Results for 'Brasil Fernandes de Barros'

1000+ found
Order:
  1.  4
    Linguagem, Epistemologia E Mística.Steven T. Katz & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:1334.
    Esse artigo foi originalmente publicado como capítulo do livro Mysticism and Philosophical Analysis, organizado por Steven T. Katz e publicado pela Oxford University Press em 1978. O texto trata de questões epistemológicas da mística e problematiza uma série de concepções dessa temática, tendo por principal objetivo marcar uma maneira de abordar os dados fornecidos pelos místicos, concentrando-se especialmente na tentativa de defender a concepção de que assim como as ideias são mediadas por contextos culturais, sociais e religiosos, as experiências místicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Manual de submissão de artigos para Horizonte: Open Journal System (OJS 3.0).Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte.
    O objetivo deste manual é orientar pesquisadores e autores que desejem submeter seus textos à revista _HORIZONTE._.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  78
    Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec.Brasil Fernandes de Barros - 2019 - Horizonte 17 (52):525-526.
    Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Review: Heliana de Barros Conde Rodrigues, Ensaios Sobre Michel Foucault No Brasil: Presença, Efeitos, Resson'ncias. [REVIEW]Marcelo Hoffman - 2017 - Theory, Culture and Society 34 (7-8):253-257.
    Michel Foucault visited Brazil five times from 1965 to 1976 yet the details of his overall presence in the country have remained largely unexplored even in Brazil. Heliana Conde’s Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil has the great merit of introducing readers to these details through a reliance on a wide range of sources, including interviews with his interlocutors and the archives of the former intelligence service. While Conde's book covers various aspects of Foucault in Brazil up to his (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Reprodução Humana Assistida E Suas Consequências Nas Relações de Família: A Filiação E a Origem Genética Sob a Perspectiva da Repersonalização.Ana Cláudia Brandão de Barros Correia Ferraz - 2009 - Juruá Editora.
    Estudo comparado sobre o tratamento dado à reprodução humana assistida no direito do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Itália.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Paisagens de Arrozais: Discursos de (I)Migrantes Sobre o Cultivo Do Arroz Em Joinville.Alanna Fernandes Duarte, Mariluci Neis Carelli & Roberta Barros Meira - 2019 - Dialogos 23 (3):259-282.
    Este artigo objetiva analisar discursos produzidos sobre práticas do cultivo do arroz na paisagem de Joinville. Paisagens do arroz podem ser consideradas como expressão do trabalho dos homens sobre a terra; elas modificam a natureza e representam identidades culturais de diferentes grupos ao longo do tempo. Em Joinville, discursos sobre os arrozais têm sido relacionados à memória italiana e repercutido pelos processos migratórios de rizicultores no século XX, no bairro Vila Nova. Contudo, em diálogo com fontes históricas, podem ser reconhecidas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  35
    A Psicologia No Programa de Sa Úde da Família (PSF) Em Natal: Espaço a Ser Conquistado Ou Um Limite da Prática Psicológica?Isabel Fernandes de Oliveira, Fabiana Lima Silva & Oswaldo Hajime Yamamoto - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:5-19.
    O Programa de Saúde da Família, implementado em 1994 no Brasil, representou uma estratégia de reorganização da atenção básica com vistas a resgatar os princípios de eqüidade, universalidade e integralidade do SUS e garantir o acesso da população de risco a ações em saúde. Neste contexto, a Psicologi..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  46
    Aletheia, Revista Quadrimestral Editada Pelo Curso de Psicologia da Universidade Luterana Do Brasil, Publica Artigos Originais, Relacionados À Psicologia, Pertencentes Às Seguintes Categorias: Artigos de Pesquisa, Artigos de Atualização, Resenhas E Comunicações. Os Artigos São de Responsabilidade Exclusiva Dos Autores E as Opiniões E Julgamentos Neles Contidos Não Expressam Necessariamente o Pensamento Dos Editores Ou Conselho Editorial.Bruna Baliari Espinosa, Teresa Rosado Gutiérrez, Maria Lívia do Nascimento, Alessandra Speranza Lacaz, Marilisa Travassos, Fabián Javier Marín Rueda, Fermino Fernandes Sisto, Cláudia Araújo da Cunha, Alexandre José Raad & Alcides Cardozo - 2010 - Revista Aletheia 31:1.
  9.  8
    Investigación participativa, globalización y desarrollo humano sostenible.Tania Maria de Freitas Barros Maciel - 2003 - Polis 5.
    La autora argumenta sobre la necesidad de pensar en un desarrollo humano sostenible por las profundas transformaciones de la sociedad contemporánea a partir de la globalización de la economía, y la reestructuración productiva que ello genera. Sostiene que del presente concepto de desarrollo no podemos esperar alcanzar la calidad de vida como es concebida y esperada por cada sociedad, y presenta tres propuestas que sí reúnen las condiciones para responder de manera más adecuada a un desarrollo socialmente deseable. Ellas son (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Esfera Pública, Mídia E Cidadania.Antonio Teixeira de Barros - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):87-111.
    Considerações sobre as categorias de público e privado, com vistas a uma abordagem mais ampla sobre a relação entre esfera pública, mídia e cidadania no Brasil contemporâneo. Para tanto, remete-se ao legado teórico de Hannah Arendt e Habermas, a fim de fundamentar a caracterização do momento pós-burguês da Esfera Pública e o panorama atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Lugares Do Direito À Cidade E a Filosofia Do Direito.Antônio De Pádua Fernandes Bueno - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Henri Lefebvre, em O Direito à Cidade, afirmou que a cidade desde a Idade Clássica foi um objeto especial para o pensamento filosófico: a própria filosofia nasceu na cidade. Outra questão, destacou, seria pensar em um direito à cidade, como direito à vida urbana, transformada, renovada, um direito em formação que ainda não teria entrado nos códigos formalizados. Esse conceito, criado pouco antes de Maio de 1968 e empregado por diversos movimentos sociais desde o fim da década de 1960 até (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    A Embalagem Pública Do Privado.Antonio Teixeira de Barros - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):737-759.
    Analisa-se a construção dos conceitos de público, privado e privatização na cobertura jornalística da Folha de São Paulo sobre o processo de privatização no Brasil, de 1990 a 1994. Insere- se o estudo na linha de pesquisa "Comunicação e processos sociais’, que concebe as instituições de comunicação contemporâneas corno urna das instâncias principais da geração e difusão de discursos, considerando-se o caráter mediador da informação entre os indivíduos, as instituições sociais e entre estes e o Estado. Baseia-se nas formulações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma Entrevista Com Eduardo Oliveira.Alexandre De Oliveira Fernandes, Adson Rodrigues de Oliveira & Serinaldo Oliveira Araújo - 2020 - Odeere 5 (9):07.
    Eduardo Davi Oliveira, autor de livros como “Cosmovisão Africana no Brasil” e “Filosofia da Ancestralidade, é professor do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Ele nos concedeu a presente entrevista durante evento da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, intitulado “Corpo, Poética e Ancestralidade”, o qual ocorreu de 11 a 17 de Março de 2019, na cidade de Porto Seguro, Bahia. Nossa conversa foi atravessada por temas como epistemologia negra, saberes milenares do povo Bakongo, mitologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Compreendendo a construção do conceito de Ciência.Sandra Fernandes Leite - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 400.
    Traduzido por João Duarte, o livro A Construção das Ciências: As Lógicas das Invenções Científicas, de Gerard Fourez, foi publicado em primeira edição no Brasil em 2002, pelo Instituto Piaget, recebendo uma reimpressão em 2009. O autor trabalha com a perspectiva socioconstrutivista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Uma Abordagem Do Racismo Brasileiro a Partir de Quijano.João Roberto Barros Ii & Layra Fabian Borba Rodrigues - 2019 - Odeere 4 (8):292.
    Neste trabalho buscaremos refletir sobre o racismo no Brasil a partir de uma perspectiva decolonial. Para tanto, utilizaremos a teorização de Quijano acerca do processo de construção do conceito de raça. Segundo o autor, o racismo surgiu como uma ferramenta de colonização, propiciando a expropriação de terras e a escravização dos corpos. Não obstante, a diferenciação e hierarquização de raças permaneceu mesmo após terminado o período colonial. Objetivando visualizar a progressão dessa prática no Brasil, dividimos essa investigação em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Bebês, Materialidade E Objetos Técnicos Na Primeira Inf'ncia No Brasil E Na França.Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Sabrina de Oliveira Caetano, Lidiane Cristina Loiola Souza, Maria Antonieta Impedovo & Julia Costa - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-33.
    The main objective of this work is to discuss the materiality of relationships and experiences of infants in early childhood education, based on a dialogue with the Brazilian curriculum guidelines for Early Childhood Education in 3 municipalities in the state of São Paulo, and with the concepts of technical objects and individuation developed by Simondon. This is a qualitative research that uses bibliographic and documentary research as a methodology and the production of cartographies of scenes in which relationships between babies (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A história do primeiro parque infantil municipal de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola.Ribeiro de Oliveira & Suad Aparecida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O estudo divulga pesquisa sobre o contexto histórico e as circunstâncias da criação e instalação do Parque Infantil "Antonio Carlos de Barros", o primeiro da cidade de Sorocaba/SP, no atendimento de pré-escolar municipal. Essa instituição surgiu pela necessidade de atender criança e família. Faz-se aqui, ainda, um breve histórico das primeiras instituições de atendimento infantil no Brasil e na cidade de São Paulo, observando-se que a preocupação era com a saúde, alimentação, higiene e sobrevivência, visto o precário saneamento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Escola e mediação literária // School and mediation in literature.Célia Regina Delácio Fernandes & Maísa Barbosa da Silva Cordeiro - forthcoming - Conjectura: Filosofia E Educação.
    É reconhecida, contemporaneamente, a capacidade da literatura na formação de sujeitos críticos e participantes socialmente. Sendo assim, tão logo a escola passou a ser popularizada, a literatura teve, também, ampla divulgação nesse espaço. No entanto, apesar dessa relação ter sido iniciada por volta de cinquenta anos, cada vez mais, constata-se a dificuldade da escola na formação de leitores literários. Em vista disso , é objetivo deste artigo problematizar questões pertinentes ao trabalho com a literatura em dois espaços fundamentais para melhorar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Política Externa Brasileira No Imediato Pós-Segunda Guerra: Imposição Do Alinhamento.Luiz Alfredo Fernandes Lottermann - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):138-147.
    O presente trabalho visa discutir a política exterior brasileira no imediato pós-Segunda Guerra Mundial sob a ótica do conceito de imposição do alinhamento. O fim do conflito trouxe consigo uma nova configuração das relações internacionais. O posicionamento brasileiro durante o período foi alvo de diversas análises que buscavam compreender a maneira como o presidente Eurico Gaspar Dutra conduziu a política externa do país. O momento de disputa por áreas de influência entre Estados Unidos da América e União Soviética poderia lograr (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Lugares Do Direito À Cidade E a Filosofia Do Direito.Pádua Fernandes - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Henri Lefebvre, em O Direito à Cidade, afirmou que a cidade desde a Idade Clássica foi um objeto especial para o pensamento filosófico: a própria filosofia nasceu na cidade. Outra questão, destacou, seria pensar em um direito à cidade, como direito à vida urbana, transformada, renovada, um direito em formação que ainda não teria entrado nos códigos formalizados. Esse conceito, criado pouco antes de Maio de 1968 e empregado por diversos movimentos sociais desde o fim da década de 1960 até (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Un enfoque operativo de la metodología de Trabajo Social.Nidia Aylwin de Barros & Mónica Jiménez de Barros - 1982 - Humanitas 1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Nas ‘Aldeias da Bahia’: negociação cultural no século XVI.Eunícia Barros Barcelos Fernandes - 2012 - Dialogos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    L'interculturalité À l'Heure de l'Hybridation Communicationnelle.Laan Mendes de Barros - 2010 - Hermès: La Revue Cognition, communication, politique 56 (1):173.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    L’Interculturalité À L’Heure de L’Hybridation Communicationnelle.Laan Mendes de Barros - 2010 - Hermes 56:173.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Les études de société selon la perspective de la sémiotique greimassienne.Diana Luz Pessoa de Barros - 2017 - Semiotica 2017 (214):373-391.
    Name der Zeitschrift: Semiotica Jahrgang: 2017 Heft: 214 Seiten: 373-391.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  11
    Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?Cláudia Graziano Paes de Barros & Elizangela Patrícia Moreira da Costa - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):38-56.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27.  7
    Sidney E o Direito de Resistência.Alberto Ribeiro Gomes de Barros - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:15-32.
    A intenção do artigo é examinar a reflexão de Algernon Sidney no que se refere ao direito de resistência do povo contra governos tirânicos. Amplamente discutido por autores das mais diversas vertentes políticas, o direito de resistência ocupou um lugar de destaque no debate jurídico, teológico e político no decorrer dos séculos XVI e XVII. Além dos tradicionais argumentos apresentados por huguenotes franceses, monarcômacos escoceses e defensores da causa parlamentar durante as guerras civis inglesas, a defesa de Sidney do direito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    Época de Guerra: Sobre as Origens Inconscientes; Unconsciuos Origins of War.Maria Clélia de Barros Menegat - 1999 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 10:91-102.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  43
    Can We Falsify the Consciousness-Causes-Collapse Hypothesis in Quantum Mechanics?Jos’E. Ac’Acio de Barros & Gary Oas - 2017 - Foundations of Physics 47 (10):1294-1308.
    In this paper we examine some proposals to disprove the hypothesis that the interaction between mind and matter causes the collapse of the wave function, showing that such proposals are fundamentally flawed. We then describe a general experimental setup retaining the key features of the ones examined, and show that even a more general case is inadequate to disprove the mind-matter collapse hypothesis. Finally, we use our setup provided to argue that, under some reasonable assumptions about consciousness, such hypothesis is (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   11 citations  
  30.  22
    Sur l'Existence de Fonctions Récurrentes.Constantino M. de Barros - 1962 - Zeitschrift fur mathematische Logik und Grundlagen der Mathematik 8 (2):117-123.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A Aplicação Do Princípio Responsabilidade de Hans Jonas Na Prática Médica.José Luis de Barros Guimarães - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):75-90.
    O filósofo alemão Hans Jonas dedica-se a questões que estão na agenda da discussão ética contemporânea. Sua teoria ético-metafísica, explicitada no livro O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização contemporânea retoma e amplia as indagações a respeito da relação existente entre homem e técnica na modernidade. O ponto de partida da sua tese é a afirmação de que as novas dimensões do agir humano - ocasionadas pela tecnologia - tornaram possível a realização de ações de grande impacto (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    Relato de experiência.Ana Lucia Coelho Heckert, Maria Elizabeth Barros de Barros, Maria da Penha Nery, Liana Fortunato Costa, Maria Fernanda Diogo, Kátia Maheirie, Maria Lívia do Nascimento, Estela Scheinvar, Neuza Maria de Fátima Guareschi & Janaina Claudia Strenzel - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:1.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Sur l'Existence de Fonctions Récurrentes.Constantino M. de Barros - 1962 - Mathematical Logic Quarterly 8 (2):117-123.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Ascese-morte versus prazer-Vida no carme 5 de catulo.Marco Antonio Abrantes de Barro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):99-103.
    Propomos nesta análise semiótica de linha francesa fazer a análise interpretativa da poesia 5 de Catulo na tradução, no nível fundamental em que se dá o nível abstrato da poesia, no nível narrativo em que se constrói o sujeito da narrativa e no nível discursivo em que verificaremos o valor discursivo e a sua natureza figurativa presente nesta obra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Hierarquia de valores E ensino atual: Uma reflexão a partir Das ciências biológicas.José Duarte de Barros Filho - 2015 - Synesis 7 (1):98-115.
    RESUMO: A partir de dois tópicos de Biologia, a Sistemática Filogenética - uma metodologia de análise da evolução orgânica - e a teoria da evolução Neo-Darwinista, questiona-se a atual abordagem educativa para o ensino de Ciências, especialmente em relação a temas conectados com o Ensino Religioso. Propõe-se que a utilização pouco criteriosa de metodologias, ainda que em si reconhecidas pela excelência, pode levar a distorções numa hierarquia de valores aplicada à Educação, promovendo conclusões enganosas com prejuízo do educando.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    Nietzsche: A Experiência de Si Como Transgressão.Wagner De Barros - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):203.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Sur la Classe Des Ordinaux Appartenant À un Univers et Univers Bien Ordonnés.Constantino M. de Barros - 1970 - Mathematical Logic Quarterly 16 (8):475-488.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  37
    A psicologia no Programa de Saúde da Família (PSF) em Natal: espaço a ser conquistado ou um limite da prática psicológica?Isabel Fernandes de Oliveira, Fabiana Lima Silva & Oswaldo Hajime Yamamoto - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:05-19.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A História da Educação Infantil no Paraná de 1930 até Meados de 1940.Ângela Mara de Barros Lara - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Sociologia na escola: A abordagem de temáticas clássicas Das ciências sociais nos livros didáticos.Julia Polessa Maçaira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):111-131.
    Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ e faz uma análise comparativa de três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio no que diz respeito a alguns temas ditos “clássicos” das Ciências Sociais, a saber: Trabalho, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais e Violência/Criminalidade. Para tal, foram mobilizados conceitos do campo da sociologia da educação, que auxiliam na compreensão das estratégias pedagógicas adotadas nos livros. Foram analisados os livros didáticos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Cristianismo e modernidade: a crise do cristianismo pré-moderno e as pistas para sua configuração atual na obra de Torres Queiruga.Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães - 2006 - Horizonte 5 (9):140-142.
  43.  7
    Metafísica Imanente: Schopenhauer Como Ponto de Inflexão.Roberto De A. P. De Barros - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):02.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Entre adhésion et autonomie : La fin de l'ère Cardoso dans les médias.Clovis de Barros & Bernardo Issler - 2003 - Hermes 35:253.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    ¿Eran de Barro Nuestros Maestros?Antonio García Santesmases - 2004 - Isegoría 31:255-265.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. Território, inf'ncia, palavras E a fabricação de um problema: Modos de habitar.Alessandra de Barros Piedras Lopes - 2017 - Childhood and Philosophy 13 (27).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    Quanta and Mind: Essays on the Connection Between Quantum Mechanics and Consciousness.J. Acacio de Barros & Carlos Montemayor (eds.) - 2019 - Springer Verlag.
    This edited volume examines aspects of the mind/consciousness that are relevant to the interpretations of quantum mechanics. In it, an international group of contributors focus on the possible connections between quantum mechanics and consciousness. They look at how consciousness can help us with quantum mechanics as well as how quantum mechanics can contribute to our understanding of consciousness. For example, what do different interpretations aimed at solving the measurement problem in quantum mechanics tell us about the nature of consciousness, such (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Where Does Quanta Meet Mind?Carlos Montemayor & J. de Barros - 2019 - In J. De Barros & Carlos Montemayor (eds.), Quanta and Mind. Springer Verlag.
    The connection between quantum physics and the mind has been debated for almost a hundred years. There are several proposals as to how quantum effects might be relevant to understanding consciousness, including von Neumann’s Consciousness Causes Collapse interpretation (CCC), Penrose’s Orchestrated objective reduction (Orch OR), Atmanspacher quantum emergence theory, or Vitiello’s field theory. In this paper, we examine the CCC, in particular Stapp’s theory of interaction of mind and matter, and discuss how this imposes constraints to possible brain structures. We (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  63
    Indeterminação e fenômenos fronteiriços: considerações segundo o ponto de vista do pragmatismo peirceano.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):219-240.
    O pragmatismo, como método formal, nos fornece uma importante arena para discussões a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construídos, independentemente de qualquer posição antropocêntrica ou linguística. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discussão sobre a máxima pragmática e a tese sobre a indeterminação do significado ( meaning ) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trânsito que há entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    O contador de histórias do curso de filosofia da ufpi: Uma homenagem ao professor Gerson Albuquerque de araújo Neto.José Luis De Barros Guimarães - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):34-35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000