Results for 'Ciências da Religião, Teologia'

1000+ found
Order:
  1.  17
    Ciências da religião e teologia: evolução de uma relação.Paulo Antonio Couto Faria - 2019 - Horizonte 16 (51):1324.
    Historicamente, as ciências da religião e a teologia construíram itinerários próprios, mas não indiferentes entre si. Ainda que a configuração das ciências da religião na Europa e na América do Norte acentue a sua autonomia, é notório, nos seus primeiros passos, o inevitável encontro com a teologia. No Brasil este encontro estendeu-se em quantidade e qualidade, motivado pela natural proximidade de questões, pelo contexto socioeclesial e, mais recentemente, por razões de ordem epistemológicas, oportunizando o reconhecimento civil (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    Sociedade de Teologia e Ciências da Religião : constituição, percurso e abordagens.Gerson Bento Freire - 2015 - Horizonte 13 (37):621-622.
    Dissertação: FREIRE, Gerson Bento. Sociedade de Teologia e Ciências da Religião : constituição, percurso e abordagens. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  38
    Teologia, ciência da religião e filosofia da religião: definindo suas relações.Jörg Dierken - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):113-136.
    The essay revisits the complex phenomenon of religion, in light of the articulations and differentiations between theology, philosophy of religion, and religious studies, particularly within the social, cultural context of modernity and the Enlightenment categories of rationality, freedom, and science, in major thinkers such as Max Weber and Ernst Troeltsch.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Horizonte 25 anos: história e qualificação de um periódico da área de ciências da religião e de teologia.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - forthcoming - Horizonte:206208-206208.
    A área de Ciências da Religião e Teologia avançou muito, especialmente a partir de 2010, com o início da consolidação da sua associação, a ANPTECRE. Um pouco antes, o Programa de pós-graduação _stricto sensu_ em Ciências da Religião da PUC Minas – PPGCR PUC Minas teve seu curso de mestrado reconhecido pela CAPES, em 2007, e iniciou suas aulas em 2008. Antes de tudo isso, em 2003, o periódico Horizonte retomou suas atividades (surgiu em 1997) e, no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Teologia e Ciências da Religião em pauta.Flávio Senra - 2005 - Horizonte 3 (6).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  42
    CRUZ, E.; MORI, G. (orgs.) Teologia e ciências da religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil.Joelma Aparecida Santos Xavier - 2012 - Horizonte 10 (25):312-315.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Revisitando a experiência dos Programas Profissionais da área Ciências da Religião e Teologia/CAPES no Brasil.Flávio Senra, Claudio de Oliveira Ribeiro & Dilaine Soares Sampaio - 2020 - Horizonte 18 (55):324.
    A pesquisa foi desenvolvida considerando-se o debate sobre a especificidade da Pós-Graduação Profissional no âmbito da área Ciências da Religião e Teologia, da Capes, órgão que no Ministério da Educação brasileiro acompanha e avalia o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O objetivo principal das análises feitas foi construir um panorama de questões em torno do trabalho realizado pelos cursos de mestrados profissionais, incluindo os resultados por eles alcançados, somado a um elenco de aspectos que têm sido identificados como desafiadores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Espiritualidade e saúde: possíveis repercussões para a Teologia e as Ciências da Religião.Roberto Pereira Miguel - 2021 - Horizonte:946.
    Editorial - Dossiê Espiritualidade e saúde - Horizonte, v. 19, n. 60, set./dez. 2021. “Acho que nunca passei um minuto do dia me perguntando por que eu realizei este trabalho, ou se valeu à pena. O chamado para proteger a vida – e não apenas a vida, mas a identidade de outra pessoa; talvez não seja demais dizer a alma de outra pessoa – era óbvio em sua sacralidade. Antes de operar o cérebro de um paciente, eu entendi que eu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã.João Luiz Correia Júnior & Drance Elias da Silva - forthcoming - Horizonte:1503-1503.
    The cry of the poor, the theme of this work, challenges the humanitarian consciousness of the people and is a strong questioning of the religious conscience and the Christian faith. Nevertheless, the preferential option for the poor, consecrated in the Final Document of the Episcopal Conference held in Puebla of Los Angeles, is still the cause of much controversy inside and outside the Church. Bearing in mind this context, this article aims to present the resonance of the cry of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    A religião em cena: perspectivas de investigação (Religion on the scene: perspectives of investigation) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p883. [REVIEW]Douglas Rodrigues da Conceição - 2011 - Horizonte 9 (23):883-896.
    O presente ensaio parte dos problemas enfrentados pela religião no âmbito do mundo moderno e sua particular compreensão de ciência. Pontualmente, ocupou-se em problematizar as querelas por ela enfrentadas quando a então embrionária modernidade estabelecia seus novos paradigmas científicos, motivando, portanto, o seu profundo deslocamento. Assevera-se, a partir daí, cada vez mais, uma inadequação da religião enquanto alvo a ser perspectivado pelo movimento científico nascente. A religião, portanto, não se viu pertencida aos debates produzidos pelo mundo moderno, nem tampouco pelo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    CRUZ, Eduardo R. da. Religião e Ciência. São Paulo: Paulinas, 2014. ISBN: 978-85-356-3699-4.Robson Stigar - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):191.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Religião, Teologia e Antropologia: o confronto entre Karl Barth e Ludwig Feuerbach (Religion, theology and anthropology: the confrontation between Karl Barth and Ludwig Feuerbach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p156. [REVIEW]Adriani Milli Rodrigues - 2009 - Horizonte 7 (14):156-169.
    Resumo O objetivo deste artigo é sintetizar os principais elementos do confronto entre o pensamento do teólogo reformado Karl Barth e o do filósofo alemão Ludwig Feuerbach com relação aos temas da religião, teologia e antropologia, que na abordagem de ambos apresentam conexão direta. Para tanto, este estudo inicia-se com uma panorâmica apresentação feuerbachiana da interpretação antropológica da teologia e religião, particularmente a partir de sua obra mais famosa “A Essência do Cristianismo”, que conduz às suas conclusões de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Revisitando dois paradigmas na Ciência da Religião.Eduardo Rodrigues da Cruz - forthcoming - Horizonte:589-589.
    O estudo da religião envolve tipologias para o investigador na compreensão teórica do campo. Propõe-se aqui uma tipologia em termos de paradigmas, o newtoniano e o romântico. Após uma explicação sobre o significado da nomenclatura, colocam-se no início histórico de primeiro paradigma as regras de método do próprio Newton. Desenvolve-se daí uma das noções de razão no iluminismo, que por sua vez permitiu a elaboração do pensamento positivista no sec. XIX. Nomes importantes para a ciência da religião foram citados, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  41
    Religião e ciência. Eduardo Rodrigues da Cruz.Jair Souza Leal - 2015 - Horizonte 13 (37):657-659.
    Resenha: CRUZ, Eduardo Rodrigues da. Religião e ciência. São Paulo: Paulinas, 2014.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion).Júlio Cézar Adam - 2012 - Horizonte 10 (26):552-565.
    Da ficção científica para a ficção religiosa: ideias para pensar o cinema de ficção científica como o culto da religião vivida (From Science Fiction to Religious Fiction: ideas to think on Science Fiction cinema as the cult of lived religion). DOI - 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p552 Este artigo tem como objetivo refletir sobre a chamada religião vivida como uma forma de repensar o papel da teologia e das ciências da religião na contemporaneidade. O estudo da religião vivida será investigado na relação (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Religião e mídia social: uma análise do conservadorismo religioso católico a partir da instituição Opus Dei. 2018. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [REVIEW]Janaína Kelly Gonçalves Moreira da Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):935-937.
    Analising the relationship betwen religion and communication, many options open whole range of possibilities of reflection about the theme. In this case, the relationship proposed is betwen virtual media and the religion, specifically groups and religion moviments of the Catholic Church. We live a reality that, in virtual world, we have the oportunity to be receptors and, mainly, contents producers. In this dynamism, is very important to know and to understand how this communication process happens. It is commum find in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    A aceitação irônica do sagrado: Gianni Vattimo e a secularização. 2011. 100 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Marcos Paulo Nogueira da Silva - 2012 - Horizonte 10 (26):658.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  29
    Ciências da Religião numa sociedade multicultural.Wolfgang Gruen - 2005 - Horizonte 3 (6):15-26.
    Texto originalmente apresentado como aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Trata da epistemologia e dos desafios da investigação em Ciências da Religião. Partindo do problema de base da religiosidade na Educação, do fenômeno religioso e sua dimensão profunda, o artigo segue uma densa investigação sobre os limites e horizontes das Ciências da Religião. Palavras-chave: Ciências da Religião; Religião; Religiosidade; Educação; Ensino religioso. ABSTRACT This text was originally presented as the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Praeter philosophicas disciplinas: o estatuto epistemológico da teologia na primeira questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio de Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Religião politizada contra violência institucionalizada: a Teologia da Libertação no imaginário religioso mundial.Alberto da Silva Moreira - 2014 - Horizonte 12 (33).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  23
    A persistência de formas da vida religiosa na modernidade (The persistence of forms of the religious life in modernity).Breno Martins Campos - 2012 - Horizonte 10 (27):1028-1041.
    O processo de desenvolvimento da história (e demais ciências) das religiões, com objeto e metodologia próprios, pode ser analisado por meio das discussões que aprofundaram as relações entre a defesa do caráter racionalista do homem ocidental e a persistência de formas religiosas de expressão no transcorrer dos séculos XIX e XX (bem como neste início de século XXI). Por meio do estudo da história da teologia e das religiões, são estabelecidos critérios para o julgamento das convergências entre movimentos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Educação, diversidade e respeito à identidade cultural.Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni - 2021 - Odeere 6 (1):163-182.
    A presente proposta tem como objetivo dialogar sobre o papel social da religião e sua relação com o desrespeito à alteridade no espaço escolar. Partindo do conceito de Lévinas sobre alteridade, buscar-se-á analisar a relação conflituosa existente entre alunos adeptos de religiões de matriz africana e alunos que professam outra religião, buscando assim refletir para sobre o papel do professor nesses casos. Discussões como estas se fazem necessárias, pois buscam meios para amenizar esses conflitos; para isso, fundamenta-se em pensadores que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  47
    (Pós) Modernidade, Razão e Religião Cristã: o Pensamento de Zygmunt Bauman e José Maria Mardones.Roberto Donizeti da Silva - 2014 - Horizonte 12 (33):255-256.
    SILVA, Roberto Donizeti da. (Pós) Modernidade, Razão e Religião Cristã: o Pensamento de Zygmunt Bauman e José Maria Mardones. 2013. 98p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que fala (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Yeffeth, Glenn (org.). A pí­lula vermelha: questões de ciência, filosofia e religião em Matrix.Soraya Guimarães da Silva - 2003 - Princípios 10 (13):255-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    A abordagem feminista nas ciências da religião: contribuições para o estudo do fenômeno religioso.Ana Ester Pádua Freire - 2015 - Horizonte 13 (40):2308-2310.
    Thesis summary: FREIRE, Ana Ester Pádua. The humanistic approach in religious studies: contributions to the study of the religious phenomenon.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Yeffeth, Glenn (org.). A pí­lula vermelha: questões de ciência, filosofia e religião em Matrix.Soraya Guimarães da Silva - 2003 - Princípios 10 (13-14):255-259.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Estudo do corpo a partir de Merleau-Ponty: possibilidades para uma releitura da tradição cristã na contemporaneidade.Célio Antunes da Silva - 2016 - Horizonte 14 (44):1655-1656.
    Dissertação SILVA, Célio Antunes da. Estudo do corpo a partir de Merleau-Ponty: possibilidades para uma releitura da tradição cristã na contemporaneidade. 2016. Dissertação - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade.Jung Mo Sung & Allan da Silva Coelho - forthcoming - Horizonte:651-651.
    Walter Benjamin e um setor da Teologia da Libertação, em especial aquele que se articula em torno à Escola do DEI, tem diversas convergências na crítica do capitalismo como religião. Esta proposição desafia pressupostos modernos das teorias da religião exigindo uma revisão conceitual que permita compreender melhor o poder de legitimação/fascínio ou questionamento da economia política capitalista. Neste artigo procuramos refletir sobre esta revisão da teoria da religião e propor uma abordagem que relaciona Benjamin e a teologia da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Uma história de possessões demoníacas em loudun. Uma análise da obra de Michel de certeau sobre um fato político-religioso.Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):184-195.
    The phenomenon of belief in demonic possessions always appears in times of crisis. The intention of this communication is to report the vision of Michel de Certeau, among others, on a fact of possession that occurred in Loudun and shows that religious motives, for some time in history, have been and are still being used for political manipulation. With great documentary and literary analysis, allied to intense research on the city's folklore and imagery, Certeau shows a perspective on the history (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  57
    Psicologia E religião em Viktor Frankl: A relação entre ciência E espiritualidade na logoterapia.Me Julio Cezar Lazzari Junio - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 60-75.
    A logoterapia é a terapia do sentido da vida e a sua aproximação com a teologia e a filosofia é muito clara. Suas bases são constituídas por elementos espirituais, em sua maioria, e tal fato faz de Viktor Frankl, seu criador, alguém que tentou separar a barreira entre religião e ciência. Partindo do princípio de que o homem é um ser espiritual, a logoterapia contempla o indivíduo como alguém autônomo diante de sua existência, capaz de decidir por onde caminhar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  43
    Ciberespaço: Um apelo à teologia.Ideylson da Silva Vieira dos Anjos - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 29.
    O impacto do ciberespaço com as novas formas de produção, circulação e consumo de informação tem sido tão grande a ponto de reconfigurar a vida e o pensamento como tais? Educação, cultura, toda construção dos espaços antropológicos e até a maneira de se comunicar com o sagrado se vêem afetadas por essa interrogação que nasce do confronto do humano com a internet. O artigo vem examinar criticamente a resposta de Pierre Levy; um dos primeiros intelectuais a responder a essa complexa (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    Relato de experiência através de vivências profissionais e a inserção da espiritualidade nos cuidados paliativos.Janaina Luiza dos Santos, Alexandre Diniz Breder, Irene Bulcão, Ana Carolina Ferreira Castanho, Lilian Claudia Ulian Junqueira, Ana Claudia Moreira Monteiro & Márcia Gomide da Silva Mello - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:307-319.
    A equipe da Enfermagem é privilegiada, pois, é o cuidador que permanece vinte e quatro horas na assistência direta do paciente, podendo ter uma visão ampliada da pessoa no processo do adoecimento, tendo a oportunidade de incorporar e desenvolver os princípios dos Cuidados Paliativos (CP). Na perspectiva holística da saúde a religião/religiosidade/espiritualidade é uma das possibilidades de cuidado e manejo, porém ainda muito negligenciada pelos profissionais da saúde, seja por desconhecimento ou preconceitos e tabus, mas que se torna essencial no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Filosofia da transcendência nas ciências da Religiao.F. Soarez Gomez - 1979 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 10 (63-64):209-243.
  36.  65
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and notes) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Pluralismo religioso e transformação social-eclesial.Rui Manuel Grácio das Neves - 2015 - Horizonte 13 (40):2248-2267.
    This article starts with a historical questioning of postmodernity religious phenomenon, revisiting the "Masters of Suspicion", trying to detect the "perversions" of religion. The article presents the spirituality as something different from religion. Spirituality as the expression of the ancient spiritual traditions and religion as their historical formulations. It is argued that a Holistic Spirituality would seek convergences between all spiritual traditions. From that point we examine some of the major contemporary challenges, namely neoliberalism, postmodernity, as well as matters relating (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião.Elisa Rodrigues - 2020 - Horizonte 18 (55):77-77.
    The following article represents a synthesis effort on the narrative of Religious Education formation in the Brazilian official documents on Education. Thus, it intends to be a theoretical and pedagogical instrument for understanding this curricular component as a field of Applied Science of Religion. In order to achieve this goal, we divide the text into three parts. In the first part, the possible classifications of Religious Education, which would be the subarea of knowledge of the Science of Religion or the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  50
    PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião.Jacqueline Crepaldi Souza - 2014 - Horizonte 12 (34):638-645.
    Resenha : PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião . São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013. 703p. Esta resenha apresenta o Compêndio da religião como facilitador de conceitos para professores e alunos de Ciências da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    O “ensino do religioso” e as Ciências da Religião (Teaching “of the religious” and Sciences of Religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p839. [REVIEW]Faustino Luiz Couto Teixeira - 2011 - Horizonte 9 (23):839-861.
    Tendo em vista o amplo debate que divide a opinião de pesquisadores hoje no Brasil em torno da complexa questão do “ensino religioso” na escola pública, este artigo busca situar o tema na perspectiva das ciências da religião. Busca-se apontar a possibilidade de um aporte singular desse novo campo disciplinar no “ensino do religioso”. Sem cair num proselitismo problemático, busca-se mostrar a pertinência e plausibilidade de uma reflexão que favoreça a aproximação e o conhecimento por parte dos alunos das (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    A polêmica sobre supostos “empréstimos” do Budismo ao Cristianismo e sua relevância para a fase inicial da Ciência da Religião institucionalizada (The polemics on alleged “borrowings” of Christianity from Buddhism). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p914. [REVIEW]Frank Usarski - 2013 - Horizonte 11 (31):914-943.
    Na segunda década do século XX iniciou-se um debate polêmico sobre a possibilidade de que fontes budistas tenham influenciado escrituras cristãs. Nas décadas seguintes, o assunto tornou-se um tópico intensamente debatido em círculos acadêmicos da época, mas a controversa se acalmou ainda antes da Primeira Guerra Mundial. O presente artigo oferece um resumo sistemático do debate em questão e possibilita a hipótese de que em dois sentidos a discussão era sintomática para os Estudos da Religião da época. Primeiro, o debate (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  31
    "Homo pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado", de Christoph Wulf - uma leitura a partir das Ciências da Religião.Helmut Renders - 2014 - Horizonte 12 (34):613-619.
    Resenha do livro WULF, Christoph. Homo pictor : imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado: São Paulo: Hedra, 2013. ISBN: 978-85-7715-304-6. A resenha explora a contribuição dessa obra da área dos estudos antropológicos para o estudo das linguagens da religião, pela sua exploração das relações entre o ver e a imaginação, a imaginação e a memesis , e a imaginação os ritos e os gestos. Conclui-se que as perspectivas propostas pode ser aplicadas nos estudos da religião não somente no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  26
    Un nuevo Pentecostés: el Concilio Vaticano II entre la memoria y el olvido (A New Pentecost: The Second Vatican Council between memory and forgetting) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1267. [REVIEW]Alberto da Silva Moreira - 2011 - Horizonte 9 (24):1267-1279.
    O artigo propõe-se a, num primeiro momento, pensar o significado do Concílio Vaticano II e seu esquecimento. Em relação a seus frutos, aponta a nova realidade eclesial, particularmente na América Latina, em termos de rompimento com o passado legalista, antimodernista e eurocentrista, e a construção de caminhos alternativos. Sobre o esquecimento do Concílio, destaca que a Cúria romana, os últimos dois papas e a parcela conservadora do episcopado, ainda quando mantinham um discurso de filiação e reverência pelo legado do Concílio, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Afinidades entre marxismo e cristianismo da libertação: uma análise dialético-compreensiva.Flávio Munhoz Sofiati, Allan da Silva Coelho & Rodrigo Augusto Leão Camilo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):115-134.
    Resumo: As apropriações de conceitos da teoria marxista por parte de teólogos da libertação podem ser consideradas incoerentes, seja pela histórica relação de condenação mútua entre marxistas e clérigos, seja pela distinção entre religião e economia-política, típica da modernidade. Diante disso, o conceito de afinidade eletiva de Weber, na interpretação do sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy, possibilita renovar os estudos dos fenômenos sociais nos quais o marxismo e a teologia cristã parecem fundir-se em uma crítica social radical, como teologia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  26
    USARSKI, Frank. (Org.). O espectro disciplinar da Ciência da Religião.João Batista Libanio - 2007 - Horizonte 6 (11):197-201.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    O mensageiro, o alcorão e o sagrado: alguns apontamentos a partir da Ciência da Religião.Marcelo Lopes - 2015 - Horizonte 13 (38).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  21
    Religião, pluralismo e sociedade: uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural.Jackson Martins de Andrade - 2014 - Horizonte 12 (35):1018-1020.
    Dissertação ANDRADE, Jackson Martins de. Religião, pluralismo e sociedade : uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Aprendizados no campo da metodologia de orientação acadêmica.Faustino Luis do Couto Teixeira - 2020 - Horizonte:1226.
    A pesquisa acadêmica exige uma gama de procedimentos. Cada área desenvolve seus métodos, que são avaliados pelos resultados da qualidade das pesquisas. Para quem se inicia nesse processo, conhecer esses passos e procedimentos é muito significativo e definidor da formação do pesquisador. O presente texto, nascido na área de Ciências da Religião e Teologia, tem por objetivo a apresentação do método que foi desenvolvido pelo autor, professor convidado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  35
    GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é Ciência da Religião? Trad. Frank Usarski. São Paulo: Paulinas, 2005, 168p.Rodrigo de Abreu Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (17):201-204.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  33
    Dissertações e Teses v. 3 n.6.Ibraim Vitor de Oliveira, Roberlei Panasiewicz, Rodrigo Coppe Caldeira & Antônio Francisco da Silva - 2005 - Horizonte 3 (6):133-138.
    OLIVEIRA, Ibraim Vitor de. Arché e Telos. Niilismo filosófico e crise da linguagem em Fr. Nietzsche e M. Heidegger. PANASIEWICZ, Roberlei. A virada hermenêutica da teologia e o pluralismo religioso: um estudo sobre a contribuição da Teologia Hermenêutica de Claude Geffré à Teologia das Religiões. CALDEIRA, Rodrigo Coppe. O influxo ultramontano no Brasil e o pensamento de Plínio Corrêa de Oliveira. SILVA, Antônio Francisco da. Álvaro Negromonte: modernidade, religião e educação. Uma tentativa de aproximação entre o público (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000