Results for 'BNCC'

27 found
Order:
  1.  8
    O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC.Franc Lane Carvalho do Nascimento & Maria Nathália Bastos Lima - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):190-208.
    Este trabalho analisa a importância da disciplina Filosofia no Ensino Médio em vista das atuais políticas públicas educacionais brasileira. Abordamos a Filosofia no Ensino Médio de acordo a Lei n.13.415/17 que alterou o Artigo 36 da Lei n. 9. 394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, Lei n.11.648 de 2008, Resolução de n° 04 de 2010, as denominadas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017. Nesta pesquisa bibliográfica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  10
    Algumas Abordagens Sobre Educação Infantil e Bncc (Base Nacional Comum Curricular) Na Educação Remota.Wilma Amâncio da Silva, Giselle dos Santos Ventura, Pedro Paulo Farias de Oliveira & Wellington Amâncio da Silva - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Esta investigação apresenta algumas abordagens acerca da Educação Infantil, acrescentando um debate sobre Educação remota que foi proposta em 2020 até 2021 devido aos problemas sanitários da pandemia global do vírus covid-19. Além disso, trata de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as principais teorias para fundamentar a prática pedagógica na Educação Infantil, que promovam variadas possibilidades de aprendizagem do educando, refletindo sobre a aplicabilidade da BNCC.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC.Fábio Rodrigo Fernandes Araújo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:356-370.
    Na história educacional, em particular nos PCNS (1997), a ética adquire o status de tema transversal para uma educação básica de qualidade, quando são inseridos os conceitos de justiça, dialogo, afetos e emoções, reciprocidade, diálogo e racionalidade enquanto conteúdos comuns para as práticas pedagógicas e para os conhecimentos específicos das disciplinas. Na BNCC, a referência exata a esse conceito se faz nas competências gerais 6, 7, 9 e 10, como também, na menção do termo formação que está presente na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC.Igor Salomão Teixeira & Nilton Mullet Pereira - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):16.
    Resumo Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com cabeça, coração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica.Marcel Alvaro de Amorim & Victor Alexandre Garcia Souto - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):98-121.
    RESUMO Com base na noção de currículo como uma arena de embates discursivos, este artigo tem por objetivo principal analisar de que modo a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa e Literaturas compreende os conceitos de fruição e de leitor-fruidor. Com efeito, é nossa intenção compreender como a ideia de leitura literária é proposta por esse documento oficial curricular. Para tanto, as habilidades e conteúdos indicados pela Base Nacional Comum Curricular foram analisados a partir de uma perspectiva metodológica interpretativista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia de Oliveira Alencar Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    This article arises from the dialogue between three researchers who have dedicated an expressive part of their academic careers to look at the practice of reading, especially literary as a possibility for more critical personal and social participation. However, in a country where books are still expensive and most people do not have the purchasing power to buy them, it is undeniable that the discontinuity of public reading policies comes in the process contrary to the formation of literary readers. Furthermore, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Guilherme de Ockham e o Ensino de Filosofia.Willian Saraiva Borges & Cleber Duarte Coelho - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):94-104.
    Este artigo objetiva sustentar a hipótese de que sob o procedimento metodológico-filosófico assumido por Guilherme de Ockham em suas Oito questões, subjaz, de forma velada, uma possível metodologia de ensino de Filosofia, a qual poderia representar uma significativa diretriz frente às atuais discussões concernentes ao ensino de Filosofia na Educação Básica. Nesse sentido, buscaremos estabelecer algumas aproximações, ainda que breves, entre o pensamento de Ockham e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, sobretudo no que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Sobre a atualidade e pertinência das críticas de Nietzsche à educação de seu tempo.José Elielton Sousa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):88-98.
    This text aims to demonstrate the relevance and relevance of Nietzsche's criticism to the education of his time, especially those made in the text On the future of our educational establishments, in view of the purposes and objectives of Brazilian education, especially of basic education in high school, described in the Law of National Education Guidelines and in The Common National Curricular Base.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Ensino Religioso: contextos e perspectivas atuais.Élcio Cecchetti - 2020 - Horizonte 18 (55):10-10.
    Religious Education: current contexts and perspectives Editorial - Dossier: Religion and Education Horizonte, Belo Horizonte, Vol. 18, n. 55, Jan./Apr. 2020.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais: Perspectivas Subjacentes à Base Nacional Comum Curricular.Adriana Richit, Leticia Stein & Marisol Vieira Melo - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023007.
    Neste estudo nos referimos à Educação Matemática como perspectiva para uma abordagem coerente, crítica e reflexiva da Matemática, concebida como uma dimensão do conhecimento comprometida com a formação de pessoas questionadoras e participantes no processo de mudança da realidade, ou seja, matematicamente letradas. Baseado neste entendimento, o artigo aborda as perspectivas subjacentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental na direção da concretização da alfabetização e do letramento matemático. A análise, de natureza qualitativa, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes.Paulo Sergio Fochi - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:52-72.
    Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional Comum Curricular (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que a exposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    O Ensino Religioso Como Proposta de Educação Intercultural e Possibilidades de Combate À Intoler'ncia Religiosa Na Baixada Fluminense.Gerson Lourenço Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:79-94.
    Dentre variados setores desafiados, a Educação Básica, oferecida pelas escolas públicas municipais e estaduais, pode ser instada a desempenhar um papel primordial no combate a toda forma de discriminação e intolerância, contribuindo de maneira fundamental para a construção de uma cultura de paz e particular na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, cenário de múltiplas necessidades e desafios políticos e sociais. Mas, de que tipo de educação e prática educativa ter-se-ia em vista para esse fim? Haveria uma área (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    A Linguagem Musical Na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.Marcelo Schaedler Massario, Juliane Marschall Morgenstern & Noemi Boer - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-11.
    Este artigo tem por objetiva geral descrever a linguagem musical sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, conforme Vygotsky, seu principal representante. Neste sentido, procura-se também entender o conceito de mediação, como elemento articulador entre linguagem musical e o fenômeno pedagógico, produzido nos enredos intersubjetivos de professores e alunos. Nessa perspectiva, e com as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra a música no ensino de Arte, identifica-se a relevância da linguagem musical na formação cidadã de estudantes da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    A Etnomatemática e a reforma curricular brasileira.Cassio Cristiano Giordano, Olenêva Sanches Sousa & Claus Haetinger - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:178-188.
    A Etnomatemática, segundo Ubiratan D’Ambrosio, constitui uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática politicamente engajada, voltada para transformação social e para a recuperação da dignidade cultural dos indivíduos. Entretanto, em um dos momentos mais críticos para o povo brasileiro, em plena crise sanitária e econômica da pandemia de Covid-19, por uma infeliz coincidência, atravessamos uma ampla reforma curricular impulsionada publicação da “Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, em 2018, documento norteador dos currículos nacionais que ignorou a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética.Ester Maria Heuser & Adriana Muniz Dias - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021033.
    Este artigo considera a marcante instabilidade da Filosofia nos currículos da Educação brasileira, assim como seu desaparecimento como disciplina, na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular. Apresenta as prováveis alterações que esse documento promoverá na Educação, referente à formação de professores, ao impacto político e à autonomia docente na criação de aulas, para, então, dedicar-se aos espólios filosóficos restantes na Base, sobretudo àqueles relativos à ética. Mostra que a dimensão ética atravessa o documento e está presente nas “Competências Gerais” (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena.Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo & José Carlos Batista Magalhães - 2022 - Odeere 7 (3):122-139.
    A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Educação Em Religiosidade: Desafios e Perspectivas.Sonia de Itoz - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:184-196.
    O objetivo deste artigo é trazer presente desafios e perspectivas que se colocam para uma educação em religiosidade no contexto da educação básica. O termo religiosidade é compreendido e assumido aqui como condição do ser humano, no aspecto do antropológico, razão pela qual fundamenta-se nos estudos e análises de diferentes ciências sociais. Tomamos como referência, para uma compreensão de religiosidade, estudos da Psicologia do desenvolvimento humano, tendo como parâmetro o desenvolvimento pessoal e moral em Kohlberg, e o desenvolvimento da religiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    As Novas Configurações Para o Ensino de Sociologia Frente a Base Nacional Comum Curricular Para o Ensino Médio.Elizabeth José Campos - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo tem como objetivo analisar os objetivos educacionais quanto ao ensino da disciplina Sociologia, historicamente construídos, e suas possíveis implicações no presente, frente as novas formulações legais para o ensino médio, BNCC (2018), enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidadespara as decisões pedagógicas do ensino. São utilizadas produções teóricas sobre politicas de currículo, assim como as produções de diferentes autores sobrea história da inserção da Sociologia no ensino médio. Tais questões, destaca que a movimentação do discurso curricular, relacionada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Geografia, (des)interesse e (des)conhecimento em períodos de ultradireita.Rosalvo Nobre Carneiro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:277-291.
    A Geografia se institucionalizou na segunda metade do século XIX, na Alemanha e na França, como uma ciência empírico-analítica. Entre 1950 e 1970 se constituiu como uma ciência histórico-hermeneútica e, em seguida, como uma ciência crítica. No Brasil, o saber geográfico atravessou diferentes períodos históricos marcados pela ultradireita. Diante disso, procura-se interrogar em que medida, com o retorno ao ultraconservadorismo pós-Golpe de Estado de 2015 no Brasil, o interesse emacipatório que orienta as ações na área da Geografia acadêmica e escolar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um ator?Cláudia Garcia Cavalcante & José Luiz de Souza Santos - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):156-175.
    RESUMO Este artigo visa promover um diálogo entre os sentidos de “protagonismo” nos campos teatral e educacional, a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Para tanto, analisa enunciados presentes em uma pesquisa documental, considerando as ocorrências da palavra “protagonismo” entre os sentidos emergentes, a fim de estabelecer possíveis pontos de contato com a categoria bakhtiniana de autoria. Para a investigação, partimos do texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    O Ensino de Filosofia Através da Cinematografia No Novo Ensino Médio.Andreia Brito Araujo - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):250-267.
    Neste trabalho, trataremos primeiramente sobre o ensino de filosofia no novo ensino médio. Iremos abordar algumas das competências e habilidades presentes na nova BNCC e apontar como elas apresentam um cunho filosófico. Além disto, falaremos também um pouco sobre as novas metodologias, principalmente a partir da perspectiva de Silvio Gallo, e pensaremos novas maneiras de adotar estas metodologias dentro do ensino de filosofia do novo ensino médio a partir da perspectiva do uso da cinematografia no ensino de Filosofia. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    A Bnc-Formação: Uma Lacuna Para a Perspectiva da Formação Permanente.Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    O presente artigo busca problematizar as questões acerca da produção de uma Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, BNC-Formação, (BRASIL, 2019) que ancora a formação docente no Brasil em uma concepção de resolução de problemas e voltada apenas para a aplicabilidade de um currículo como previsto na BNCC. Na perspectiva brasileira de inacabamento do sujeito proposto por Paulo Freire (1992, 2009,2010) e compondo uma compreensão de formação permanente descrita por Gaston Pineau (1985, 2003) (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark