Results for 'Cuidado de Si'

988 found
Order:
  1.  16
    O cuidado de si como perspectiva ética em Machado de Assis.Fábio Júlio Fernandes & Raquel Discini de Campos - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):623-652.
    Resumo: Por intermédio da análise dos gêneros carta e conto escritos por Machado de Assis, procuramos oferecer uma resposta à questão do horizonte ético e moral que opera nos textos do autor. Trabalhamos numa perspectiva interdisciplinar, pois dialogamos com filósofos, historiadores e críticos literários procurando, num primeiro momento, demonstrar que a noção de cuidado de si se mostra na correspondência machadiana a partir da perspectiva de cura de si, isto é, um tipo de sabedoria dos antigos gregos e romanos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    El cuidado de sí mismo a través de los otros según los diálogos aporéticos de Platón.Cristián Alejandro de Bravo Delorme - 2021 - Revista de Filosofía 46 (1):141-155.
    En este artículo me interesa abordar el carácter terapéutico de la filosofía socrática según los diálogos aporéticos de Platón. Considero que la terapia de Sócrates es un cuidado de sí mismo cuyo ejercicio se lleva a cabo con los otros de manera dialéctica, por lo cual la naturaleza de sí mismo no es nunca resultado de una reflexión aislada, sino una búsqueda constante a través del diálogo. Para ello es necesario aclarar el sentido de la relación que establece el (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a Críton, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Foucault E Gadamer: Entre a hermenêutica E a ética do cuidado de si.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):1-11.
    Nosso ensaio procura explorar as relações entre o cuidado de si e a experiência de uma ética originária no contexto da hermenêutica. Num primeiro momento apresentamos os desdobramentos do cuidado de si e os exercícios espirituais da filosofia antiga a partir das contribuições dos pensamentos de Foucault e Hadot. Esses dois intelectuais elaboram uma contextualização desse princípio como uma relação entre o cuidado de si e os exercícios espirituais compreendidos como um trabalho do sujeito sobre si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Foucault E Gadamer: Entre a hermenêutica E a ética do cuidado de si.Rodrigo Diaz De Vivar Y. Soler - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):01-11.
    Nosso ensaio procura explorar as relações entre os pensamentos de Foucault e Gadamer nos contextos da hermenêutica e da ética do cuidado de si. Num primeiro momento apresentamos os desdobramentos do cuidado de si e os exercícios espirituais da filosofia antiga e o acesso à verdade como forma de vida. O segundo momento é dedicado a elaborar uma leitura sobre a hermenêutica compreendida como uma experiência ética originária baseadas nas contribuições de Gadamer, Heidegger e Schmidt. Nossas considerações finais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    El cuidado de sí como vía de superación a la subjetivación neoliberal.S. Claudia Donoso - 2021 - Revista de filosofía (Chile) 78:37-43.
    El presente manuscrito intenta, a través de una sucinta reflexión, dar cuenta de cómo el cuidado de sí rescatado por Foucault podría ser comprendido como una alternativa para superar los mecanismos identitarios de control neoliberal, gracias a la relación activa que el sujeto desarrolla con la verdad. En el entendido de que el abandono del espacio de la norma y el conocimiento por parte de aquella, y su ubicación al servicio de la autoconformación del sujeto favorecería el desarrollo de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    O cuidado de si na pesquisa educacional brasileira.Júlio Roberto Groppa Aquino & Cintya Regina Ribeiro - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1553-1601.
    Resumo: O presente estudo consiste em um exame da produção acadêmica brasileira, veiculada em 71 periódicos da área educacional, que se valeu da noção de cuidado de si, tal como abordada por Michel Foucault. Trata-se de 51 artigos produzidos no intervalo dos últimos 18 anos, a partir da publicação no Brasil do curso A hermenêutica do sujeito, em 2004. À moda da composição de um hupomnema, o tratamento do material obedeceu ao procedimento da listagem dos enunciados ali em circulação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Cuidado de sí e Innovación educativa.Ana Maria Valle Vázquez & Marco Antonio Jimenez Garcia - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1603-1630.
    Resumen: El propósito del texto es analizar la relación entre cuidado de sí e innovación educativa, considerando que el diálogo y la ironía, son prácticas que posibilitan que el cuidado de sí surja como novedad en la vida del sujeto. Para alcanzar dicho propósito, el texto está dividido en dos apartados, en el primero se revisan las nociones de cuidado de sí e innovación educativa, en el segundo se analizan el diálogo y la ironía. Se acepta que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Cuidado de Si e Ensino de Filosofia.Saulo Eduardo Ribeiro - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19:25-40.
    A partir do estudo sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, realizado por Michel Foucault no curso “A Hermenêutica do Sujeito”, o presente artigo analisa as possíveis implicações dessa ressignificação no processo de institucionalização da filosofia, problematizando, por conseguinte, a temática do ensino de Filosofia na Educação Básica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Crítica, cuidado de sí y empresario de sí Resistencia y gobierno en Michel Foucault.Mauro Benente - 2017 - Co-herencia 14 (26):151-176.
    Luego de estudiar las relaciones de poder en la modernidad, Michel Foucault realizó una conceptualización de la crítica, a la que describió como una actitud de inservidumbre que denuncia al poder por sus efectos de verdad y a la verdad, por sus efectos de poder. Años más tarde, presentó la modernidad como una actitud que busca encontrar los límites que nos han formado como sujetos, para luego atravesarlos. Finalmente, caracterizó el cuidado de sí como una actitud, como una práctica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  57
    El cuidado de sí y del otro en lo educativo.César Lanz - 2012 - Utopía y Praxis Latinoamericana 17 (56):39-46.
    En el presente trabajo se pretende esbozar una propuesta pedagógica a partir de lo que Michel Foucault concibe como cuidado de sí y Hans-Georg Gadamer designa como bildung o formación. El cuidado de sí, que puede traducirse como formación de sí, como conocimiento de sí, como práctica de sí, resulta ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  4
    Cuidado de sí y cuidado del otro. Aportes desde M. Foucault para pensar relaciones entre subjetividad y educación.Silvana P. Vignal - 2012 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 17.
    RESUMENLa cuestión del «conocimiento de sí» como opuesto a la «experiencia de sí mismo» aparece problematizada en las primeras clases de La hermenéutica del sujeto. El estudio de Foucault sobre la experiencia de sí es realizado a partir del análisis de prácticas antiguas, que se traducen en «ocuparse de sí» y «cuidar de sí mismo». Nos interesa a partir de estas lecturas trabajar la dimensión ético-política del cuidado de sí, en su vínculo con el cuidado del otro. La (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  33
    Cuidado de si e escolha ética em Marco Aurélio.Rachel Gazolla - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):124-137.
    Este estudo visa expor suas noções básicas do pensamento do estóico Marco Aurélio que nos falam ainda de perto na modernidade: o pertencimento a si mesmo e o cuidado de si. Elas estão intimamente relacionadas com a physis e a Ética estóicas. Pretende-se mostrar o aparente paradoxo da afirmação estóica sobre nossas ações éticas fundarem-se na determinação cósmica, ao mesmo tempo em que há uma abertura possível para deliberar particularmente a partir desta determinação universal.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  52
    El cuidado de sí en la lectura, a propósito de todos los nombres de José Saramago.Gladys Madrid - 2004 - Utopía y Praxis Latinoamericana 9 (24):79-91.
    This pa per at tempts to look at read ing and all that this im plies, to some how find a view - point, such as a look at one self and through the eyes of one self, re gard ing one sit u a tion or an - other, one mat ter or an other. This view arises from ten sion be tween the text of fic tion a..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Aprender a cuidar de si: Sêneca E o ócio criativo.Luizir de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):12-23.
    O modo como os homens conduzem suas vidas em meio às atribulações cotidianas, deixando-se levar por um sem-número de atividades que, em vez de lhes trazerem satisfação, acabam por torná-los ainda mais afastados de si mesmos segue sendo uma preocupação no mundo “pós-moderno”. Contrariamente ao fast living, reforça-se uma atitude slow down, não como um mero afastamento sistemático dos afazeres cotidianos, mas como um modo de vida que procure ressaltar a importância de se dedicar ao otium: uma vida quantitativamente menos (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    A Ética Como Cuidado de Si.Daniel Salésio Vandresen - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 26:41-56.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância de que no Ensino Técnico se desenvolva uma formação humana alicerçada nos pressupostos éticos do cuidado de si, superando a visão determinista e instrumental da técnica. Recuperando o conceito grego do Cuidado de Si (Epimeleia heautou), torna-se possível pensar uma educação que leve o indivíduo a conceber sua vida como um modo de ser (éthos), o que lhe permite viver melhor como indivíduo e cidadão.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  58
    El cuidado de sí y de los otros en Foucault, principio orientador para la construcción de una bioética del cuidado.Luis Fernando Garcés Giraldo & Conrado Giraldo Zuluaga - 2013 - Discusiones Filosóficas 14 (22):187-201.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  3
    Contribuições da ética do cuidado de si (Michel Foucault) para o ensino de filosofia através de problemas filosóficos.Marta Rocha & Douglas João Orben - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente artigo expõe, inicialmente, um panorama da sociedade contemporânea, a qual se apresenta como programada para o consumo e é marcada pelas exigências de um mercado capitalista e neoliberal, visando demonstrar de que forma tais características influenciam e determinam a construção da subjetividade dos indivíduos. Nesse contexto, o texto analisa as consequências das referidas configurações sociais no campo educacional, em especial no ensino de filosofia. Ademais, busca-se ressaltar o modo como são desenvolvidas as relações de poder, pautadas essencialmente pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    Hermenéuticas del cuidado de sí: cuerpo alma mente mundo.Teresa Oñate & Teresa Oñate Y. Zubía (eds.) - 2017 - Madrid: Editorial Dykinson.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Lógica, corporeidad y cuidado de sí: Foucault y los estoicos antiguos.Jaime Pascual Summers - 2020 - Eikasia Revista de Filosofía 92:351-383.
    En la medida en que se hace cada vez más evidente que la generalización de la lectura y la escritura en las sociedades de la información, la construcción mediática de identidades y la acción automática de los algoritmos de búsqueda como elementos restrictivos de la imagen del mundo constituyen elementos que afectan al desarrollo moral de individuos y comunidades, entendemos que las concepciones rectoras tanto de las acciones como de la comprensión que de sí tienen los individuos remiten a un (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O "cuidado de si" em Foucault: algumas reflexões.Fernando Danner & Leno Francisco Danner - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):37-65.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    O cuidar de si para O cuidar dos outros.Hellen Maria de Oliveira Lopes - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):20-21.
    Antes de tecer qualquer tipo de homenagem ou traçar elogios, é necessário alertar ao leitor do risco e, talvez, da insuficiência das palavras. O alerta se deve ao fato das palavras não exprimirem com precisão o olhar que acolhe, a voz que direciona sem cercear a liberdade de escolher por si só qual caminho seguir. É assim que brevemente podemos aproximar o conceito de “cuidado” ao professor Dr. Luizir Oliveira, ou simplesmente Luizir.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    Posiciones éticas: entre el cuidado de sí y el prójimo.Guillem Martí Soler - 2014 - Isegoría 51:793-808.
    Una aproximación a dos reflexiones filosóficas contemporáneas. En primer lugar, abordamos las últimas aportaciones de Michel Foucault sobre la ética, en el marco de la noción de “cuidado de sí”. En segundo lugar, nos ocupamos de la ética de Emmanuel Levinas, centrada en la idea del prójimo. El mismo marco de una ética del otro permite un enlace con algunas ideas de Simone Weil. Sin pretenderlas congruentes, estas dos filosofías conllevan una importante crítica de la noción de sujeto y (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Filosofar enquanto cuidado de si mesmo: um exercício espiritual ético-político.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):93-112.
    Resumo: O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25.  10
    Recusando o momento cartesiano.Rosimeri de Oliveira Dias & Heliana de Barros Conde Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1683-1713.
    Resumo: O artigo parte do problema apontado por Michel Foucault na primeira aula do curso A Hermenêutica do sujeito, datada de 6/01/1982, a saber: o que se passa com o ser do sujeito em sua relação com a verdade? Para desenvolver tal indagação, o filósofo analisa, entre outros aspectos, saberes e práticas característicos da espiritualidade no período de ouro do cuidado de si (séculos I e II). Além de acompanhá-lo em parte desse percurso, pretendemos, com nosso texto, pôr em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Foucault sobre ética y subjetividad: ‘cuidado de sí’ y ‘estética de la existencia.Daniel J. Smith - 2017 - Dorsal. Revista de Estudios Foucaultianos 2:301-321.
    Este ensayo considera la estructura del sujeto ético que se encuentra en los últimos trabajos de Foucault sobre ética, y da cuenta de sus dos conceptos éticos fundamentales: “cuidado de sí” y “estética de la existencia”. El “cuidado de sí”, se argumenta, da a Foucault una manera de conceptualizar la ética que no depende de categorías jurídicas, y que no concibe al sujeto ético en el modelo de la sustancia. “El cuidado de sí” conlleva una comprensión del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    De la ética del cuidado de sí a la propuesta crítica en foucault.Sebastián Tobón Velásquez - 2008 - Ratio Juris 3 (7):67-75.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  5
    A Ética Do Cuidado de Si Em Michel Foucault e Os Projetos-de-Vida: A Leitura de Clássicos Gregos Na Fundamentação de Projetos-de-Comunidade.Gabriel Chaves Amorim - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (28):1-18.
    Este ensaio teórico tem por objetivo analisar criticamente os confrontos entre uma filosofia do uso ou da apropriação, das coisas e da vida, através da leitura da História da sexualidade II: O uso dos prazeres de Michel Foucault. Surgem possibilidades ético-políticas da potência do uso para constituir projetos-de-vida a partir da teorização do uso, que abarca a reflexão acerca do momento oportuno de uso, do comedimento ao uso e da sua relação com a liberdade e a verdade. Por necessidade, momento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Corpo e Escola.Gregory de Jesus Gonçalves Cinto, Romualdo Dias & Sueli Aparecida Itman Monteiro - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19 (19):4-24.
    Apresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Hermenéuticas del cuidado de sí.Aida Míguez Barciela - 2017
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Del espíritu de las leyes.Charles de Secondat Montesquieu - 1821 - Valladolid: Lex Nova. Edited by Nicolás Estévanez.
    El libro que estableció la teoría de la separación de poderes -afirmando la independencia del poder judicial con respecto al ejecutivo y el legislativo, para asegurar la libertad del pueblo- es una de las obras clave del pensamiento político, jurídico, sociológico e histórico de todos los tiempos.Aquella teoría enunciada por Charles-Louis de Secondat, barón de La Brède y de Montesquieu -"No hay libertad si el poder judicial no está separado del legislativo y executivo"- es tan sólo uno de los momentos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   20 citations  
  32. Ciencias humanas Y cuidado de si: El conde de shaftesbury. Una aproximacion foucaultiana.Pau Arnau - 1999 - Thémata: Revista de Filosofía 22:9-15.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Educar para el cuidado de sí: una reflexión desde el pensamiento socrático.Adriana María Ruiz Gutiérrez - 2017 - Universitas Philosophica 34 (69):143-172.
    Socrates’ last words, as reported by Plato in the Phaedo, are as disquieting as touching: “Crito, we owe a rooster to Asclepius. Do pay it. Don’t forget”. In opposition to the canonical nietzschean interpretation according to which the Athenian philosopher suffered life as an illness and for that reason required to testify his gratitude to the god master of healing, Michel Foucault understands the last Socratic saying as an exhortation not to forget or neglect ourselves, to take care of one’s (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  75
    Los límites del poder: la crítica y el cuidado de sí en el pensamiento de Foucault.Carlota Gómez Herrera - 2023 - SCIO Revista de Filosofía 25:145-169.
    Este artículo se propone analizar la reinterpretación del concepto kantiano de crítica como una actitud ética en la obra de Foucault, destacando su relevancia para la hermenéutica crítica contemporánea. Por un lado, se explora cómo la práctica del cuidado de sí se convierte en un medio para “controlar” y “limitar” el poder, permitiendo así el ejercicio constante de la libertad. Esta concepción ética implica una nueva comprensión de la libertad, no como contrapuesta al poder, sino como su antecedente. La (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  90
    Considerações sobre a constituição do sujeito do cuidado de si no pensamento de Michel Foucault.João Paulo Ayub da Fonseca - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto pretende discutir a maneira como Foucault trabalha o problema da constituição do sujeito do cuidado de si – tema que tomou conta de seus últimos livros, cursos, entrevistas e conferências. A problematização deste sujeito e das “técnicas de si” que o constitui surgem na obra do autor a partir do momento em que Foucault reorienta as suas pesquisas sobre as relações de poder ao final dos anos 70, dando início às investigações sobre as formas de governar (governo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Hacia un cuidado de sí : Epicuro.Óscar Cubo Ugarte - 2010 - Endoxa 25:89.
  37. A construção da educação como cuidado de si em Kierkegaard.Carlos Alberto Medino da Rocha - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):79-84.
    O presente trabalho procura refletir sobre o processo de construção da educação como uma “educação da interioridade” que parte de uma concepção do cuidado de si, a partir do viés do pensamento filosófico do dinamarquês Sören Kierkegaard. Num primeiro momento, aponto paro o seu conceito de existencialismo, que versa a construção de um indivíduo singular, voltado para sua existência individual; e, num segundo momento, apresento, ainda, que de forma breve, a relação entre o mestre e o discípulo marcada na (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  30
    O individualismo como estratégia de cuidado de si na sociedade de consumo.Rafael Silva Bianchi - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):20 - 33.
    Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a construção de uma postura individualista como estratégia de cuidado de si dentro do contexto atual em que vivemos. Para tanto é realizado uma reflexão a partir da idéia de “sociedade de consumidores” trazida por Zygmunt Bauman, buscando construir uma relação desta com diferentes campos de atuação do sujeito humano. O que encontramos é uma postura que busca defender o indivíduo de possíveis riscos, sendo o outro, seu principal alvo de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  86
    Nietzsche, O eterno retorno E a ética do cuidado de si.Lucas Villa - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):41-49.
    Este artigo busca analisar as interpretações mais correntes do conceito nietzschiano do eterno retorno, bem como apresentar uma nova leitura do mesmo enquanto consumação da perspectiva niilista e proposta de um modelo ético baseado no princípio grego do cuidado de si.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  30
    Considerações sobre a constituição do sujeito do cuidado de si no pensamento de Michel Foucault.João Paulo Ayub da Fonseca - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto pretende discutir a maneira como Foucault trabalha o problema da constituição do sujeito do cuidado de si – tema que tomou conta de seus últimos livros, cursos, entrevistas e conferências. A problematização deste sujeito e das “técnicas de si” que o constitui surgem na obra do autor a partir do momento em que Foucault reorienta as suas pesquisas sobre as relações de poder ao final dos anos 70, dando início às investigações sobre as formas de governar. Procura-se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    ¿Qué es filosofía?. Foucault entre "parrhesia" y "cuidado de sí".Andrea Stella - 2018 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 45:343-362.
    Si es cierto que la cuestión de las relaciones entre subjetividad y verdad es aquello que vertebra el discurso y la práctica filosófica de Foucault, el objetivo de este artículo es mostrar la manera cómo los estudios postreros del autor francés sobre la “parrhesía” y el “cuidado de sí” se han ido desplegando –y han venido vinculándose– alrededor del problema de la verdad, a fin de pensar la filosofía en términos de crítica ético–política de nuestro pre-sente, cuyo quehacer apunta (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Sobre a continuidade metodológica em Michel Foucault.Vinícius Dias de Melo & Artur José Renda Vitorino - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1267-1295.
    Sobre a continuidade metodológica em Michel Foucault: da fundamentação de uma teoria do enunciado para o cuidado de si Resumo: Uma das dificuldades em se compreender a categoria de enunciado no pensamento de Michel Foucault está relacionada com múltiplas definições tautológicas dessa categoria no livro A arqueologia do saber. O primeiro objetivo deste artigo é oferecer uma descrição do enunciado e sua íntima dependência do nível referencial no pensamento arqueológico de Michel Foucault. O segundo objetivo, interrelacionado ao primeiro objetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  44
    Melhorado geneticamente, patenteado e ameaçado: cuidado de si e dignidade humana em tempos biotecnológicos.Marcelo Pelizzoli & Erliane Miranda - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):73-89.
    Trata-se de uma reflexão sobre as ameaças aos direitos humanos, sobretudo à dignidade e à liberdade, e à essência humana geradas pelo avanço da biotecnologia. O foco de alerta e resgate da noção de cuidado de si perpassa a perspectiva de futuro de M. Foucault e usa como complemento e desfecho a noção de responsabilidade de H. Jonas para a manutenção da vida e para a realização do sentido do humano e das novas gerações – papel ético por excelência. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Atreverse a decir la verdad desde el buen ciudadano griego, al relativismo de Nietzsche y el cuidado de sí en Foucault.César Augusto Ramírez-Giraldo & Rubén Darío Palacio-Mesa - 2022 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 33:199-224.
    Throughout humanities’ history, telling the truth has always been seen or for that matter understood, as a challenge, as a defiance of the status quo or what is established or known, and could very easily be torn down by an announced truth at any given moment. That is the main reason a speaker, in most cases, will avoid expressing their interpretation of what is real and true, and will prefer to intentionally alter it with convenient and accommodating lies that will (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    É preciso defender a amizade.Alexandre Filordi de Carvalho & Silvio Gallo - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1763-1797.
    Este artigo homenageia a atualidade do curso A hermenêutica do sujeito, proferido por Foucault no Collège de France em 1982. Sabe-se que o tema central do curso é o cuidado de si como tekhné tou biou, examinado pelo filósofo nos momentos socrático-platônico, helenístico e cristão. Porém, tomaremos a questão da amizade, que atravessa as técnicas de si antigas analisadas por Foucault, para problematizar nosso presente. Após discutir a recepção que fazemos do curso quarenta anos depois, discutimos o atual momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
    O sentido do termo eleuthería, similarmente a muitos outros conceitos na obra de Platão, não é unívoco. Mesmo se nos restringirmos ao diálogo República, encontraremos nele uma ampla gama de concepções que vão desde a acepção popular de ‘dizer e fazer o que se quer’, até a significação, mais propriamente filosófica do termo; vale dizer também daquela que envolve uma dimensão psicológica e moral, na qual o homem deve buscar agir de acordo consigo mesmo. Esta atividade ética, que Platão (2006) (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Foucault e a Educação.Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):37-52.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da estética da existência em Foucault para o âmbito da educação. Inicialmente será apresentado, em linhas gerais, os três domínios de sua produção teórica: Arqueologia do Saber, Genealogia do Poder e Estética da Existência. Posteriormente, será exposto mais profundamente a terceira fase de sua obra, destacando as ideias acerca do conceito do Cuidado de Si e a sua relação com o ambiente escolar e a formação docente. A estética da existência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Tempo, Governamentalidade e Autorresponsabilização Na Docência.Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Marcia Aparecida Amador Mascia & Carlos Roberto da Silveira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023017.
    No contexto neoliberal, no qual imperam a cultura da auditoria e da meritocracia, a lógica do empreender-se a si mesmo e a visão de educação como mercadoria, convivemos com o mal-estar dentro e fora da docência. Nesse panorama, este artigo objetiva problematizar a racionalidade neoliberal vigente dentro e fora das salas de aula. Trata-se de uma análise discursiva de depoimentos de três professores de ensino superior sobre o cuidado (de si), a partir de ferramentas teórico-analíticas de Foucault, com o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    El entusiasmo de la Revolución. Sobre la filiación kantiana del último Foucault.José Luís López de Lizaga - 2019 - Agora 38 (1).
    Este artículo se pregunta si los últimos escritos de Foucault, pertenecientes ya a la década de 1980, superan el déficit normativo que autores como Nancy Fraser o Jürgen Habermas habían criticado en la obra foucaultiana anterior. Y se argumenta que los últimos textos siguen siendo vulnerables a esas críticas, a pesar del giro hacia la cuestión ética del “cuidado de sí” y a pesar de la reivindicación del legado kantiano e ilustrado. En esta argumentación, la comparación de las ideas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Da mnemotécnica à antropotécnica: uma exposição filosófico-antropológica do trabalho do homem sobre si mesmo, de Nietzsche a Sloterdijk.Mizael José de Oliveira Filho Martins - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):65-83.
    Este artigo promove uma leitura sobre noções de alguns pensadores da Contemporaneidade que levam em consideração as “práticas do homem sobre si mesmo”, tendo por limites as teses de mnemotécnica de Nietzsche e de antropotécnica de Sloterdijk, as quais apresentam o intuito de mostrar como ocorreu a “adaptação” humana a estatutos sociabilizantes ao longo de milênios, mas percebida de maneira intensiva somente a partir do século XIX. Processos de contenção, cuidado do homem para com o homem e domesticação são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 988