Order:
  1. Redistribuição E reconhecimento de gênero na perspectiva de Axel Honneth E Nancy Fraser.Alfrancio Ferreira Dias - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):93-107.
    As teorias feministas de gênero passaram nas ultimas décadas de uma concepção pós-marxistas a partir dos novos estudos de cultura e identidade, baseando-se no movimento de redistribuição, para o de reconhecimento. Este artigo mostra esse processo de mudança de paradigma. Nele não se procura uma análise de gênero ampla o bastante para abrigar todas as variedades das preocupações feministas. Mostra a concepção de justiça de Nancy Fraser que abrange tanto a redistribuição quanto o reconhecimento, pois reparar a injustiça certamente requer (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A ausência de educadores do sexo masculino nas creches da cidade de jequié.Alfrancio Ferreira Dias & Antônio Jefferson Barreto Xavier - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):103-115.
    O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada na cidade de Jequié­Ba, com o objetivo de problematizar a ausência de educadores do sexo masculino nas creches desse Município, sendo realizado entrevistas como as diretoras das creches e aplicado um questionário com os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, faremos ainda uma abordagem a cerca da feminização do magistério.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Educação feminina: Memórias E trajetórias de mulheres/professoras do instituto de educação Régis Pacheco.Daniela Regina Souza Brito & Alfrancio Ferreira Dias - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):117-135.
    O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que se constitui na necessidade (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark