10 found
Order:
Disambiguations
Carlos Díogenes Côrtes Tourinho [13]Carlos Diógenes C. Tourinho [3]
  1. Versões da "transcendência na imanência" na fenomenologia de Edmund Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (2):107-130.
    The present paper approaches the idea of a "transcendence in immanence" in the phenomenology of Husserl. Shows us that the exercise of phenomenological method in relation to the position of existence of facts imposes a variation of the "transcendent" in Husserl. Initially conceived as a source of doubt and uncertainty, the transcendent is revealed in a second moment in the immanence of transcendental subjectivity: the thing in its originary giving. The paper focuses thus in the polarity between the pure self (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    O problema da autoconstituição do eu transcendental na fenomenologia de Husserl: de Ideias I a Meditações Cartesianas.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):87-100.
    RESUMO: O presente artigo aborda um tema específico da fenomenologia de Husserl: o problema da autoconstituição do eu transcendental. O artigo se encontra dividido em duas partes. Inicialmente, investiga o eu como polo idêntico que acompanha todos os vividos. Em seguida, introduz o problema da autoconstituição: ao constituir seus objetos, o eu transcendental se autoconstitui. Por fim, retoma o referido problema, para investigar a gênese temporal da vida subjetiva e a autoconstituição do ego por meio dos seus próprios habitus. ABSTRACT: (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  11
    A “Concessão Dolorosa” de Husserl Na Segunda Edição de Prolegômenos: A Ideia de Verdade Em Si.Carlos Diógenes Cortes Tourinho - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):563.
    O presente artigo aborda as concessões feitas por Husserl no texto de Prolegômenos, na segunda edição de Investigações Lógicas. O artigo mostra que a concessão mais difícil estaria exatamente na manutenção da ideia de “verdade em si”. Por um lado, Husserl afirma que a “verdade em si” não poderia depender da constituição da natureza humana, pois tal dependência abalaria o próprio sentido da ideia de “verdade”. Por outro lado, não deixaria de reconhecer a insuficiência da ideia de “verdade em si”, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  28
    As controvérsias entre dualistas e materialistas na filosofia da mente contemporânea.Carlos Diógenes Cortes Tourinho - 2001 - Episteme 12:77-98.
    O presente trabalho efetua um exame do problema mente-corpo por meio do seu rastreamento no campo da Psicologia e, em especial, na Filosofia da Mente contemporânea. O trabalho mostra que o problema mente-corpo é determinado pela forma como uma dada teoria concebe a noção de qualidade e que as abordagens dualistas da mente tratam desta noção em termos de propriedades intrínsecas, ao passo que os materialistas adotam uma teoria da propriedade extrínseca. São exploradas as características das duas abordagens, bem como (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    O Lugar da Experiência Na Fenomenologia de E. Husserl: De Prolegômenos a Ideias I.Carlos Diógenes C. Tourinho - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):35-52.
  6.  12
    O exercício da epoché e as variações do transcendente na fenomenologia de Edmund Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2012 - Filosofia Unisinos 13 (1).
  7.  4
    Fenomenologia E Ciências Humanas: A Crítica de Husserl Ao Positivismo.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (31):379.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A ampliação da auto-reflexão da consciência: Kant e sua influência sobre a fenomenologia transcendental de Edmund Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2011 - Princípios 18 (30):199-210.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} ampliaçáo da idéia de “auto-reflexáo da consciência” assume um importante papel na fenomenologia transcendental. O exercício do método adotado pela fenomenologia desloca a atençáo para a auto-reflexáo transcendental dentro da qual e a partir da qual os objetos seriam apreendidos e constituídos intuitivamente. Deparamo-nos, entáo, com uma reflexividade empírica (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Doutrina Teleológica Das Ciências, o Princípio Metodológico da Evidência E a Teleologia Originária Em Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O presente artigo encontra-se dividido em três partes. Inicialmente, apresenta a doutrina teleológica das ciências na fenomenologia de Husserl. Em seguida, concentra-se sobre o “princípio metodológico da evidência”, de acordo com o qual as ciências não apenas querem formular juízos sobre objetos, mas fundá-los na evidência. Na terceira parte, o artigo aborda a “hierarquia das evidências”, na qual notamos que toda evidência predicativa implica em uma evidência pré-predicativa. O exame desta última revela, por fim, uma teleologia originária da vida intencional.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O Problema da consciência no cenário contemporâneo da filosofia da mente: o debate entre John Searle e Daniel Dennett.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2002 - Episteme 14.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark