4 found
Order:
Disambiguations
Daniel Serrao [3]Daniel Pinto Serrão [2]
  1.  27
    Autonomia em Kant: pela crítica da crítica científica.Daniel Pinto Serrão & Ramiro Delio Borges Meneses - 2010 - Revista de Filosofía (Madrid) 35 (1):7-19.
    This paper tries to synthesize the a priori foundations of Kant’s autonomy principle, deciphering its sense and epistemic value, from the Critique of Practical Reason to the Foundations of Metaphysics of Customs.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Autonomia em Kant: pela crítica da crítica científica.Daniel Pinto Serrao & Ramiro Délio Borges de Meneses - 2010 - Revista de Filosofía (Madrid) 35:7-19.
    Neste texto pretende-se sintetizar os fundamentos a priori do principio da autonomia de Kant, decifrando o seu sentido e valor gnoseologicos desde a Critica da Razao Pratica ate aos Fundamentos da Metafisica dos Costumes.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    A naturaleza humana: obsoleta ou civilizada?Daniel Serrao - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):483-504.
    Resumo Ensaio expositivo e interpretativo das perguntas sobre a natureza humana e das respostas que o pensamento moderno, em Merlin Donald e outros, vai dando. A perspetiva fisicalista, neurobiológica, é analisada a partir de Joseph LeDoux, e outros, comentando as suas teses principais. É dada ênfase particular à evolução das capacidades da mente humana na transição da cultura mimética para a cultura oral, a criação mítica e o advento da escrita e das outras formas de cultura exterior simbólica. Na crítica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  29
    Requisitos para um Bom Testamento Vital.Daniel Serrão - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (3):619 - 629.
    A aprovação pela Assembleia da República de uma lei sobre declarações antecipadas de vontade justifica que se comentem os textos que lhe serviram de base, apresentados pelo Partido Socialista, Partido Social-Democrata, Partido CDS-PP e Bloco de Esquerda, na perspetiva da sua formulaçāo jurídica e de algumas dificuldades éticas encontradas na sua aplicabilidade médica. Da análise das propostas deduzem-se os requisitos jurídicos, éticos e de assistência na doença necessários para que se escreva um bom "testamento vital" que não levante dificuldades insuperáveis (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark