4 found
Order:
See also
Caius Brandão
Universidade Federal de Goiás (PhD)
  1.  6
    De selvagem a cidadão: os caminhos percorridos pelo homem até a constituição do corpo moral e coletivo.Caius Brandão - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):95-104.
    A partir do sistema político-filosófico de Jean-Jaques Rousseau, o objetivo deste artigo é iniciar uma possível compreensão genealógica acerca da relação entre o bem comum e o bem de si mesmo. Através de uma análise parcial do arcabouço teóricoconceitual sobre a natureza humana e do modelo de soberania popular e de estruturação da sociedade civil proposto pelo filósofo, será posta em discussão arelação entre a vontade geral – que sempre quer o bem comum – e as vontades particulares – que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. De Selvagem A Cidadão: Os Caminhos Percorridos Pelo Homem Até A Constituição Do Corpo Moral E Coletivo.: From Savage To Citizen: The Path Followed By Mankind Toward The Establishment Of The Moral And Collective Body.Caius Brandão - 2010 - Griot 2 (2):95-104.
    A partir do sistema político-filosófico de Jean-Jaques Rousseau, o objetivo desteartigo é iniciar uma possível compreensão genealógica acerca da relação entre o bemcomum e o bem de si mesmo. Através de uma análise parcial do arcabouço teóricoconceitualsobre a natureza humana e do modelo de soberania popular e deestruturação da sociedade civil proposto pelo filósofo, será posta em discussão arelação entre a vontade geral – que sempre quer o bem comum – e as vontadesparticulares – que sempre buscam o bem de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Estudo ontológico sobre a justiça divina na metafísica dualista de Jean-Jacques Rousseau.Caius Brandão - 2017 - Synesis 9 (1):34-57.
    A partir do pensamento político e filosófico de Jean-Jacques Rousseau, o artigo tem como objetivo descrever os elementos mais essenciais da justiça divina, tais como os seus princípios fundamentais, as suas leis e os seus desígnios. Isto é feito por meio de uma análise sistemática e pormenorizada da metafísica do filósofo genebrino. As referências centrais são os textos da Profissão de Fé do Vigário Saboiano, no Emílio ou da educação, bem como os Escritos sobre a religião e a moral. O (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Identidade pessoal: da alienação ao engajamento político em Charles Taylor e Jean-Jacques Rousseau.Caius Brandão - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):161-175.
    O artigo desenvolve um estudo comparativo das noções de identidade pessoal e engajamento político nas filosofias de Charles Taylor e Jean-Jacques Rousseau. A partir de uma pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias, conclui-se que ambos os filósofos postulam uma natureza ontologicamente dialógica da identidade pessoal, logo, essencialmente dependente de relação duradoura com os outros. Por outro lado, Taylor e Rousseau equacionam o problema da alienação política na modernidade com base em princípios distintos que servem de fundamento para o engajamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark