se a modalidade de grupo focal além de diferentes instrumentos de coleta de dados. A partir de falas e produções escritas ao longo de um grupo de formação, foi (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    Psicologia e arte: um paradigma estético dos processos de criação.Aline Groff Vivian & Jorge Trindade - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:107-121.
    O artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso em psicologia e busca compreender como se dá o processo de criação artístico, qual sua função e o que expressa o artista através de sua obra. Apresenta um referencial teórico que aborda psicologia e sua inter-relação com a Arte, além das importa..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Psicologia empírica, antropologia e metafísica dos costumes em Kant.Maria de Lourdes Borges - 2003 - Kant E-Prints 2 (1):1-10.
    Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre psicologia empírica,antropologia e metafísica moral em Kant. Há lugar para a psicologia empírica e para aantropologia na filosofia moral kantiana? Se esta é fundamentada em princípios a priori, qual avalidade, para além da mera curiosidade do erudito, do conhecimento das peculiaridadesempíricas do ser humano? A segunda questão refere-se à relação que Kant estabelece entrepsicologia empírica e antropologia e como ambas se relacionam com a filosofia moral. Voutentar mostrar que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  63
    Compreender a gestão a partir do cotidiano de trabalho.Leny Sato & Fábio de Oliveira - 2008 - Revista Aletheia 27:188-197.
    O artigo tece considerações sobre a relação entre psicologia e gestão, apresentando a contribuição que a leitura sobre o cotidiano oferece para compreender o trabalho, os processos que o organizam e, conseqüentemente, a sua gestão. Ilustra suas considerações com a análise de um episódio ocorrido em ..
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  33
    Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.Marissandra Silva do Rosário Freitas - 2016 - Horizonte 14 (42):665-667.
    Resumo/abstract dissertação de Mestrado FREITAS, Marissandra Silva do Rosário. Religião e inclusão social: uma análise sobre o trabalho de inclusão de surdos em igrejas cristãs de Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Viagem de sonho, a angústia do submundo e outros textos : a escrita como parte da construção de saberes no e pelo trabalho numa experiência de chão de fábrica.Maria do Carmo Canani - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Considerações Sobre Processo de Produção Capitalista ea Precarização do Trabalho Docente na Escola.Jefferson Carriello do Carmo - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A organização da produção E do trabalho numa indústria manufatureira.Liliana Bueno Dos Reis Garcia - 1990 - História 9:59-81.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson.Zamara Araújo dos Santos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:66-75.
    O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    O ensino híbrido e o trabalho pedagógico em tempos de pandemia: Revisão de literatura.Franck Wirlen Quadros dos Santos & Yuri Nascimento do Nascimento - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9 (9).
    O isolamento social para a contenção da contaminação pela COVID-19 impactou o processo educacional, resultando em efeitos severos na precarização da aprendizagem escolar, principalmente em estudantes de famílias de baixa renda. E como alternativas para que a educação escolar não estagnasse, foi proposta a realização de aulas síncronas através da internet. Entretanto, essa modalidade de ensino não proporciona a universalização do ensino e muito menos o acesso por todos, uma vez que muitos estudantes não possuem acesso à internet. Nas aulas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  31
    Entre o estudo, as orações e o aprendizado do trabalho: uma abordagem do cotidiano das internas do Asylo Coração de Maria de Rio Grande/RS.Hardalla Santos do Valle & Giana Lange do Amaral - 2018 - Dialogos 22 (3):61.
    Este texto tem por objetivo abordar a educação de meninas, órfãs ou em situação de vulnerabilidade, que era efetivada no Asylo Coração de Maria, na cidade do Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos, estão a fundação da instituição e a sua rotina escolar. Como suporte teórico-metodológico evoca-se a História Cultural, visando a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. Conclui-se que existiam tensões entre as normas e as práticas institucionais, bem como que o incentivo do ensino profissionalizante (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  66
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, criação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. ""Entre a Psicologia ea Metafisíca: A" Ciência do Homem" Contributo de Maine de Biran para a" Antropologia Filosófica".Maria do Céu patrão Neves - 1994 - Revista Portuguesa de Filosofia 50 (1):277-289.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Freinet e a restituição do sentido do trabalho pela educação.Milton Meira do Nascimento - 1978 - Discurso 8:137-147.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Ecologia Linguística da Palavra-Chave “Negacionismo”: Do Elemento Linguístico a Uma Crítica Sociocultural de Um Fenômeno Difuso.Cláudio Márcio do Carmo - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):105-138.
    O presente texto traz uma análise do negacionismo a partir da junção da Análise Crítica do Discurso – de maneira mais específica aquela que institui o raciocínio dialético como metodologia (Fairclough, 2015; 2018) – em interface com a Linguística de Corpus, inspirado no trabalho de Magalhães (2004), em sua abordagem de palavras-chave (Williams, 1976), para análise de corpus de pequena dimensão (Sinclair, 2001). A partir desse aporte, buscamos analisar um corpus de textos midiáticos sobre negacionismo, como contribuição para averiguar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Fisio-psicologia e linguagem em Nietzsche: um viés de crí­tica í racionalidade.Jorge Luiz Viesenteiner - 2010 - Princípios 17 (27):53-74.
    Resumo : o objetivo do trabalho é analisar a crítica de Nietzsche à razáo ocidental bem como aos elementos epistemológicos que fornecem suporte à racionalidade. Através do mapeamento de alguns textos do último período de produçáo filosófica de Nietzsche, esse estudo parte da associaçáo entre razáo e décadence através de uma trajetória que começa com Sócrates e que se desdobra ao longo da modernidade, a fim de constatar a maneira pela qual um determinado processo decadencial resulta na "perversáo da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Políticas de industrialização e de educação para o trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande.Jefferson Carriello do Carmo - 2013 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 15 (1):p - 94.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    A metafísica freudiana: um estudo para a demarcação metodológica da filosofia freudiana a partir de Kant.Eberth Eleutério dos Santos - 2015 - Studia Kantiana 18:148-181.
    Da exposição oferecida por Kant em seu tratado Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral, aproveitamos as observações acerca da forma metodológica adequada às investigações em filosofia, distinguindo-a daquela que é própria da construção do conhecimento matemático. Essas observações servirão de base para uma tentativa de aproximação entre a forma metodológica oferecida pela metafísica, entendida como ontologia, e a metapsicologia freudiana que poderá, então, ser concebida como uma ontologia funcionando no interior de sua psicologia. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Uma avaliação contempor'nea das críticas de Rousseau à ciência/A contemporary assessment of Rousseau's criticisms to the Science.César Frederico dos Santos - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (10):49-65.
    No Discurso sobre as Ciências e as Artes, seu primeiro discurso, Rousseau defende a polêmica tese de que o progresso das ciências e das artes, contrariamente ao que pretendia o Iluminismo, estava contribuindo mais para a degeneração dos costumes e da sociedade do que para seu aperfeiçoamento. O Primeiro Discurso foi escrito em 1749, há quase 300 anos. Nesse período, a ciência e a nossa compreensão sobre ela mudaram profundamente. Mais importante, nesse período surgiu da ciência algo imprevisto para Rousseau (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Aprendizados no campo da metodologia de orientação acadêmica.Faustino Luis do Couto Teixeira - 2020 - Horizonte:1226.
    A pesquisa acadêmica exige uma gama de procedimentos. Cada área desenvolve seus métodos, que são avaliados pelos resultados da qualidade das pesquisas. Para quem se inicia nesse processo, conhecer esses passos e procedimentos é muito significativo e definidor da formação do pesquisador. O presente texto, nascido na área de Ciências da Religião e Teologia, tem por objetivo a apresentação do método que foi desenvolvido pelo autor, professor convidado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF – PPCIR-UFJF, em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  85
    Debates Contemporâneos em Filosofia da Memória: Uma Breve Introdução.César Schirmer dos Santos, André Sant'Anna, Kourken Michaelian, James Openshaw & Denis Perrin - forthcoming - Lampião.
    Neste artigo apresentamos, de forma concisa e em português, alguns elementos-chave dos principais debates contemporâneos na filosofia da memória. Nosso principal objetivo é tornar essas discussões mais acessíveis aos leitores de língua portuguesa, fornecendo uma atualização importante para esforços anteriores (Sant’Anna & Michaelian, 2019a). Começamos introduzindo a noção de viagem no tempo mental, a qual estabelece a base empírica para a metodologia empregada em trabalhos recentes, antes de apresentar dois debates centrais. Primeiro, o debate entre causalistas e simulacionistas sobre a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Learning to live together in peace and harmony: um olhar comprometido com a formação humana // Learning to live together in peace and harmony: a look committed to human formation.Claudemir Inacio dos Santos & Policarpo Junior - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):94-111.
    Viver de forma autônoma, em paz e em harmonia ainda é um estorvo para os seres humanos. O documento Learning to live together in peace and harmony, publicação conjunta da UNESCO-APNIEVE, retrata essa dificuldade e expressa os desafios políticos, econômicos, sociais, étnicos e culturais que os habitantes da região Ásia-Pacífico enfrentam para aprender a viver de maneira autônoma, pacífica e harmoniosa. O documento defende que o caminho para esse processo é mudar o modelo vigente, voltado para criar uma força de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Pibid interdisciplinar-educação ambiental em interação com a com-Vida: Oficina sobre O consumismo E reciclagem de resíduos sólidos.Michele dos Santos, Alba Leal, Laiz Souza, Rosemary Brito dos Reis Azevedo, Thais Mendes dos Santos & Silvana do Nascimento Silva - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):79-94.
    A escola é um espaço importantíssimo para o desenvolvimento de trabalhos e ações que envolvem a gestão de resíduos sólidos, tema cada vez mais discutido em trabalhos e eventos científicos. Com o objetivo de sensibilizar educandos para o problema, um grupo de bolsistas do Pibid Interdisciplinar – Educação ambiental realizou um experimento em que ações socioambientais foram propostas e desenvolvidas junto com educandos de uma escola parceira. As experiências vivenciadas no cotidiano escolar dos dois grupos tiveram como técnicas de coleta (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl.Marcia do Carmo Saturnino - forthcoming - Horizonte:1649.
    O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  79
    Motivação para aprender: evidência de validade convergente entre duas medidas.Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Jocemara Ferrreira Mognon, Adriana Rosecler Alcará & Thalyta Hulsen Lemos - 2011 - Revista Aletheia 35:36-50.
    Este trabalho teve como objetivo buscar evidência de validade convergente entre a Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários (EMAPRE-U) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários (EMA-U) e, também, verificar possíveis diferenças entre as variáveis sexo,..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    A Crítica de Schopenhauer Ao Formalismo e À Natureza Prescritiva da Moral Kantiana.Matheus Colares do Nascimento - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):94.
    O objetivo proposto pelo presente trabalho é o de expor a crítica elaborada por Schopenhauer à moral kantiana, em especial, na medida em que ela se volta para os conceitos de vontade-livre e imperativo categórico. Com efeito, Schopenhauer (1788-1860) reconhece os méritos de Kant (1724-1804) não só no âmbito da epistemologia, como também na ética, por tê-la desvinculado de todo eudaimonismo. Porém, ele ainda assim direciona-lhe algumas críticas com enfoque em questões como o formalismo da ética kantiana e o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. E esses estudantes quem são?Cláudia dos Santos Klinski - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    O “antipsicologismo” em Husserl e Heidegger: da consciência ao dasein.Ísis Nery do Carmo - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):326-336.
    O nosso objetivo é propor um diálogo entre Husserl e Heidegger relacionando-os a partir da crítica que estes filósofos apresentam à investigação de viés naturalista acerca do homem, predominante na tradição filosófica. Para Husserl, o domínio do naturalismo representa a influência da Psicologia Experimental na filosofia, Heidegger, por sua vez, destaca a temática antropológica encontrada na história da filosofia. De acordo com o primeiro, o “psicologismo” acarreta na redução do homem aos seus componentes empíricos, para o segundo, o “antropologismo” (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O Trabalho como Princípio Educativo em Antonio Gramsci em Tempos de Crise do Capital e de Reestruturação Produtiva.Jefferson Cariello do Carmo - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo.Marcelo Silva dos Santos & Graziany Penna Dias - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 281.
    O presente trabalho teve por intenção discutir as mudanças nos planos econômicos, político - via acumulação flexível - e culturais - via discurso pós-moderno, que trazem mudanças para a manifestação cultural do futebol. À luz do materialismo histórico e dialético foi possível compreender que o fenômeno futebol tem passado por um processo de mercadorização cujo grande interesse, no campo do espetáculo, não é proporcionar para os espectadores um futebol arte, como já existiu, mas sim, movimentar uma indústria esportiva bilionária.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Jean Jacques Rousseau’s concept of freedom and equality in the Social Contract.Trang Do - 2023 - TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 46 (2):305–324.
    Resumo: Uma das características comuns dos primeiros filósofos modernos da Europa Ocidental é a ênfase na liberdade e na igualdade. Os filósofos desse período buscavam respostas para “o que é liberdade e igualdade?” e transformaram a liberdade e a igualdade em direitos humanos fundamentais. De John Locke a Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, todos consideram a liberdade e a igualdade como direitos naturais do ser humano. O conceito de liberdade e igualdade de Rousseau é refletido em O Contrato Social. No (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  43
    Possibilidades da educação física na formação do trabalhador.Jorge Oliveira dos Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 297.
    A problematização das práticas da Educação Física curricular em uma instituição federal de ensino profissional é o foco deste texto. Investigaram-se as concepções de educação física dos grupos de professores da disciplina e administrativo-pedagógico da instituição. O conceito marxiano de corpo e toda a análise da pesquisa deu-se com base no materialismo histórico e dialético. Concluímos que a subsunção da instituição às leis do mercado de trabalho e a ausência de politização na condução pedagógica nas práticas dos grupos estudados, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Liberdade é Trabalho e Cansaço: contribuições para o debate sobre interseccionalidade.Raquel Souzas, Olivia Ferraz Pereira Marinho, Carliene Sousa de Jesus & Amalia Nascimento do Sacramento Santos - 2021 - Odeere 6 (1):67-83.
    O presente artigo busca articular reflexões a partir da teoria da interseccionalidade. Nesse campo, a questão da liberdade é um ponto importante e é antípoda do racismo. A forma pela qual as mulheres negras afirmam a liberdade, individual ou coletivamente, produz resultados políticos e sociais. Neste artigo buscamos analisar a percepção da liberdade no cotidiano. Foram entrevistadas mulheres negras de diferentes níveis de escolaridade, em idade reprodutiva, residentes do sudoeste baiano. A liberdade se apresenta como uma possibilidade que advém de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  29
    A desrepresentação do "outro" nos trabalhos de vídeo-arte de Maurício Dias e Walter Riedweg.Fernando Do Nascimento Gonçalves, Andre Gomes & Ana Paula Santos - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Memórias de devoção e saberes ancestrais afrodiaspóricos: A Irmandade de São Benedito da Casa Verde, São Paulo.Bruno Garcia dos Santos & Amailton Magno Azevedo - 2018 - Odeere 3 (6):198.
    Mesmo diante do violento processo de desterritorialização vivido pelas inúmeras comunidades africanas no contexto da dominação colonial europeia, práticas e saberes ancestrais foram ressignificados e reelaborados de forma a impregnar o tecido social das culturas negras das Américas. Nesta perspectiva, este artigo insere-se em um conjunto de reflexões que visam exaltar a importância da preservação de memórias afrodiaspóricas no Brasil. Para tanto, particulariza-se um território negro no município de São Paulo, o bairro da Casa Verde na zona norte da cidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de pesquisa (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915).Giana Lange do Amaral & Maria Augusta Martiarena de Olivera - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    A educação e as comemorações cívicas foram temas bastante discutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O debate causalismo versus simulacionismo em filosofia da memória como negociação metalinguística.César Schirmer Dos Santos - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):143-188.
    Às vezes, o debate entre causalistas e simulacionistas em filosofia da memória é apresentado de tal modo que parece que apenas o simulacionismo é compatível com a psicologia da memória contemporânea. Contudo, ambas teorias são compatíveis com os fatos descobertos pela ciência. Mas se o debate não é sobre a adequação aos fatos, sobre o que é? Nós propomos que este debate é um caso de negociação metalinguística. Caulistas e simulacionistas aceitam o mesmo conjunto de fatos, mas disputam sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Neurociência, Psicologia Moral e Direito: Primeiras Reflexões sobre (Im)possibilidade de Convencimento Racional.Thais de Bessa Gontijo de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Ainda que sejam muitos os momentos em que o Direito se deixa influenciar pelos valores, existe hoje uma convicção de que os processos de aplicação do Direito resultam de processos racionais. Acredita-se que o aplicador do direito é influenciado pelos argumentos das partes, e constrói sua decisão racionalmente. Todavia, novas descobertas da Neurociência e da Psicologia Moral mostram que muitos desses julgamentos morais, que inevitavelmente influenciam os julgamentos jurídicos, são feitos de forma inconsciente e não-racional. Quando formados, esses julgamentos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000