O presente texto aprofundará a interpretação de Althusser à obra de Maquiavel naquilo que concerne ao tema dos limites da ação humana. Tomando a análise do príncipe novo e as longas referências à oposição entre as noções de Virtù e de Fortuna, que constam principalmente da obra Política e História, pretendemos mostrar por que a leitura de Althusser do filósofo florentino nos remete a uma discussão contemporânea da filosofia política acerca dos fundamentos do poder e da própria filosofia. A questão (...) de que partimos para essa leitura do texto althusseriano é: há sentido em pensarmos um princípio fundante da ação, capaz de definir o que são os homens e daí extrair certas regras norteadoras do agir humano? (shrink)
O artigo tem por objetivo aprofundar uma abordagem da noção de soberania, segundo análise de obras de Maquiavel estabelecida por Antonio Negri. O autor defende que a soberania para Maquiavel corresponde à sobredeterminação da ação do governante -seja no principado, seja na república- em face das limitações e oposições impostas pelos adversários e pela própria fortuna. Buscamos, assim, entender as características dessa acepção de soberania uma vez que o conceito é definido com exatidão por Jean Bodin, quase meio século após (...) a publicação dos textos maquiavelismos. Para observar essa abordagem, digamos, heterodoxa, da soberania será preciso nos concentraremos na sua tese da relação entre ontologia política e movimento. Para Negri, o movimento é o princípio definidor da política e na obra de Maquiavel se encontra uma concepção de ontologia política produzida e pensada da própria ação do governante no tempo e da qual o movimento é constitutivo e indiscernível. Observaremos como se desenvolve a análise do conflito no caso de cidades como Roma e Florença. Como conclusão pretendemos observar que limites a interpretação das Istorie Fiorentine apresenta à tese negriana da soberania democrática em Maquiavel. (shrink)
O objetivo do presente texto é retomar a discussão sobre a presença do pensamento de Maquiavel nas obras de Espinosa, observando a figura do governante que se defronta com a Fortuna. Começamos nossa leitura mostrando como no realismo maquiaveliano acerca do poder, especialmente em O Príncipe, o governante assume a condição de alguém que se põe na situação de embate. Já no Tratado Teológico-Político a relação do governante com a Fortuna será daquele que deve decifrar os desígnios da potência infinita (...) de Deus. Ao final, faremos uma leitura de trechos das obras políticas destes dois filósofos para mostrar que, em Maquiavel, a relação que se estabelece entre o homem de ação e a Fortuna é de enfrentamento e, no caso de Espinosa, ela se compreende no registro do conhecimento. (shrink)
This article presents Jean Bodin’s critic to the juridic approach of the laws and the idea of justice in his time. Firstly, it presents Bodin’s opposition to the glossators of the Roman Law. Secondly, it defends that Bodin considers the method as a tool that could make it possible to achieve an exact knowledge of the principles of the law. Finally, it deals with Bodin’s approach to the knowledge of the law as scientific knowledge. In this sense, the article try (...) to answer the question of what is the importance of the philosophy in this work? (shrink)
o texto avalia a extensão do projeto de Marilena em relação ao tema da teologia política. Pretendemos mostrar que sua análise se estende da investigação interna da obra filosófica de Espinosa e chega à avaliação da atuação de grupos religiosos e sua relação com a mídia e o contexto político brasileiro na contemporaneidade. Pretendemos observar as linhas de força que amparam o projeto de Chauí em relação ao tema e quais são as bases de sua crítica ao teológico político.
O presente texto visa avaliar o estatuto da revolução a partir da obra de dois filósofos franceses, por assim dizer, que empenharam parte considerável de seu trabalho na investigação sobre a história: Voltaire e Jean Bodin. Nossa intenção é entender a relação entre as noções de transformações, revolução e guerra, conflitos, tumultos. Não pretendemos estabelecer uma comparação rígida, porque anacrônica, entre as obras desses filósofos que trabalharam sobre a história. O que intentamos aqui é investigar algumas linhas de força de (...) seus argumentos que visam explicar as revoluções, suas origens e consequências para mostrar como a articulação entre esses elementos possibilita a Voltaire e a Bodin que realizem o que chamaremos de desmistificação de aspectos pertinentes tanto à filosofia quanto à história. Trata-se ainda de mostra em que medida Bodin e Voltaire divergem e se encontram no que tange ao tratamento filosófico desses temas. This paper aims at evaluating the status of the idea of revolution presented by Voltaire and Bodin. Both philosophers' works are mostly directed to the investigation of history. The purpose of this paper is to understand the connection between the ideas of change, revolution, war, turmoil and conflicts. There is no intention of establishing a strict comparison between the two works, as for that would be anachronistic. On the contrary, this paper intends to investigate some of the main arguments used by both authors to explain the revolutions, its origins and consequences, to show how the articulation between those elements enables them to demystify relevant aspects present in both history and philosophy. Finally, it also aims at pointing at the extent to which the authors diverge and converge in their philosophical approach to the referred themes. (shrink)
In this paper we examine some proposals to disprove the hypothesis that the interaction between mind and matter causes the collapse of the wave function, showing that such proposals are fundamentally flawed. We then describe a general experimental setup retaining the key features of the ones examined, and show that even a more general case is inadequate to disprove the mind-matter collapse hypothesis. Finally, we use our setup provided to argue that, under some reasonable assumptions about consciousness, such hypothesis is (...) unfalsifiable. (shrink)
In this paper we analyze the existence of joint probabilities for the Bell-type and GHZ entangled states. We then propose the usage of nonmonotonic upper probabilities as a tool to derive consistent joint upper probabilities for the contextual hidden variables. Finally, we show that for the extreme example of no error, the GHZ state allows for the definition of a joint upper probability that is consistent with the strong correlations.
Any theory of information needs to comply with what we call the implementation, formalization, and representation constraints. These constraints are justified by basic considerations concerning scientific modelling and methodology. In the first part of this paper, we argue that the implementation and formalization constraints cannot be satisfied because the relation between Shannon information and IIT must be clarified. In the second part of the paper, we focus on the representation constraint. We argue that IIT cannot succeed in satisfying this constraint (...) for semantic contents without offering models for concepts, conceptual roles, and context sensitivity. In the final part of the paper, further complications are raised with respect to the distinction between consciousness and attention, which apply more specifically to the representation constraint. We conclude with some recommendations as to how IIT may succeed in solving these problems, highlighting the advantages and enormous potential of IIT as a scientific theory. (shrink)
Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
A intenção do artigo é examinar a reflexão de Algernon Sidney no que se refere ao direito de resistência do povo contra governos tirânicos. Amplamente discutido por autores das mais diversas vertentes políticas, o direito de resistência ocupou um lugar de destaque no debate jurídico, teológico e político no decorrer dos séculos XVI e XVII. Além dos tradicionais argumentos apresentados por huguenotes franceses, monarcômacos escoceses e defensores da causa parlamentar durante as guerras civis inglesas, a defesa de Sidney do direito (...) do povo de julgar, combater e depor tiranos é feita também com base em princípios republicanos, como o império da lei, o bem comum e, principalmente, a liberdade. (shrink)
O filósofo alemão Hans Jonas dedica-se a questões que estão na agenda da discussão ética contemporânea. Sua teoria ético-metafísica, explicitada no livro O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização contemporânea retoma e amplia as indagações a respeito da relação existente entre homem e técnica na modernidade. O ponto de partida da sua tese é a afirmação de que as novas dimensões do agir humano - ocasionadas pela tecnologia - tornaram possível a realização de ações de grande impacto (...) tanto no globo terrestre quanto ao próprio homem. Questões como clonagem, manipulação genética, controle de comportamento, entre outras, mostram como a humanidade pode recriar um novo modelo humano. A partir destes pressupostos , este artigo concentra-se nas questões bioéticas mais especificamente no campo da medicina. Nossa pretensão é mostrar como Jonas propõe a aplicação de sua teoria moral na prática médica. (shrink)
A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses que (...) atravessam todas as sociedades no tempo e no espaço. Analisaremos a estrutura familiar aqui presente e suas convenções que impõem certo padrão de comportamento. As relações afetivas e desejos fazem parte da trama de forma acentuada, pois, aqui os desencontros são entre o que se deseja e o que a convenção social estabelece como comum. A cortesã, o filho, o pai, a sogra são elementos fulcrais desta trama, no que diz respeito a convenção social; já os laços afetivos estabelecidos no meio familiar e extra-familiar constituem o lado não convencional que se choca com a convenção social. Assim analisaremos estes fatores na estrutura da trama da peça de Terêncio. (shrink)
O artigo situa no contexto da cultura contemporânea os desafios dos meios de comunicação social, especialmente da mídia eletrônica. Identifica as dimensões do sagrado e do mistério na própria natureza das imagens, oferecendo subsídios para o exercício da leitura crítica das narrativas audiovisuais. Palavras-chave: Imagem; Cultura; Imaginação; Sagrado; Mídia; Linguagem. ABSTRACT This article considers the challenges of social communication media within the context of contemporary culture, mainly in what concerns electronic media. It identifies dimensions of the sacred and of the (...) mysterious in the nature of images, offering subsidies for the exercise of a critical reading of audiovisual narratives. Key words: Image; Culture; Imagination; The sacred; Media; Language. (shrink)
Estudo comparativo da "actante" Tarpéia em Tito Lívio e Propércio. O percurso narrativo construído por Tito Lívio em sua obra historiográfica para a Personagem Tarpéia e na poesia Lírica de Propércio. Contribuição da Teoria Semiótica de linha francesa para a interpretação comparativa nas duas formas discursivas: historiografia e lírica.
Le président Brésilien Luiz Ignacio Lula da Silva a assis son pouvoir sur sa personnalité et des origines populaires qui rompent toute idée de compromission avec les élites. Mais si sa personnalité lui permet de ne pas être une émmanation de son parti , il n'en est pas moins dépendant, pour l'entretien de son image, de celui-ci et des luttes opaques qui s'y déroulent .Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva has based its power on his personality and popular origins (...) that break any idea of compromise with elites. But if his personality can not be a émmanation his party , it is no less dependent for the maintenance of its image, one opaque and struggles taking place. (shrink)
It is well known that in quantum mechanics we cannot always define consistently properties that are context independent. Many approaches exist to describe contextual properties, such as Contextuality by Default, sheaf theory, topos theory, and non-standard or signed probabilities. In this paper we propose a treatment of contextual properties that is specific to quantum mechanics, as it relies on the relationship between contextuality and indistinguishability. In particular, we propose that if we assume the ontological thesis that quantum particles or properties (...) can be indistinguishable yet different, no contradiction arising from a Kochen-Specker-type argument appears: when we repeat an experiment, we are in reality performing an experiment measuring a property that is indistinguishable from the first, but not the same. We will discuss how the consequences of this move may help us understand quantum contextuality. (shrink)
Integrated Information Theory (IIT) is one of the most influential theories of consciousness, mainly due to its claim of mathematically formalizing consciousness in a measurable way. However, the theory, as it is formulated, does not account for contextual observations that are crucial for understanding consciousness. Here we put forth three possible difficulties for its current version, which could be interpreted as a trilemma. Either consciousness is contextual or not. If contextual, either IIT needs revisions to its axioms to include contextuality, (...) or it is inconsistent. If consciousness is not contextual, then IIT faces an empirical challenge. Therefore, we argue that IIT in its current version is inadequate. (shrink)
The aim of this paper is to present the Levellers’ main political ideas as well as to evaluate the assertion of some scholars that they were the first modern democrats who proposed a written constitution for the protection of natural and inalienable rights. It intends to discuss whether it is possible to see the defence of constitutional rights and freedoms in their pamphlets, almost all written between 1646 and 1649, particularly in the different versions of Agreement of the People.
Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE In this paper we examine the consequences of von Neumann's interpretation of quantum mechanics in the context of an insect conditioning experiment. We argue that either the insect has a mind, therefore collapsing the wave function, or it does not, therefore reacting to superpositions in a different way. Thus, a device to condition insects could be used to test von Neumann's interpretation, if insects are not conscious. If, on the other hand, insects (...) possess a mind, such experiment would open up the possibility of using insect experiments to test Stapp's theory of mind-matter interaction. (shrink)
In this paper we study in details a system of two weakly coupled harmonic oscillators from the point of view of Bohm’s interpretation of quantum mechanics. This system may be viewed as a simple model for the interaction between a photon and a photodetector. We obtain exact solutions for the general case. We then compute approximate solutions for the case where one oscillator is initially in its first excited state (a single photon) reaching the other oscillator in its ground state (...) (the photodetector). The approximate solutions represent the state of both oscillators after the interaction, which is not an eigenstate of the individual hamiltonians for each oscillator, and therefore the energies for each oscillator do not exist in the Copenhagen interpretation of Quantum Mechanics. We use the approximate solutions that we obtained to compute Bohmian trajectories and to study the energy transfer between the oscillators. We conclude that, even using the Bohmian view, the energy of each individual oscillator is not well defined, as the nonlocal quantum potential is not negligible even after the coupling is turned off. (shrink)
La obra de Francisco Romero (1891-1962) ha revolucionado el pensamiento argentino no sólo en el sentido de crear un nuevo sistema filosófico, sino en el de sentar una genuina filosofía americana. Su trabajo se extendió no sólo al campo filosófico, sino también al editorial y universitario. En este contexto y a través del epistolario entramos en la práctica y los contenidos de sociabilidad, para delinear las contribuciones de la categoría en el campo de la historia de las ideas. Desde esta (...) perspectiva partimos en el estudio del epistolario de Romero con filósofos de EEUU. Es acerca de un epistolario, esto es, un corpus de cartas que sostuvo con filósofos norteamericanos y europeos con residencia en EEUU entre 1942-1962. Entendemos que tal reservorio nos abre un camino para estudiar la escritura epistolar bajo códigos de sociabilidad. The work of Francisco Romero (1891-1962) has revolutionized the argentinian thought not in the sense of creating a new philosophy system, but in the one of setting out a genuine american philosophy. His work extended not only to the philosophical field but also to the publishing and universitary ones. In this context and through epistolary paths we enter the practice and contents of sociability, to outline the contributions of the category to the field of the history of ideas. As from this perspective we dwell on the study of the epistolary of Romero with philosophers in the United States. It is about an epistolary, that is to say, a corpus of letters that he held with american and european philosophers living in the US between 1942-1962. We understood that such reservoir opens us a way to place epistolary writing in a sociability code. (shrink)