Results for 'Condição humana'

999 found
Order:
  1.  6
    A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo.Diogo Bogéa - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):679-704.
    A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo Resumo: Partindo do princípio de que todo processo educacional é aberta ou veladamente guiado por uma determinada maneira de se compreender o ser humano, procuramos nesse artigo colocar em questão os ideais de “humano”, e consequentemente, de humano-professor, que a tradição ocidental nos legou. Em seguida, tentamos indicar alguns caminhos para repensarmos contemporaneamente o que significa ser humano e, por conseguinte, o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    A condição humana como fenomenologia da decadência do político.Lucas Barreto Dias - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):79-89.
    Ao escrever A condição humana, Hannah Arendt realiza duas grandes tarefas: 1) explicita alguns de seus princípios políticos e 2) faz uma leitura crítica da nossa tradição a fim de compreender a atual situação de decadência política. Dado o fato de nos encontrarmos frente à falência dos antigos princípios que regiam a vida pública, Arendt entende ser preciso que se busque por novos critérios e princípios políticos no lugar de repetir aqueles do passado. Neste trabalho, dou foco à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    Uma introdução sobre a condição humana do enfermeiro docente.Caroline Lemos Martins, Sônia Maria Schio & Maira Buss Thofehrn - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):64-94.
    A condição humana”, de autoria de Hannah Arendt, possui conteúdos teóricos importantes para a compreensão das atividades humanas na atualidade e, entre elas, as exercidas pelos profissionais da área da saúde e neste momento, da Enfermagem. Dessa forma, pode-se analisar o relato dos Docentes de Enfermagem em relação à Vita Activa quando expõem a condição humana experienciada no cotidiano. Em outros termos, o labor está relacionado às atividades que correspondem ao processo biológico do corpo humano para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    O prólogo de A condição humana e a pergunta de Arendt: “o que estamos fazendo”?Itamar Soares Veiga - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):280-293.
    este artigo aborda algumas passagens do prólogo de A condição humana de Hannah Arendt e destaca algumas projeções sobre o futuro. O propósito da investigação é acompanhar a pergunta da autora sobre o que “estamos fazendo”? Este acompanhamento assinala que as realizações científicas daquela época, em meados do século XX, circunscreveram o contexto de fundo da autora. Mas, passados mais de meio século, esta pergunta feita por Arendt motivada pelas realizações científicas, deve ser recolocada em um contexto mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    O perdão na condição humana: breves perspectivas de uma releitura do evangelho em Hanna Arendt.Helerson Alves Nogueira & Felipe Da Silveira Costa - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):173-193.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a noção do perdão que Hannah Arendt desenvolve no capítulo 5 do livro A condição Humana, em especial, no subcapítulo “A irreversibilidade e o poder de perdoar”. Para Arendt, Jesus de Nazaré foi o descobridor do papel do perdão na arena do espaço público. Antes de apresentar os motivos pelos quais Arendt menciona alguns textos do Novo Testamento, será necessário compreender o contexto político que a impulsionou escrever: a descoberta que para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Sobre a condição humana no pensamento de Hannah Arendt e Karl Marx.Leonardo Pellegrinello Camargo - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):190-200.
    Neste artigo, abordamos a diferenciação entre trabalho e obra no pensamento de Hannah Arendt, que, embora pareçam para a modernidade conceitos similares ou até idênticos, para a filósofa esta diferenciação é crucial para uma abordagem crítica necessária da condição humana durante e após o século XX. Isto posto, expomos o conceito marxista de trabalho e a posterior crítica feita por Arendt para construir o seu pensamento político acerca da humanidade no pós-guerra.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Guerra, terrorismo E condição humana.Antonio Valverde - 2003 - Revista de Filosofia Aurora 15 (16):11.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel.Adriana Veríssimo Serrão - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021045.
    O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva e a religiosidade, expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia da religião (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    A questão técnica e a condição humana em Hannah Arendt e Karl Marx.Júlia Lemos Vieira - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: A crítica de Hannah Arendt a Karl Marx perpassa a questão da técnica. Arendt sugerira que Marx contribuíra para a elevação do animal laborans à condição humana moderna quando indicou que a emancipação humana estaria na vitória dos trabalhadores. Empreenderemos uma refutação à crítica de Arendt, indicando que Marx recusa a tradicional cisão entre vida ativa e vida contemplativa, para se opor à alienação do homem no labor, e não o contrário. Indicaremos, assim, que Marx estava (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    A vida e a morte segundo Aquiles: notas para uma análise da compreensao de Aquiles acerca da naturaleza e da condiçao humanas.Luís Mendes - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):375-390.
    Resumo Neste estudo o autor procura analisar a compreensão da natureza humana que está subjacente às palavras de Aquiles, na Ilíada, IX,318-320 e na Odisseia, XI,489-491. Segundo o autor, Aquiles é portador de uma interpretação da condição humana que traduz uma determinada compreensão do que significa ser humano. De modo a deixar ver a compreensão da natureza humana presente nas palavras de Aquiles, o autor recorre a indícios encontrados noutros pontos das obras homéricas referidas, relacionando as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Hannah Arendt ea dimensão educativa da tradição na condição humana.Maria Elisa Vieira Elias - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 1 (2):p - 76.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Formação humana e condição ontológica da infância.Claudio Almir Dalbosco - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):245-271.
    Resumo O ensaio reconstrói, na primeira parte, o conceito de descontinuidade da infância como condição ontológica da existência humana, amparando-se na definição desenvolvida por Walter Kohan, em seu livro Infância. Entre educação e filosofia. Procura mostrar, brevemente, o vínculo dessa tese, por um lado, com a noção heideggeriana de ontologia e, por outro, com a concepção foucaultiana de ontologia do presente. No que se refere à Heidegger, retém a noção de temporalização do Dasein como crítica à tradição metafísica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Martins, Hermínio, Experimentum Humanum. Civilização Tecnológica e Condição Humana, Relógio D’Água, Lisboa, 2011, 444 pp. [REVIEW]Pedro Russi - 2013 - Anuario Filosófico 46 (3):665-667.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Guerra, terrorismo de Estado e condição (des)humana | War, state terrorism and the (in)human condition.Lilian Simone Godoy Fonseca - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Sob a inspiração do texto “Guerra, Terrorismo e Condição Humana”, de Antonio Valverde, o presente artigo busca discutir a questão da guerra, apontando as disparidades de gênero e de classe que ela comporta; tratando-a como um tipo de terrorismo de Estado e discutindo a condição desumana decorrente de todas as guerras, exemplificada por dois clássicos do cinema mundial.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    A vulnerabilidade como condição antropológica segundo o motivo “Escada da vida” em uma xilogravura do século 19.Helmut Renders & Elizabete Cristina Costa-Renders - 2020 - Horizonte 18 (55):197.
    Este artigo se dedica ao aparecimento do tema da vulnerabilidade, a partir do século 18, em xilogravuras cuja narrativa visual se refere ao processo de envelhecimento das pessoas em analogia com o motivo da escada ou dos degraus da vida. A ausência da consideração da deficiência como um possível atravessamento do ciclo da vida disparou o problema investigativo: Como se dá o aparecimento do tema da vulnerabilidade em xilogravuras cuja narrativa visual se refere ao motivo da escada ou dos degraus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    O conceito de essência humana a partir da concepção antropológica de Ludwig Feuerbach.Jéfferson Luiz Shafranski da Silva & Charles Feldhaus - 2018 - Revista Dialectus 12 (1).
    O presente artigo busca apresentar a concepção de essência humana materialista antropológica de Feuerbach. Ao longo de seu pensamento, Feuerbach, procura esclarecer que pensar o homem, significa pensá-lo dentro dos limites da condição humana material sensível e física. Portanto é enfatizado que Feuerbach sustenta que o acesso a nossa essência está relacionado com a maneira como acessamos a nossa consciência e que a maneira como acessamos essa última tem uma condição estritamente material e, portanto, deveríamos abordá-la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    A Sociedade de Risco e a Condição Política dos Humanos.Diego Paim de Souza - 2021 - Perspectivas 6 (2):148-175.
    Neste artigo, busco elucidar a noção de política segundo Hannah Arendt a partir de um questionamento proveniente da sociologia de Ulrich Beck. Na medida que H. Arendt pensa a política como uma condição dependente da continuidade material assegurada por um mundo artificialmente construído, e U. Beck identifica na modernidade de risco o surgimento de uma série de instabilidades naturais socialmente iniciadas, pergunto em que medida tal transformação do mundo humano afeta a política tal como foi pensada pela autora. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Religação dos aspectos de natureza e cultura na formação humana.Rita Ribeiro Voss - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):149.
    O artigo reflete sobre formação humana a partir da antropologia, isto é, como pensamento de religação de natureza e cultura, retoma os conceitos de cultura ao longo do desenvolvimento da antropologia que dividem a disciplina em dois campos opostos, um universalista e outro relativista. No entanto, ao contrário, a formação humana requer que pensemos a condição humana em sua estrutura biológica, que resulta na potencialidade humana de criar Cultura, universos simbólicos que são configurados por culturas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  30
    A questão da paixão como condição para a fé no itinerário da obra Temor e tremor.Nicoly Andrade - 2016 - Ideas Y Valores 65 (S2):165-174.
    Assumindo que o “tornar-se cristão” é o eixo que sustenta toda a produção literária de Søren Kierkegaard, o escopo deste ensaio é tentar delinear o conceito de paixão apresentado em Temor e Tremor como uma condição necessária para a efetivação dos movimentos dialéticos que possibilitam o desenvolvimento da fé. Efetivamente, é através do pseudônimo Johannes de Silentio que Kierkegaard apresenta sua ode à fé. Neste sentido, é sobre o esteio da narrativa apresentada em Temor e Tremor acerca da fé (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    A Trindade como relacionamento misericordioso na relação humana, a partir de Von Balthasar.André Luiz Bordignon Meira - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):37-45.
    A Trindade, centro da nossa fé, manifesta o amor e a misericórdia na história do ser humano e nas suas relações. A Teologia de Hans Urs von Balthasar faz com que se possa mergulhar no amor trinitário, que é extremamente pericorético em perspectiva kenótica. Balthasar tem uma paixão pelo Crucificado, o centro polarizador da sua teologia trinitária, visível na história, através do evento do Mistério Pascal. A paixão de Cristo revela o centro da economia da salvação da Kénosis primordial do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana.Angelo Vitório Cenci & Edison Alencar Casagranda - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):478-495.
    O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    A unidade do fim como condição do discurso moral E político.Wladimir Barreto Lisboa - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):533-538.
    Primeiramente, analisaremos a estrutura da ação humana como apresentada por Aristóteles. Posteriormente, mostraremos como algumas dificuldades enfrentadas pelo filósofo recebem uma nova solução na obra de Santo Tomás. Esta nova solução poderá ser vista como o divisor entre estes dois filósofos no que concerne a questões morais e políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado.Fábio César Junges, Tiago Anderson Brutti & Adair Adams - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):817-843.
    Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado Resumo: O presente texto, de caráter bibliográfico, discute o problema da consciência histórica com o objetivo de pensar o sentido dessa expressão na atualidade e as variações que esse conceito adquiriu ao longo da história das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase no século XX. A hipótese é que a discussão a respeito da consciência histórica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    A Riqueza Como Fim da Vida Humana Nas Sociedades Modernas.Édil Guedes & Júlio Ferreira de Oliveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):617.
    Resumo: Este artigo tem como objeto a centralidade da riqueza no mundo moderno, como fato dominante e como norma, ou seja, como o que orienta e regula as atividades social e individual. Iniciaremos com a consideração de que a criação de riqueza material como meta da vida humana a envolver toda a sociedade – esse modo de viver centrado na economia – é condição que pertence apenas às sociedades modernas e à sua forma econômica, o capitalismo, tendo-se expandido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    A supremacia da razão tecnocientífica e a "inutilidade" como condição para o filosofar.João Cardoso De Castro & Murilo Cardoso De Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):18.
    Resumo: Nosso trabalho aborda um pensamento não raro, especialmente entre aqueles mais engajados na “vida ativa”, seja nos laboratórios da academia ou nos quefazeres mundanos, a “inutilidade da abordagem filosófica”, onde se considera imperativo e imediato “fazer” ou “agir”. Por se tratar o tema proposto filosoficamente, corre-se o risco de “inutilidade” de nossa abordagem do próprio tema. Todavia, diante do progresso irrefreável da técnica, e sua dominação por sobre todas as expressões da vida humana, aí incluída a própria filosofia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  37
    Human condition and freedom.Joelma Lúcia Vieira Pires - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):25-42.
    RESUMO:O objeto de estudo deste artigo é a condição humana. Qual a possibilidade de existência da condição humana fundamentada na liberdade? O objetivo é relacionar esfera pública, política, liberdade e condição humana. A elaboração teórica considerou obras de Etienne de La Boétie, Hannah Arendt, Cornelius Castoriadis, entre outros. Na atualidade, ocorre a supressão da condição humana, pois a esfera pública tem a ingerência da esfera privada, predominando a razão instrumental e a lógica (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.9. [REVIEW]Maria Verónica Pascucci - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):561-575.
    Em meio ao tempo e ao ritmo estabelecidos pela dinâmica social da atualidade, caracterizada por uma paisagem sonora que conduz ao desapego e ao distanciamento afetivo nas relações, exaurindo os próprios sentidos da vida humana, este trabalho pretende retomar o sentido ético da escuta como condição primordial de acesso à verdade, uma escuta que, para além do simples ouvir, permita espreitar os sons que constituem a singularidade dos sujeitos e do mundo e dão a tônica da sua existência. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  41
    Angústia e desespero como possibilidade de construção da existência humana a partir da filosofia de Sören Kierkegaard. [REVIEW]Luciano da Silva Façanha & Leonardo Silva Sousa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):307-324.
    O objetivo do artigo consiste em analisar a experiência da angústia e do desespero, tomando como base a filosofia existencial de Sören Aabye Kierkegaard. Ao refletir sobre a angústia e o desespero, intentamos acentuar o caráter positivo de tais experiências. Através da angústia, o homem pode tomar reconhecimento que é um ser-capaz-de, e que diante de diversas possibilidades, pode escolher, exercitando sua liberdade. No tocante ao desespero, o homem pode perceber os graus de inautenticidade de sua condição existencial. A (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Alcanzar el ser de las cosas, hasta el mismo esse subsistens (III).Octavio N. Derisi & Capacidad de la Mente Humana - 1991 - Sapientia 180:159.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. mático» sin ser necesariamente un libro sistemático de corte escolar (p. XIs.). El primer capítulo estudia—a modo de introducción—la historia general de la cuestión acerca de Dios. Así pone de relieve que la problemática acerca del. [REVIEW]Textos Notas & Experiencia Humana - 2001 - Pensamiento 57 (217-219):125-137.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Do biopoder à psicopolítica.Débora Aymoré - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):101.
    Nossa condição humana contemporânea está inter-relacionada com o avanço do domínio das aplicações tecnológicas para vários aspectos da vida biológica, existencial e política, levantando uma postura reflexiva diante das tecnologias de informação. Se é verdade que o projeto baconiano estimula, a partir do século XVI, o controle sobre a natureza, a partir dos séculos XVII e XVIII, a Europa testemunhou o nascimento de duas formas de poder moderno: o poder disciplinar e o biopoder. Assim, a estratégia adotada para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  55
    O sintoma como uma resposta de baixa densidade num sistema de elevada complexidade.Claudeth Conceição de Oliveira Lilja - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:145-154.
    Procuramos fazer uma reflexão sobre aspectos evolutivos do homem enquanto um ser que é capaz de questionar sua própria existência, suas relações consigo mesmo e com os demais, um ser capaz de organizar significações e conhecimentos sistemáticos sobre si mesmo e sobre seu mundo, incluindo o sintoma c..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Diagnóstico arendtiano acerca da modernidade.Mayara Mara Teixeira Rodrigues & Ricardo George de Araújo Silva - 2024 - Controvérsia 20 (1):104-117.
    O presente texto propõe-se a refletir, no rastro de Arendt, sobre o declínio da política na modernidade diante de sua redução à administração da vida e das necessidades vitais. Para tanto, discutiremos a “moderna alienação do mundo” fomentada pela ascensão do trabalho e da vida, e refletiremos sobre a redução da política à administração da vida diante do advento do social e da vitória do animal laborans. Pressupõe-se que, examinarmos tais categorias nos permite observar o ocaso da política na era (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Cultural relativity, ethical relativism and the immutability of the human nature: Some considerations on philosophical anthropology.Karl Acham - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 3 (1):43-66.
    Alfred Stein, em memória de quem esse artigo é dedicado, mantinha, enquanto filósofo da história, a crença em valores absolutos como obsoletos bem como, enquanto filósofo da ética, o convencimento sobre a aleatoriedade relativista-cultural na valoração moral da ação humana. De uma tal valoração aparece indicado reconstruir a ação adequadamente, ou seja, compreendê-la intencionalmente e explicá-la por meio da causalidade. No decorrer desse compreender e desse explicar, se deve fazer uma referência a isso que Stern com, entre outros, Blaise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  31
    The impossible happiness: after De la vie Heureuse.Maria Luísa Couto Soares - 2011 - Cultura:267-280.
    O objectivo deste artigo é a exploração de duas perspectivas contrastantes das teses de Leibniz sobre a Vida Feliz: numa, a felicidade depende da razão iluminada e da compreensão. A razão e a sabedoria são os verdadeiros fundamentos da felicidade, e se alcançarmos essa “Ciência da felicidade”, encontrá-la-emos, sem qualquer dúvida. A outra perspectiva apresenta-nos a finitude humana, a confusão que rege muitas vezes a própria vida, a fraqueza da vontade e os limites da razão, como obstáculos para a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Pandora e O Segundo Sexo: Um diálogo entre Beauvoir e Hesíodo.Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):150-161.
    Resumo: Nossa intenção, neste artigo, é apresentar uma leitura da narrativa hesiódica da criação de Pandora, a primeira mulher, analisando sob quais aspectos aparecem, na poesia arcaica grega, os traços míticos relacionados ao feminino que Simone de Beauvoir mapeia na segunda e na terceira parte do primeiro volume de O Segundo Sexo, intituladas História e Os Mitos. O que de próprio à condição feminina ocidental é atribuído à mulher desde Hesíodo e como? A leitura que faremos segue a estratégia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    A recuperação da política: ação e espaço público segundo Hannah Arendt.Ricardo George de Araújo Silva & Napiê Galvê Araújo Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):1-10.
    Pensar a recuperação da Política a partir da ação e do espaço público comporta o grande objetivo deste texto. Queremos com isso trazer a baila duas categorias fundamentais no pensamento de Hannah Arendt. Para tal empreitada nos apoiamos em obras da autora de modo especial A condição Humana e Entre o passado e o Futuro. Elegemos como metodologia central a pesquisa bibliográfica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    A tendência à destruição do domínio público pela hegemonia da razão neoliberal.Francisco Xarão - 2022 - Griot 22 (3):45-54.
    Partindo das distinções arendtianas do conceito de público na condição de aparência, exposição e publicidade e público como compartilhamento de um mundo comum tentarei mostrar como nossa percepção da realidade é dependente do senso comum. Essa característica própria da condição humana submete todas as sociedades ao desafio de criar e manter um domínio público, em que, ao confrontar-se umas com as outras e com o mundo percebido, as distintas opiniões possam elevar-se do nível da opinião própria ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  39
    Hannah Arendt E o direito : O Outlaw E o direito a Ter direitos.Odilio Alves Aguiar - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (143):403-415.
    RESUMO O artigo visa relacionar a tese da centralidade do outlaw, para se pensar o direito, em Hannah Arendt, com a sua compreensão do direito como “direito a ter direitos”, esboçada em “Origens do totalitarismo”. Partindo da desintegração europeia no início do século XX e do surgimento do outlaw contemporâneo, o refugiado, refletiremos sobre o sentido do princípio da legalidade, sua relação, em Arendt, com a plural condição humana e o mundo comum. Mostraremos como estão contidos, na obra (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  4
    Nota sobre "a metamorfose do mundo".Luiz Hebeche - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):97-108.
    Com a noção de Metamorfose doMundo pretendemos elaborar uma ontologia dopresente desde o conceito wittgensteiniano de"revelação do aspecto" Ontologia, porém, não éuma ciência, mas a prudência gramatical que lidacom as incertezas da condição humana expressasna linguagem. Ao contrário da tradição filosóficaque parte da contemplação que se distancia domundo, partimos do assombro instaurado nocerne da linguagem mesma recorrendo à noçãode algo como algo, mas destacando na transitoriedadedeste "como" a abertura de sentido, ouseja, a possibilidade de tematizar-se o mundo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Rosto, Ética e Alteridade. Por Um Pensamento Outramente Trágico Em Emmanuel Levinas.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):489.
    A investigação que se segue tem como escopo evidenciar os motivos que permitem (re)posicionar a filosofia da alteridade de Emmanuel Levinas para além de sua então reconhecida vinculação à fenomenologia. Trata-se de situá-la, paradoxalmente, no rol de um pensamento de corte trágico graças à oposição ao romantismo do Idealismo da filosofia moderna. Entretanto, como o foco da reflexão do autor se volta explicitamente para a ética sui generis que brota da visceral relação/interpelação advinda do contato/Dizer de um Rosto humano que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Filosofia Afro-Brasileira Como Contribuição Formativa Para o Ensino de Filosofia.Antonio Filogenio de Paula Junior - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022013.
    Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    Hermenêutica filosófica de Gadamer.Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto & Danielle de Fátima da C. C. De Siqueira Leite - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):19-32.
    O presente trabalho objetiva discutir as possíveis contribuições da Hermenêutica Filosófica de Gadamer para a pesquisa em Psicologia. Nessa direção, parte da problematização do modo como o conhecimento é produzido na Psicologia, com realce para a insuficiência do horizonte técnico-científico para aproximar-se dos fenômenos humanos. Recorre à Hermenêutica Filosófica de Gadamer na busca do desvelamento de outras possibilidades para tal fazer. Para tanto, parte da compreensão da hermenêutica, não na função de método, mas compreendida como condição humana originária. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    Discutindo a questão da alteridade em Husserl e Ricoeur.Elton Moreira Quadros - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):335-357.
    Discutimos a concepção de alteridade presente na V meditação cartesiana de Husserl através da perspectiva ricoeuriana, bem como, a proposta de Ricoeur que coloca a alteridade no centro da ipseidade. Ricoeur, ao pensar sobre a alteridade, acompanha com atenção o desenvolver do pensamento de Husserl e pretende compreender os caminhos que levam do eu ao outro através do mundo em que estamos inseridos enquanto comunidade. A afirmação ricoeuriana da subjetividade pressupõe permanentemente a relação eu-outro-mundo. Portanto, para o filósofo francês, perseguir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  7
    Hannah Arendt, o Social e a Sociedade (Civil).Helton Adverse - 2021 - Perspectivas 6 (2):26-40.
    Este artigo tem por objetivo mostrar que a crítica de Hannah Arendt ao social, formulada sobretudo em A condição humana, não deve obscurecer o fato de que sua teoria do político não apenas é compatível com a ideia de sociedade civil, mas a mobiliza em determinados contextos, o que pode ser comprovado quando retomamos seu livro sobre as revoluções e seu texto sobre a desobediência civil.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  50
    A dimensão constituinte do poder em Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):115-130.
    O artigo investiga a concepção do poder em Hannah Arendt. O pano de fundo dessa reflexão, na autora, é o mal inerente às práticas de extermínio dos governos totalitários. A nossa exposição ressalta a dimensão constituinte do poder, na qual o poder está associado à capacidade de iniciar e de fundar ações com os outros. Nesse sentido, distancia-se da dimensão constituída do poder: Estado, governo e soberania. Em Arendt, poder diferencia-se de dominação. Os termos que compõem nossa abordagem são: mundo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Injustiça e banalidade do mal em Hannah Arendt.Odilio Alves Aguiar - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):1.
    Na ausência de uma teoria explícita da justiça, em Arendt, iremos abordar o assunto através de um desvio: tomaremos os campos de concentração como ponto de partida; abordaremos os conceitos de mal radical e banalidade do mal; e mostraremos que, nessa autora, o antídoto para a injustiça reside na concepção de justiça significando julgamento e não ao modo pensado pela tradição: virtude e valor. Essa discussão se dá dentro da tentativa arendtiana de recuperar o sentido originário da política, o mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Ação e Narrativa: Reflexões a partir de Hannah Arendt e Karen Blixen.Vanessa Sievers de Almeida - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (17):105.
    Neste artigo analiso alguns aspectos dos conceitos de ação e narrativa no pensamento de Hannah Arendt. Enfatizo a metamorfose operada pela narrativa que, na retrospectiva e por meio da imaginação, transforma a ação em estórias. Em especial, busco compreender por que Arendt afirma que as estórias são posteriores à ação e que é um equívoco tentar inverter essa ordem, sob a pena de eliminar a liberdade da ação. Baseio-me no capítulo sobre ação na obra “A condição humana” de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    A importância do espaço público na perspectiva de Hannah Arendt.Suzana Oliveirs Almeida - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):50-59.
    Os acontecimentos políticos do século XX, tais como o totalitarismo, fizeram Arendt indagar sobre o sentido da política, originando, assim, a categoria de condição humana. Ao tomarmos como ponto de partida a vida ativa, vemos que a pluralidade, categoria que fundamenta a ação, manifesta-se em meio ao espaço público. O campo da política é o da pluralidade, sendo que nele é necessário a liberdade que é a própria condição da política e, assim sendo, o espaço público torna-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior.José Pedro Boufleuer & Aldemir Berwig - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):845-883.
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior Resumo: O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999