Results for 'Carlos A. R. Do Nascimento'

1000+ found
Order:
  1. Nota sobre a questâo dos universais en Tomás de Aquino.Carlos A. R. Do Nascimento - 2000 - Revista Española de Filosofía Medieval 7:137-140.
    En esta nota, el autor recuerda cómo Santo Tomás de Aquino se ha ocupado del problema de los universales, señala los textos más importantes en que aborda tal cuestión y formula algunas observaciones en torno a ellos. Finalmente, traduce al portugués uno de estos textos.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    [Recensão a] PEREIRA, R. H. S. - Averróis: A Arte de Governar.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:157-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. PEREIRA, R. H. S. (2012). Averróis – A Arte de Governar. São Paulo, Editora Perspectiva. 335 p.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:157-158.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Rir é o próprio do homem.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):27-32.
    Este pequeno texto tenta investigar as origens do conhecido exemplo “o riso é o próprio do homem”. Conclui-se que, se não a origem, a difusão do exemplo encontra-se na Isagoge de Porfírio.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento e do mundo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    A influência do pragmatismo estadunidense na filosofia da educação de anísio Teixeira: A dimensão político pedagógica na defesa da escola púbica.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):24-39.
    RESUMO O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a produção intelectual do educador brasileiro Anísio Spínola Teixeira, denominada “ A Influência do Pragmatismo Estadunidense na Filosofia da Educação de Anísio Teixeira: a dimensão político pedagógica na defesa da escola pública”. A pesquisa visa investigar a influência do pragmatismo estadunidense, de modo especial, a presença das ideias do filosófico de John Dewey na obra de Anísio Teixeira e nos movimentos renovadores da educação nacional no Brasil. O trabalho inicia conceituando o (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A impenhorabilidade do Bem imóvel da Pessoa solteira: Tutela da família ou do direito à moradia?Edyllânison Pereira do Nascimento - 2013 - Revista Fides 4 (2):135-152.
    A IMPENHORABILIDADE DO BEM IMÓVEL DA PESSOA SOLTEIRA: TUTELA DA FAMÍLIA OU DO DIREITO À MORADIA?
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Iuri Lótman E a Semiótica Do Teatro.Rodrigo Alves do Nascimento - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):199-219.
    RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo introduzir as contribuições de Lótman no campo da semiótica da cena e demonstrar como o semioticista russo realiza reflexões importantes em um campo até então pouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    Descompassos Entre a Lei Eo Cotidiano Nos Abrigos: Percursos Do ECA.Maria Lívia do Nascimento, Alessandra Speranza Lacaz & Marilisa Travassos - 2010 - Revista Aletheia 31:16-25.
    O texto apresenta debates referentes a uma pesquisa bibliográfica que analisou produções escritas sobre o tema do abrigamento de crianças e jovens. Tal pesquisa visou cartografar as narrativas escritas sobre abrigos e convivência familiar a partir do ano 2000, quando, após dez anos da promulgação do..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    Jean-Jacques Rousseau: os princípios do Direito Político e a História.Milton Meira do Nascimento - 2011 - Discurso 41 (41):47-76.
    Jean-Jacques Rousseau: os princípios do Direito Político e a História.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Freinet e a restituição do sentido do trabalho pela educação.Milton Meira do Nascimento - 1978 - Discurso 8:137-147.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  36
    O Caminho Intermediário: Alguns Limites Do Conhecimento Intelectual Humano, Segundo Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1996 - Trans/Form/Ação 19:205-210.
    This work intends to present the scope and limits of the human intellectual knowledge according to Saint Thomas Aquinas, mainly on the ground of questions 84 and 85 of the first part of his Theological Summa.O presente trabalho tem a intenção de apresentar o alcance e os limites do conhecimento intelectual humano de acordo com Tomás de Aquino, tendo como base sobretudo as questões 84 e 85 da primeira parte de sua Suma de Teologia.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  2
    O Descompromisso Ontológico da Ciência Moderna E Suas Raízes Medievais.Carlos Arthur R. Nascimento - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):649.
    Tomás de Aquino ou Roberto Grossetestenão podiam prever a importância que aciência matematizada da natureza assumiria apartir do século XVII. Eles, no entanto, nãocontestam a possibilidade de um conhecimentoda natureza baseado em seus aspectos quantitativose não na essência das substâncias naturais.Eles reservam um lugar para este tipo de ciênciae o justificam. Quanto a Tomás, é preciso aindalembrar que, embora para ele o objeto próprioproporcionado de nosso intelecto seja a essênciadas coisas materiais, não conhecemos as diferençasespecíficas nem das substâncias materiaisnem das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    To Laugh is Proper to the Man.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):27-32.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Sobre a natureza da moral - Leitura do capítulo cinco de Aém do bem e do mal de Nietzsche.Miguel Antonio Nascimento - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):67-100.
    Este artigo trata aspectos centrais da noção de Nietzsche, como a relação entre transvaloração e vontade de poder.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    A imaginação na Carta sobre os cegos, ou o órgão do bon sens.Luís Fernandes dos Santos Nascimento - 2017 - Discurso 47 (2):75-87.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    O Século Das Luzes E o Medo Do Escuro – a Fantasia Na Antropologia de Kant.Luís Fernandes dos Santos Nascimento - 2014 - Discurso 44:189-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  34
    A carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorena.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2000 - Discurso 31:323-328.
    O propósito deste artigo é mostrar como a carta de Galileu a Cristina de Lorena procura compatibilizar o sistema copernicano com o texto bíblico. Para isso, ela obedece aos cânones da arte de escrever cartas ( ars dictaminis ) codificados desde a Idade Média, cujas partes tradicionais são: saudação, captatio benevolentiae, exposição, petição e conclusão.
    No categories
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    O tratado sobre a luz de Roberto Grosseteste.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1974 - Trans/Form/Ação 1:227-237.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    A Little More on Galileo and the Mixed Sciences.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Revista Filosófica de Coimbra 22 (44):309-320.
  21.  10
    Festa e devoção em Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG (Party and devotion in Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p41. [REVIEW]Mara Regina do Nascimento & Durval Saturnino Cardoso de Paula - 2011 - Horizonte 9 (20):41-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo O texto trata da Folia de Reis na Comunidade de Cruzeiro dos Peixotos - Uberlândia - MG, que foi alvo de um projeto de pesquisa, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFU) e pelo Programa de Extensão e Integração UFU/Comunidade (PEIC/UFU). Os autores partem da premissa de que foliões, festeiros e devotos são, na feliz expressão de Carlos Rodrigues Brandão, "especialistas" do saber da devoção, por sentirem-se incumbidos de representar (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Pensées d'Un Villageois [Signed A.R.].R. A. & Pensées - 1861
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Con-Versao da Filosofia Em Martin Heidegger in Martin Heidegger No Centena'rio Do Seu Nascimento 1889-1989.Carlos Estévão - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):403-412.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento.Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto & Lisete Rodrigues - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):111-129.
    Espinosa nunca explicitou uma teoria sobre educação. Contudo, a leitura da sua obra dá-nos pistas para pensar a educação. A via para o conhecimento, que implica a interação de aspectos cognitivos e afetivos, dá-se como encontro daquele que se conhece com o conhecido, resultando no verdadeiro conhecimento, o qual é indissociável da felicidade suprema e do aumento de potência. O ignorante e o sábio são duas figuras extremas do devir-ético enquanto possibilidade de transformação inerente à existência humana, permitindo-nos refletir sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  32
    A Degeneração do pragmatismo: Para uma leitura peirceana de J. Dewey E R. Rorty.Douglas R. Anderson - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (4):501 - 514.
  26.  19
    Anderson Alan Ross. What Do Symbols Symbolize?: Platonism. Philosophy of Science, The Delaware Seminar, Volume 1, 1961–1962, Edited by Baumrin Bernard, Interscience Publishers, New York and London 1963, Pp. 137–151.Anderson A. R., Baumrin B., Busse W., Bynum T., Gray R. D., McCormack W., Reese W.. Discussion. Philosophy of Science, The Delaware Seminar, Volume 1, 1961–1962, Edited by Baumrin Bernard, Interscience Publishers, New York and London 1963, Pp. 151–158. [REVIEW]Joseph S. Ullian - 1971 - Journal of Symbolic Logic 36 (2):323.
  27.  55
    A questão do livre-arbítrio em John R. Searle: uma contraposição do naturalismo biológico ao fisicalismo e ao funcionalismo.Daniel P. Nunes & Everaldo Cescon - 2015 - Cognitio-Estudos 12 (2):179-190.
    This paper compares the theses of physicalism and functionalism – particularly the computacionalist line – with the biological naturalism of John Searle regarding the possibility of free will. In such contrast, each line is decomposed into its statements so that they can be reviewed. It is argued that the searlean biological naturalism can explain more than the other two philosophies on how free action can have the source of its motivation in what is external to the mental state that makes (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Sócrates E a Autossupressão Do Socratismo Em O Nascimento da Tragédia.Wander Andrade de Paula - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (1):220-250.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    Liberdade E o Liberalismo Como Razão Governamental: Um Percurso Do Nascimento da Biopolítica Em Michel Foucault [Freedom and Liberalism as the Governmental Reason: A Route of the Birth of Biopolitics in Michel Foucault].Fábio Abreu dos Passos - 2017 - Kalagatos 14 (2):249.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    A construção da figura de Carlos Chagas em revistas ilustradas após a descoberta do Trypanosoma cruzi - doi.Leonardo Dallacqua de Carvalho - 2015 - Diálogos (Maringa) 19 (3):1283-1313.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Molecular Biology is Not Difficult - If You Know How to Do itMethods in Plant Molecular Biology. A Laboratory Course Manual . P. Maliga, D. F. Klessig, A. R. Cashmore, W. Gruissem and J. E. Varner . Cold Spring Harbor Laboratory Press, New York. Xiii+446 Pp. $110 Cloth; ISBN 0 87969-450-5. $75 Plastic Comb Binding; ISBN 0 87969-386-X. [REVIEW]Jola Maluszynska - 1996 - Bioessays 18 (6):519-520.
  32.  5
    A construção da figura de Carlos Chagas em revistas ilustradas após a descoberta do Trypanosoma cruzi - doi.Carvalho Leonardo Dallacqua de - 2015 - Diálogos. Revista de Filosofía de la Universidad de Puerto Rico 19 (3):1283-1313.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Review: Alan Ross Anderson, What Do Symbols Symbolize?: Platonism; A. R. Anderson, B. Baumrin, W. Busse, T. Bynum, R. D. Gray, W. McCormack, W. Reese, Discussion. [REVIEW]Joseph S. Ullian - 1971 - Journal of Symbolic Logic 36 (2):323-323.
  34.  3
    Sıddık Akbayır Do A Plagıarısm Agaın?Ahmet Cüneyt Issi - 2006 - Journal of Turkish Studies 1:160-170.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    A solução apresentada por R. M. Hare para os problemas do emotivismo e do descritivismo em filosofia moral.Anselmo Carvalho de Oliveira - 2016 - Ideas Y Valores 65 (160):5-28.
    The first part of this article argues that descriptivism as proposed by Moritz Schlick does not correctly understand the function of moral judgements. The second part argues that emotivism does not provide an adequate explanation of the role of reason in ethics. Finally, the article shows how the universal prescriptivism proposed by R. M. Hare furthers the solution of the problems of emotivism, since it extends the role of reason in ethics and in the resolution of the problems of descriptivism, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Com Efeito, a Elite Portuguesa No Brasil Foi o Principal Agente de Difusão Do Discurso Panlusitano E de Uma Aproximação Luso-Brasileira. Assim, Para Comemorar o Primeiro Centenário da Independência Brasileira, Foi Publicada a História da Colonização Portuguesa Do Brasil, Cujo Primeiro Volume Foi Lança-Do Em 1921. O Escritor E Jornalista Português Carlos Malheiro Dias, Uma Das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades Alternativas. Fgv Editora.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Review: K. R. Popper, William Kneale, A. J. Ayer, Symposium: What Can Logic Do for Philosophy? [REVIEW]Charles A. Baylis - 1954 - Journal of Symbolic Logic 19 (4):290-290.
  38.  9
    Popper K. R., Kneale William, and Ayer A. J.. Symposium: What Can Logic Do for Philosophy? Aristotelian Society, Supplementary Volume XXII, London 1948, Pp. 141–178. [REVIEW]Charles A. Baylis - 1954 - Journal of Symbolic Logic 19 (4):290-290.
  39.  21
    How to Do Things on Purpose: R. A. Duff'sintention, Agency, and Criminal Liability. [REVIEW]Michael Corrado - 1992 - Law and Philosophy 11 (3):265 - 281.
    There is a lot of material in this book, and Duff handles most of it very well. It is unfortunate that he felt the need to tie his discussion of serious philosophical questions in the criminal law to larger overarching questions of philosophy. It is possible that current conceptions of intentional action implicate dualism (or Dualism), I suppose, but that would be a book-length discussion all of its own. It would begin with a careful discussion of just what dualism is, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  16
    Braz Teixeira, António, natário, Celeste, Teixeira da cunha, Jorge, seabra Pereira, José Carlos, cândido Pimentel, Manuel, Gama, Manuel E epifânio, Renato : A “renascença portuguesa”. Pensamento, memória E criação, universidade do Porto, Porto, 2017, 792p. [REVIEW]Arnaldo Saraiva - 2018 - Agora 37 (2).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    Piers Plowman: The A Version, Will's Visions of Piers Plowman and Do-Well, An Edition in the Form of Trinity College Cambridge MS R.314 Corrected From Other Manuscripts, with Variant Readings. George Kane.Morton W. Bloomfield - 1961 - Speculum 36 (1):133-137.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Recensão a: Eurípides - Tragédias II. Tradução do grego, Introdução e notas de Frederico Lourenço, José Ribeiro Ferreira, Maria do Céu Fialho, José Luís Coelho e Carlos Ferreira Santos.Marta Isabel de Oliveira Várzeas - 2012 - Humanitas 64:253-256.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Progresso, Ciência E Tecnologia. Reseña de "A Psicologia No Futuro: Os Psicólogos Mais Destacados Do Mundo Falam Sobre o Futuro de Sua Disciplina" de Ardila, R.Vicente Cassepp-Borges - 2011 - Revista Aletheia 34:187-189.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    John R. Searle E os impasses epistemológicos Das argumentações do dualismo E do materialismo monista referentes à filosofia da mente.Kleber Bez B. Candiotto - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (22):93.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Carlos Varea Marriage, Age at Last Birth Andfertility in a Traditional Moroccan Population Page 1 Vijayan K. Pillai Men Andfamily Planning in Zambia Page 17 Graham S. Sutton Do Men Grow to Resemble Their Wives, or Vice Versa? Page 25. [REVIEW]Abbas Bhtjiya, Golam Mostafa, I. -Cheng Chi, Shyam Thapa, G. Biondi, G. W. Lasker, Pamela Raspe, C. G. N. Mascie-Taylor, B. L. Long & G. Ungpakorn - 1993 - Journal of Biosocial Science 25 (1):138.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A Deduçao dos objectos no Tractatus in Ludwig Wittgenstein no Centenario do seu Nascimento (1889-1989).Rui Daniel Cunha - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):225-246.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A Determinaçao Heideggeriana de Fenomeno Em Sein Und Zeit Como Supera Ao Do Cepticismo Metodico in Martin Heidegger No Centena'rio Do Seu Nascimento 1889-1989. [REVIEW]J. C. Das Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):379-402.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Marsílio de Pádua Sobre a Translação Do Império.José Antônio de C. R. De Souza - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):703.
    O primeiro capítulo versa a respeito do objetivo do que há de ser tratado.O segundo mostra de que modo o Império Romano permaneceu sem alteração durante trezentos e cinqüenta e quatro anos e cinco meses, governado por trinta e três imperadores.O terceiro aborda porque os Orientais, a saber, os Persas, os Árabes, os Caldeus e outras nações limítrofes se subtraíram do domínio do Império Romano.O quarto capítulo discorre sobre quais foram os principais povos que se rebelaram por causa das mencionadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Carta de descartes a Elisabeth.Nascimento Carlos Arthur R. Do - 1984 - Trans/Form/Ação 7:61-68.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    S. Tomás de Aquino E o Conhecimento Negativo de Deus.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):397-408.
    O presente artigo visa apresentar o carácter negativo do conhecimento humano de Deus, de acordo com S. Tomás de Aquino. Tal dá-se por causa do objecto próprio do conhecimento intelectual humano e por causa da transcendência de Deus, que está acima de tudo o que existe e que podemos apreender. Esta característica do conhecimento humano de Deus afecta mesmo a revelação divina e a sagrada doutrina. Com efeito, se a revelação alarga o alcance do conhecimento humano, não lhe altera o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000