6 found
Order:
  1. A Elegia Em Roma: Sexto Propércio.Airto Ceolin Montagner - 2020 - Principia 40:9-22.
    A literatura latina conhece seu apogeu na época de Augusto. Entre os diversos gêneros cultivados, a elegia, que teve sua origem entre os gregos, ganhou relevância com as obras de quatro poetas, a saber, Cornélio Galo, Tibulo, Propércio e Ovídio. A produção desses poetas permite observar o conjunto da tópica elegíaca latina, principalmente no que ela tem de mais peculiar: o erotismo como experiência pessoal e biográfica do poeta. O amor é visto como paixão, razão de vida e fonte de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. As Tecelãs Eo Fio.Airto Ceolin Montagner - 2008 - Principia 2 (17):103-108.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Canto lírico E idade média.Airto Ceolin Montagner - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):9-16.
    A poesia lírica mediolatina desenvolve-se a partir dos poetas latinos que a antecederam, mas elabora novas formas de expressão que acompanham, pari passu, o desenvolvimento da língua latina, com a perda gradativa o acento musical. Novo ritmo e novas formas de expressão foram introduzidos. A poesia, a princípio vista como forma especial de linguagem, ganha especial tratamento entre os goliardos, que também nos legaram o maior e mais característico acervo da lírica profana mediolatina.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Cipriano: O iminente fim do mundo.Airto Ceolin Montagner - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):9-14.
    Cipriano, atuante bispo de Cartago em difíceis tempos de grandes perseguições aos cristãos, compõe um texto, um discurso apologético, no qual se dirige ao pagão Dimitriano, defendendo os cristãos de acusações a eles imputadas como responsáveis pelas desgraças e dificuldades por que passava o Império Romano. Aborda a temática do fim do mundo de modo original invertendo as acusações que o poder público atribuía aos cristãos.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. De re coquinaria.Airto Ceolin Montagner - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):91-99.
    O ato de alimentar-se deixa de ser apenas uma satisfação de necessidades biológicas e torna-se um dos grandes prazeres da vida do homem. Apresentamos aqui as principais refeições e o modo de alimentar-se dos antigos romanos, amantes da boa mesa, e um alguns comentários sobre aquele que é o mais famoso dos seus cozinheiros e nos legou a obra De re coquinaria: Apício.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Linguagem E ensino na idade média.Airto Ceolin Montagner - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):95-102.
    O ensino na Idade Média compreendia um conjunto de disciplinas pertencentes ao Trivium e ao Quadrivium, matérias conhecidas como artes. A estes se opunham as artes mechanicae, de cunho prático. Focalizamos, neste artigo, as questões relativas ao ensino da linguagem verbal, centrando nosso interesse na ars gramatica e na ars retórica. Um texto latino exemplificará as atividades de um famoso mestre da Idade Média.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark