Results for 'Clarissa Trevisan da Rosa'

1000+ found
Order:
  1.  4
    A Filosofia da Educação No Giro Do Reconhecimento Do Outro.Amarildo Trevisan, Catia Devechi, Geraldo Rosa & André Fagundes - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):861-887.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Catequese: preparar para a Festa da Eucaristia.Benedita Izabel Rosa - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):167-175.
    O presente artigo objetiva refletir sobre a dimensão da preparação da Festa da Eucaristia através da Catequese. Sabendo-se - de acordo com o Catecismo da Igreja Católica e alguns documentos do Magistério da Igreja, tais como a Sacrosanctum Concilium e a Sacamentum Caritatis - que a Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”, pois esse sacramento “contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.” Com efeito, a Eucaristia é por excelência o (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Mímesis E Razão Comunicativa, Editora da Univer.Amarildo Luiz Trevisan & Filosofia da Educação - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):137-140.
  5.  4
    Cuidar da casa comum: Compromisso de todos.Benedita Izabel Rosa - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):30-37.
    In 2016, the theme chosen for the Ecumenical Fraternity Campaign was: "Common House, our responsibility." Organized by the National Council of Christian Churches of Brazil, CFE has the overall objective of ensuring the right to sanitation for all people and commit ourselves in the light of faith, public politics and responsible attitudes to ensure the integrity and the future of our common home. The book of the prophet Amos, who inspired the motto of this campaign, "I want to see the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  73
    Filosofia da Educação a Partir do Diálogo Contemporâneo entreAnalíticos e Continentais.Catia Piccolo Viero, Amarildo Luiz Trevisan & Elaine Conte - 2004 - Abstracta 1 (1):92-107.
    O trabalho aborda questões bastante discutidas na contemporaneidade, buscando uma maior compreensão do pensamento filosófico na educação. Na tentativa de propor um entendimento da problemática em que se voltou a Filosofia da Educação, o estudo analisa as discussões controversas entre analíticos e continentais, reconhecendo em Habermas e Rorty a possibilidade de abandonar o pensamento idealista e subjetivo da tradição filosófica. O objetivo é refletir sobre as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nessas discussões, identificando as contribuições que a hermenêutica, o pragmatismo (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  81
    Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?".Flávia Brocchetto Ramos & Marcelo Prado Amaral Rosa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):41-59.
    O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem? , a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Precisa-Se de Um Novo Código Florestal: Projetos Nacionais E Os Debates Em Torno da Alteração da Legislação Florestal Brasileira Entre 1934 E 1965.Ely Bergo De Carvalho & Isabela Cristina Rosa - 2019 - Dialogos 23 (3):216-240.
    A legislação florestal brasileira pretérita é frequentemente interpretada de forma anacrônica. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da historicidade de tal legislação. De forma específica, serão analisadas, comparativamente, as propostas de alteração do primeiro Código Florestal Brasileiro até sua substituição em 1965. Apesar de modificações importantes, há uma permanência entre os textos analisados: as posturas conservacionistas, presentes em todos eles, só podem ser compreendidas quando atreladas à lógica produtivista e às políticas desenvolvimentistas evidenciadas no Brasil da época.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    O "Sistema" da Moral? Uma Investigação Sobre a Sistematicidade Interna da Metafísica Dos Costumes de Kant.Diego Kosbiau Trevisan - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):401-419.
    RESUMO O artigo tem como objetivo pôr em questão duas objeções comumente lançadas contra a "Metafísica dos Costumes", a saber, a sua falta de "clareza sistemática" quando comparada com outras obras críticas centrais de Kant, e também a admissão aparentemente equivocada da legalidade como conceito legítimo de um sistema metafísico prático. Argumentar-se-á que a identificação do ato do livre arbítrio como conceito supremo do sistema permite responder às críticas lançadas ao, por um lado, apresentar um princípio de ordenação sistemática empregado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    A ruptura articulatória dos seres: a propósito da exposição da vida à dispersão da sua ontologia.Jorge Leandro Rosa - 2014 - Scientiae Studia 12 (2):359-377.
    Este artigo trata da possibilidade de renovar o entendimento da eugenia no mundo contemporâneo. A biologia e a genética são fontes científicas da eugenia, mas não fazem parte de seu núcleo filosófico. Essa é a razão pela qual vemos a ontologia subjacente à eugenia como nossa principal preocupação. O estatuto da eugenia como uma prática está mudando rapidamente e a vida é tanto o objeto como a dimensão oculta dessa mudança. Entendida por meio da história dos seres, a dispersão da (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    Análise da Sintonia Interacional Em Díades Mãe-Filho Em Aquisição Típica E Atípica de Linguagem Oral: Repensando a Clínica Fonoaudiológica; Interactional Tune Analysis Between Mother-Child in Typical and Atypical Language Acquisition: A New Insight About Speech Therapy.Ana Paula Fadanelli Ramos, Gabriela Martino Coronel Fróes, Rita Doris Maldaner, Doris Schultz Rosa & Sylvana de Araújo Vianna Soares - 2002 - Aletheia 15:47-62.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    O Potencial Metafórico da Mimesis Para a Educação Na Teoria da Ação Comunicativa.Amarildo Luis Trevisan - 2001 - Utopía y Praxis Latinoamericana 6 (15):81-92.
    The article analyzes the use of visual metaphors to understand the conceptual potential of mimesis in education from the viewpoint of the theory of communicative action. The article seeks to reflect on mimesis in art from the sphere of classical antiquity up to modernity, taking as a basic pa..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    A universidade ontem e amanhã - da cópia acadêmica à invenção intercultural.Valdo Barcelos & Amarildo Luiz Trevisan - 2009 - Utopía y Praxis Latinoamericana 14 (45):127-139.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Reflexões sobre filosofia moral da década de 1770, de Immanuel Kant.Diego Kosbiau Trevisan - 2012 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 19.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    A construção da identidade nacional nas crônicas da Revista do Brasil.Ana Lúcia Trevisan - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):276 - 279.
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A Impossível Experiência Final da Modernidade: Prolegómenos a Uma Teoria Do Virtual.Jorge Leandro Rosa - 2005 - Fundação Calouste Gulbenkian.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Políticas de formação profissional: o caso da residência multiprofissional em saúde.Soraya Diniz Rosa & Roseli Esquerdo Lopes - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 13.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    TV Pendrive: o que dizem os professores.Ana Cláudia Cerini Trevisan, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Mariana Sieni da Cruz Gallo & Doralice Aparecida Paranzini Gorni - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):23-37.
    Este estudo pretende discutir as relações existentes entre mídia e educação, analisando as políticas públicas que influenciaram a criação da TV Pendrive, identificando a percepção dos professores acerca da mesma. Justifica-se pelo fato de que no ano de 2007 o governo federal criou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), com o objetivo de informatizar o ensino, buscando promover uma educação com maior qualidade. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com vistas à inclusão e ao acesso (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  32
    From Environmental Ethics to Nature Conservation Policy: Natura 2000 and the Burden of Proof. [REVIEW]Humberto D. Rosa & Jorge Marques Da Silva - 2005 - Journal of Agricultural and Environmental Ethics 18 (2):107-130.
    Natura 2000 is a network of natural sites whose aim is to preserve species and habitats of relevance in the European Union. The policy underlying Natura 2000 has faced widespread opposition from land users and received extensive support from environmentalists. This paper addresses the ethical framework for Natura 2000 and the probable moral assumptions of its main stakeholders. Arguments for and against Natura 2000 were analyzed and classified according to “strong” or “weak” versions of the three main theories of environmental (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  6
    Educação e propaganda no jogo político fascista: o uso de imagens cinematográficas por Mussolini.Cristina Souza da Rosa - 2009 - Diálogos (Maringa) 13 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Educação e propaganda no jogo político fascista: o uso de imagens cinematográficas por Mussolini.Cristina Souza da Rosa - 2010 - Dialogos 13 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  30
    Was stimmt nicht mit der Demokratie? - Eine Debatte mit Klaus Dörre, Nancy Fraser, Stephan Lessenich und Hartmut Rosa.Klaus Dörre, Nancy Fraser, Stephan Lessenich & Hartmut Rosa (eds.) - 2019 - Berlin: Suhrkamp.
    Angesichts der gegenwärtigen ökonomischen, ökologischen und sozialen Krisen zeichnet sich ab, dass die Wachstumsdynamik moderner Gesellschaften nicht mehr stabilisierend wirkt, sondern selbst zum Krisentreiber geworden ist. In diesem Band diskutieren die Philosophin Nancy Fraser und die Soziologen Klaus Dörre, Stephan Lessenich und Hartmut Rosa, was dies für die Gegenwart und die Zukunft der Demokratie bedeutet und welche Konzeptionen und Wege hin zu einer demokratischen Transformation vorstellbar sind. Aus ihrer demokratietheoretischen Perspektive intervenieren Viviana Asara, Banu Bargu, Ingolfur Blühdorn, Robin Celikates, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    Qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/Aids.Prisla Ücker Calvetti, Grazielly Rita Marques Giovelli, Clarissa Trevisan da Rosa, Gabriel José Chittó Gauer & João Feliz Moraes - 2012 - Revista Aletheia 38:25-38.
    O trabalho teve como objetivo investigar a qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/AIDS, em destaque as relações sociais e a sexualidade. Foram analisados também aspectos sociodemográficos e situação clínica (marcadores biológicos CD4+ e carga viral) de 63 mulheres entre 18 e 65 anos em uso ..
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    A Polêmica Do Samba Entre Noel Rosa E Wilson Batista: A Intertextualidade E Os Meandros da Composição.Leandro Moreira da Luz, Bruno Flávio Lontra Fagundes & Mônica Luiza Sócio Fernandes - 2015 - Bakhtiniana 10 (2):36-53.
    RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar os meandros da composição e suas intertextualidades na polêmica do samba entre Noel Rosa e Wilson Batista, observando o dialogismo na interação verbal e musical entre os autores e os diversos textos da década de 1930. Ao apurar os ouvidos sobre a "polêmica do samba" observa-se que as composições revelam tensões inexoráveis entre um mundo festivo do "malandro" e os limites da realidade da época. Desse modo, com suporte em estudos que tratam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    O Problema Do Riso Em O Nome da Rosa, de Umberto Eco.Paulo De Góes - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):213.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  26
    TIHANOV, Galin. Narrativas do exílio: cosmopolitismo além da imaginação liberal. Série Diálogos dirigida por Maria Isabel de Moura. Trad. Camila Caracelli Scherma; Marina Haber de Figueiredo; Mateus Yuri Passos; Michele Viana Trevisan; Nanci Moreira Branco; Rômulo Augusto Orlandini; Tatiana Aparecida Moreira. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, 186 p. [REVIEW]Ekaterina Vólkova Américo - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):217-222.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    A Condição Histórico-Social da Mulher Na Perspectiva Socialista: Um Estudo Das Trajetórias de Rosa Luxemburgo E Alexandra Kollontai.Cláudia Ramos de Souza Bonfim - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):285-301.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  32
    Os esquemas de reprodução de Marx e a crítica não-dialética de Rosa Luxemburg.Jadir Antunes - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo tem como objetivo mostrar o erro de Rosa Luxemburg em sua crítica aos esquemas de reprodução de Marx em O Capital. Em sua obra, O Capital, Marx demonstrava que a reprodução econômica da sociedade capitalista era um processo exclusivamente endógeno, conduzido inteiramente pela classe trabalhadora e pela classe capitalista. Segundo ele, a sociedade capitalista produzia e reproduzia os seus próprios fundamentos sem a necessidade de uma terceira classe social externa ao sistema. Rosa Luxemburg considerava que essa (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Os Territórios da Subjetividade Artística a Partir Do Olhar da Modernidade.Ursula Rosa Da Silva - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):407.
    Este artigo apresenta uma leitura da estética contemporânea a partir de elementos instaurados pelo olhar da Modernidade, tais como o caráter efêmero e uma nova forma de percepção, inquietante e acelerada. Assim, os territórios da arte demonstram que ela revela o Eu e seus vários espaços.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Kierkegaard E a transformação do sujeito em si mesmo: Entre a vertigem da liberdade E o paradoxo absoluto da fé.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):68-86.
    Atribuindo à ironia a possibilidade de exercício e desenvolvimento da liberdade subjetiva, Kierkegaard sublinha a negatividade absoluta como característica do referido processo em Sócrates, convergindo para assinalar o absoluto e irredutível valor do indivíduo em um movimento que implica o início absoluto da vida pessoal entre criar-se e deixar-se criar. Dessa forma, contrapondo-se à dissolução da existência humana nas fronteiras da pura conceituação intelectual, Kierkegaard assinala a tensão inaplacável entre existência e transcendência em um movimento que implica a interioridade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  24
    Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    Metafísica E ideia: A originalidade da concepção tomista em confronto com Spinoza E Hegel.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa - 2015 - Synesis 7 (2):1-17.
    As ideias estão em Deus e são compreendidas por seus limites em relação à sua essência ilimitada. A originalidade do ser de Tomás de Aquino pode ser testada se comparada com as múltiplas teorias a respeito da ideia que se desenvolveram ao longo dos séculos na investigação filosófica. Das ideias subsistentes de Platão à ideia como subsistência em Hegel, os percursos aristotélico e tomista revelam-se opções intelectuais moderadas no âmbito gnosiológico, em razão de suas conquistas metafísicas. Deixando de lado os (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Pesquisa em Cibercultura: análise da produção brasileira da Intercom.Sandra Portella Montardo & Adriana da Rosa Amaral - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Este artigo visa ampliar o mapeamento da produção cientifica em Cibercultura no Brasil. Para tanto, analisa-se 443 artigos científicos e ensaios apresentados no Grupo de Pesquisa Cibercultura apresentados nas edições nacionais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, entre 2001 e 2010. A partir dessa amostra, identificou-se 13 eixos temáticos principais que constituem os estudos de Cibercultura no Brasil.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Venta de la Rosa: Una lectura del canto que se ofrece al pueblo.Tatiele da Cunha Freitas - 2010 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 18:107-110.
    En este artículo se propone una lectura del poema “Anúncio da rosa”, del brasileño Carlos Drummond de Andrade, poeta de la segunda generación modernista brasileña. El poema aparece en la obra A rosa do povo, de 1945, escrito durante el periodo de la Segunda Guerra Mundial y la Guerra Fría, que hace parte de las principales preocupaciones identificadas en muchos de sus poemas, preocupaciones relatadas de manera directa, objetiva y a veces dura, situando la poesía en el tiempo (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    A constituição do self E a fragmentação da moral na modernidade: Uma interface entre Taylor E Macintyre.Aléssio da Rosa - 2016 - Synesis 8 (2):1-18.
    O presente artigo busca refletir sobre a fragmentação da Moral na contemporaneidade a partir da obra de Charles Taylor, denominada As Fontes do Self. A partir da obra After Virtue, procura também presentificar as ideias de Alasdair MacIntyre, autor que destaca a situação atual da moralidade. Para Taylor, a sociedade contemporânea sofre de um agudo mal-estar que tem suas raízes no individualismo, manifestando-se numa perda de sentido da vida e na fragmentação da moral. Para MacIntyre, a moral, desde a modernidade, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Dialética Negativa E Materialismo Dialético: Da Subjetividade Decomposta À Objetividade Pervertida.Silvia Rosa da Silva Zanolla - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):451-471.
    RESUMO O trabalho apresenta uma discussão polêmica, complexa e enigmática para a teoria do conhecimento: a elaboração da dialética negativa na concepção da teoria crítica frankfurtiana – sobretudo, adorniana – na interface com a dialética materialista, do marxismo. Do estudo emerge uma proposta de reestruturação do universo objetivo no sentido de indicar elementos subjetivos – por intermédio da teoria psicanalítica – como possibilidade de superação do estado da alienação ampla: intelectual, política, cultural e humana. Trata de confrontar aspectos metodológicos, teóricos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    O ensino da história E da cultura afro-brasileira E o discurso in/exclusivo da diversidade.Camila Francisca da Rosa & Mozart Linhares Da Silva - 2017 - Agora 18 (2):31.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  38
    “A casa da água”: história e memória no romance de Antônio Olinto - doi:10.4025/dialogos.v18i2.867.Deise Albuquerque & José Bento Rosa da Silva - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  64
    Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  37
    Rosa Luxemburg: Marxism and History.Isabel Maria Loureiro - 1993 - Trans/Form/Ação 16:83-98.
    Rosa Luxemburg's interpretation of Marxism as the unity between theory and practice sets the basis of her "theory of revolutionary action". That expression can be said to encapsulate her political thought, which was developed in an uninterrupted polemic with the economicist determinism of the Second International.Ao interpretar o marxismo como unidade entre teoria e prática, Rosa Luxemburg lança os fundamentos da sua "teoria da ação revolucionária", palavras com que poderíamos sintetizar o seu pensamento político, elaborado numa polêmica ininterrupta (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    “El más lejano Dios desconocido”: La indagación ontológica del poeta-médium en Visiones y Forma oculta del mundo, de María Rosa Lojo.Enzo Cárcano - 2019 - Escritos 27 (59):296-312.
    La obra lírica de María Rosa Lojo constituye un verdadero proyecto de indagación ontológica, es decir, un modo de explorar la relación del hombre con su propio ser/ estar en el mundo y con lo trascendente. En sus primeros dos libros, Visiones y Forma oculta del mundo, el hablante lírico toma la forma de un poetamédium que se asienta entre dos mundos, asume el rol de nexo con el misterio y da forma a una serie de visiones que oscilan (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Rosa Luxemburg: marxismo e história.Isabel Maria Loureiro - 1993 - Trans/Form/Ação 16:83-98.
    Rosa Luxemburg's interpretation of Marxism as the unity between theory and practice sets the basis of her "theory of revolutionary action". That expression can be said to encapsulate her political thought, which was developed in an uninterrupted polemic with the economicist determinism of the Second International.Ao interpretar o marxismo como unidade entre teoria e prática, Rosa Luxemburg lança os fundamentos da sua "teoria da ação revolucionária", palavras com que poderíamos sintetizar o seu pensamento político, elaborado numa polêmica ininterrupta (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Vida e teatro em Guimarães Rosa: Grande sertão: veredas e pirlimpsiquice.Mário Bolognesi - 1985 - Trans/Form/Ação 8:49-60.
    This article is introduced with a summarized discussion on the "theater's metaphor" as considered by Plato. It goes on considering several turning points in the literature history and investigating the different uses of the metaphoric process in Guimarães Rosa "Grande sertão: veredas" and "Pirlimpsiquice". Firt of all, in "Grande sertão" life is considered as a simbolic equivalent to actors performance in the stage: theater and life are seen, therefore, as concerning fields which identities can be stated upon christian religious (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Rosa Luxemburg: revolução e democracia.Isabel Maria Loureiro - 1988 - Trans/Form/Ação 11:61-67.
    Revolução e Terror andaram sempre de braços dados? Uma parcela significativa do que foi outrora a esquerda acredita que sim e propõe o fortalecimento da democracia como alternativa à revolução, vista como fonte do totalitarismo. Este artigo procura contribuir para esse debate, mostrando a alternativa revolucionária e democrática apresentada por Rosa Luxemburg. Para ela, a democracia não é um valor universal abstrato, mas justamente o resultado de um processo revolucionário em que as massas proletárias, atuando com irrestrita liberdade, lançam (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Kant E a metafísica "crítica" da natureza.Diego Kosbiau Trevisan - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O objetivo do artigo é examinar os Primeiros Princípios Metafísicos da Ciência da Natureza de Kant, obra-chave para a interpretação das filosofias da natureza do idealismo alemão, no interior d’“A Arquitetônica da Razão Pura”, a saber, como uma metafísica aplicada da substância corporal. Para tanto será inicialmente discutida a distinção, feita no prefácio à obra, entre uma parte transcendental e outra metafísico-específica da metafísica da natureza, surgindo aqui a concepção de matéria enquanto movente no espaço como conceito empírico mínimo para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Autonomia popular e socialismo democrático no pensamento de Rosa Luxemburgo.Tatiana de Macedo Soares Rotolo - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 9:131-146.
    Resumo: Este texto busca abordar o pensamento de Rosa Luxemburgo a partir da idéia fundamental que sustenta toda sua concepção de política: a noção de que a participação ativa das massas é a base de qualquer processo político e é essencial nos processos revolucionários. Esta idéia nos encaminha para a compreensão da política em Rosa Luxemburgo como aquisição de autonomia popular e é também o cerne de suas idéias acerca de um modelo de socialismo democrático, atravessando sua obra (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A Latência Na Atualidade: Considerações Sobre Crianças Encaminhadas Para Psicoterapia.Maria Lúcia Tiellet Nunes, Ana Elisa Hallberg, Denise Steibel, Paula von Mengden Campezatto, Bianca Sanchotene & Milena da Rosa Silva - 2011 - Revista Aletheia 35:51-68.
    A latência é o período do desenvolvimento menos abordado pela literatura psicanalítica e menos compreendido, apesar de corresponder à idade na qual ocorre a maior procura por atendimento psicológico. Além disso, questiona-se um possível encurtamento do período da latência em nossa cultura. Partindo ..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  40
    Estresse pós-traumático em pacientes vítimas de queimaduras: uma revisão da literatura.Letícia Galery Medeiros, Christian Haag Kristensen & Rosa Maria Martins de Almeida - 2009 - Revista Aletheia 29:177-189.
    Atualmente, há um crescente interesse no estudo das sequelas psicológicas em vítimas de queimaduras. Este artigo faz uma revisão da literatura com a finalidade de examinar quais são os danos psicológicos e psiquiátricos mais relevantes apresentados por indivíduos que sofrem acidentes com queimaduras..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    Reversões da Metafísica Moral: Algumas Formas da Alteridade em A Convidada.Sílvio Rosa Filho - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):197-216.
    RESUMO. O romance A convidada, de Simone de Beauvoir, não é ainda a manifestação sensível da moral da ambiguidade propriamente dita. É possível, no entanto, compreender a relação entre alguns conceitos fundamentais que povoam a forma romanesca e a concepção da metafísica moral, tal como Merleau-Ponty a concebe, tanto no ensaio que o filósofo consagrou ao romance, quanto em suas anotações, em O visível e o invisível. A partir dessa relação, destacaremos três momentos distintos e complementares: das imagens negativas à (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O papel da crítica hermenêutica do direito: Sobre as relações entre filosofia, teoria do direito E a atuação do judiciário.Clarissa Tassinari - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    O PAPEL DA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO: SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA, TEORIA DO DIREITO E A ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000