Results for 'Análise de Discurso'

994 found
Order:
  1.  7
    Análise do discurso.Mariana Rodrigues Gomes de Mello & Marta Lígia Pomim Valentim - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):24-43.
    A linguagem é mais que a palavra escrita ou falada, é a direção do pensamento no contato com o contexto histórico-social no qual se está inserido. O discurso se apresenta enquanto mediação entre pessoas e realidades. A AD se apresenta como um constructo teórico-metodológico que possibilita averiguar construções ideológicas e efeitos de sentido do discurso em diferentes contextos, propiciando um olhar ampliado sobre a realidade. Objetiva-se inter-relacionar aspectos epistemológicos de Foucault e Heidegger, que possam servir como aportes ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Religião, pluralismo e sociedade: uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural.Jackson Martins de Andrade - 2014 - Horizonte 12 (35):1018-1020.
    Dissertação ANDRADE, Jackson Martins de. Religião, pluralismo e sociedade : uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    A divulgação científica no Brasil e na Rússia: um ensaio de análise comparativa de discursos.Sheila Vieira de Camargo Grillo & Maria Glushkova - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):69-92.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  4. A ameaça do analfabetismo: uma análise do discurso oficial na década de 1940.Natalia de Lacerda Gil - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 117.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    A análise de discursos comparativa no Brasil: uma reflexão a partir da noção de categoria.Daniela Nienkötter Sardá - 2021 - Bakhtiniana 16 (2):153-177.
    ABSTRACT Comparative discourse analysis emerged in France, more precisely in the CEDISCOR laboratory of the Sorbonne Nouvelle University – Paris 3, around the year 2000. Currently, it is being implemented in Brazil within the Diálogo group (CNPq/USP). The purpose of this article is to reflect on the theoretical and methodological possibilities involved in the practise of Bakhtinian-inspired comparative discourse analysis in Brazil. To this end, we start from a theoretical reflection on the notion of category (of analysis). We investigate, on (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Michel Foucault entre a memória e o cinema de horror.Alex Pereira De Araújo - 2019 - S/L: Exu Edições Virtuais.
    Explorando a relação entre a memória e o cinema, principalmente, em Anti-Rétro, uma entrevista que Michel Foucault concedeu, em 1974, à revista Cahiers du Cinéma, esta obra vai tratar sobre a importância da memória no pensamento desse filósofo contemporâneo que morreu em 1984, apresentando ainda uma análise sobre o corpo em filmes de horror, em produções francesas. A Biopolítica também faz parte das discussões apresentadas neste trabalho. Boa parte da obra resulta da pesquisa de doutorado que o autor empreendeu (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  8.  13
    Censura cinematográfica em Brasília: Análise do Discurso À luz de Pêcheux e Althusser / Cinematography censorship in Brasilia: Discourse Analysis through Pêcheux and Althusser.Amanda de Oliveira Passos - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):69-79.
    O artigo investiga as nuances dos discursos sobre Brasília presentes nos textos de pareceres de censores que atuaram durante a ditadura militar. Os filmes que sofreram censura prévia escolhidos para a construção do artigo foram ‘‘Vestibular 70’’, ‘‘Brasília Ano 10’’ e ‘‘Samba em Brasília’’. Os dois primeiros foram produzidos na capital e o último no Rio de Janeiro, no ano de 1960. Diante disso, foi importante refletir sobre a historicidade de como se apresentava o discurso dos pareceristas nos documentos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A análise de discurso materialista ea metodologia.Maria Cristina Komatz Domitrovic - 2011 - Entremeios 2 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  31
    Há mundo por vir?: ensaio sobre os medos e os fins.Déborah Danowski - 2017 - São Paulo, SP: ISA, Instituto Socioambiental. Edited by Eduardo Batalha Viveiros de Castro.
    O registro etnográfico consigna uma variedade de maneiras pelas quais as culturas humanas têm imaginado a desarticulação dos quadros espaciotemporais da história. Algumas dessas imaginações ganharam uma nova vida a partir dos anos 90 do século passado, quando se formou o consenso científico a respeito das transformações em curso do regime termodinâmico do planeta. Os materiais e análises sobre as causas (antrópicas) e as consequências (catastróficas) da "crise" planetária vêm se acumulando com extrema rapidez, mobilizando tanto a percepção popular quanto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Discursos de identidades em tiras de humor: análise em duas vertentes críticas.Sérgio Arruda de Moura & Eliana Maria Borges - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):95-105.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Este trabalho objetiva assinalar as pressões sociais e os valores culturais que participam do processo de construção das identidades brasileiras na sociedade hipermoderna das grandes cidades por meio da análise de um representante dela, que é o universo publicitário. Irei descrever alguns dos resultados encontrados em minha tese de doutorado (2007) em que, ao analisar as estratégias emocionais de persuasão publicitá­rias mais utilizadas nas revistas de maior circulação do país, levantei os conteúdos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  63
    Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  43
    A NOÇÃO DE FÓRMULA DE KRIEG-PLANQUE SOB A ORDEM DO DISCURSO DE FOUCAULT.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Revista Eletrônica de Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação 5 (1):5-21.
    Este artigo empreende uma discussão acerca da noção de fórmula discursiva nos trabalhos de Krieg-Planque e de um possível diálogo com o trabalho desenvolvido por Foucault, sobretudo, a partir do modo como o filósofo percebe o discurso, uma vez que ambos pertencem a uma tradição epistemológica francesa. Dessa forma, vamos adentrar pelo percurso de lapidação da noção de fórmula, tomando, para isso, a entrevista que Krieg-Planque concedeu a Philippe Schepens do Laboratoire de Sémio-linguistique, didatique e informatique (LASELDI) e do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  7
    O Discurso Do Método: Análise Crítica de Edgard Morin e Novas Possibilidades Para a Epistemologia Contemporânea.Luis Gustavo De Luz - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Este artigo debate a crítica elaborada por Edgard Morin sobre o Discurso do Método de René Descartes e suas consequências, que se estendem desde a modernidade, até os dias atuais, o texto vislumbra ainda novas possibilidades para uma epistemologia contemporânea com o matiz da complexidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Pelo direito de recontar-se: uma análise das narrativas orais de mulheres em situação de prisão // For the right to recount it: an analysis of oral narratives of women in prison.Maria Aparecida de Barros & Pinheiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):240-262.
    O silêncio e a invisibilidade são as palavras que melhor representam a história da mulher no decorrer de muitos séculos. Desde a antiguidade, as mulheres foram impedidas de falar, e até nos dias atuais, infelizmente, pouco se valoriza o discurso feminino. Em diversas sociedades, o direito a expressar-se é severamente combatido, punido com rigor. A essas mulheres, vilipendiadas em seus direitos, resta um único espaço: o da subalternidade. Nesse contexto de subalternidade, habitando o espaço prisional marginal, fazer uso da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  43
    A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  7
    Análise dialógica dos discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri.Adriana Delmira Mendes Polato, Andreia Aparecida de Souza & Neil Franco - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O objetivo do artigo é analisar como se constituem axiologicamente os discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri. Sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD), analisamos dois depoimentos de assassinos, colhidos no triênio 2018-2020. A partir das camadas componentes da dimensão extralinguística dos enunciados eleitos para análise, os resultados apontam: a) no cronotopo do Júri, os discursos dos réus se manifestam defensivo-vitimistas-acusativos; b) na esfera ideológica jurídica, constituem-se híbridos, íntimo-cotidianos, morais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Filosofia e análise cinematográfica.Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos - 2016 - Discurso 46 (2):201-216.
    A relação entre filosofia e cinema está cada vez mais presente nas reflexões dos filósofos contemporâneos. Muitos deles escreveram livros que unem pensamentos filosóficos e análises fílmicas. Em geral, esta interdiscursividade lhes permitiu pôr na berlinda a concepção de imagem pressuposta tanto na filosofia como no cinema. Trata-se de examinar as teorias e a análise que Gilles Deleuze e Jacques Rancière fizeram de Vertigo, de Alfred Hitchcock, para entender a relação que ambos estabeleceram entre filosofia e prática fílmica analítica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    A análise arqueológica do discurso em Michel Foucault: por uma linguística do enunciado.Sérgio Gomes de Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):122-138.
    Os estudos da linguagem no século XX e agora no atual século são marcados pela hegemonia de três correntes de pesquisa: o Estruturalismo; o Inatismo e o Interacionismo. No Estruturalismo, o usuário da língua é submetido a um código soberano, contra o qual ele não tem escolha a não ser cumprir as normas do uso correto. Desviar do padrão significa erro. No Inatismo, prevalece o logicismo. Na mente do usuário reside tudo de que ele precisa para ser bem sucedido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Branquitude, discurso e representação de mulheres negras no ambiente acadêmico da UFBA.Daniele de Oliveira & Viviane de Melo Resende - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):149-171.
    RESUMO As elites simbólicas perpetuam as formas mais importantes de racismo, o que aponta a importância de nos dedicarmos à análise de como discursos racistas são construídos, com foco específico no discurso da elite branca e, neste trabalho, da branquitude soteropolitana conforme plasmada por estudantes da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, reunimos dados, gerados na UFBA, oriundos de questionários abertos e grupo focal com estudantes de graduação. Nesta análise discursiva crítica, utilizamos recorte de uma pesquisa mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC.Samuel de Carvalho Lima - 2023 - Bakhtiniana 18 (3):e59977.
    ABSTRACT This study set out to analyze the academic discourse on internationalization as deployed by English teachers who took part in Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2020) [2020 International Seminar of the Brazilian Association of English Language Teachers in the Federal Network of Basic, Technical and Technological Education]. Grounded in Dialogic Discourse Analysis, we built a corpus with five oral presentation summaries extracted from the conference’s book (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Discurso e prática religiosa nas Comunidades Eclesiais de Base italianas e brasileiras: um estudo comparativo com base na teoria da mudança social de Max Weber (Speech and religious practice in the Basic Ecclesial Communities in Italy and Brazil).Marinete Luzia Francisca de Souza - 2011 - Horizonte 9 (24):1131-1147.
    Este estudo é uma reflexão sobre o discurso e a prática nas comunidades Eclesiais de Base no Brasil e na Itália. Buscamos demonstrar, a partir de uma pesquisa empírica e teórica, as relações entres duas Comunidades Eclesiais de Base, a Comunidade San Paolo (Roma-IT) e a Prelazia de São Félix (Mato Gross-BR), demonstrando que estas baseiam-se em dois elementos: resultam das discussões advindas do Concílio Vaticano II e estão fortemente ligadas a seus líderes. E, ainda, que tais comunidades ligam-se (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Lgbtfobia na tradição religiosa Iorubá do Ifá: especulações e práticas da heteronormatividade.Miguel Angelo Silva de Melo - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo está inserido na área de concentração de educação intercultural, etnofilosofia e estudos de gênero, com ênfase nas pressuposições teóricas pós-identitárias advindas com os estudos queer. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral promover um estudo histórico-descritivo sobre a efabulação e o enclausuramento do espírito “queer” na comunidade religiosa yorùbá em territorialidades nigerianas, bem como, se propõem a revistar as representações sociais dos modelos heteronormativos de depredação, de submissão e de abjeção de indivíduos de orientação sexual ou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Hibridização e gêneros do discurso em Recife frio, de Kleber Mendonça Filho.Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):97-118.
    RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadores. Para tanto, discuto alguns conceitos-chave da teoria bakhtiniana, descrevo momentos específicos do curta-metragem e proponho análises pontuais de determinadas cenas ou sequências. A forma de diálogo com o corpus segue (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Um brinde ao entrecruzamento de vozes.Eliete Hugueney de Figueiredo Costa & Simone de Jesus Padilha - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):163-184.
    RESUMO Este estudo constitui um recorte de pesquisa doutoral que teve por objetivo compreender, na dimensão verbo-visual da revista cuiabana A Violeta, como se constitui discursivamente o entrecruzamento de vozes. Tomamos o enunciado Chronica, da edição de 31 de dezembro de 1937, a fim de desvelar as tensões discursivo-ideológicas por meio da análise de estratégias linguístico-discursivas e de mobilização do plano de expressão verbo-visual. Baseamo-nos na teoria de Bakhtin e o Círculo, quanto às questões que envolvem as relações dialógicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Capitalismo publicitário: uma análise crítica dos cartões promocionais de LEMCO do início do século XX.Cecilia Molinari de Rennie - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):172-192.
    RESUMO Neste artigo, analiso um conjunto de seis cartões comerciais pertencentes a uma duradoura campanha de marketing da Liebig Extract of Meat Co. A análise crítica dos textos promocionais produzidos na virada do século XX oferece insights significativos sobre os mecanismos discursivos que contribuíram para a hegemonização do capitalismo burguês. Diferentemente de outras formas de publicidade, os cartões comerciais não são rapidamente descartados e esquecidos; pelo contrário, eles podem se distanciar dos produtos anunciados para se tornar parte dos discursos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  7
    Entre discursos intolerantes e privilégios religiosos: práticas discursivas sobre religiões de matrizes africanas no cárcere baiano.Djean Ribeiro Gomes & Monica Lima De Jesus - 2019 - Odeere 4 (8):260.
    Nesta comunicação, discutimos os discursos intolerantes e privilégios religiosos que circulam no contexto prisional baiano, que por um lado afeta a presença e expressão de religiosidades de matriz africana através de processos de demonização, desqualificação e desautorização religiosa, por outro, produz privilégios direcionados a cristãos, em especial, vinculados as vertentes evangélicas/protestantes. Os dados apresentados são oriundos de parte da dissertação intitulada “nome suprimido”, desenvolvida no Programa. Adotamos a perspectiva da psicologia social, sustentada teórico-metodologicamente no movimento do Construcionismo Social. Além disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Vocabulário das ruas na caderneta de um escritor.Vanise Gomes de Medeiros - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):67-74.
    O objetivo deste trabalho, que se inscreve em uma pesquisa em Historia das ideias linguísticas na articulação com a Análise de Discurso, é analisar o funcionamento do glossário do escritor brasileiro João Antônio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Autores e modos de entrada no discurso: um exame a partir da psicologia do desenvolvimento.Ana Laura Godinho de Lima - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O discurso Das fábulas de fedro.Vivian de Azevedo Garcia Salema - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):59-69.
    As fábulas de Fedro são surpreendentemente instigantes, ainda na atualidade, porque tratam de temas universais, focalizando questões que envolvem o próprio homem como um ser social. A análise de três fábulas fedrianas - Ouis, canis et lupus; Leo senex, aper, taurus et asinus; Vulpes et ciconia, mostrará de que modo o fabulista se serve das palavras para difundir ideias e defender princípios morais por meio de discursos que transmitem muito mais do que se depreende numa simples e desatenta leitura.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Avaliação social como recurso persuasivo em discursos políticos: Clinton vs. Trump.Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):204-235.
    RESUMO Mudanças políticas têm intensificado os debates sobre como certos discursos estabelecem agendas e influenciam eleitores. Nesse escopo, a Análise Crítica do Discurso e a Linguística Sistêmico-Funcional, juntamente com o arcabouço teórico-metodológico da Avaliatividade, demonstraram ser bem-sucedidas na investigação da ideologia em textos, bem como na abordagem de tópicos como a polarização política. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação social da Teoria da Avaliatividade como um dispositivo ideológico e persuasivo nos discursos de nomeação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A “sagrada” família E os direitos lgbt: Apontamentos sobre O discurso da comissão de direitos humanos E minorias no brasil.Késia Maria Maximiano de Melo - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):29-38.
    O presente artigo tem como principal objetivo compreender de que modo as concepções de família, levantada por deputados religiosos, tem influenciado nos debates acerca das propostas de ação da Comissão de Direitos Humanos no Brasil. Para tal, parte da análise discursiva das falas proferidas pelo então presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, no período de março a julho de 2014, publicados pela mídia virtual. Os resultados demonstram que nos discursos proferidos pelo então presidente da Comissão são sustentados (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Análise da produção acadêmica sobre pesquisa-ação na interface com a formação continuada na perspectiva da inclusão escolar.Bárbara Rebecca Baumgartem França & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:228-249.
    O presente artigo tem por objetivo analisar oito dissertações de mestrado do Grufopees/CNPq-Ufes produzidas entre anos de 2018-2021, dialogando com seus diferentes níveis e pressupostos técnicos, metodológicos, epistemológicos e filosóficos. Apoia-se na pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, fundamentada na análise epistemológica do conhecimento. Toma os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, buscando dialogar com as produções em busca de consensos acerca do conhecimento produzido. Tem como participantes os autores-pesquisadores das dissertações, considerando para a produção, organização e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Ainda somos o país do futebol? Uma análise discursiva do The New York Times na cobertura da Copa do Mundo da FIFA 2014.Gabriel De Lima Alves Cortez & José Carlos Marques - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    Este artigo abordará as relações entre o esporte, a comunicação e a cultura por ocasião da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizada no Brasil entre junho e julho daquele ano. Analisaremos o discurso do jornal norte-americano The New York Times, a fim de identificar a maneira com que o periódico retratou esse evento em suas páginas. Nossa abordagem procurará verificar se um dos mais prestigiados jornais estrangeiros reproduz determinadas formas recorrentes de construção da identidade brasileira, as quais apontariam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    A biblioteconomia brasileira na década de 1980: um olhar discursivo a partir dos artigos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília.Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Gabriela Batista da Silva & Rita de Cássia Gomes de Oliveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):178-198.
    Os discursos da Biblioteconomia brasileira são objeto de estudo desta pesquisa, que se concentrou nos artigos publicados durante a década de 1980 na Revista de Biblioteconomia de Brasília. Essa revista, cujo primeiro número foi publicado em 1973, encerrou suas atividades em 2001 e teve como foco as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e afins. Com a intenção de discutir sobre dois conceitos centrais da Biblioteconomia - o de biblioteca e o de bibliotecário - analisamos as produções que versavam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta.Ana Lúcia Souza de Freitas & Ana Paula Bopp de Mello - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:78-89.
    O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Os riscos de degeneração da democracia contempor'nea – a atomização social e o discurso totalitário. [REVIEW]Fabio Caprio Leite de Castro - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):366-385.
    O presente artigo propõe uma análise dos riscos de degeneração da democracia contemporânea em três pontos. No primeiro ponto, retomamos o tema da possibilidade de degeneração da democracia segundo a perspectiva de Platão e Aristóteles com o objetivo de apresentar os seus traços elementares. No segundo ponto, fazemos uma análise do pensamento de Alexis de Tocqueville, particularmente do modo como ele tratou as ameaças à democracia no quadro do liberalismo político do século XIX. Procuramos mostrar, em um terceiro (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O Horror fílmico na ordem do corpo e da escrita do acontecimento.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Colóquio Nacional e Internacional Do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem No Discurso 3:95-109.
    Este trabalho empreende uma discussão a respeito do corpo como materialidade visível no dizível em duas produções cinematográficas de horror (Frontières e À l’interieur), cuja ordem fílmica de horror lança mão das imagens referentes ao acontecimento do Outubro de 2005, o qual foi marcado pelas manifestações e confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes nas principais cidades francesas. Esta forma de usar imagens referentes a acontecimentos políticos ou sociais é uma característica das produções cinematográficas americanas de horror dos anos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  14
    O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Estado de Exceção e Relações Internacionais: O Refugiado e o Poder Soberano.Flávia De Ávila & Allan Wesley M. Dos Santos - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O estudo do estado de exceção, paradoxo central da política moderna, é objeto da análise de diferentes vertentes conceituais que envolvem o poder soberano e o seu exercício. Sua prática tem importantes consequências para as Relações Internacionais, como no caso de refugiados, que muitas vezes se encontram à margem do amparo legal estatal por sua singular situação, carentes do exercício da cidadania e liberdade para agirem como agentes políticos transformadores do meio social. Este artigo propõe um delineamento de teorias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  19
    Diálogo entre a tradição bíblica e a construção do discurso teológico ambiental cristão (Dialogue between bible's tradition and the environment christian theological discourse construction).Amelia Ferreira Martins Limeira & Maristela Oliveira de Andrade - 2012 - Horizonte 10 (26):603-618.
    A tradição bíblica tem inspirado leituras e interpretações ecológicas por parte de teólogos de vertentes cristãs diversas, dentre os quais podemos destacar: Carriker, Reimer, Schaeffer e Stott. O objetivo deste artigo é apresentar alguns textos das Escrituras Sagradas judaico-cristãs e o modo como estes têm sido interpretados por teólogos cristãos vinculados à vertente reformada à luz de uma leitura ecológica. Um corte epistemológico foi feito reconhecendo nestes teólogos posições ideológicas heterogêneas a fim de preservar a re(leitura) dos textos bíblicos escolhidos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    O Que É Ser Professor? Contribuições de Michel Foucault Para (Re)Pensar a Docência.Denise da Silva Braga & Gislene Valério de Barros - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:3-13.
    Partindo da noção de discurso de Michel Foucault buscamos pontuar os efeitos das falas comumente admitidas sobre o(a) professor(a) nos meios sociais e as formas como essas falas corroboram a instituição da figura do(a) bom(boa) professor(a). Para tanto recorremos aos textos publicados na seção "Obrigado, professor" da revista Nova Escola, sobre os quais empreendemos nossa análise.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Como se formou o campo da análise de discurso no Brasil.Ll Brasil - 2011 - Entremeios 2 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    Análise do Discurso baseado em taxonomia de Martin e Rose: um caso para promover o discurso sobre CLIL no Programa de Doutorado em Filosofia da Religião.Oleg Pavenkov & Mariia Pavenkova - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):129-139.
    This study is devoted to examining the introduction of the Content and Language Integrated Learning classes that combine the history of religion philosophy and English language education within the Ph.D. programme. New global challenges and the BRICS development require the implementation of the CLIL programmes for organizing and improving intercultural cooperation, to give it a more profound value-grounded character. In this regard, it is necessary not only to introduce the teaching of the English language but also to improve the discursive (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):333-341.
    Este trabalho tem como objetivo analisar a reflexão de Hans Jonas acerca do estatuto ontológico do animal que está inserida, neste contexto, em uma análise mais geral sobre o fenômeno da vida e se apresenta como um momento importante na ontologia que pretende combater o dualismo e a ruptura entre animais humanos e não humanos. Ao reconhecer graus diferenciados de atividade espiritual entre os seres vivos, o autor, contudo, não partilha a ideia de uma igualdade plena entre os animais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  22
    Linguagem natural e música em Rousseaus: a busca da expressividade.Jacira de Freitas - 2007 - Discurso 37:113-148.
    As análises de Rousseaus indicam que o ingresso no universo simbólico traz consigo a possibilidade da perda da unidade do indivíduo e, com ela, a possibilidade de ruptura do vínculo social. Partindo da demonstração de que a mediaão dos signos representativos se dá em três instâncias distintas, procurou-se detectar se a mesma lógica que comanda o sistema como um todo subjaz às suas teorias musicais. Demonstra-se aqui a ideia de que uma sequência hierarquizada de valores, que vão do mínimo ao (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    A análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e discursividade na pintura.Renan Belmonte Mazzola & Maria do Rosário Valencise Gregolin - 2013 - Bakhtiniana 8 (2):157-176.
    Este artigo intenciona compreender a dimensão discursiva das pinturas por meio da análise do discurso ancorada em Michel Foucault. Recorta-se a figura do espelho em pinturas canônicas com vistas a observar seu funcionamento discursivo enquanto elemento do enunciado artístico visual. Apresenta três partes: a primeira, que determina o lugar ocupado pelo discurso estético nos trabalhos de Michel Pêcheux e de Michel Foucault; a segunda, que se concentra na análise de três pinturas europeias, a saber, As meninas, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    O encadeamento argumentativo como doador de sentido na análise dialógica do discurso e na sem'ntica argumentativa.Telisa Furlanetto Graeff & Rafael de Souza Timmermann - 2014 - Bakhtiniana 9 (1):90-107.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pósmodernidade.David Costa de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro & Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):60-82.
    RESUMO O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994