10 found
Order:
  1. FORNET-BETANCOURT, Raul (Herausgeber/editor). Migration und Interkulturralität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade].Bento Itamar Borges - 2008 - Educação E Filosofia 19 (38):199-203.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Moacir Bortolozo.Bento Itamar Borges & Humberto Aparecido de Oliveira Guido - 2008 - Educação E Filosofia 17 (34):299-303.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    A Fenomenologia do Espírito como romance de formação.Bento Itamar Borges - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):158-177.
    J.W. Goethe concluded in 1795 his novel Wilhelm Meister’s Apprenticeship. Twelve years later, Hegel would publish his Phenomenology of Spirit. His “science of the experience of consciousness” and this new kind of novel appeared in historical conditions leading both literature and philosophy to pay attention to culture and to cultivation of identity by the hero himself. Goethe and Hegel converge in two masterpieces, close to each other in many aspects. This paper aims to present Hegel’s Phenomenology as an example of (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    O Gosto E o Grotesco.Bento Itamar Borges - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):166.
    Nosso estudo explora a força crítica do grotesco, que teve na obra de Wolfgang Kayser abordagem pioneira, entre a literatura e a pintura. O fenômeno é anterior ao séc. XV, quando se tornou o estilo dominante de ornamentação, mas sob influência de elementos oníricos e da commedia dell’arte seria elevado à categoria estética. As observações pré-críticas de Kant sobre o belo e o sublime não equacionam grotesco e mau gosto. Victor Hugo, no prefácio de sua peça sobre Cromwel, defende o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Verdade E ficção em textos utópicos.Bento Itamar Borges - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Considerados do ponto de vista da teoria literária, os textos filosóficos que tratam explicitamente da política caem sobretudo sob os gêneros do tratado e do ensaio, mas, indiretamente, a teoria política sofre a influência das utopias, literárias ou experimentadas de fato. A validade de um tratado – e certamente também da enviesada crítica da economia política – depende do método que o sustenta, ao passo que no ensaio pesam as credenciais daquele que emite uma opinião. Por fim, cabe questionar o (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Uma Revisão Das Pretensões Universalistas da Hermenêutica/A Revision of the Universalist Claims of Hermeneutics.Bento Itamar Borges - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):64.
    Resumo: As disputas acadêmicas entre, de um lado, as posturas metodologicas da crítica as e da hermenêutica, e, de outro, acerca da divisao e da hierarquia entre ciencias humanas e ciencias naturais, vieram inspirar em meados do século XX uma aposta na crescente influência da interpretação, que implicava até mesmo na preponderância da compreensão sobre a explicação. Este artigo retoma um estudo sobre as "pretensões universalistas da hermenêutica" em três autores: Habermas, Gadamer e Bubner. E, para atualizar o debate, indica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Richard Rorty: emplazamiento a la tradición filosófica. [REVIEW]Bento Itamar Borges - 2010 - Educação E Filosofia 24 (47):191-196.
    NAVIA, RICARDO. Richard Rorty: emplazamiento a la tradición filosófica. Montevidéu, Universidade de la República, 2008, 256 p..
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Formação E Perspectividade. Controvertibilidade E Proibição De Doutrinação Como Componentes Básicos Da Formação E Da Ciência. Wolfgang Sander.Bento Itamar Borges - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):757-784.
    Na discussão acadêmica alemã sobre a formação política, os princípios da controvertibilidade e da proibição da doutrinação valem, desde o Consenso de Beutelsbach, no final da década de 1970, como critérios de qualidade fundamentais e consensuais para a práxis pedagógica. Esta contribuição investiga se e em que sentido esses princípios poderiam, indo além da formação política, reivindicar validade para todo o âmbito da educação, e, de modo especial, para as escolas. Isso será feito em três passos: primeiramente, a partir do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Controvertibilidade Sem Controvérsia? Marcelo Dascal.Bento Itamar Borges - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):785-792.
    Wolfgang Sander propõe uma inovação significativa no pensamento pedagógico atual. Em termos conceituais, sua sugestão é renovar o conceito de “Bildung”, do século XIX, por meio da inserção da controvertibilidade e da perspectividade como componentes essenciais do processo de ensino e aprendizagem, bem como do ideal de uma pessoa “instruída”.2 Essa mudança conceitual, defende ele, requer uma alteração paralela nas noções de conhecimento e ciência, as quais ele propõe encarar do ponto de vista “construtivista”. Na prática, a implementação dessa ideia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Educação e consenso em Habermas. [REVIEW]Bento Itamar Borges - 2009 - Educação E Filosofia 23 (45):295-302.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark