Results for 'Andr�� Ferreira Leite de Paula'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Law and morals: proceedings of the special workshop held at the 28th World Congress of the International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy in Lisbon, Portugal, 2017.André Ferreira Leite de Paula & Andrés Santacoloma Santacoloma (eds.) - 2019 - Stuttgart: Nomos.
    The relationship between law and morality is a topic which receives special importance and attention, especially in "liberal democracies" in which the law is supposed to regulate highly pluralized and fragmented societies. Under conditions of plurality of values, many social forces and legal theories require a certain kind of neutrality from the legal system, a means of compatibility of the many "world views" and "moral systems" that are present within the same social space. Such a conciliating commitment sounds particularly relevant (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Reformas e Políticas Educacionais: Algumas Considerações Sobre as diretrizes, Ações e Medidas Adotadas Pelo Governo do Estado de São Paulo Durante os Anos 90.Catarina André Hand & Vicente de Paula Almeida Júnior - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    Quando Marilena chaui encontrou O deus de espinosa.Marcos Ferreira De Paula - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:157-164.
    Dois episódios marcaram a formação de Marilena Chaui e a transformaram numa das maiores filósofas contemporâneas. Este artigo trata desses dois episódios.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  18
    A Impossibilidade de Manutenção do Estado Mínimo de Robert Nozick.Virgílio Queiroz de Paula & Adriano Ferreira de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o Estado mínimo proposto por Robert Nozick invariavelmente tenderia a acabar, a menos que seus membros fossem coagidos pelo poder central a contribuir para sua manutenção. E, neste caso, obviamente violaria os direitos e liberdades que o mesmo Estado proposto pelo filósofo teria função de garantir. Analisaremos as falhas no modelo proposto por Nozick através de um viés econômico, demonstrando através da teoria dos jogos e da lógica da ação coletiva, como uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Imaginar ou conceber O universo Infinito.Marcos Ferreira de Paula - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:151-167.
    O Renascimento é, dentre muitas outras coisas, a redescoberta do Infinito. Nela, o filósofo e mago Giordano Bruno ocupa, no século XVI, o centro do debate. Mas já no século seguinte, o astrônomo Johannes Kepler irá refutar a noção renascentista de infinito, com base nos pressupostos da ciência empírica nascente. Este artigo busca estabelecer uma aproximação do primeiro e um distanciamento do segundo em relação à ideia de Infinito em ato de Espinosa. Aproximação e distância que marcam, aqui, a diferença (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    São felizes os espinosanos? A felicidade em Espinosa – na teoria e na prática.Marcos Ferreira de Paula - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:109-132.
    Some authors objected to the practical possibility of achieving happiness as Spinoza conceives it in Part v of Ethics. This article seeks to refute such objections. It shows that they stem essentially from the same image that common sense makes about happiness. After eliminating these objections, the article describes what would be a practical experience of Spinoza’s happiness.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido.Tatiane Alves Baptista, Fabiane Sabino de Paula, Gabriel Ferreira Gonzalez Villar & Larissa Gonçalves Gomes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática inserida no discurso coaching alinhada à lógica neoliberal, o impacto deste pensamento na trajetória dos jovens em formação pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e de que modo esse discurso remodela os aspectos da subjetividade do sujeito em desenvolvimento. Para tanto contou-se com material de fonte primária obtido em atividade de pesquisa-ação denominada “Oficina dos Sonhos”, que contou com presença e participação direta dos adolescentes do PTPA que tiveram a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  31
    AUDARD, Catherine. Cidadania e democracia deliberativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.André Ferreira de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):90-96.
    Esta resenha versa sobre a obra Cidadania e Democracia Deliberativa de Catherine Audard que se refere à uma articulação rawlsiana entre uma teoria da justiça e as teses centrais do seu liberalismo político sobre o pluralismo razoável, democracia deliberativa, cidadania participativa, razão pública, direito dos povos e multiculturalismo.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Violência de gênero em mulheres estudantes universitárias: evidências sobre a prevalência e sobre os fatores associados.Taís Tasqueto Tassinari, Fernanda Honnef Honnef, Jaqueline Arboit, Tassiane Ferreira Langendorf, Cristiane Cardoso de Paula & Stela Maris de Mello Padoin - 2021 - Acta Colombiana de Psicología 25 (1):105-120.
    La violencia de género contra las mujeres está relacionada con la desigualdad de género y se entiende que es la interrupción de cualquier forma de integridad de las mujeres. Puede ser del tipo físico, sexual, psicológico, patrimonial, económica o moral y puede ocurrir tanto en el entorno privado-familiar, como en el trabajo y los espacios públicos. La violencia de género tiene un impacto en la salud y la calidad de vida de las mujeres y puede generalizarse en entornos universitarios, lo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    O irracionalismo na teoria do conhecimento de Schopenhauer e na epistemologia de Paul Feyerabend.Antunes Ferreira da Silva & Thalyta De Paula Pereira Lima - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):207.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Dos princípios constitucionais: considerações em torno das normas principiológicas da Constituição.George Salomão Leite & Ana Paula de Barcellos (eds.) - 2003 - São Paulo, SP: Malheiros Editores.
    A Constituição Brasileira de 1988, assim como boa parte das Constituições contemporâneas, abriga uma espécie normativa que a doutrina denomina Princípios Constitucionais. Até recentemente, pouca atenção era conferida às normas principiológicas, seja por parte da doutrina e da jurisprudência. Hoje, são elas alvo de acirrados debates no meio acadêmico, mais precisamente no que concerne ao seu grau de eficária e concretização. Os autores trazem, aqui, subsídios para a discussão, procurando encontrar instrumentos e mecanismos aptos a concretizá-los em sua plenitude.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  55
    Pode o conhecimento dar alguma alegria? Uma interpretação da "Melancolia I ", de Albrecht Dürer, a partir da "Ética" de Spinoza.Marcos Ferreira de Paula - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):597-618.
    Este artigo busca interpretar a gravura "Melancolia I", do renascentista alemão Albrecht Dürer, segundo o pano de fundo filosófico do pensamento de Spinoza. A ideia central é a de que, nessa gravura, haveria uma intuição artístico-filosófica pela qual Dürer foi levado a associar a tristeza melancólica à ideia de um conhecimento confuso e turvado pela imaginação. Tal intuição se completaria numa outra gravura, criada no mesmo ano, o "São Jerônimo em seu gabinete", na qual a melancolia do "homem de cultura" (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Bacon e Espinosa: a ciência, para que serve?Marcos Ferreira de Paula - 2008 - Cadernos Espinosanos 19:65.
    O objetivo deste artigo é mostrar que o papel e o valor da ciência, em Bacon e em Espinosa, diferem segundo o papel e o valor que cada um deles atribui à metafísica como ramo do conhecimento. Em Bacon, o valor da ciência é grande na medida mesma em que o valor da metafísica é nenhum. Em Espinosa, esses valores se invertem. Mas enquanto a teoria do conhecimento em Bacon obedece a pressupostos teológicos, e portanto, em última instância, à fé, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Resenha: arte e imanência: um bom encontro entre Espinosa e Vermeer.Marcos Ferreira de Paula - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:183.
    Resenha do livro Espinosa e Vermeer: imanência na filosofia e na pintura, de Sara Hornäk, publicado no Brasil, em 2010, pela editora Paulus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Resenha: Como tornar-se livre e feliz.Marcos Ferreira de Paula - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:229.
    Resenha do livro Le devenir actif chez Spinoza, de Pascal Sévérac, publicado na França em 2005.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Saber, ação e afeto: o problema da acrasia em Aristóteles e Espinosa.Marcos Ferreira de Paula - 2007 - Cadernos Espinosanos 16:61.
    Uma passagem do Livro VII da Ética a Nicômaco e uma outra do De Anima de Aristóteles nos permitem mostrar que o Filósofo está muito próximo da "solução" que Espinosa oferece ao problema da acrasia. Ao circunscrever tal problema no campo do apetite e do prazer, introduzindo a noção de desejo como motor da ação prática, Aristóteles aponta para uma idéia de conhecimento afetivo, que no entanto que só será plenamente desenvolvida bem mais tarde, pela teoria dos afetos presente na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O problema do licenciamento de grandes empreendimentos privados em face do direito urbanístico: Análise de um Caso emblemático na periferia da região metropolitana do Rio de janeiro.Alex Ferreira Magalhães, Laura Marques dos Santos Fernandes Alves, Angel Costa Soares & Juliana Leite de Araújo - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O PROBLEMA DO LICENCIAMENTO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS PRIVADOS EM FACE DO DIREITO URBANÍSTICO: ANÁLISE DE UM CASO EMBLEMÁTICO NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    O Princípio da Precaução Sob a Perspectiva da Judicialização Dos Direitos Fundamentais: Riscos Do Ativismo Judicial Para a Harmonia Entre Poderes.Narciso Ferreira de Menezes & André Studart Leitão - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):176.
    O presente estudo propõe-se a analisar as medidas e os limites de precaução adotados pelos Poderes da República. Pretendem-se investigar as premissas em que estão fundamentadas as ações do Poder Judiciário, resultando no ativismo judicial. Ponderam-se, ainda, os limites do ativismo judicial e a harmonia entre Poderes. Ressaltam-se a importância atual da temática e a necessidade de exploração de suas repercussões para a construção social. A pesquisa, de viés qualitativo e de cunho exploratório, será lastreada em levantamento bibliográfico e dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    Leibniz: Ação Racional e Fraqueza da Vontade.André Chagas Ferreira de Souza - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 18:7-21.
    This article is an attempt to investigate a classic problem associated with the human action that can be extracted from the Leibnizian texts about the weakness of will, an issue emblematically briefed by Ovide: “I see clearly which [way] is better, and I know it is right, yet I follow the way that is worse”. The author of the Theodicy seems to suggest a way to understand the phenomenon of akrasia. A good source for this research is his work New (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    An MRI Study of the Metabolic and Structural Abnormalities in Obsessive-Compulsive Disorder.Juliana B. De Salles Andrade, Fernanda Meireles Ferreira, Chao Suo, Murat Yücel, Ilana Frydman, Marina Monteiro, Paula Vigne, Leonardo F. Fontenelle & Fernanda Tovar-Moll - 2019 - Frontiers in Human Neuroscience 13.
  21.  13
    Cognitive Health and Differential Cortical Functioning in Dissociative Trance: An Explorative Study About Mediumship.Karleth Costa Spindola-Rodrigues, Renandro de Carvalho Reis, Caio Macedo de Carvalho, Socorro D’Paula Nayh Leite Loiola de Siqueira, Antonio Vitor da Rocha Neto & Kelson James Almeida - 2022 - Frontiers in Psychology 13:874720.
    AimTo evaluate the cognitive functioning of subjects practicing trance mediumship in Brazil.MethodThe study was based on the measurement of cognitive functions of 19 spirits mediums through neuropsychological tests such as the Brief Cognitive Screening Battery, the Verbal Fluency Test, the digit span test, the cube test, the five digit test and an evaluation of mental health through scales such as the Beck Depression Inventory, the Self-Report Questionnaire, and the Trauma History Questionnaire. The sample included the participation of spirit mediums divided (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  29
    Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. [REVIEW]Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva & Maria de Fátima da Silva Verdeaux - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):244-266.
    O presente texto busca na epistemologia de Thomas Kuhn aportes teóricos sobre a forma como a Ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma Ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, Ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e Ciência extraordinária, com base na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos que permitem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Copa do mundo 2014: para que? E para quem? Um estudo sobre a percepção do brasileiro sobre os principais objetivos e público-alvo envolvidos no planejamento de um megaevento esportivo.Márcio Oliveira Guerra & Ana Paula Moratori Ferreira - 2014 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (24).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Libros reseñado: Colombia: democracia y paz. Editor: Alfonso Monsalve Solorzano.Paula Cristina Mira, Sergio B. Muñoz & Andrés E. Saldarriaga - 2005 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 31:149-153.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    An interview with Stefan Lorenz Sorgner.Keoma Ferreira Antonio & Cinara Maria Leite Nahra - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e41154.
    Prof. Dr. Stefan Lorenz Sorgner combines two essential attributes: He is one of the brilliant minds of our times, and his specialization is on one of the most relevant discussions on philosophy, Trans/Post/Metahumanism. He received his BA from King’s College/University of London, his MA by thesis from the University of Durham, UK, and his Dr. Phil. from the University of Jena, Germany. In recent years, he taught at the University of Jena, University of Erfurt, University of Klagenfurt, Ewha Woman’s University (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  31
    Psicologia e Inclusão.Ana Paula Camilo Ciantelli & Lúcia Pereira Leite - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):97-132.
    Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Revisão do pensamento conservador: ideias e política no Brasil.Gabriela Nunes Ferreira & André Botelho (eds.) - 2010 - São Paulo: FAPESP.
    'Revisão do Pensamento Conservador' apresenta alguns resultados do Projeto Temático Fapesp 'Linhagens do Pensamento Político-Social Brasileiro' desenvolvidos por seus integrantes e outros pesquisadores interlocutores do projeto. O livro procura oferecer uma visão de conjunto das configurações assumidas pelo pensamento conservador em diferentes momentos da vida intelectual brasileira, em algumas tradições políticas e em diferentes autores, como Visconde do Uruguai, José de Alencar, Alberto Torres, Gilberto Freyre, Gustavo Corção e outros.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  36
    Neural correlates of reward processing in healthy siblings of patients with schizophrenia.Esther Hanssen, Jorien van der Velde, Paula M. Gromann, Sukhi S. Shergill, Lieuwe de Haan, Richard Bruggeman, Lydia Krabbendam, André Aleman & Nienke van Atteveldt - 2015 - Frontiers in Human Neuroscience 9.
  29.  33
    Improving access to community-based pulmonary rehabilitation: 3R protocol for real-world settings with cost-benefit analysis.Alda Marques, Cristina Jácome, Patrícia Rebelo, Cátia Paixão, Ana Oliveira, Joana Cruz, Célia Freitas, Marília Rua, Helena Loureiro, Cristina Peguinho, Fábio Marques, Adriana Simões, Madalena Santos, Paula Martins, Alexandra André, Sílvia De Francesco, Vitória Martins, Dina Brooks & Paula Simão - 2019 - BMC Public Health 19 (1):676.
    Pulmonary rehabilitation has demonstrated patients’ physiological and psychosocial improvements, symptoms reduction and health-economic benefits whilst enhances the ability of the whole family to adjust to illness. However, PR remains highly inaccessible due to lack of awareness of its benefits, poor referral and availability mostly in hospitals. Novel models of PR delivery are needed to enhance its implementation while maintaining cost-efficiency. We aim to implement an innovative community-based PR programme and assess its cost-benefit. A 12-week community-based PR will be implemented in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Alfonso Monsalve Solórzano: Colombia: democracia y paz.Paula Cristina Mira B., Sergio B. Muñoz F. & Andrés E. Saldarriaga M. - 2005 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 31:149-153.
    Alfonso Monsalve Solórzano: Colombia: democracia y paz. Medellín, Fondo Editorial Universidad Pontificia Bolivariana, 1999, pp. 378.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    O Conceito de Liberdade (Freiheit) Como Fundamento da Noção de Educação (Bildung) Em Hegel.André Gustavo Ferreira da Silva - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 17:3-13.
    Discutimos a relação entre liberdade e educação em Hegel. Primeiramente, apresentaremos a noção de liberdade como sendo processo histórico-dialético. Depois, apresentaremos a noção de Educação em Hegel. Objetivamos demonstrar que, para Hegel, a noção de liberdade fundamenta a noção de Bildung, em que o movimento progressivo da educação (Bildung) ao longo da história da humanidade é uma efetivação do progresso na consciência da liberdade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela instantaneidade e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Educação e diversidade cultural: culturas indígenas e africanas na sala de aula.Márcia Solange Volkmer, Ana Paula Castoldi, Élin Regina Westenhofen, Jéssica Riedi, Júlia Leite Gregory & Marina Johann - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):52.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Educação e diversidade cultural: culturas indígenas e africanas na sala de aula.Márcia Solange Volkmer, Ana Paula Castoldi, Élin Regina Westenhofen, Jéssica Riedi, Júlia Leite Gregory & Marina Johann - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):52.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    A desrepresentação do "outro" nos trabalhos de vídeo-arte de Maurício Dias e Walter Riedweg.Fernando Do Nascimento Gonçalves, Andre Gomes & Ana Paula Santos - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Reseña de "Do Sentir e do Pensar. Ensaio para uma antropologia (experiencial) de matriz poética" de Paula Cristina Pereira.Manuel Ferreira Patricio - 2008 - Utopía y Praxis Latinoamericana 13 (43):158-161.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    El problema del ser y del tener: reflexiones en perspectiva antropológica.Paula Cristina Ripamonti - 2014 - Cuyo 31 (1):69-83.
    A partir de un texto de Arturo Andrés Roig, se propone un ejercicio reflexivo acerca de la dimensión antropológica del problema del ser y del tener. A través de la confrontación de dos relatos míticos pertenecientes a tradiciones diferentes, una de origen indoeuropeo y otra latinoamericana, se muestra la posibilidad de interpelar y replantear la pregunta por lo humano atendiendo a los principios de entidad y de tenencia que la atraviesan, de modo complejo, fáctica y axiológicamente. El artículo invita a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Um encontro com Ferreira Gullar | An encounter with Ferreira Gullar.Ana Paula Kojima Hirano - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):396-413.
    Um encontro com Ferreira Gullar compartilha com os leitores as muitas formas em que uma coisa está em outra. O momento transformador desse encontro marcado entre entrevistador e entrevistado se manifesta aqui em forma de reflexão, diálogo, relato, memória, ensaio fotográfico e, também, poesia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Agustina Bessa-Luís & Paula Rego: As Meninas ou uma 'proposta de linguagem'. Apropriação e ressignificação.Cláudia Capela Ferreira - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):30-51.
    Este artigo pretende demonstrar o diálogo estabelecido entre Agustina Bessa-Luís e Paula Rego sobre a figuração de mulher(es), partindo da obra As Meninas. Este diálogo torna-se um solilóquio por parte de Agustina Bessa-Luís, cuja interpretação da obra da pintora tende a refletir o próprio universo, pelo que o presente trabalho, elaborado segundo uma vertente comparatista, dado o teor intertextual e interarte em que se baseia, não examina unicamente as confluências da poética de Bessa-Luís e Rego, como acede à leitura (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Ensino Religioso: abordagens, convergências e divergências entre as escolas “Madre Paula” e “Adão de Fátima Pereira” em Belo Horizonte e Sabará. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Pont. Univers. Católica de M.Gerais, PPGCR, B. [REVIEW]Adélio Ferreira Alves - 2012 - Horizonte 10 (28):1477-1479.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Response: Commentary: Seeing the conflict: an attentional account of reasoning errors.André Mata & Mário B. Ferreira - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Metacognition in moral decisions: judgment extremity and feeling of rightness in moral intuitions.Solange Vega, André Mata, Mário B. Ferreira & André R. Vaz - 2020 - Thinking and Reasoning 27 (1):124-141.
    This research investigated the metacognitive underpinnings of moral judgment. Participants in two studies were asked to provide quick intuitive responses to moral dilemmas and to indicate their fee...
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43. Cddi 149.94 logicism: Fregean and neo-Fregean'marco Ruffino.Largo de Sao Francisco de Paula - 1998 - Manuscrito 21:149.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Donare: figure di un gesto controverso.Luisa De Paula - 2014 - Roma: Aracne editrice S.r.l..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Uma interface entre o eu-corpo na psicanálise freudiana e o corpo próprio na fenomenologia do corpo.Fabio Caprio Leite de Castro & Cristian Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34968.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar, desde a psicanálise freudiana, um caminho possível que a leva ao encontro da filosofia de orientação fenomenológica. Em O eu e o isso, de 1923, Sigmund Freud emprega uma nova noção pouco explorada na literatura psicanalítica: o eu-corpo. O escopo de nossa análise delimita-se à interpretação e à explicitação da noção de eu-corpo tal como esta foi apresentada por Freud, confrontando-a com a fenomenologia em Merleau-Ponty e Michel Henry. Para tanto, propomos uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Um diálogo latino-americano: bioética & Documento de Aparecida.Dalton Luiz de Paula Ramos (ed.) - 2009 - [São Paulo, Brazil]: PUC-SP, Núcleo Fé e Cultura.
    Este livro foi elaborado na confluência de dois diálogos possíveis e necessários, um entre bioética e realidade latino-americana e outro entre doutrina católica e pensamento laico. A partir do Documento de Aparecida, o mais importante entre os documentos recentes da Igreja latino-americana, discute a relação entre ética, sociedade, desigualdades sociais e experiência religiosa. Apresenta reflexões sobre a dignidade e os direitos da pessoa humana; a defesa da vida e a autonomia do indivíduo; as relações entre justiça, exclusão social, solidariedade e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  10
    Defesa do humano.Fabio Caprio Leite de Castro & Luã Jung - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e39055.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Una política existencial.G. Jaramillo & Francisco de Paula - 1967 - [Bogotá,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada.Juliana Aparecida de Paula Schuller, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Paulo de Tarso Nazar, Cléria Maria Lobo Bittar & Maria Georgina Marques Tonello - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudoobjetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do curso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    A few notes on women and the university in Brazil.Marina Pelluci Duarte Mortoza, Priscilla Adriane Ferreira Almeida & Priscilla Gontijo Leite - 2021 - Feminist Theory 22 (3):483-493.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000