8 found
Order:
  1.  43
    A estrutura fundamental da eucaristia. Verheul, ambroos. São Paulo: Paulinas, 1982. Isbn 82-1440.Antonio Wardison C. Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 133.
    A reforma litúrgica, ocasionada pelo Concílio Vaticano II, provocou inúmeras mudanças no interior da ação celebrativa. Todas elas buscaram garantir uma participação ativa, consciente e frutuosa do povo na celebração. No entanto, ainda que plausível tal tentativa, a liturgia não se tornou claramente conhecida e operada. A presente obra A estrutura Fundamental da Eucaristia, de Ambroos Verheul, procura resgatar os valores básicos da teologia eucarística, no seu aspecto bíblico e litúrgico-sacramental. E, com isso, apresentar o que de fato constitui a (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    Catequese católica no brasil: Para Uma história da evangelização.Antonio Wardison C. Silva - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):91-94.
    O autor desta obra, Oscar de Figueiredo Lustosa, é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, escritor de várias obras com ênfase à pesquisa histórica da Igreja no Brasil e na América Latina. Por isso, sua formação acadêmica dá pressupostos legítimos para desenvolver a presente abordagem: o desenvolvimento histórico da catequese no contexto eclesial brasileiro. O texto está dividido em cinco capítulos e seu objetivo é percorrer a gênese e a evolução da catequese e da evangelização no Brasil.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  30
    A Plenitude da Salvação Em Jesus.Cézar Teixeira & Antonio Wardison C. Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 04.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    A plenitude da salvação em Jesus.Prof Dr Cézar Teixeira & Antonio Wardison C. Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):04-17.
    Jesus é o Verbo de Deus encarnado. Nascido de Maria atuou na história, foi condenado, morto e sepultado, mas ressuscitou glorioso e foi reconhecido pelos Apóstolos como o Cristo. O percurso humano de Jesus esteve sempre no coração da fé cristã. Deus e homem, Jesus é perfeito na sua humanidade, dotado de inteligência e vontade, como todos os humanos. Agindo livremente como homem, deu sua vida por amor. Como homem, é verdadeiramente Salvador, no seu gesto de total acolhimento da vontade (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Premissas do pensamento ético de Tomás de aquino.Antonio Wardison C. Silva & Cézar Teixeira - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):p - 32.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Eclesiologia do concílio vaticano segundo.Prof Dr Cézar Teixeira & Antonio Wardison C. Silva - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):17-28.
    O presente texto tem a finalidade de identificar e explicitar a eclesiologia do Concílio Vaticano II. Nesta perspectiva, procura demonstrar, através de uma análise histórica e teológica, a mudança da Igreja em relação ao seu diálogo com o mundo e em relação à sua própria missão evangelizadora. Fundamentalmente, o texto aborda esta “virada copernicana” em três vertentes, uma Igreja: dialogal, aberta para o mundo; “povo de Deus”, onde todos têm o chamado comum; e particular: fundada na sua dinamicidade e comunhão. (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Eclesiologia do concílio vaticano segundo.Cézar Teixeira & Antonio Wardison C. Silva - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 17.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Premissas do pensamento ético de Tomás de aquino.Antonio Wardison C. Silva & Prof Dr Cézar Teixeira - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):32-45.
    Este texto apresenta as premissas da ética de Tomás de Aquino, particularmente, o contexto histórico e cultural que prepararam o pensar de Tomás até a elaboração do seu pensamento moral. Nesta perspectiva, é apresentado a efervescência do aristotelismo nos séculos XII e XIII e os principais pensadores que resgataram Aristóteles no Ocidente; os elementos fundamentais que Tomás absorveu de Aristóteles e, com isso, a interpretação e apropriação da filosofia do estagirita; e, fundamentalmente, os elementos essenciais que Tomás buscou, em Aristóteles, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark