Results for 'Daniel Carvalho da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  1
    Espiritualidade Martirial: Uma Experiência de Fé Latino-Americana.Daniel Carvalho da Silva - 2022 - Franciscanum 64 (177).
    O presente artigo traz à baila uma reflexão teórico-narrativa acerca daquela que tem sido chamada «Espiritualidade Martirial». A conceituação sobre espiritualidade e martírio deu-se por meio de pesquisa exploratório-bibliográfica. A discussão central foi tecida em diálogo, sobretudo, com os estudos teológicos de Casaldáliga, Sobrino e Gutierrez. As conclusões apontam no sentido de que a Espiritualidade Martirial não está relacionada ao desejo de ser mártir. Tampouco o martírio relaciona-se à concepção de sacrifício cruento como redentor de pecado. A Espiritualidade Martirial diz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A felicidade segundo Sêneca.Daniel Carvalho da Silva - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):30-45.
    O foco deste trabalho é a compreensão da felicidade como fruto de práticas virtuosas, tal como sugere Sêneca. Aqui, são empregados pensamentos dispostos em quatro obras do pensador romano. O primeiro aparece em Sobre a clemência, escrita com a finalidade de tornar Nero um bom imperador. A beatitude verdadeira deveria consistir em proporcionar uma vida feliz a muitos. Desse modo, a felicidade de um governante só poderia ser a partir da felicidade do povo. A segunda ideia aparece em Sobre a (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Filosofias Do Tempo: Circularidade, Sujeito E Objetivação.Victor Leandro Silva & Daniel Richardson de Carvalho Sena - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):103-117.
    O presente artigo visa discutir a problemática filosófica do tempo a partir das perspectivas dos filósofos Empédocles e Kant, enfatizando o caráter cíclico do primeiro e as condições subjetivas de realização da temporalidade do segundo. Com isso, pretende-se não somente enfatizar a acuidade organizativa de seu conceito, como também verificar de que modo esses aspectos dialogam com expressões significativas temporais da contemporaneidade, em que se destaca o pensamento do filósofo francês Bernard Stiegler, para quem as mudanças socioeconômicas são de relevância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Acerca de Mi Concepción Del Mundo, de Erwin Schrödinger.Vinícius Carvalho da Silva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):83-87.
    Ao pesquisar onde poderia achar a referida obra, travei contato com dezenas das mais tradicionais e maiores bibliotecas do Brasil. Infelizmente, não encontrei ao menos um exemplar. E também, nenhum indício de que a mesma possuísse qualquer edição em língua portuguesa. A encontrei-a em língua espanhola, numa edição de 1988, e fui buscá-la na Biblioteca Nacional da República Argentina, em Buenos Aires, de onde trouxe cópia em língua espanhola. Vejo, portanto, como preciosa, para mim, e, sobretudo para a comunidade acadêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A Utilidade Do Inútil - Um Manifesto.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico.José Roberto Carvalho da Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):01-10.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. As limitações das éticas tradicionais e a fundamentação da ética da responsabilidade segundo Hans Jonas.Daniel Alves da Silva Lopes Diniz - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):2-14.
    Embora elaborada principalmente na década de 1970 a ética de Hans Jonas permanece atual e é particularmente relevante pelo uso da metafísica em um contexto pós-moderno (algo inusitado e ousado) e por sua teoria dos valores que podem ser atribuídos ao ser e ao não-ser. Pretende-se aqui apresentar as limitações que Jonas detectou nas éticas tradicionais (judaico-cristã, kantiana, por exemplo) e analisar as soluções por ele propostas (notadamente heurística do medo e futurologia comparada). Compreender também a fundamentação de tais soluções (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Paraconsistent Logic Programming in Three and Four-Valued Logics.Kleidson Êglicio Carvalho da Silva Oliveira - 2022 - Bulletin of Symbolic Logic 28 (2):260-260.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    La guerre froide de Georges-Henri Soutou - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.962.Daniel Afonso da Silva - 2014 - Diálogos (Maringa) 18 (3).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    La guerre froide de Georges-Henri Soutou - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.962.Daniel Afonso da Silva - 2015 - Dialogos 18 (3).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    A Recepção de Kant Na Filosofia da Física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg considera que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  65
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):p - 30.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais "formal" da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como "Causalidade", "Origem da Matéria", (...)
    Direct download (10 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A refutação da representação poética na estruturação da cidade.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Hernani Veloso Carvalho - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):32-51.
    Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Da Parte Ao Todo: A Cisão Cartesiana Na Epistemologia de Heisenberg.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):1-13.
    Neste trabalho buscamos investigar como o físico filósofo alemão Werner Heisenberg compreendeu a importância da filosofia cartesiana na construção do pensamento científico da modernidade. Para Heisenberg o elemento central da grande influência de Descartes nas ciências da natureza é a separação entre “Deus”, “homem” e “mundo”. O físico filósofo analisa tal separação e propõe que a partir da mecânica quântica, a cisão entre sujeito e objeto, homem e natureza, tornou-se insustentável.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O Valor da Ciência: O Debate Entre a Concepção Epistêmica E o Reducionismo Utilitarista Na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para alcançarmos fins práticos, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    A precariedade essencial do ser-no-mundo a partir da ontologia de Heidegger.Daniel da Silva Toledo - 2015 - Synesis 7 (2):18-31.
    A pergunta pelo sentido do ser será aqui orientada para a afirmação do postulado de uma condição essencialmente precária do mortal, a partir da qual ele deverá ser radicalmente situado em seu horizonte histórico-metafísico fundamentalmente através do seu comprometimento existencial com uma abertura abissal do fenômeno de mundo que excede sua capacidade de apreensão.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A dinâmica ontológica de Heidegger como chave de compreensão fenomenológica para O movimento essencial de recuo da deidade.Daniel da Silva Toledo - 2017 - Synesis 9 (1):58-79.
    Este artigo tem por escopo principal indicar em que medida a diferença ontológica, sustentada pela filosofia de Martin Heidegger, pode, a partir do jogo da verdade do ser, servir de índice para se pensar uma concepção do divino que, através da dinâmica fenomenológica pautada pelo movimento de re-velamento, recusa-se a toda e qualquer objetivação em última instância, preservando assim sua dimensão de abertura de sentido. Para isto, devemos nos ater àquela divindade que, para o referido pensador alemão, torna próprio este (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  2
    O Anti-Realismo Na Filosofia da Física de Werner Heisenberg: Da Potentia Aristotélica Ao Formalismo Puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy.Jônatas Marcos da Silva Santos & Ademar de Lima Carvalho - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020009.
    O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Sofrimento Mental E Religião No Mundo Contempor'neo: Da Crise de Sentido À Retomada da Capacidade de Transcendência E de Responsabilidade Em Viktor Frankl.Carmen Renata da Silva Carvalho - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  61
    Acerca de mi concepción del Mundo, de Erwin Schrödinger.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):p - 83.
    Esta resenha nasceu da constatação de que a obra Mi Concepción del Mundo, uma seleção de textos filosóficos de autoria de Erwin Schrödinger, laureado com o prêmio Nobel de Física de 1933, não possui, ainda, edição em língua portuguesa, não obstante sua extrema relevância teórica para a pesquisa acadêmica. Nela Schrödinger reflete sobre a ontologia védica como o fundamento metafísico de sua filosofia da natureza.This review was born from my observation that the work Mi Concepción del Mundo, a selection of (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Aproximações Entre a Estética Kantiana E o Poema de Sete Faces de Carlos Drummond de Andrade.Luciano Facanha, Nildo Francisco Da Silva & Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):266-278.
    Este artigo visa abordar a relação entre poesia e o pensamento filosófico através da aproximação entre a estética kantiana e a obra de Carlos Drummond de Andrade. Faz uma apresentação da obra do poeta nas quatro fases de seu desenvolvimento. Expõe brevemente a concepção estética de Kant destacando sua classificação das artes, seu conceito de belas artes e o lugar privilegiado que o filósofo dá à arte poética. Empreende uma aproximação das belas artes e da poesia com o Poema de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Correction To: The “Use” of Sex Robots: A Bioethical Issue.Elen C. Carvalho Nascimento, Eugênio da Silva & Rodrigo Siqueira-Batista - 2019 - Asian Bioethics Review 11 (1):127-127.
    The original publication contained a mistake. The department name of the 1st author E.C. Carvalho should be “Postgraduate Program of Bioethics”. The institutions of the second author E. da Silva should be Centro Universitário Serra dos Órgãos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    A dominação tecnológica E a Serena resistência em Heidegger.José Roberto Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):90-99.
    O presente artigo tem como objetivo apontar a metafísica da época das imagens de mundo em Heidegger, sua consumação no mundo tecnológico e sua possível superação através da experiência do pensamento afinado na serenidade enquanto relação do homem com a Região do ser. Observar-se que a época das imagens de mundo se fundamenta na noção de sujeito, que é a ascensão moderna do homem ao posto de subjectum da realidade. Enquanto subjectum, o homem representa o mundo como objeto passível de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  44
    Treinamentos corporativos, qualidade de vida e saúde do trabalhador.Rosalina Carvalho da Silva, Leandro Gilio & Fabio Scorsolini-Comin - 2012 - Revista Aletheia 37:197-211.
    O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida de alunos de dois cursos de pós-graduação na modalidade a distância, funcionários de uma instituição bancária do setor público. Trata-se de um estudo exploratório e transversal, com método misto. Os 245 participantes responderam a um instrum..
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico.José Roberto Carvalho da Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):1-10.
    Opresente estudo pretende demonstrar o perspectivismode Nietzsche enquanto rigor hermenêutico. Este é o da hermenêutica contemporânea,como é colocada por Heidegger, enquanto pensamento pós-metafísico.Distinguindo-se da Metafísica e das ciências positivas, a hermenêutica não ofereceuma teoria geral sobre o ser, mas propõe a interpretação histórica do seusentido; e tal interpretação não se pretende exata como as pesquisas dasciências positivas, mas busca o rigor do pensamento reflexivo. Contudo, oprincipal problema surge quando o próprio Heidegger compreende o pensamentonietzscheano como ainda metafísico, colocando a vontade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Sobre a “outra gênese” do campo político na quarta parte da Ética de Espinosa.Daniel Santos da Silva - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:105-123.
    Without aiming to delve into the complex mechanism that marks the genesis of the political philosophy of Spinoza, this paper seeks to establish a dialogue with some interpretations of this theme in Balibar's comments, especially those that refer to a rational genesis of the political field in Espinosa's Ethic.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    Contra o Utilitarismo Na Educação E Na Ciência.Vinícius Carvalho Da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional, mas inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas especializadas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Aproximações entre a estética kantiana e o poema de sete faces de Carlos Drummond de Andrade.Luciano Facanha, Nildo Francisco da Silva & Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):266-278.
    This article aims to approach the relationship between poetry and philosophical thought through the approximation between Kantian aesthetics and the work of Carlos Drummond de Andrade. It makes a presentation of the poet's work in the four phases of its development. It briefly exposes Kant's aesthetic conception, highlighting his classification of the arts, his concept of fine arts and the privileged place that the philosopher gives to poetic art. It undertakes an approximation of fine arts and poetry with Drummond's Poema (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    A utilidade do inútil – um manifesto.Vinicius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A Duras E Pesadas Penas: Imprensa, Identidade E Nacionalidade No Brasil Imperial1.Daniel Afonso da Silva - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):55-69.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    O Fim da Filosofia Na Modernidade Com o Surgimento da Hermenêutica Heideggeriana/The End of Philosophy in Modernity with the Rise of Heideggerian Hermeneutics.Wellington Lima Amorim & José Roberto Carvalho da Silva - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):113.
    Para Heidegger, a filosofia até então fora metafísica e enquanto tal chega a seu acabamento na era tecnológica, ou seja, a modernidade atinge seu auge com a inauguração da autonomia das ciências particulares pela linguagem cibernética. O filósofo chama a atenção para um pensamento capaz de pensar além da metafisica e da essência da técnica que tem dominado a compreensão do habitar humano no mundo. Redescobrir um pensar que não seja nem metafísico nem técnico é o que Heidegger chama de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    The “Use” of Sex Robots: A Bioethical Issue.Elen C. Carvalho Nascimento, Eugênio da Silva & Rodrigo Siqueira-Batista - 2018 - Asian Bioethics Review 10 (3):231-240.
    The manufacture of humanoid robots with embedded artificial intelligence and for sexual purposes has generated some debates within bioethics, in which diverse competing views have been presented. Themes such as sexuality and its deviations, the objectification of women, the relational problems of contemporary life, loneliness, and even the reproductive future of the species constitute the arguments which have emerged in relation to this subject. Based on these themes, this article presents the current state of the use of female sex robots, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Health Rights: Individual. Collective. ‘National?’.Michael Da Silva & Daniel Weinstock - 2021 - Bioethics 35 (8):721-724.
  35.  2
    Teoria Qu'ntica, Física Nuclear E Filosofia Grega: Ensaio Sobre Os Físicos Filósofos Do Século XX.Vinícius Carvalho da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):233-250.
    No início do século XX seria impensável, entre cientistas europeus, separar ciência natural e filosofia. Os físicos filósofos foram cientistas como Einstein, Bohr, Heisenberg, Schrödinger, dentre outros, que refundaram a física ao lançar as bases da mecânica quântica e da relatividade especial e geral. Neste artigo analisamos brevemente como alguns desses pensadores encararam as questões do valor da ciência, da relação entre ciência e filosofia, e da importância da filosofia grega para a física nuclear e a teoria quântica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Pode a Ontologia Heideggeriana Servir de Índice de Finitude Para o Divino?Daniel da Silva Toledo - 2011 - Synesis 3 (2):19-35.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Espinosa: Um Pensamento da Atualidade E da Crítica À Utopia Política.Daniel Santos da Silva - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:159.
    Este artigo tenta localizar alguns pontos nos quais pode se embasar a crítica de Espinosa à filosofia política utópica, esta muitas vezes baseada em uma noção transcendente de poder. Fazemos isso dando relevo a algumas noções, como a de experiência e a de indivíduo, além de focalizarmos a importância da noção de conatus no estabelecimento de uma ontologia da atualidade da natureza humana, na qual, do ponto de vista cognitivo, conhecimento imaginativo e racional afirmam ambos a atualidade dessa natureza humana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Concepção contratualista de Hobbes.Daniel Leite da Silva Justino - 2011 - Filosofia 25:07.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Compreensão Docente Sobre o Uso Das Tecnologias Digitais de Informação E Comunicação No Contexto da Tecnodocência.Danielle Gonzaga da Silva, Luciana de Lima & Robson Carlos Loureiro - 2021 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 23 (2):361-380.
    O objetivo do artigo é descrever a compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação inicial de um docente que cursou a disciplina Tecnodocência e seus impactos didático-metodológicos vinculados à sua prática profissional posterior. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com a participação de um professor de matemática e dez alunos do quarto e quinto anos da instituição em que o sujeito da pesquisa leciona, durante os meses de setembro a novembro de 2019. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A Existência Negra Na Filosofia da Cultura.Cleber Daniel Lambert da Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):453-467.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Constituição Múltipla E Potência Na Filosofia Política de Espinosa.Daniel Santos Da Silva - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    A filosofia política de Espinosa tem uma relação direta de constituição com sua ontologia, terreno no qual o conceito de potência é definido e a partir do qual suas propriedades no campo político podem ser deduzidas em sua pluralidade. Aqui realçamos alguns dos aspectos mais importantes para nossa pesquisa atual, que foca na realidade necessária do conflito na constituição da política e nas formas como a multiplicidade pode ser avaliada teórica e praticamente na constituição e na crítica das formas políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  34
    Reseña" O Normal Eo Patológico." de G. Canguilhem.Daniele Lindern, Thiago Loreto Garcia da Silva, Adolfo Pizzinato & Alice Einloft Brunnet - 2010 - Revista Aletheia 32:195-197.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    Characterization of Reproductive and Morphological Variables in Female Elite Futsal Players.Marcos Roberto Queiroga, Danilo Fernandes da Silva, Sandra Aires Ferreira, Vinícius Müller Reis Weber, Daniel Zanardini Fernandes, Timothy Gustavo Cavazzotto, Bruno Sergio Portela, Marcus Peikriszwili Tartaruga, Matheus Amarante Nascimento & Edgar Ramos Vieira - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    We aimed to characterize the age of onset of training, age at menarche, menstrual periodicity, and performance perception during the menstrual cycle and examined the impact of these reproductive variables on body composition, morphology, and body weight satisfaction in Brazilian elite futsal players. The study consisted of 115 female Brazilian elite futsal players from the top national teams. Data were collected during the twentieth Women’s Brazil Futsal Cup. Players were interviewed and self-reported their age of onset of training, age at (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Indivíduo E comunidade em Spinoza.Daniel Santos da Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:301-302.
    Resenha do livro Indivíduo e Comunidade em Spinoza, de Alexandre Matheron.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Mito E História No “Romance Épico” Simá de Lourenço da Silva Araújo E Amazonas.Daniel Padilha Pacheco Da Costa - 2019 - Dialogos 23 (2):101.
    Este estudo propõe caracterizar Simá: romance histórico do Alto Amazonas, de Lourenço da Silva Araújo e Amazonas, como um “romance épico”, entendido como uma variante de romance histórico distinta da escola hegemônica representada por José Alencar. Esse romance, cujos modelos literários são a Ilíada e a Eneida, elege o rapto da mameluca Simá, chamada de “Helena do Rio Negro”, como a causa imediata da Rebelião de Lamalonga. O romance narra, no plano histórico, o massacre da nação indígena dos Manau (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  1
    Serious Game Platform as a Possibility for Home-Based Telerehabilitation for Individuals With Cerebral Palsy During COVID-19 Quarantine – A Cross-Sectional Pilot Study.Talita Dias da Silva, Paula Lumy da Silva, Elisa de Jesus Valenzuela, Eduardo Dati Dias, Amanda Orasmo Simcsik, Mariana Giovanelli de Carvalho, Anne Michelli Gomes Gonçalves Fontes, Camila Aparecida de Oliveira Alberissi, Luciano Vieira de Araújo, Murilo Vinícius da Costa Brandão, Helen Dawes & Carlos Bandeira de Mello Monteiro - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    IntroductionThere is a need to maintain rehabilitation activities and motivate movement and physical activity during quarantine in individuals with Cerebral Palsy.ObjectiveThis paper sets out to evaluate the feasibility and potential benefits of using computer serious game in a non-immersive virtual reality implemented and evaluated completely remotely in participants with CP for Home-Based Telerehabilitation during the quarantine period for COVID-19.MethodsUsing a cross-sectional design, a total of 44 individuals participated in this study between March and June 2020, 22 of which had CP (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Meu Corpo, Minha Vontade, Minha Dança.Daniele Da Silva Faria - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):48.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    Concurso E Transferência: Uma Crítica Espinosana Ao Contrato Social de Hobbes.Daniel Santos da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):23-43.
    RESUMO O texto propõe um retorno a alguns conceitos e filósofos relevantes para o debate sobre o contrato social no século XVII: a partir de certos princípios sobre os quais se assenta o alcance inovador e crítico da teoria hobbesiana, e vendo no contrato social um suporte causal para o entendimento e a intervenção política, procuro compreender em que sentido o conceito de transferência deve convir ao de poder absoluto do soberano e o que isso implica de crítica à ideia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Adeus, Geronimo.Daniel Afonso da Silva - 2016 - Dialogos 20 (2):193.
    “Geronimo” foi o codinome atribuído a Osama Bin Laden pelas forças especiais americanas. Muito antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, “Geronimo” já vinha sendo procurado mundo afora. O após 11 de setembro, a procura foi apenas intensificada. Com a chegada de Barack Obama, foram implantadas diversas estratégias – como ampliação das forças especiais e utilização ostensiva de drones – para efetivamente neutralizar “Geronimo” e seus seguidores. Em 2 de maio de 2011 “Geronimo” foi, enfim, eliminado. Logo em (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000