Results for 'Ação Social'

968 found
Order:
  1.  18
    Usos do patrimônio, ação social e turismo: em busca de um necessário consenso.Josep Ballart Hernández - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL: contribuições a partir da categoria "formação".Nilton Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):283-290.
    Neste artigo analisamos uma experiência, no campo da assistência social, desenvolvida na última década em Porto Alegre, a partir da contribuição da categoria formação. Enfatizamos a importância das atividades geradoras de renda por mulheres papeleiras junto aos galpões de reciclagem. A compreensão dessa prática social também envolve um processo formativo que incide também nos agentes de mediação bem como no conjunto da população.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  20
    É a ciência a razão em ação ou ação social sem razão?Alberto Oliva - 2009 - Scientiae Studia 7 (1):105-134.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Coelho, Jonas. "Externalismo social: mente, pensamento e linguagem", Trans/Form/Ação [Universidade Estadual.Juan Diego Morales - 2013 - Ideas Y Valores 62 (151):285-288.
    El presente trabajo investiga las tesis sobre el poder civil de Alonso de la Veracruz que buscan incorporar en la comunidad política española a los habitantes autóctonos del Nuevo Mundo, tesis que suelen relacionarse con F. de Vitoria y el tomismo español, y que últimamente son consideradas parte del republicanismo novohispano elaborado desde la periferia americana. Se busca demostrar que su propósito era aplicar una teoría de derechos naturales, sin que ello implique participación política de los indios americanos. Se analiza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Ação comunicativa E filosofia da libertação como utopia: Uma análise comparativa de Jurgen Habermas E Enrique Dussel.Emil Albert Sobottka - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):13-34.
    A Teoria da Ação Comunicativa e a Filosofia da Libertação são analisadas comparativamente com base em elementos da teoria de Karl Mannheim sobre ideologia e utopia. Os elementos. contrapostos são os seguintes: a avaliação da realidade atual, a nova realidade utópica projetada, a conceitualização das condições teóricas e das condições práticas, bem como a definição dos portadores ·da mudança social.. Uma teoria elaborada da ação social e da sociedade, mas de capacidade explicativa restrita à sua situação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  39
    Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR.Alvori Ahlert - 2013 - Horizonte 11 (32):1571-1588.
    Título Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR (Communicative action and ethics on the access and sustainable use of water: the experience of rural sanitation of Marechal Cândido Rondon – Paraná, Brazil. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1571 Resumo O texto apresenta um estudo/pesquisa sobre a ética e os recursos hídricos, problematizando a relação entre a ética e o uso sustentável da água, tendo como modelo referencial aproximações na (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  28
    Ação, Comportamento e Movimento.Luiz Dutra - 2006 - Manuscrito 29 (2):637-675.
    Este artigo procura interpretar as noções de movimento, com-portamento e ação em relação umas com as outras. Primeiro, argumenta-se que o movimento é um evento nomologicamente descrito por meio de uma teoria mecânica, e seus conceitos e modelos. Igualmente, o com-portamento é o tipo de evento humano funcionalmente des-crito por meio de modelos probabilísticos que relacionam o que fazem diferentes indivíduos em circunstâncias nas quais uma descrição mecâni-ca não é explicativa de forma relevante. Assim compreendido, o compor-tamento é essencialmente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática.Alexandre Zaslavsky - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):69-81.
    O presente artigo aborda a interdependência entre o conceito de ação pedagógica e o campo de estudos da Didática. A Didática enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de ação pedagógica e o novo enfoque acerca dos meios da educação como objeto científico. A ação pedagógica nasce atrelada à Didática e, ao mesmo tempo, ao caráter instrumental desta. O problema da ação pedagógica é a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse prático (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Ação coletiva promovida por inovações tecnológicas: o caso das ONGs brasileira e o Movimento Software Livre.Viviani Corrêa Teixeira - 2011 - Polis 28.
    O avanço técnico gerou disparidades ligadas ao campo da informática, algumas empresas aprisionaram o conhecimento através de senhas, licenças e direitos autorais, induzindo a sociedade civil a ficar refém desse processo de exploração comercial e criando uma divisão entre a comunidade de técnicos ligados a computação. Surge o Movimento Software Livre-MSL, em prol da criação, uso e difusão de softwares alternativos e cooperativos, uma nova forma de ação coletiva que visa romper com o sistema econômico vigente utilizando-se do potencial (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Teoria da Ação Comunicativa : estrutura, fundamentos e implicações do modelo.Gustavo Luis Gutierrez & Marco Antonio Bettine de Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):151-173.
    Este artigo não pretende analisar o conjunto da obra de Habermas. Trata-se de pensar exclusivamente a Teoria da Ação Comunicativa, primeiro, em relação aos teóricos em que afirma fundamentar-se, depois, no sentido da sua própria articulação lógica interna e, finalmente, em relação ao seu objeto de pesquisa, a realidade social. Procura demonstrar que a TAC executa dois giros conceituais essenciais: um ao limitar o agir estratégico ao espaço da economia e da política e outro ao definir cultura, sociabilidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Da questão técnica à ação comunicativa.Jetur Lima de Castro & Oswaldo Francisco de Almeida Júnior - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):6-20.
    Discute a ação comunicativa como meio para reconstruir o entendimento da mediação da informação em relação à discussão da ideologia da técnica. Como método, apresenta uma pesquisa qualitativa baseada em uma pesquisa bibliográfica. A mediação da informação é entendida como um fenômeno emancipatório, analisado da base técnica ao saber-fazer, com uma perspectiva crítica da teoria da ação comunicativa. O estudo confirmou elementos para uma compreensão dialógica entre a técnica e a ação comunicativa, o que pode permitir uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Mediação da informação e ação comunicativa Habermasiana.Marli Batista Fidelis & Henriette Ferreira Gomes - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):91-111.
    Reflete sobre o potencial da mediação da informação como via de fortalecimento para o mundo social da vida ante ao processo colonizador do mundo dos sistemas, considerando as atuais demandas sociais em âmbito informacional. A Ciência da Informação é cada vez mais convidada a encontrar caminhos para refletir sobre seu objeto como motor do desenvolvimento cultural e fortalecimento do mundo social da vida, de maneira a reafirmar seu lugar enquanto ciência social. Desse modo, a mediação da informação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    A teoria da ação comunicativa como referencial teórico ao estudo da interdisciplinaridade.Mônica Bragaglia - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):299-306.
    A interdisciplinaridade constitui-se, atualmente, como uma das posturas imprescindíveis de existência nas intervenções realizadas junto às demandas que se colocam. Face a esta constatação é evidente que também a postura profissional do assistente social seja orientada por esta perspectiva para que desta forma possa inserir- se junto às demais categorias profissionais e, mesmo, junto à sociedade em geral de forma mais efetiva. Investigar a utilização da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas como referencial de análise da configuração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Analogia humeana entre a ação moral e o movimento mecânico: uma interpretação para a relação entre as paixões e a razão.Andreh Sabino Ribeiro - 2011 - Princípios 18 (29):339-365.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O objetivo deste artigo consiste em apresentar a analogia que David Hume (1711 – 1776) estabelece entre a açáo moral e o movimento mecânico como indicativo claro de sua compreensáo acerca da relaçáo entre a razáo (direçáo) e as paixões (força) na conduta humana. Estendendo-se desde a epistemologia moral (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Kant e a Justiça Social.Cleiton Marcolino Isidoro dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):1-11.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre a temática da justiça social no pensamento moral e político de Kant, considerando a necessidade de compreender o papel social do Estado na manutenção da sociedade. Para isso, efetua-se uma análise dividida em três partes, na qual se avaliará, num primeiro momento, a justiça social como gênese de um eventual estado de bem estar social no pensamento kantiano; num segundo momento, o papel da moralidade kantiana como fundamento do dever (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  30
    Perspectiva Evolucionária na Teoria Social Crítica De Habermas.Clodomiro José Bannwart Júnior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):67-86.
    Busca-se acompanhar o desenvolvimento da teoria evolucionária no pensamento de Habermas, a partir da afirmação colhida no prólogo de Problemas de Legitimação do CapitalismoTardio, de 1973: "O caráter programático evidencia que uma teoria da evolução social hoje se encontra apenas esboçada, mas que, no entanto, deveria constituir a base da teoria da sociedade". A atenção édirecionada à forma como Habermas reorienta o sentido evolucionário do desdobramento históricoà luz do conceito de mundo da vida, como esfera de realização da (...) comunicativa. Objetiva-se investigar como é projetada nesse modelo de ação, por meio da linguagem, a tarefa de produção e reprodução simbólica do consenso normativo entre os participantes do mundo social, ao mesmo tempo em que Habermas sinaliza haver um telos de integração social imanente à própria prática comunicativa. Nesse sentido, procurar-se-á demonstrar que, assim como a pragmática universal serve de base teórica para a análise de processos de distorção da linguagem e de socialização anormais, a teoria da evolução social serve de parâmetro para uma teoria social crítica com intenção emancipatória de avaliar o desdobramento empírico e contingente da dinâmica histórica. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Movimientos sociales, política y hegemonía en Argentina.Martín Retamozo - 2011 - Polis 28.
    Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre los movimientos sociales y la dinámica política en la Argentina. Para ello se analizan primero las acciones de resistencia de los movimientos durante la hegemonía neoliberal, luego durante el período de crisis y finalmente en la etapa “posneoliberal”, donde aparecen nuevas condiciones de acción histórica. La mirada sobre las lógicas políticas imbricadas en los procesos nos permitirá aportar a la comprensión de los alcances de la acción de los movimientos sociales en (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Protagonismo Social e Mediação da Informação.Henriette Ferreira Gomes - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):10-21.
    Abordagem do protagonismo social, analisando sua relação com a informação, concluindo pela compreensão deste como objetivo do trabalho informacional, situando a mediação da informação como sua ação central. Parte da apresentação das origens conceituais em torno do protagonismo, buscando, à medida que debate as referências acerca do tema, demonstrar a relação do desenvolvimento do protagonismo social com o trabalho informacional, assim como sua posição de meta da atividade da mediação da informação, executada nas suas cinco dimensões e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  37
    Movimientos Sociales y acción colectiva como bases de la filosofía latinoamericana.Nazareno Bravo - 2010 - Polis 27.
    La propuesta del filósofo Arturo Roig (Mendoza, Argentina 1922-) en torno a la existencia de una moral de la protesta en la filosofía latinoamericana, posee aspectos que se consideran importantes para el análisis sociológico. El autor hace alusión a una tradición moral desarrollada en América Latina desde los inicios de su historia y en estrecha vinculación con los movimientos de liberación y las movilizaciones sociales llevadas a cabo por los sectores subalternos. Lo que se pretende es analizar una serie de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O que há de político na teoria da ação comunicativa? Sobre O déficit de institucionalização em Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):157-190.
    This paper aims to elucidate the negative understanding of politics (depoliticization) that results from the classic work of Jürgen Habermas about communicative action. The political potential of communicative action that results from political public sphere and the institutionalization of practical and political discourse constitute the leitmotiv of Habermas’s political philosophy. However, the understanding of politics that results from the communicative action presents the problem of limited capacity of realization of a discursive social practice in institutional contexts. The social-integrative (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  11
    Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel.Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):107-122.
    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método dialético em G. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  32
    Externalismo social: Mente, pensamento E linguagem.Jonas Gonçalves Coelho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):167-192.
    Meu objetivo é mostrar que as teses externalistas “os significados não estão na cabeça” e “os pensamentos não estão na cabeça” não implicam, necessariamente, a tese mais radical “a mente não está na cabeça”. Trato dessa questão no âmbito do Externalismo Social de Tyler Burge e Lynne Baker, argumentando que a importância que esses pensadores atribuem à linguagem nas questões relativas à mente não significa, como uma leitura apressada poderia sugerir, a redução da mente à linguagem e, muito menos, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  11
    Capitalismo como prática social?: os potenciais e desafios de uma aproximação entre o practice turn em teoria social e a interpretação do capitalismo.Leonardo da Hora - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):277-302.
    Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  6
    Educação como possibilidade de efetivação “Social”: a proposta pedagógica do IEMA enquanto uma realidade transformadora.José Henrique Sousa Assai - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34598.
    A filosofia social ocupa um lugar de destaque no âmbito da teoria crítica: em primeiro lugar, ela possui a tarefa de pensar o “Social” explicitando as contradições em uma determinada realidade; em segundo, ao encetar a reflexão sobre o “Social”, – entendido pelas práticas, relações e instituições sociais enquanto condições constitutivas para o exercício da liberdade –, a pesquisa crítica, sob a perspectiva sociofilosófica, se endereça para a identificação, análise e solução dos problemas sociais. Nesse sentido, a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    Has social justice any legitimacy in Kant's theory of right? The empirical conditions of the legal state as a civil union.Nuria Sánches Madrid - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):127-146.
    This paper aims at shedding light on an obscure point in Kant's theory of the state. It discusses whether Kant's rational theory of the state recognises the fact that certain exceptional social situations, such as the extreme poverty of some parts of the population, could request institutional state support in order to guarantee the attainment of a minimum threshold of civil independence. It has three aims: 1) to show that Kant's Doctrine of Right can offer solutions for the complex (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  46
    Social externalism: mind, thought, and language.Jonas Gonçalves Coelho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):167-192.
    My aim is to show that the externalist theses, "meanings are not in the head" and "thoughts are not in the head", do not necessarily imply the more extreme thesis that "the mind is not in the head". I consider this question in terms of the social externalism approach of Tyler Burge and Lynne Baker, arguing that the importance these thinkers attribute to language in questions relative to the mind does not mean either the reduction of the mind to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  32
    Are social goods always convergent goods?Inácio Helfer - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):163-185.
  28.  20
    Materiality and society: social-technical tendencies in mobile technologies.Pedro Xavier Mendonça - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):929-947.
    RESUMO Analisar linhas delimitadoras de um certo desenvolvimento tecnológico é uma tarefa já empreendida por diversos autores. Este é um tipo de abordagem que se inspira em parte em ação semelhante empreendida em relação à ciência. Neste artigo pretendemos apresentar algumas linhas, a que chamamos tendências, que marcam as tecnologias móveis, como celulares, smartphones ou tablets. Estudamos alguns artefactos e funcionalidades que, não sendo exclusivos deste tipo de dispositivo, marcam direções e hegemonias. Para o efeito, desenvolvemos uma análise sociotécnica (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    “Mais IDH” e Filosofia Social: Uma questão de justiça social.José Henrique Assai - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):71.
    A gênese constitutiva da pesquisa crítica tem como base a análise da realidade social bem como a orientação à emancipação mediante o diagnóstico das patologias sociais ocorridas no interior de uma determinada realidade. Mesmo diante de tal tarefa e tomando por consideração o “Zeitgeist” hodierno de uma sociedade eivada de contradições, o pensamento crítico não está imune a constantes revisões em seus pressupostos. A exigência de tal posicionamento revisor passa a se constituir como um repto para a própria pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  35
    Teologia política E utopia social: Apontamentos sobre a concepção messiânica de justiça de Walter Benjamin.Jéverton Soares dos Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):45-67.
    Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  41
    From transcendental to practical intersubjectivity: a social psychological approach to Kant's musical aesthetics.Tristan Torriani - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):125-154.
    É bem sabido que a estética de Kant está estruturada intersubjetivamente, porque ele honra a reivindicação do gosto pela universalidade. No entanto, o fundamento transcendental desta universalidade compartilhada é uma base suprasensível tida por certa, mas que não pode ser trazida diretamente para dentro da experiência comunicativa. O apelo kantiano à estrutura sintética a priori do juízo estético também remove-o da esfera da interação pessoal observável. Esta estratégia argumentativa expõe-no a desafios céticos e gera referências inacessíveis às representações internas (sejam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. La ontología social y el círculo virtuoso de la educación pública.Rodrigo A. González F. & María Soledad Krause M. - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):157-176.
    En este artículo argumentamos que la naturaleza pública o privada de la educación tiene una incidencia directa en las instituciones que conforman la realidad social. Para sustentar lo anterior, en primer lugar discutimos cómo, según Searle, habitamos un mundo de instituciones gobernadas por reglas y poderes deónticos, ontológicamente irreductibles. Luego, postulamos que la intencionalidad colectiva requiere de la confianza para mantenerse, y esta aumenta cuando gobiernan reglas y poderes deónticos en circunstancias normales. Finalmente, planteamos que la educación pública es (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  47
    Paranoia como catástrofe social: Sobre O problema da gênese de categorias clínicas.Vladimir Safatle - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):215-236.
    trata-se de discutir as relações entre a constituição da paranoia como categoria clínica e experiências estético-sociais de crise. Esta é uma maneira de se perguntar sobre as relações que categorias clínicas tecem com processos e valores advindos dos campos da política e da estética.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    responsabilidad social en los hospitales de la red sanitaria de RS.Red Sanitaria de Responsabilidad Social - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (2):1-12.
    Se presentan los resultados de un estudio que explora la gestión de la responsabilidad social en trece hospitales de la Red Sanitaria de RS. Las conclusiones revelan que estos hospitales gestionan la RS profesionalmente y con criterios de calidad, orientados al cumplimiento de los ODS, en el marco del plan estratégico de cada hospital. Aunque, todavía se detectan déficits en su implantación departamental, su planificación, y la evaluación de sus impactos. Y debilidades como la falta de recursos y de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  36
    O estatuto temporal e social do signo.Ricardo Gião Bortolotti - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):165-179.
    Este trabalho tem como objetivo mostrar como o processo de conhecimento traduz-se numa estrutura triádica, cuja característica não pode prescindir da temporalidade e de seu aspecto social. De outra forma, conforme o dualismo subjacente nas teorias tradicionais, a esfera do conhecimento tornar-se-ia limitada pela inevitabilidade do recurso à coisa-em-si.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    The temporal and social status of the sign.Ricardo Gião Bortolotti - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):165-179.
    This paper has as its objective to show how the knowledge process occurs in a triadic structure whose characteristics cannot prescind either of temporality or its social aspect. Would it not be so in accordance with the subjacent dualism in the traditionals of theories, the scope of knowledge would be itself limited by the inevitability the appeal to a thing-in-itself.Este trabalho tem como objetivo mostrar como o processo de conhecimento traduz-se numa estrutura triádica, cuja característica não pode prescindir da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  63
    Reliability and social knowledgerelevant responsibility.Leandro De Brasi - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):187-212.
    Knowledge seems to need the admixture of de facto reliability and epistemic responsibility. But philosophers have had a hard time in attempting to combine them in order to achieve a satisfactory account of knowledge. In this paper I attempt to find a solution by capitalizing on the real and ubiquitous human phenomenon that is the social dispersal of epistemic labour through time. More precisely, the central objective of the paper is to deliver a novel and plausible social account (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  38
    A questão social em Hannah Arendt The social question in Hannah Arendt.Odilio Alves Aguiar - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):7-20.
    Aborda a questão social no interior do surgimento da esfera social na modernidade e suas implicações na constituição e derrocada da esfera pública no mundo contemporâneo. Approaches the social question inside the rise of social realm in the modernity and the implications of that in the constitution and decadence of the public realm in contemporary world.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Ensaios sobre a filosofia de Strawson capa-strawson-edufsccom a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual.Jaimir Conte & Itamar Luis Gelain - 2005 - Florianópolis, SC, Brasil: Editora da UFSC.
    Sumário. Apresentação. PARTE I. 1. O legado filosófico de P. F. Strawson, Itamar Luís Gelain e Jaimir Conte; 2 . Strawson e o caso dos metafísicos descritivos, Itamar Luís Gelain; 3. Metafísica e linguagem comum: sobre uma conturbada herança wittgensteiniana de Strawson, Jônadas Techio; 4. Strawson e Descartes, Albertinho Luiz Gallina; 5. Strawson: sobre Kant e Berkeley, Robert Calabria; 6. O empirismo pós-kantiano de Strawson, Wenceslao J. González; 7. Reabilitando Strawson, Marco Antonio Franciotti; 8. Strawson e o ceticismo em Individuals, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Tracing Causal Mechanisms in Social Movement Research in Southeast Europe: The Cases of Bosnia and Herzegovina and Macedonia – Evidence from the “Bosnian Spring” and the “Citizens for Macedonia” Movements.Sciences Ivan StefanovskiInstitute for Social & Humanities Scuola Normale Superiore - 2016 - Seeu Review 12 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Fanon, jornalista da justiça social e da libertação, e suas aproximações com a Bioética global de Potter.Anor Sganzerla, Ivo Pereira de Queiroz & Rodolfo Stancki Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):185-206.
    Resumo: As grandes corporações de comunicação, no Brasil, operam como construtoras de sentidos, por meio de narrativas sintonizadas com os interesses de grupos e atores sociais, com desprezo para as demandas e os direitos dos setores populares. Uma prática semelhante de comunicação foi vivenciada por Frantz Fanon, na África. No entanto, o ativista conseguiu fazer da sua práxis jornalística um instrumento a serviço da justiça e da libertação de povos africanos oprimidos. Essa prática libertária de Fanon identifica-se com os ideais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  30
    A produção social da linguagem: uma leitura do texto de Mikhail Bakhtin , Marxismo e filosofia da linguagem.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1981 - Trans/Form/Ação 4:15-39.
    Diante do problema de fundamentar criticamente a produção semiótica no interior da formação econômica e social capitalista e mesmo da fase inicial de implantação do socialismo, BAKHTIN, ou seu discípulo VOLOCHINOV, discute as proposições da lingüística de tradição saussuriana e do subjetivismo individualista dos vosslerianos e, evitando o mecanicismo pretensamente marxista, propõe o estabelecimento da instância social e ideológica da formação do discurso. Após elaborar os fundamentos gerais da produção social dos signos, detém-se na análise dos discursos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    O caráter dialógico e social do signo e do pensamento em Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1988 - Trans/Form/Ação 11:23-29.
    The semiotic character of all thought requires this phenomenon to be intrinsically dialogic, because a mediation interferes in the own thought production. All thought is equally social because sign is the product of tradition and determines a program of conduct to the future, which has by ultimate subject the totality of minds in the end of history.O caráter semiótico de todo pensamento exige que tal fenômeno seja intrinsecamente dialógico, pois uma mediação interfere na própria produção do pensamento. Todo pensamento (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  40
    Machiavelli versus Rousseau: the social divisions and their role in a well-ordered republic.Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):121-138.
    RESUMO:As relações de conflito entre os grupos sociais constituem um tópico relevante para a filosofia política, e as maneiras distintas como elas são interpretadas dependem de uma visão mais ampla sobre as condições apropriadas a um Estado bem-ordenado. Maquiavel, por exemplo, ao refletir sobre o caso da Roma Antiga, procurou refutar aqueles que condenavam os tumultos entre os nobres e a plebe da cidade, como se eles tivessem provocado apenas males à república. Para o autor, tais tumultos estavam entre as (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  35
    The rupture of the social contract in Sade's thought.Mônica Guimarães Teixeira do Amaral - 1992 - Trans/Form/Ação 15:65-83.
    The works of Sade portray the corrupt and libertine practices at the time of Louis XV's despotic regime, invariably referring to the boudoir as a privileged place for the transformation of mind and body as well as for philosophical production. The actuality of Sade's thought lies in the fact that he reveals - as do modem trends - the narcissic constitution of subjectivity that, in its social-political aspect, leads to political conformism. This article aims at presenting Sade's thought as (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Jean Jacques Rousseau’s concept of freedom and equality in the Social Contract.Trang Do - 2023 - TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 46 (2):305–324.
    Resumo: Uma das características comuns dos primeiros filósofos modernos da Europa Ocidental é a ênfase na liberdade e na igualdade. Os filósofos desse período buscavam respostas para “o que é liberdade e igualdade?” e transformaram a liberdade e a igualdade em direitos humanos fundamentais. De John Locke a Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, todos consideram a liberdade e a igualdade como direitos naturais do ser humano. O conceito de liberdade e igualdade de Rousseau é refletido em O Contrato Social. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Pensar a Política Outramente: Dos Imprevistos da História À Sabedoria da Justiça Social.Nilo Ribeiro Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):221.
    : A investigação tem como escopo debruçar-se sobre a questão do sentido do Político na obra do filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas. A tarefa se apresenta como desafiadora pois não há uma abordagem explícita sobre a temática do político em sua obra. Entretanto, o filósofo admite que a passagem da ética para a vida eminentemente social, graças à chegada do terceiro, introduz no âmago da relação dual, a questão da Justiça, da Política e do Direito etc. Com a pretensão de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Do Bem Comum da Visão Platônico-Aristotélica à Lógica Hobbesiana do Contrato Social.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1):267-298.
    Detendo-se na investigação dos dois grandes modelos que caracterizam o pensamento político, a saber, o modelo clássico e o modelo jusnaturalista, o artigo em questão, distinguindo no âmbito daquele as teorias idealistas e realistas, empreende uma abordagem que nas fronteiras deste último sublinha desde a questão que envolve Como nasceu o Estado?, proposta pela perspectiva historicista, que traz como fundamento o homem como animal político, até a leitura racionalista, que acena com o problema Por que existe o Estado?, identificando o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    A representação simbólica do nojo em tempos de isolamento social.Alessandra Carvalho Abrahão Sallum - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):117.
    Este artigo se propõe a discutir as formas discrepantes como os indivíduos vêm se comportando no que tange a higiene e os relacionamentos interpessoais, na esfera privada e num contexto mais amplo, público, em tempos de pandemia do Covid-19. As principais questões que impulsionam esta análise emanam das diferentes maneiras como o homem vê o problema do contágio, do sujo, do repulsivo e da morte entre seus círculos mais íntimos, bem como a mudança dessa percepção e do próprio comportamento quando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968