Results for 'Comunidade Canção Nova'

999 found
Order:
  1.  25
    SILVEIRA, Emerson J. S. da; SOFIATI, Flávio M. . Novas leituras do Campo Religioso Brasileiro. São Paulo: Ideias & Letras, 2014. [REVIEW]Eurides Rodrigues - 2015 - Horizonte 13 (40):2329-2333.
    Resenha do livro: SILVEIRA, Emerson J. S. da; SOFIATI, Flávio M.. Novas leituras do Campo Religioso Brasileiro. São Paulo: Ideias & Letras, 2014.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A organização eclesiástica da Comunidade Cristã Nova Esperança: entre acolhimentos e desacolhimentos.Rubio José Ferreira & Moizes Generino da Silva - 2015 - Horizonte 13 (40):2292-2307.
    The inclusive churches arise from the need of a minority and excluded group of conventional churches to practice their religiosity in a free and accepted sexual way. Then, we need to ask what the models of institutional structuration in these inclusive churches are, and also the extent to which the ecclesiastical structures can propitiate the ‘mission’ of ‘welcome’ gays, lesbians, transvestite and transsexuals. The research was proposed from bibliographical sources, visiting the cults of Comunidade Cristã Nova Esperança, and (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    A nova din'mica das relações campo x cidade em Macaé: o exemplo da Comunidade Serra da Cruz.Nelson Jose Zampier Bonin - 2017 - Agora 18 (2):91.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  31
    Uma escola para todos e para cada um: escola inclusiva, uma comunidade de aprendizes.Judithe Eva Dupont Ló - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):119-134.
    O movimento em direção à escola inclusiva é um dos grandes desafios do cenário educacional. Como transitar da cultura da homogeneidade para a diversidade e avançar no processo de mudança dessa cultura é o tema deste artigo. A ideia de uma comunidade de aprendizes é o princípio que instala a ruptura de concepções cristalizadas de uniformidade e remete a um novo olhar inclusivo. Aborda o universo da inclusão e contempla a ressignificação das variáveis do projeto pedagógico presente no contexto (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Vida em Santidade: modos de ser santo em uma comunidade messiânico-milenarista do sertão baiano (Pau de Colher, 1934-1938) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p170. [REVIEW]Filipe Pinto Monteiro - 2010 - Horizonte 8 (18):170-195.
    A proposta do artigo é analisar o fenômeno peculiar da honraria santoral na comunidade messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, sertão da Bahia, 1934-1938). A partir de um recorte histórico-cultural e teológico, a investigação será encaminhada no sentido de esclarecer a atuação de uma liderança religiosa, popular e carismática atada a modelos de santidade gestados durante o período medieval no ocidente cristão e transmigrados para o Novo Mundo após os descobrimentos. O texto apresenta documentação inédita e estabelece (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. La definición del amor en la filosofía de Max Scheler.David Solís Nova - 2011 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 38:125-146.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. El No Ser En El Sofista.Ana Bertha Nova - 1992 - Revista de Filosofía (México) 73:67-78.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Pelas franjas dos santuários: turismo, fé e religião em flashes etnográficos.Emerson José Sena da Silveira - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):136-165.
    Neste artigo discute-se a relação entre turismo, fé e religião em torno dos santuários, a partir de três vivências etnográficas revisitadas em forma de flashes multissituados, com revisão bibliográfica parcial. O santuário, em sentido lato, abarca um núcleo central e uma extensa franja, espaciais e simbólicos. Entre o centro e a periferia estendem-se gradações, continuidades e descontinuidades. O santuário, desta forma, é compreendido neste artigo mais por suas sombras e simulacros do que por sua luminosa presença e esplendor, mais pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Intervenções Psicossociais Na Comunidade de Canoas: Uma Proposta Do Curso de Psicologia da ULBRA-Canoas.Maria Dolores Gobbi, Sheila Gonçalves Câmara, Mary Sandra Carlotto & Antonieta Pepe Nakamura - 2004 - Aletheia 19:89-98.
    Um dos papéis mais importantes da Universidade, juntamente com o ensino e a produção de conhecimento, é sua inserção efetiva na comunidade mais ampla, especialmente, em sua comunidade de acolhida. A proposta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, através do Curso de Psicologia é, justamente, de..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.
    Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  31
    A teoria política de João Wyclif.Jürgen Miethke - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):129-144.
    O decorrer século XIV, o conflito entre o papa e o imperador se esvaiu. Entrementes, os novos estados criavam corpo e os antigos problemas adquiriam nova roupagem. Esse foi o ambiente em que viveu Wyclif. Seu pensamento político possui uma matriz religiosa e sua intenção maior foi a de compreender a Igreja como comunidade de redimidos. Nessa condição ela só é conhecida por Deus e só no juízo final os homens saberão quem pertenceu à verdadeira Igreja. Baseado em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Apresentação: A comunicação internacional no contexto da globalização.Sonia Virginia Moreira - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):7-9.
    Os conceitos que tratam do processo de globalização, originários da economia a partir da década de 1980, se aplicam para a comparação e análise de alguns paradoxos ainda hoje presentes no campo da comunicação internacional. Assim como uma ‘nova ordem econômica’ versou sobre a mundialização dos negócios, na área da comunicação o desequilíbrio na circulação de informação entre países industrializados e em desenvolvimento deu origem a intensos debates internacionais que resultaram no documento oficial que tratava de uma ‘nova (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    A identidade presbiteral depois do Vaticano II (Presbyterial Identity after Vatican II) - DOI: P.2175-5841.2011v9n24p1090. [REVIEW]Pe Geraldo Luiz Borges Hackmann - 2011 - Horizonte 9 (24):1090-1112.
    O artigo aborda a questão da identidade presbiteral do Concílio Ecumênico Vaticano II até hoje. O ponto de partida são dois artigos sobre esse tema. Um foi escrito por Mauro Gagliardi, e publicado pela revista da Congregação para o Clero, e outro por José Maria Hernándes Martínez, CMF, e publicado pela revista Proyección. Apesar de tratarem da mesma questão, eles têm pontos de vista diferentes para compreender a fundamentação do proprium do ministério ordenado: a representação de Cristo ou a da (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  27
    Comunidade ética e religião: A estruturação da fé kantiana.Carlos Magno Teixeira - 2013 - Horizonte 11 (31):1150-1151.
    TEIXEIRA, C. M. Comunidade ética e religião: A estruturação da fé kantiana. Dissertação (Mestrado). 2013. 113f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte Palavras-chave Liberdade. Comunidade ética. Igreja. Religião moral. Fé racional.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    A comunidade moral em Tomás de Aquino.Lorena Maria de Moura Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):1-10.
    Este artigo aborda a temática ética na obra Suma Teológica de Tomás de Aquino. Mais precisamente visamos demonstrar a maneira em que se dá o tratamento da moralidade no âmbito social, no interior das comunidades. Tenho a intenção neste trabalho de ajudar a explicitar o caráter comunitário da ética de Tomás de Aquino, e mais precisamente, estou interessada em delimitar criticamente os elementos constitutivos da formulação filosófica por Tomás de Aquino do conceito de comunidade moral na Suma Teológica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A categoria Luz na Biblioteca Copta de Nag Hammadi (The category "Light" in the Coptic Nag Hammadi library) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p983. [REVIEW]Maria Aparecida de Andrade Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):983-1011.
    Em 1945, uma coleção de manuscritos em língua copta foi encontrada por camponeses egípcios, próxima à cidade de Nag Hammadi. Esta coleção, contendo treze códices feitos de papiro e cobertos com couro, recebeu o nome de Biblioteca Copta Nag Hammadi . Uma importante descoberta para a língua copta, para a história da filosofia antiga e para o cristianismo primitivo, pois esta biblioteca abre-nos uma nova janela sobre o período formativo do cristianismo por fornecer tratados de teologia sistemática, obras exegéticas, (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A renovação da teleologia em Hans Jonas.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2010 - Princípios 17 (28):47-70.
    O presente trabalho visa elucidar a renovaçáo da teleologia no pensamento de Hans Jonas, mostrando como esta ocupa aí duas funções centrais, a saber: pensar uma nova ontologia que atenda de forma mais exata à construçáo de um universo psicofísico e em vir-a-ser; e pensar o dever-ser da humanidade enquanto telos e valor absoluto no processo evolutivo do Ser. Para alcançarmos nosso objetivo, primeiro explicitaremos que o que Jonas designa por "enigma da subjetividade" é o problema fundamental da ontologia, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    O reconhecimento E o consenso éticos como caminho para a formação de Uma comunidade ética em Henrique cláudio de Lima vaz.Caroline Ferreira Fernandes - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):20-33.
    Este artigo tem como objetivo fundamental analisar a categoria de reconhecimento e a possível formação de uma comunidade ética. Para isso, analisaremos os principais textos que lidam com o tema do autor contemporâneo Henrique Cláudio de Lima Vaz. O artigo será dividido dialeticamente em três partes. A primeira parte evidenciará o problema da formação de uma comunidade ética como a questão central do nosso tempo. A segunda parte abordará as categorias de intersubjetividade e de reconhecimento como dimensões antropológicas (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Religião, pluralismo e sociedade: uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural.Jackson Martins de Andrade - 2014 - Horizonte 12 (35):1018-1020.
    Dissertação ANDRADE, Jackson Martins de. Religião, pluralismo e sociedade : uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Naturologia e espiritualidade: indícios dos valores do movimento da Nova Era entre naturólogos formados no Brasil.Fábio Leandro Stern - 2016 - Horizonte 14 (42):668-669.
    A presente dissertação objetivou investigar as relações entre a Naturologia no Brasil e o movimento da Nova Era, partindo da hipótese levantada por Teixeira de que o surgimento da Naturologia no Brasil estaria relacionado à chegada da Nova Era ao país. Para tanto, foram aplicados 292 questionários em naturólogos formados nas duas universidades brasileiras com cursos de Naturologia reconhecidos pelo MEC. Para aferir o grau de adesão ao movimento da Nova Era, uma escala do tipo Likert foi (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Mishná e Belo Horizonte: A influência da cultura oral na comunidade judaica belo-horizontina.Thiago Hot Pereira de Faria - 2014 - Horizonte 12 (36):1410-1411.
    Dissertação: FARIA, Thiago Hot Pereira de. Mishná e Belo Horizonte: A influência da cultura oral na comunidade judaica belo-horizontina. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Nova Era: uma manifestação de fé da contemporaneidade.Fabiano Fernandes Serrano Birchal - 2006 - Horizonte 5 (9):97-105.
    O homem contemporâneo vive um mundo de incertezas, onde muitos dos antigos paradigmas que o senso comum considerava como absolutos se desmoronam com incrível velocidade. Esta volatilidade de sentidos é observada com ampla nitidez na busca do sagrado: as religiões tradicionais são deixadas de lado ou misturadas a práticas esotéricas, místicas e ocultas, tentativa humana de explorar o mundo através de um enfoque holístico, que reimprima na vida a magia outrora perdida. Neste contexto de construção de uma nova realidade, (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Ação coletiva promovida por inovações tecnológicas: o caso das ONGs brasileira e o Movimento Software Livre.Viviani Corrêa Teixeira - 2011 - Polis 28.
    O avanço técnico gerou disparidades ligadas ao campo da informática, algumas empresas aprisionaram o conhecimento através de senhas, licenças e direitos autorais, induzindo a sociedade civil a ficar refém desse processo de exploração comercial e criando uma divisão entre a comunidade de técnicos ligados a computação. Surge o Movimento Software Livre-MSL, em prol da criação, uso e difusão de softwares alternativos e cooperativos, uma nova forma de ação coletiva que visa romper com o sistema econômico vigente utilizando-se do (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    Nova Era: seus desafios à fé cristã.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (2):7-16.
    Os movimentos espirituais tem atravessado o Primeiro Mundo e as camadas ilustradas do Terceiro Mundo ocidental. tanto mais surpreendentes quanto mais os profetas da Morte de Deus da década de 70 tinham anunciado um silêncio sepulcral a respeito de Deus. No seu diagnóstico, o mundo moderno se cansara dos discursos de Deus e na sua audaz autonomia ia desfazendo, um por um, os rincões habitados pelo Divino. Nada acontece na história por puro acaso, apesar de fatores aleatórios. Os abalos sísmicos (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Eutanásia, ortotanásia, e suicídio assistido: a ética do respeito à dignidade e à autonomia de pacientes em estágio terminal.Marcelo de Araújo - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (1):15-24.
    Nos últimos anos a legislação brasileira que trata da proteção da dignidade e da autonomia de pacientes em estado terminal passou por importantes transformações. A nova legislação brasileira foi bem recebida por um amplo segmento da sociedade, incluindo-se aí a comunidade médica, a igreja católica, e jornalistas. A discussão em torno desse tema passou a ser articulada em torno do conceito de “ortotanásia”. O objetivo deste artigo consiste em, por um lado, apresentar argumentos em favor do suicídio-assistido, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Do Comum À Comunidade: A Vida Em Sociedade Na Ética IV.Ricardo Polidoro Mendes - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:317-338.
    No escólio da proposição IV18, ao falar rapidamente das soluções contra a impotência e inconstância humanas, Espinosa afirma a utilidade mútua entre dois homens no favorecimento de suas potências de agir como uma das soluções à servidão. Esse favorecimento é permitido pelas muitas coisas que os homens possuem em comum entre si, que, por sua vez, podem possibilitar tanto as relações de aumento de potência, na medida em que os homens conduzem-se pela razão, quanto as de diminuição, nas quais os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    A Nova Evangelização e sua import'ncia para o Brasil.Renato Arnellas Coelho - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):225-241.
    The author seeks to understand the meaning and goals of the New Evangelization in a diachronic way as they were exposed mainly by the last popes John Paul II, Benedict XVI and Francis and how to relate it to the current Brazilian context that needs urgently new methods of evangelization.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    A Nova Paróquia e a solicitude pelos pobres: o compromisso cristão no mundo.Rodrigo Fernando Alves - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):94-106.
    The New Parish, beloved by the most recent church documents, meets several challenges for its renewal, among them the caring for the poor. This commitment, the agape expression of Christ, is fundamental in this world in which the seeds of individualism and neo-paganism are gaining strength. Thus, in an exercise of systematic theology that re-connects biblical theology and pastoral, an important way is to look at the caring for the poor in the example of the Apostle Paul. Paul organized a (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Trago o Fado nos sentidos: canção, memória portuguesa na rádio paulista.Heloísa de Araujo Duarte Valente & Mônica Rebecca Ferrari Nunes - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE Este texto apresenta partes de um projeto de longa duração, desenvolvido pelas autoras, que trata da cultura e identidade, memória e nomadismo através da música e, em particular do fado. Este gênero fixou-se no Brasil, através dos imigrantes portugueses e luso-descendentes, a transmissão sendo feita pelo rádio. Após um período de esmaecimento, o fado reaparece na paisagem sonora do final do século XX, com importantes mudanças no processo de assimilação e transmissão (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  36
    Underdetermination and Decomposition in Kepler's Astronomia Nova.Teru Miyake - 2015 - Studies in History and Philosophy of Science Part A 50:20-27.
    This paper examines the underdetermination between the Ptolemaic, Copernican, and the Tychonic theories of planetary motions and its attempted resolution by Kepler. I argue that past philosophical analyses of the problem of the planetary motions have not adequately grasped a method through which the underdetermination might have been resolved. This method involves a procedure of what I characterize as decomposition and identification. I show that this procedure is used by Kepler in the first half of the Astronomia Nova, where (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  11
    Aristóteles E o Sentido Político da Comunidade Ante o Liberalismo.Cesar Augusto Ramos - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):61-77.
    O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade discursiva compartilhada; o cultivo de determinadas virtudes ético-políticas presentes na convivência humana, sobretudo, a amizade; a autossuficiência do cidadão e o seu vínculo com a autarquia da (...) política. A retomada de um moderno conceito de comunidade, na tentativa de reatualizar os princípios gerais do comunitarismo aristotélico, pode ser compatível com determinadas teses liberais, sobretudo a questão da liberdade (autonomia) individual e o fato do pluralismo ético e político nas sociedades modernas. The communal nature of Aristotle's philosophy results from the various forms of analysis of the politics the philosopher shows in the articulation of the following features: the thesis that man is a political animal; the way the political community is accomplished through this thesis, in which the logos itself manifests as a shared discoursive activity; the cultivation of certain ethical and political virtues present in the human companionship, above all, friendship; citizen self-sufficiency and its relationship with the autarchy of the political community. In an attempt to bring up to date the general principles of Aristotelian communitarianism, the resumption of a modern concept of community can be compatible with certain liberal theses, especially the issue of individual freedom (autonomy) and the fact of the ethical and political pluralism in the modern societies. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  9
    Autour des Obligationes de Roger Swyneshed: La Nova Responsio.E. Jennifer Ashworth - 1996 - Les Etudes Philosophiques:341-360.
    J'examine plusieurs sources selon lesquelles Swyneshed (malgré les prétentions d'Angel D'Ors dans ses articles récents) donne une nova responsio en partie sous forme de la règle « On peut nier une proposition conjonctive après avoir concédé ses deux parties. » Je montre que cette nova responsio est liée à un rejet de la règle « Chaque proposition qui suit de l'ensemble de propositions déjà concédées doit être concédée », et j'attribue ce rejet à une théorie selon laquelle une (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  17
    KUŠNÍROVÁ, Eva : The Theatre of Particular Features. Theatre Ensemble Hviezdoslav Spišská Nová Ves.Pavol Zubal - 2018 - ESPES 7 (1):65-66.
    KUŠNÍROVÁ, Eva : The Theatre of Particular Features. Theatre Ensemble Hviezdoslav Spišská Nová Ves. Prešov: Faculty of Arts, Prešov university of Prešov in Prešov. ISBN 978-80-555-1818-3. 305 p.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    A Intersubjetividade No Pensamento Husserliano Tardio: A Experiência de Empatia E a Comunidade de Mônadas.Juliana Missaggia - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Nesse artigo analiso aspectos fundamentais da noção de intersubjetividade, desenvolvida no pensamento tardio de Edmund Husserl. Primeiramente, apresento o conceito de empatia, demonstrando sua relação com o estabelecimento da esfera intersubjetiva. A seguir, investigo o papel desempenhado pela “comunidade de mônadas” e como ela remete à ideia de mundo objetivo. Tais noções são cruciais, conforme pretendo indicar, para afastar leituras bastante comuns, porém equivocadas, sobre o suposto caráter solipsista da fenomenologia husserliana.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Formas de resistência da religiosidade, da memória e da cultura negra no Amapá: o caso da comunidade quilombola de Mel da Pedreira.Elivaldo Serrão Custódio & Oneide Bobsin - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):366-388.
    O presente artigo objetiva refletir sobre as formas de resistência da religiosidade, da memória e da cultura negra da Comunidade de Remanescente de Quilombo Mel da Pedreira, localizada no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. O presente trabalho trata-se do resultado final de um dos capítulos de um estudo etnográfico de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Nova fizika na LHC-u i nova filozofska istraživanja.Tomislav Petković - 2010 - Filozofska Istrazivanja 30 (1-2):193-209.
    Članak je usmjeren ususret paradigmi nove fizike koju treba iznijeti LHC, ali s kritičkim prosuđivanjem toga razvoja pomoću Kuhnovih teza i epistemologije povezanih s modernom fizikom. Promišljanja i prosudbe nove filozofije niču iz LHC-fizike, koja se tumači kao »science universelle« . LHC, kao najveći sudarivač čestica u svijetu do sada, nije motiviran time da uništi Boga niti bilo koju vjeru u svijetu, već za otkrivanje novih čestica s njihovim interakcijama i kozmologijom u Prirodi, baš onoliko koliko pružaju LHC-scenariji na Tera-elektron-volt (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  5
    Nietzsche, a Crítica Ao Antiquarianismo E Uma Nova História Dos Valores.Raylane Marques Sousa & Eduardo Ferreira Chagas - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    O objetivo mais geral de nosso artigo é examinar a crítica de Nietzsche ao antiquarianismo e suas relações com a genealogia. Em primeiro lugar, ocupar-nos-emos com a crítica de Nietzsche à erudição e à história antiquária do século XIX e sua centralidade no pensamento do filósofo, em que história aparece não como simples atividade de erudição e pesquisa antiquária, mas como saber a serviço da vida. Depois de nos debruçarmos sobre a ideia de que Nietzsche é um opositor do antiquarianismo, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  75
    A Totalidade do Ser, o Absoluto e o tema "Deus": Um capítulo de uma nova Metafísica.Lorenz B. Puntel - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):297-327.
    Propósito deste ensaio é apresentar uma nova abordagem ao velho problema que é o acesso filosófico ao Deus cristão. Isto acontece dentro do esquema de uma nova metafísica cujo ponto de partida é a capacidade que a mente tem de percepcionar a totalidade do ser, facto este que o artigo apresenta como sendo justamente uma estrutura central do intelecto. Dado que as distinções entre intelecto e mundo, conceitos e realidade, sujeito e objecto, etc., já pressupõem a totalidade do (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Atividade curricular em comunidade E sociedade E os povos tradicionais: Experiência de Campo do curso de direito da universidade federal da bahia.Júlio César de Sá da Rocha & Roberta Nascimento da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE E OS POVOS TRADICIONAIS: EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Übersicht zu den von Leibniz exzerpierten Kapiteln aus Guerickes Experimenta nova.Peter Streitenberger, Paolo Rubini, Wolfram Knapp & Berthold Heinecke - 2018 - In Peter Streitenberger, Paolo Rubini, Wolfram Knapp & Berthold Heinecke (eds.), Leibniz Und Guericke Im Diskurs: Die Exzerpte Aus den Experimenta Nova Und der Briefwechsel. De Gruyter. pp. 101-107.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    From Dialectics to the Diabolical: Adorno’s “New Music” and Blanchot’s “Ars Nova”.Vivian Liska - 2018 - Angelaki 23 (3):14-27.
    In “Ars Nova,” a short essay written in 1963, Blanchot defends the “new music” of Arnold Schönberg and his school against its critics and hails it as an exemplary contestation of culture conceived as an attempt to conceal the groundlessness of human existence. The fragmentary and dissonant nature of the “new music” has the power to unmask culture’s pretence of order, meaning and harmony. It embodies the potential of modernist art to unsettle all established conventions standing in the way (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  27
    OSBORNE, Grant R. Apocalipse: comentário exegético. São Paulo: Vida Nova, 2014. 999p.Ângelo Vieira da Silva - 2015 - Horizonte 13 (39):1709-1712.
    Resenha crítica do livro: OSBORNE, Grant R. Apocalipse: Comentário Exegético. São Paulo: Vida Nova, 2014.999 pp. ISBN 978-85-275-0562-8. Título original: Revelation.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    Ciência, Religião E Utopia – a Sociedade Ideal Na Nova Atlântida de Francis Bacon.Michael Spang - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):275.
    Este artigo examina a sociedade utópica esboçada na Nova Atlântida de Francis Bacon. As interpretações modernas costumam afirmar que ela é, de modo geral, caracterizada por influências cristãs. Essa compreensão é questionada e uma interpretação alternativa é discutida. Bacon emprega um sistema complexo de indicações veladas, símbolos e alusões com "ambigiidades. Isso sugere que não há um único pano de fundo filosófico, religioso ou cultural para sua sociedade utópica. Portanto, eu sustento que a identidade social da Nova Atlântida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. One Step Forward, Two Steps Back: A Charter Analysis of S.39 of Nova Scotia's Involuntary Psychiatric Treatment Act.Jacquelyn Shaw - 2009 - Journal of Ethics in Mental Health 4:1-11.
    Nova Scotia’s recently updated Involuntary Psychiatric Treatment Act signii cantly updated mental health law in the province in many respects. However, s.39 of the Act deviates from this record in that it contains a clause that permits overriding the competent prior wishes of involuntarily committed psychiatric patients. This is problematic because it displaces established Canadian common law and legislation on advance directives for psychiatric patients but not other patients, suggesting possible discrimination The paper explores whether s.39 might survive challenge (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    Fenomenologia Antiga E Nova.Hermann Schmitz - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):53.
    O presente trabalho apresenta a necessidade da abordagem de tipo fenomenológico, distinguindo entre a fenomenologia antiga e a nova e mostrando como se deu a ruptura entre ambas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  24
    Contextualismo Justificacionista: uma nova resposta ao problema do regresso epistêmico // Justificationist Contextualism: a new response to the epistemic regress problem.Tiegue Vieira Rodrigues - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):60-78.
    Neste artigo eu ofereço uma nova abordagem para resolução do problema do regresso epistêmico. Tal problema pode ser considerado um dos mais tradicionais problemas em epistemologia, que nos segue desde a antiguidade. As teses tradicionais que tentam responder a este problema possuem dificuldades ainda não respondidas satisfatoriamente, fato que, inicialmente, serve de motivação para a procura de uma nova resposta. Primeiramente, apresento o problema do regresso epistêmico e as respostas tradicionais oferecidas na sua resolução. Como veremos todas elas (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Resenha: Remanso: uma comunidade mágico-religiosa. O fantástico apoiado em uma mundividência afrodescendente – aspectos das ambivalências sociais, geográficas e históricas.Alexandre Frank Silva Kaitel - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):973-980.
    Book review: SENNA, Ronaldo de Salles; AGUIAR, Itamar Pereira de. Remanso: uma comunidade mágico-religiosa. O fantástico apoiado em uma mundividência afrodescendente – aspectos das ambivalências sociais, geográficas e históricas. Feira de Santa: UEFS Editora, 2016.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A Idéia de uma 'Nova Ordem' ou o Remapeamento do Caos: Ensaio Sobre a Sistematização do 'Mundo Vital'.Antônio Basí­lio Novaes Thomaz de Menezes - 1995 - Princípios 2 (3):09-12.
    o presente ensaio traz uma breve reflexao sobre a perspectiva habermasiana de sistematlzacao do "mundo vital", examinada no quadro histórico da questao da "pós-modernidade". Esta trata da relacao, apontada por HABERMAS (03:t II), entre as esferas do "sistema" e do "mundo vital", aplicada em termos de uma teoria da sociedade que se coloca frente a ideia de uma "nova ordem mundial".
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    El problema metafísico de la coexistencia de las substancias en la Nova dilucidatio de Kant.Gustavo Sarmiento - 1999 - Signos Filosóficos 1 (2):33-56.
    "El problema metafí­sico de la coexistencia de las substancias en la Nova Dilucidatio de Kant"Este articulo se propone examinar la doctrina de la coexistencia de las substancias que constituyen el mundo contenida en la Nova Dilucidatio de Kant. El autor se propone averiguar los fundamentos del mundo concebido como una totalidad absoluta."The Metaphysical Problem of Substances Coexistence in Kant's Nova Dilucidatio"The aim of this paper is to analize the Kantian doctrine of the coexistence of the substances that (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
    Este trabalho pretende verificar como a questão do duplo expressa já no mito de Narciso é revisitada e reelaborada no conto machadiano O espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana, e a partir desta, o conceito de identidade é discutido.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999