Results for 'Biologia da Reprodução'

1000+ found
Order:
  1.  20
    Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação.Maria Zélia Pinto da Silva, Víctor Moita Pinheiro, Fátima Maria Nobre Lopes & Adauto Lopes da Silva Filho - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77).
    Resumo: Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, visto que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Por uma educação matemática para além da reprodução.Luciano Feliciano de Lima & Maria Francisca da Cunha - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:432-442.
    Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, debateu-se possibilidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  10
    Abordagem da Pessoa Humana Na Perspectiva Do Cérebro e Seus Limites.Welinton Ricardo da Silveira Porto - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):231-263.
    Este artigo oferece uma concepção da pessoa humana com base nas estruturas e funcionalidades do cérebro e algumas dificuldades advindas de um compromisso ontológico com o materialismo reducionista. Primeiramente, a pessoalidade será tratada sob os aspectos anatômicos, funcionais e cognitivo-comportamentais, procurando identificar alguns elementos para se afirmar a existência de uma pessoa humana. Questões sobre a redução da pessoalidade a entidades ou a processos mais básicos, ou se é possível explicar a pessoalidade por meio do organismo ou mais propriamente pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O postal ilustrado da frente ao verso: imagens mais que reprodutíveis.Maria da Luz Correia - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):117-126.
    Cruzando uma mensagem singular com uma outra massiva e reprodutível, o postal é ele próprio metáfora da problemática que suscita, a saber, a passagem dos objectos culturais do regime da “ocorrência única” ao regime da “ocorrência em massa” (Walter Benjamin). Objecto de consumo ao serviço das indústrias culturais (das artes plásticas ao turismo) e deflagrando ‘belas imagens’ desde o seu aparecimento, o postal é um instrumento exemplar da “estereotipia da sedução” (Pierre Klossowski).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    O discurso sobre reprodução entre filosofias e pinturas: de Georges Bataille a Francisco Brennand.Tainá Maívys da Silva Santiago & Natanael Duarte de Azevedo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):202-219.
    O erotismo, de Georges Bataille a Francisco Brennand, foi assimilado ao processo da reprodução em discursos que inconscientemente, ou não, garantiram à mulher uma função canônica em todas as sociedades. A mulher, tanto na filosofia de Bataille quanto nas pinturas de Brennand, são celebradas por sua função reprodutora e, com isso, essencialmente eróticas. Neste trabalho discutiremos a construção desse discurso e suas implicações, demonstrando como o conceito de violência e erotismo estabelece dependência entre si no pensamento desses dois homens. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A controvérsia sobre as estradas paralelas de Glen Roy: uma justificação dos procedimentos de Darwin.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):59-72.
    Uma importante categoria filosófica conceitual para a compreensão de uma produção científica é a noção de autoridade cognitiva; autoridades atuam como agentes causais de certas produções científicas. A historiografia costuma dar muita atenção a influências que redundam em casos de sucesso científico. No entanto, há um caso na história da biologia em que o uso de autoridades cognitivas resultou em um fracasso teórico: a derrota de Charles Darwin (1809-1882) para o geólogo suíço Louis Agassiz, (1807-1873) na controvérsia sobre as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Romaria do Bom Jesus da Lapa: reprodução social da família e identidade de gênero feminina.Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - 2018 - Horizonte 16 (49):399-401.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    As contribuições de Bourdieu para a analise do Campo educacional.Tomaz Tadeu da Silva - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):243-247.
    O texto assinala que os estudos e pesquisas de Pierre Bourdieu apresenta uma clara identificação com a educação e com a análise educacional. Observa que no Brasil, até bem pouco tempo, a abordagem desse autor esteve associada com uma de suas obras A reprodução, sendo por isso transformado num pedagogo ou num filósofo educacional, cuja pedagogia devia ser rejeitada em nome de um humanismo otimista, que era justamente o que ele estava criticando. Mais recentemente, no entanto, verifica-se que Bourdieu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    O Estatuto Do Singular: Estratégias e Perspectivas.Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha & Gil da Costa Santos (eds.) - 2008 - Lisbon: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    O tradicional problema do conhecimento do singular mantém-se hoje em dia: o impasse assinalado por Aristóteles prevalece na maioria das ciências actuais que lidam precisamente com casos particulares, contingentes, imprevisíveis, que escapam ao enquadramento nos modelos categoriais. Este Colóquio sobre O Estatuto do Singular constituiu um desafio para todos aqueles que em diversas áreas filosóficas e científicas se enfrentam com a necessidade de repensar modelos e estratégias aplicáveis ao caso prático, à decisão, à acção, à inovação, à invenção; noções como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  51
    José Barbosa de Sá's idea of nature, with special reference to plants.Rafael Dias da Silva Campos & Christian Fausto Moraes Dos Santos - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):519-545.
    RESUMOEste artigo visa discutir elementos filosóficos presentes na obra de José Barbosa de Sá. Buscamos analisar o sistema de classificação botânica do autor, observando a relação com a construção de analogias e similitudes, avaliando em que medida tais ideias se coadunavam com concepções religiosas. Procuramos ainda discutir o conhecido debate sobre a reprodução vegetal no século XVIII, analisando concepções não acadêmicas. ABSTRACTThis article aims to discuss philosophical elements of the work of José Barbosa de Sá. We seek to analyze (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Pensar como uma montanha: a leitura da paisagem por Aldo Leopold (1887-1948).Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias & Fernanda da Rocha Brando - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):141-159.
    Aldo Leopold (1887-1948) foi um professor e pesquisador que contribuiu para o campo da ecologia da vida selvagem, destacando-se no ambientalismo norte-americano do século XX. O objetivo deste artigo é discutir sob uma perspectiva filosófica a conservação da biodiversidade adotada por Aldo Leopold a partir de análise de trechos da sua última obra A sand county almanac and sketches here and there (1949). O livro, elaborado em seus anos de experiência na fazenda da família, apresenta uma série de ensaios com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  55
    O êxtase de Teresas: o sacro e o profano na Literatura e nas Artes (The ecstasy of Teresas: the sacred and the profane in the Literature and in the Arts) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p843. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2013 - Horizonte 11 (31):843-866.
    No altar da Igreja de Santa Maria della Vittoria, encontramos a bela escultura de Bernini, denominada “O êxtase de Santa Teresa”. Símbolo da entrega ao gozo espiritual, a escultura do artista italiano representa Santa Teresa de Ávila recebendo do anjo a seta do amor divino, reprodução perfeita do êxtase místico e religioso. Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de Teresas na literatura brasileira, como heroínas divididas entre o sacro e o profano. Propomos o estudo do romance Tereza (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  51
    O uso da reprodução digital no registro e catalogação de figuras de arte rupestre em situações de impacto e alto risco.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar & Jorge Eremites de Oliveira - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de filosofia no Brasil contempor'neo.Suze Oliveira Piza - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):985-1009.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  20
    Uma leitura bergsoniana da Biologia da Cognição: implicações para a educação.Nize Pellanda - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (2):188-202.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Filosofia da Biologia.Jerzy André Brzozowski & Máida Ariane De Mélo - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):361.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Arcabouço filosófico da biologia proposto por Ernst Mayr [Ernst Mayr's Framework for a Philosophy of Biology].Luana Poliseli, Edson F. Oliveria & Martin L. Christoffersen - 2013 - Revista Brasileira de História da Ciência 6 (1):106-120.
    Known as the Darwin of the twenty-first century, the German biologist Ernst Walter Mayr (1904-2005) studied a great variety of subjects such as Ornithology, Genetics, Evolution, Classification, History, and Philosophy of Biology. This scientist was a giant of the previous century and an icon of Evolutionary Biology. He became famous for his Biological Species Concept and his conclusion that allopatry is the main cause for the origin of species. He provided a decisive contribution to the New Systematics and was the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Relação entre genética da transmissão e genética molecular: como a biologia contempor'nea interpreta os caracteres dominantes e recessivos de Gregor Mendel?Beatriz Ceschim, Matheus Ganiko-Dutra & Ana Maria de Andrade Caldeira - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (2):111-126.
    A explicação bioquímica da dominância permite a reinterpretação do fenômeno e da relação entre a genética da transmissão e a genética molecular. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as explicações de dominância e recessividade a partir da proposta de Mendel, e como a genética molecular contemporânea contribuiu nesse sentido. Para tanto, considerar-se-á alguns autores que, no século XX, procuraram explicar o fenômeno bem como aspectos referentes à articulação entre genética da transmissão e genética molecular na interpretação da dominância. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  23
    Territorialidades alternativas e hibridismos no mundo rural. Resiliência e reproduçao da sociobiodiversidade em comunidades tradicionais do Brasil e Chile meridionais.Nicolas Floriani, Francisco Ther Ríos & Dimas Floriani - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    Parte-se da idea de que as territorialidades contra-hegemônicas no mundo rural são resultantes de um duplo processo de aprendizagem e/ou adaptación: um interno ao próprio território, resultante da coevolução entre ecosisstemas e comunidades, e outro externo e entre territórios –o que envolve os processos de territorialização do capital sobre territórios tradicionais. Estas dinâmicas adaptativas dos territórios tradicionais e alternativos são expressas em hibridismos de práticas e representações sociais modernas e tradicionais acerca dos atributos reprodutivos da natureza: a fertilidad da natureza (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    A interpretação privativa da Vida E a relação circular entre biologia E ontologia.Róbson Ramos dos Reis - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (31):423.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  42
    Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento.Ana Maria Rocha de Almeida & Charbel Niño El-Hani - 2010 - Scientiae Studia 8 (1):9-10.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    O problema da forma nas ciências: Ernst Cassirer e as analogias metodológicas nas ciências da cultura e na biologia.Christian Moeckel - 2011 - Kairos 3:53-79.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  78
    Filosofia e História da Biologia.Antonio Carlos Sequeira Fernandes, Ricardo Pereira, Ismar de Souza Carvalho, Débora de Almeida Azevedo, Fernando Dias de Avila-Pires, Gerda Maísa Jensen, Maria Elice Brzezinski Prestes, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Lourdes Della Justina & Ana Maria de Andrade Caldeira - 2010 - Filosofia 5 (1).
  26. Elementi di biologia del pesce novello da semina.R. Rossi, R. TRISOlINI & P. FRanzoi - 1999 - Laguna 6:21-30.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    O problema da individuação na biologia à luz da determinação da unidade de seleção natural.Karla Chediak - 2005 - Scientiae Studia 3 (1):65-78.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  4
    Fisicalismo Experimental: A solução de Claude Bernard para um problema da Filosofia da Biologia atual/Experimental Physicalism: Claude Bernard's solution for a problem of current Philosophy of Biology.Gustavo Caponi - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):44.
    A clausura causal do domínio físico pode ser aceita sem por isso negarmos que exista genuíno conhecimento causal, capaz de nos habilitar ao controle experimental dos fenômenos, que não esteja formulado em termos físicos, e que dificilmente possa ser formulado nesses termos. A Biologia dá bons exemplos disso: tal é o caso das explicações que articuladas na base da Teoria da Seleção Natural; mas também é o caso das explicações fisiológicas. Elas, conforme Claude Bernard soube mostrá-lo, podem fornecer efetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O biodireito E a desilusão da biologia de Michel Foucault.Patrícia Marques Freitas - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    O BIODIREITO E A DESILUSÃO DA BIOLOGIA DE MICHEL FOUCAULT.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    La biologia aristotelica nella prospettiva delle opere De partibus animalium e Historia Animalium / Aristotle’s biology in the perspective of the works De partibus animalium e Historia Animalium.Michał Oleksowicz - 2019 - Cauriensia 14 (1).
    Il magistero aristotelico nella zoologia comparata rimane saldo fino a tempi di scienza moderna, perché non muta in sostanza nei secoli il metodo aristotelico costituito dalla combinazione dei dati anatomici con quelli fisiologici. Pertanto la straordinaria stabilità assunta dalla biologia aristotelica richiede una riflessione sulle fonti storiche di essa e sui fondamenti del metodo scientifico impiegato da Aristotele nel quadro del suo pensiero biologico presentato in maniera complessiva nelle opere De partibus animalium e Historia Animalium. La riflessione su alcuni (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Meios de comunicaçao na era da desinformaçao, a reproduçao do medo e sua influência na política criminal.Diego Augusto Bayer - 2016 - Ratio Juris 11 (22):117-142.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    O que é função? Debates na filosofia da biologia contemporânea.Nei Freitas Nunes-Neto & Charbel Niño El-Hani - 2009 - Scientiae Studia 7 (3):353-401.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  33.  40
    Os esquemas de reprodução de Marx e a crítica não-dialética de Rosa Luxemburg.Jadir Antunes - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo tem como objetivo mostrar o erro de Rosa Luxemburg em sua crítica aos esquemas de reprodução de Marx em O Capital. Em sua obra, O Capital, Marx demonstrava que a reprodução econômica da sociedade capitalista era um processo exclusivamente endógeno, conduzido inteiramente pela classe trabalhadora e pela classe capitalista. Segundo ele, a sociedade capitalista produzia e reproduzia os seus próprios fundamentos sem a necessidade de uma terceira classe social externa ao sistema. Rosa Luxemburg considerava que essa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Biología del tao o el camino del amar.Humberto Maturana & Y. Dávila - 2003 - Philosophica 26:125-144.
    La noción del Tao constituye una invitación a un vivir en el bien-estar psíquico y corporal, a un vivir sin esfuerzo en la unidad de toda la existencia en el hacer que surge del ver el presente cuando no hay prejuicio o expectativa. Como tal, la noción del Tao ha llevado a muchas personas a la reflexión y a la acción que busca encontrar o revelar la naturaleza de ese vivir en los ámbitos de la filosofía, la mística, y la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Sobre a Reprodução Vegetativa no Genero Kalanchoe.F. Rawitscher - 1939 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 2:3.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Geografia, Biologia e Política: Heidegger sobre lugar e mundo.Jeff Malpas - 2009 - Natureza Humana 11 (1):171-200.
    Este artigo argumenta, começando pela justaposição de Heidegger ao lado dos geógrafos Ratzel e Vidal de la Blanche, e do etologista von Uexküll, realizada por Giorgio Agamben, em seu ensaio The Open, que a estética da morada , que encontramos no último Heidegger, tem que ser entendida em termos da centralidade para o pensamento de Heidegger de um conceito que também é central para o pensamento geográfico-cultural , nomeadamente, o conceito de lugar ou ‘espaço geográfico’. A centralidade dada ao ‘geográfico’ (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  24
    Estatística, biologia evolutiva e eugenia: As publicações do jovem Ronald Fisher em The Eugenics Review.Leonardo Dallacqua de Carvalho - 2019 - Dialogos 23 (2):185.
    Este artigo analisa em perspectiva histórica a discussão eugênica do estatístico inglês Ronald Aylmer Fisher no início da sua trajetória profissional. Entre 1914 a 1919, Fisher publicou artigos e revisões de livros na revista especializada The Eugenics Review, na qual expunha a viabilidade do pensamento eugenista. Por meio de tais fontes investigo de que modo estatística e biologia evolutiva estavam ligadas às suas propostas eugênicas e qual era o contexto científico da eugenia nas primeiras décadas do século XX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. ¿Es la biología funcional eliminable?Andrea Olmos & Santiago Ginnobili - 2016 - Perspectivas 1 (2):69-100.
    RESUMEN Pocas polémicas en el ámbito de la filosofía de la biología han llevado tanto espacio como la que existen alrededor de la explicación funcional y del lenguaje funcional. Varios de los enfoques principales que han tratado de reconstruir este tipo de explicación y elucidar tal lenguaje, aunque fuertemente heterogéneos, comparten la idea de que el lenguaje funcional no es más que un modo de hablar del cual puede prescindirse, pues, asumen que el lenguaje funcional puede ser definido a partir (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  39.  13
    A biologia não conhece nenhuma moral - Jürgen Habermas.Draiton Gonzaga De Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (4):619-621.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Biología e inteligencia humana de Xavier Zubiri.Sergio Rodero Cilleros - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 33:19-42.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Freud's Trieb as instinct 1: sexuality and reproduction.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (1):73-95.
    O conceito freudiano de "impulso", ou "instinto" (Trieb), é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud em um sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de "Trieb" por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Freud's Trieb as instinct 2: aggression and self-destructiveness.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):439-464.
    O conceito freudiano de impulso ou instinto é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud num sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de Trieb por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura psicanalítica escrita (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. La utilidad de las flores: el movimiento del diseño inteligente y la biología contemporánea.Santiago Ginnobili - 2013 - Filosofia E História da Biologia, 8 (2):341-359.
    Existe una tensión entre pretender aplicar una teoría científica genuina del diseño inteligente en general al caso de los organismos vivos y defender, al mismo tiempo, una posición minimalista al respecto del diseño inteligente en la que no se afirma nada al respecto de los objetivos ni la naturaleza del diseñador. Para que el argumento del diseño tenga la fuerza pretendida, debería establecer la identidad del diseñador y sus objetivos. Por otra parte una teoría del diseño inteligente que acuda a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  44. Abordagem qualitativa sobre O tema ambiente em um livro didático de biologia: Análise do contexto sociopolítico-econômico E ambiente-tecnologia.Silvana do Nascimento Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):29-45.
    Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicamos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Ética e Biologia.Arthur Araújo - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):05-20.
    Procuro explorar uma possível base biológica que tenha relevância explicativa entre elementos da ética e o comportamento humano.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Influência da Religiosidade Na Compreensão de Evolução Por Ouvintes da Mesa-Redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”.Luciana Aguilar-Aleixo & Luiz Alberto Machado de Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:307-320.
    A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  25
    Da ontogênese à filogênese: uma velha diretriz metodológica de Freud em "Além do princípio do prazer".Marcelo Galletti Ferretti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):195-211.
    Este trabalho visa a mostrar que se pode identificar uma diretriz metodológica a qual guia as especulações de Freud em Além do princípio do prazer e que foi concebida pelo autor no manuscrito de 1895 Projeto de uma psicologia. Ela se prestou a criar condições para o recurso a explicações de ordem ontogenética e filogenética para os fenômenos detectados pela clínica freudiana. A fim de mostrar esses aspectos, primeiramente se resgata a referida diretriz em Projeto de uma psicologia e se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Teoria crítica da sociedade em Jürgen Habermas.Daniel Valente Pedroso de Siqueira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:94-110.
    O presente texto observa a teoria crítica da sociedade desenvolvida por Habermas a partir da análise das duas teses apresentadas na Teoria da Ação Comunicativa, sobre a modernidade seletiva e sobre o desacoplamento das esferas socais tematizáveis, pretendendo compreender como o avanço dos imperativos funcionais do sistema (a burocracia administrativa estatal e a economia capitalista) têm extrapolado suas áreas de atuação e aumentado ainda mais sua dinâmica sistêmica sobre o ambito da reprodução simbólica nas sociedades capitalistas do século XXI. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Explicación seleccional y explicación funcional: la teleología en la biología contemporánea.Gustavo Caponi - 2002 - Episteme 14:57-88.
    Admitiendo la distinción propuesta por Mayr entre biología funcional y biología evolutiva, sugerimos que estos dos dominios de investigación siguen dos distintos modos de considerar lo viviente que pueden ser entendidos, pero en dos sentidos diferentes, como teleológicos. Para distinguir esas dos formas de teleología hacemos una comparación entre la explicación funcional típica de la biología funcional y la explicación seleccional propia de la biología evolutiva. Cada uno de estos tipos de explicación obedece a una regla metodológica especial: la explicación (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
1 — 50 / 1000