Results for 'Diálogo inter-religioso'

1000+ found
Order:
  1.  30
    O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio.Faustino Teixeira - 2003 - Horizonte 2 (3):19-38.
    O diálogo inter-religioso apresenta-se como um dos grandes desafios para o terceiro milênio. Num tempo marcado pelo recrudescimento da violência e da intolerância, o diálogo significa uma possibilidade alternativa. Não há outro caminho possível para a paz no mundo senão mediante o entendimento mútuo e a abertura para a alteridade. O presente artigo busca traduzir o significado do diálogo no contexto da globalização e suas condições de exercício. Palavras-chave: Diálogo; Religião; Globalização; Pluralismo; Alteridade; Comunicação. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    Diálogo inter-religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante.Carlos Ribeiro Caldas Filho - 2017 - Horizonte 15 (45):112-131.
    Interfaith dialogue has been a border issue in theology at least in the last five decades of the last century. Different theoretical possibilities of approaches to such a question have been raised, e.g., exclusivism, inclusivism and pluralism. Therefore, there are remarkable contributions to this from a Catholic perspective, by Westerner theologians: Europeans, Americans, Brazilians and by Asians alike. Technical literature in Brazil has its focus mainly on this Catholic contribution. As a consequence, not much about the Protestant understanding of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    O diálogo inter-religioso: experiência da linguagem humana, do sentido e dos sonhos nos guaranis.Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):73-94.
    Os guaranis ensinam que o diálogo inter-religioso é possível porque existe sentido, e existe sentido porque existe linguagem humana, e porque existe linguagem humana é possível sonhar, e porque existe o sonho, é possível dialogar no horizonte mais pleno cujos sentidos da humanidade podem celebrar uma festa universal. Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Religião; Guarani; Antropologia; Sentido. ABSTRACT The Guaranis teach us that inter-religions dialogue is possible because meaning exists, and meaning exists because there is human language, and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Perspectivas cristãs para o diálogo inter-religioso atual.Edward Neves M. B. Guimarães - 2006 - Horizonte 5 (9):80-96.
    O autor recolhe, no interior da experiência cristã, perspectivas pertinentes e necessárias à concretização histórica do diálogo inter-religioso. Sua tese é a de que elementos básicos para essa práxis libertadora estão presentes na própria experiência religiosa de Jesus de Nazaré. O ponto de partida é o reconhecimento, pressuposto epocal, da legitimidade do pluralismo cultural e religioso. Na primeira parte, explicita a dimensão antropológica e os pressupostos críticos de compreensão de uma tradição religiosa. Na segunda, recolhe contribuições (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Internacionalização, identidade e diálogo inter-religioso.Roberlei Panasiewicz - 1997 - Horizonte 1 (2):57-61.
    O objetivo deste artigo é articular três temas de grande importância para a atual conjuntura planetária: internacionalização, identidade e diálogo inter-religioso. Toma por base três acontecimentos: o debate que percorre todos os espaços do mundo contemporâneo (internacionalização ou globalização); o desafio para a pessoa e para a cultura de se manter e de se fazer em constante processo de construção (identidade) e a nossa atual área de pesquisa (o diálogo inter-religioso). Os três temas terão (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Pluralidade e diálogo inter-religioso: possibilidades e limites das atuais abordagens pluralistas.Marciano Adilio Spica - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):135-154.
    Resumo: A questão que move este trabalho é a seguinte: é possível justificar e fomentar o diálogo inter-religioso, através das abordagens pluralistas atuais? Pretende-se empreender uma análise de duas teorias pluralistas, mostrando suas vantagens e limites, para justificar e fomentar o diálogo inter-religioso. Num primeiro momento, será feita uma breve introdução e contextualização dos problemas filosóficos gerados pela diversidade religiosa. Feito isso, serão apresentadas e discutidas duas teorias pluralistas atuais. Será focalizada primeiramente a teoria (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Discurso pentecostal e diálogo inter-religioso: um estudo sob a perspectiva da metáfora conceptual. 2011.Ariadna de Oliveira Santos - 2013 - Horizonte 11 (29):407-408.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SANTOS, Ariadna de Oliveira. Discurso pentecostal e diálogo inter-religioso: um estudo sob a perspectiva da metáfora conceptual. 2011. 111 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Pela transversalidade do diálogo inter-religioso na teologia e na pastoral.Wagner Lopes Sanchez - 2015 - Horizonte 13 (40):1982.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Filosofia e diálogo inter-religioso.João J. Vila-Chã - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2):1315-1322.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    A dialogação: a práxis do diálogo inter-religioso no paradigma ecológico.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2003 - Horizonte 2 (3):55-72.
    O artigo procura responder a um dos grandes desafios teológicos da atualidade: o diálogo inter-religioso. Trabalha a dimensão da práxis do diálogo, especialmente, no pensamento de Leonardo Boff, identificado a partir de 1992 em um novo paradigma - o paradigma ecológico. A dialogação (como práxis dialogal) é pensada num grande encontro teoantropocósmico, articulando Deus, Ser humano e Natureza. Três momentos compõem essa práxis dialógica: dialogação mística ou espiritual; dialogação fraterna; e a ética da vida. Não são (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    De progresso a evolução espiritual: uma contribuição da codificação espírita para o diálogo inter-religioso.Antônio Carlos Coelho - 2019 - Horizonte 16 (51):1433.
    A Doutrina Espírita, codificada na França no século XIX, tem entre seus principais postulados a crença em um Deus único, na imortalidade da alma, na pluralidade dos mundos habitados, na comunicabilidade entre espíritos e na reencarnação. De leves pancadas a mesas girantes, nos salões parisienses, o fenômeno, nos primeiros momentos, era recebido com incredulidade ou frivolidade por aqueles que participavam das reuniões. Até o estudo realizado pelo pedagogo Hippolyte-Léon Denizard Rivail, não se imaginava que tais eventos sofressem ação direta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    Diálogo, entendimento E compreensão. Conferência de aparecida E o diálogo inter-religioso.Prof Dr Pedro K. Iwashita - 2009 - Revista de Teologia 4.
    Este artigo analisa a situação de diversidade de religiões em que o mundo se encontra hoje, e o caminho que a Igreja encontrou para o diálogo, a partir do impulso dado pelo Vaticano II, e agora assumido também pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Medellín: inspiração para uma metodologia do diálogo inter-religioso.Roberlei Panasiewicz - 2018 - Horizonte 16 (50):677-697.
    A Conferência do Episcopado Latino-Americano de Medellín inaugurou um "novo tempo" para a Igreja Católica na América Latina. Realizada após o Concílio Vaticano II, recebe e atualiza as suas percepções e dá origem a "igreja dos pobres". Teve visão e prática proféticas ao compreender o pensar pastoral e teológico a partir "de baixo". O sofrimento dos oprimidos e seu grito por justiça foram escutados. Assumir o método ver-julgar-agir na estruturação do documento e no pensar a prática pastoral e teológica foram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    Os níveis ou formas de diálogo inter-religioso: uma leitura a partir da teologia cristã.Roberley Panasiewicz - 2003 - Horizonte 2 (3):39-54.
    O artigo se desenvolve no horizonte da teologia cristã e visa apresentar as maneiras pelas quais se pode efetivar o diálogo inter-religioso. Há quatro níveis ou formas de diálogo: nível existencial; místico; ético; e teológico. Propõe, também, sugerir pistas para facilitar a organização e realização do encontro inter-religioso. Palavras-chave: Diálogo inter-religioso; Existencial; Místico; Ético; Teológico; Encontro. ABSTRACT This paper is developed within the scope of Christian theology and aims at presenting ways (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  20
    A contribuição de John Hick para o diálogo inter-religioso: a leitura do evento crístico como metáfora.Rodrigo Portella - 2005 - Horizonte 3 (6):77-95.
    Este é um comentário crítico do livro A metáfora do Deus encarnado (2000), de John Hick. Hick busca rever axiomas cristológicos, tentando reinterpretá-los no intuito de fazê-los significativos para o diálogo inter-religioso. Propõe uma cristologia pluralista, desconstruindo tradicionais premissas e dando novos significados ao evento Jesus. A partir de uma nova cristologia, oferece uma soteriologia que transcende o evento crístico. Palavras-chave: Cristologia; Soteriologia; Diálogo interreligioso; Teologia contemporânea. ABSTRACT This is a critical review of John Hick’s book (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    A libertação desdobra-se em diálogo?! Teologia da Libertação e diálogo inter-religioso.Gilbraz de Souza Aragão - 2013 - Horizonte 11 (32).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    O ensino religioso nas fronteiras do diálogo inter-religioso.Wander Moreira da Costa - 2003 - Horizonte 2 (3):105-115.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  45
    A simbologia de Nossa Senhora de Guadalupe: uma análise dos símbolos presentes na imagem da Virgem de Guadalupe e sua relação com o processo de cristianização dos povos astecas no México, na perspectiva do diálogo inter-religioso.Alex Kiefer da Silva - 2017 - Horizonte 15 (47):1078-1080.
    This study analyzes the symbols present in the sacred image of Our Lady of Guadalupe, contextualizing their meanings in the context of catholic christian symbology and nahuatl symbology, and seeks to relate this symbolic identification of the Virgin with the process of christianization of the indigenous peoples of Mexico, mediated by the theoretical and critical assumptions of interreligious dialogue. The methodology adopted consisted of a bibliographical revision of primary and secondary sources, in order to understand how the socio-cultural construction of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Diálogo, entendimento E compreensão. Conferência de aparecida eo diálogo inter-religioso.Pedro K. Iwashita - 2009 - Revista de Teologia 4.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    As noções de Polidoxia e de diferenciais de poder no contexto da relação entre imaginários e diálogos inter-religiosos.Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2017 - Horizonte 15 (45):40-67.
    The research sought to systematize two notions around interreligious relations which aim to deconstruct imaginaries of an idealist tendency that often emerge from practices and forms of inter-religious ecumenism: that of power differentials present in society and in interreligious relations and the concept of polidoxy, which would avoid dichotomous and bipolar interpretations and actions. Methodologically, we adopted the process of synthesis of perspectives derived from postcolonial cultural studies – by different authors – and from the feminist theological critique of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    A pneumatologia como fundamento teológico do diálogo inter-religioso para as Assembleias de Deus no Brasil.Adriano Sousa Lima - 2017 - Horizonte 15 (47):997.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Potencialidades, limites e operadores do diálogo inter-religioso face ao diálogo intercultural.João Maria André - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (42):499-539.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    Fé na Resurreição: Uma contribuição de Andrés Torres Queiruga para o diálogo inter-religioso. 2011. XXX folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Miracy Monteiro Melo Reis - 2012 - Horizonte 10 (27):1086-1087.
  24.  12
    Diálogo e sentido: vida espiritual e encontro inter-religioso na sociedade contempor'nea.Camila Campos Marçal da Cruz - 2018 - Horizonte 16 (49):402-404.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  47
    Humildade e Diálogo.Catherine Cornille - 2008 - Horizonte 7 (13):161-179.
    Ao considerar o diálogo inter-religioso como a única alternativa construtiva em face da atitude tradicional de rivalidade religiosa, a autora destaca neste texto a importância da humildade para que ele aconteça em um ambiente de verdadeiras reciprocidade e mutualidade. De fato, a virtude da humildade desempenha um papel central na maioria das tradições religiosas e, nas religiões monoteístas, a atitude da humildade define uma determinada relação com Deus, que uma vez concebido como um Deus Criador, fonte de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Uma apologia do diálogo: Claude Geffré lendo Paul Tillich.Joe Marçal Gonçalves dos Santos - 2015 - Horizonte 13 (40):1870-1895.
    O objeto deste artigo é a leitura que Claude Geffré faz de Paul Tillich em De Babel a Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. O autor recorre à teologia de Tillich para desenvolver uma “hermenêutica do diálogo inter-religioso”, a fim de responder ao desafio do pluralismo religioso para a teologia cristã. O argumento que Geffré encontra é que apenas a partir do paradoxo cristológico, à luz do conceito de “revelação final” e “preocupação última”, a teologia cristã (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique.André Raúl Sibinde - 2018 - Horizonte 16 (49):413-414.
    Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Imaginary and Inter-Faith Dialogue.Amaladoss Michael - 2017 - Horizonte 15 (45):11-17.
    Editorial - Dossier: IMAGERY AND INTERRELIGIOUS DIALOGUE Imaginary and Inter-Faith Dialogue - Michael Amaladoss Horizonte, Vol. 15, No. 45, Jan./Mar. 2017.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  35
    Análise do diálogo judaico-cristão: Desafios E perspectivas.Adriano Sousa Lima, Lucas dos Santos Ferreira & Roberto Monteiro de Castro Filho - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):87-95.
    O presente artigo busca fazer uma análise do diálogo inter-religioso entre o judaísmo e o cristianismo, duas religiões monoteístas, com origens semelhantes, mas separadas por questões históricas e algumas divergências doutrinárias. Inicialmente se propõe relatar a importância do diálogo entre as duas religiões, baseando-se nos trabalhos de Alberto Milkewitz, Edwin Arteaga Tobon, e Frederico Laufer. Após isso, procurou-se identificar os aspectos divergentes e convergentes entre o cristianismo e o judaísmo, para verificar a viabilidade do diálogo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    Sobre el Diálogo Intercultural e Interreligioso: Culturas e Identidades.Diana de Vallescar P. - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (4):711-726.
    Este artigo baseia-se na ideia de que em qualquer tipo de diálogo os interlocutores estão marcados pela sua própria cultura/identidade. E também assim é no caso do diálogo inter-religioso. A cultura/identidade é o contexto existencial básico a partir do qual as pessoas entendem, questionam e interpretam as suas vidas, pelo que não pode ser ignorado. A necessidade de trabalhar no desenvolvimento das competências interculturais e na sensibilidade cultural surge como um ponto de partida fundamental para avançar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  36
    Cincuenta años después (Fifty years later) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1246.Julio de Santa Ana - 2011 - Horizonte 9 (24):1246-1256.
    Resumen El artículo sitúa su reflexión en el tema del ecumenismo, relacionándolo con las propuestas de aggiornamento expresadas por el Vaticano II. Hace también alusión al ámbito de las mudanzas en el seno del protestantismo, de las Iglesias ortodoxas e incluso del cristianismo romano. Además alude a los grandes nombres que trazaron la reflexión teológica en el período de crisis que antecedió al evento –hablamos de aspectos que acabaron incidiendo en los debates conciliares. Siguiendo a Gutiérrez, el artículo destaca tres (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  45
    Características religiosas da atualidade.José Elenito Teixeira Morais - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 33-43.
    Este artigo se propõe tratar de algumas características religiosas da atualidade, escolhidas pela relevância que tem na sociedade atual. Começa com a definição controversa da atualidade que é chamada pelos especialistas de modernidade tardia, hipermodernidade ou pós-modernidade. Depois da análise de várias posições a respeito convencionou-se aceitar o termo pós-modernidade. É apontado o emergir do sagrado dentro da pós-modernidade e nessa nova expressão do sagrado comportam algumas características peculiares e até excludentes, como: fideísmo, fundamentalismo e diálogo inter-religioso. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  30
    Recensión de la colección de encuentros internacionales.Francesc Torradeflot Freixes - 2015 - Horizonte 13 (37):641-649.
    Aquí se presenta la colección de volúmenes que recogen las ponencias y discusiones de los, hasta hoy, nueve Encuentros Internacionales organizados por el Centro de Estudio de las Tradiciones de Sabiduría de Barcelona. Un requisito principal en la realización de los Encuentros ha sido un marcado carácter interdisciplinar, interreligioso y espiritual. El objetivo general que alumbra las diferentes ediciones ha sido abordar el papel vital, para la especie y para el medio, de la cualidad humana profunda o espiritualidad en sociedades (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    50 anos de Nostra Aetate : estreitando laços de estima e amizade. Judaísmo e Cristianismo.Fernando Gross - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):5-26.
    On the path of the continued application of the Second Vatican Council’s Document Nostra Aetate, which turns 50, presenting a deepening biblical material based on written and oral tradition of the Jews and the Church's teaching from the same Vatican II up to the present days, by confirming the teaching of the last Popes, narrowing the route of mutual regard and friendship in dialogue with Judaism and the common heritage present in the Pentateuch and in all the Holy Scriptures.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    Twenty-First Century Theologies of Religions: Retrospection and Future Prospects.Leandro Luis Bedin Fontana - 2017 - Horizonte 15 (47):1091-1096.
    Book reviews: HARRIS, Elizabeth J.; HEDGES, Paul; HETTIARACHCHI, Shanthikumar. Twenty-First Century Theologies of Religions : Retrospection and Future Prospects. Leiden: Brill; Boston: Rodopi, 2016. 396 p.. ISBN 978-90-04-3224-62.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    O diálogo inter-confessional às vésperas da V conferência.Dom Oneres Marchiori & Pe Marcial Maçaneiro - 2007 - Revista de Teologia 1:40-44.
    Muitas expectativas povoam nosso coração de discípulos e missionários, às vésperas da Conferência de Aparecida. Uma delas diz respeito ao diálogo inter-confessional nas suas duas vertentes: ecumênica (com as Con) ssões cristãs) e inter-religiosa (com as demais religiões). Alguns, convictos do valor desta importante diretriz do Concílio Vaticano II, indagam se o diálogo estará devidamente presente nos debates da V Conferência.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Diálogo filosófico-religioso entre cristianismo, judaismo e islamismo durante la edad media en la península iberica. Actes du Colloque international de San Lorenzo de El Escoríal, 23-26 juin 1991, organisé par la Société internationale pour l'étude de la philosophie médiévale, édités par Horacio Santiago-Otero. [REVIEW]Roland Hissette - 1998 - Revue Philosophique De Louvain 96 (2):307-308.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    Presença de práticas culturais e religiosas de matrizes indígenas e africanas no Norte e Nordeste do Brasil (The presence of cultural and religious practices of indigenous and African headquarters in Northern and northeastern Brazil).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (33):233-245.
    Esta Comunicação objetiva apresentar dois trabalhos acadêmicos de Luis Cláudio Cardoso Bandeira. A dissertação de mestrado, intitulada Entidades africanas em “troca de águas”: diásporas religiosas desde o Ceará, apresenta a pesquisa sobre tradições africanas no Ceará. No doutorado, Bandeira trata de Rotas e raízes itinerantes e destaca veredas desafiadoras do diálogo entre história e religião. Participando das duas bancas, tive a oportunidade de perceber as nuances do caminho acadêmico percorrido por ele. Neste texto , faço memória dessas duas participações, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  22
    REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas: Irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista.Ênio José da Costa Brito - 2013 - Horizonte 11 (30):814-824.
    Os Rosários dos Angolas realiza um estudo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos das Portas do Carmo( Bahia) A novidade do estudo está nos subsidios coletados na Africa, Portugal e Brasil , no resgate da presença banto na Bahia e na abertura para um dialogo das cosmovisões banto e cristã. REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas : Irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista. São Paulo: Alameda, 2011. 416p. ISBN 978-85-7939-082-1.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Apologia do fragmento: Pertinência teológica da sinfonia adiada de Christian Duquoc.Paulo Sérgio Carrara - 2015 - Horizonte 13 (40):2036-2063.
    The article is situated in the area of inter-religious dialogue, one of the great paradigms of actual theology. After Vatican Council II, which treated about the salvation of non Christians and of the members of other religions, theology deepened this theme and appeared several proposals for an inter-religious dialogue. For theologians it imposed the challenge of joining the constructive necessity of Jesus Christ for the salvation of all and the place of other religious traditions in God’s salvation plan. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Espiritualidade e Teologia da Criação: Conferência interasiática, 19 a 21 de fevereiro, Dharmaram Vidya Kshetram, Bengaluru, Índia. [REVIEW]Elisabeth Steffens - forthcoming - Horizonte:1390.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  26
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    O cristão desafiado pelas religiões.Luiz Eustáquio Santos Nogueira - 1997 - Horizonte 1 (2):44-55.
    No debate teológico acerca da legitimidade salvífica das religiões, as posições entre os teólogos cristãos se distinguem em torno de três linhas básicas: o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo. Face a essas posições teológicas que situam a controvertida questão da identidade cristã ante o fato do pluralismo religioso, este artigo resgata uma abordagem teológico-antropológica de corte existencial que afirma o Deus de Jesus Cristo como um Absoluto relacional, conferindo ao cristianismo a autocompreensão histórica de uma identidade construída na (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Vazio e plenitude ou o mundo às avessas: estudos e ensaios sobre espiritualidade, religião, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso.Paulo Borges - 2018 - Lisboa: Âncora Editora.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  93
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da Pastoral (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Filosofia da Religião.Gabriela Nascimento, Michael Schulz & Norton Gabriel Nascimento - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38760.
    Partindo do pluralismo religioso como um fato europeu, no diálogo inter-religioso encontra-se uma chance para uma espécie de acordo entre diferentes culturas. No presente texto, após intensos debates sobre diferentes correntes religiosas e filosóficas do decorrer da história, o professor Dr. Michael Schulz utiliza especialmente da abordagem dos pensadores Stephan Grätzel e Armin Kreiner para explicar o que significa uma filosofia da religião inter-religiosa e intercultural.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco César de Sousa Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Um novo critério de discernimento.Fabrício Veliq - forthcoming - Horizonte:720.
    Esse artigo tem o intuito de apresentar um novo critério de discernimento para a questão do diálogo inter-religioso de viés pneumatológico. Para isso, abordamos os critérios de discernimentos propostos por Jacques Dupuis, Stanley Samartha, Amos Yong e Jürgen Moltmann em suas tentativas de diálogo inter-religioso. Foi possível perceber algumas limitações nas respectivas propostas, como por exemplo, a ausência em se considerar a vida da natureza como critério de discernimento. Assim, a partir da pneumatologia moltmanniana, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000