Order:
  1.  3
    O Gosto E o Grotesco.Bento Itamar Borges - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):166.
    Nosso estudo explora a força crítica do grotesco, que teve na obra de Wolfgang Kayser abordagem pioneira, entre a literatura e a pintura. O fenômeno é anterior ao séc. XV, quando se tornou o estilo dominante de ornamentação, mas sob influência de elementos oníricos e da commedia dell’arte seria elevado à categoria estética. As observações pré-críticas de Kant sobre o belo e o sublime não equacionam grotesco e mau gosto. Victor Hugo, no prefácio de sua peça sobre Cromwel, defende o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    A Fenomenologia do Espírito como romance de formação.Bento Itamar Borges - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):158-177.
    J.W. Goethe concluded in 1795 his novel Wilhelm Meister’s Apprenticeship. Twelve years later, Hegel would publish his Phenomenology of Spirit. His “science of the experience of consciousness” and this new kind of novel appeared in historical conditions leading both literature and philosophy to pay attention to culture and to cultivation of identity by the hero himself. Goethe and Hegel converge in two masterpieces, close to each other in many aspects. This paper aims to present Hegel’s Phenomenology as an example of (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Verdade E ficção em textos utópicos.Bento Itamar Borges - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Considerados do ponto de vista da teoria literária, os textos filosóficos que tratam explicitamente da política caem sobretudo sob os gêneros do tratado e do ensaio, mas, indiretamente, a teoria política sofre a influência das utopias, literárias ou experimentadas de fato. A validade de um tratado – e certamente também da enviesada crítica da economia política – depende do método que o sustenta, ao passo que no ensaio pesam as credenciais daquele que emite uma opinião. Por fim, cabe questionar o (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark