Results for 'E. Araujo'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Rousseau E Mandeville: Entre o Luxo E a Árvore Oca.Rafael De Araújo E. Viana Leite & Kamila Cristina Babiuki - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Tradução e apresentação da tragédia, em prosa, ainda inédita em língua portuguesa, intitulada A Morte de Lucrécia, composta por Jean-Jacques Rousseau. Trata-se de uma história que foi anteriormente relatada por Tito Lívio e gravita em torno da morte de Lucrécia, acontecimento importante que antecedeu o estabelecimento da república de Roma. O texto, inacabado, foi escrito em 1754 e é composto por dois atos e dezoito fragmentos, ainda assim, é de interesse para o leitor de Rousseau e da Filosofia das Luzes.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    The Associations of Dyadic Coping and Relationship Satisfaction Vary Between and Within Nations: A 35-Nation Study.Peter Hilpert, Ashley K. Randall, Piotr Sorokowski, David C. Atkins, Agnieszka Sorokowska, Khodabakhsh Ahmadi, Ahmad M. Aghraibeh, Richmond Aryeetey, Anna Bertoni, Karim Bettache, Marta Błażejewska, Guy Bodenmann, Jessica Borders, Tiago S. Bortolini, Marina Butovskaya, Felipe N. Castro, Hakan Cetinkaya, Diana Cunha, Oana A. David, Anita DeLongis, Fahd A. Dileym, Alejandra D. C. Domínguez Espinosa, Silvia Donato, Daria Dronova, Seda Dural, Maryanne Fisher, Tomasz Frackowiak, Evrim Gulbetekin, Aslıhan Hamamcıoğlu Akkaya, Karolina Hansen, Wallisen T. Hattori, Ivana Hromatko, Raffaella Iafrate, Bawo O. James, Feng Jiang, Charles O. Kimamo, David B. King, Fırat Koç, Amos Laar, Fívia De Araújo Lopes, Rocio Martinez, Norbert Mesko, Natalya Molodovskaya, Khadijeh Moradi, Zahrasadat Motahari, Jean C. Natividade, Joseph Ntayi, Oluyinka Ojedokun, Mohd S. B. Omar-Fauzee, Ike E. Onyishi, Barış Özener, Anna Paluszak, Alda Portugal, Ana P. Relvas, Muhammad Rizwan, Svjetlana Salkičević & Sarmány-Schul - 2016 - Frontiers in Psychology 7.
  3.  29
    Vontade geral e decisão coletiva em Rousseau.Cláudio Araújo Reis - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):11-34.
    Nos termos rousseaunianos, a questão fundamental sobre o que de vemos fazer coletivamente (ou seja, o problema da decisão coletiva) se traduz como a questão sobre como podemos conhecer a vontade geral. Só podemos responder adequadamente a essa questão, porém, se prestarmos atenção a uma duplicidade importante no conceito de vontade geral. Rousseau usa a mesma expressão para se referir a duas coisas diferentes: às próprias decisões coletivas, consubstanciadas nas leis (a vg-decisão), e ao padrão do bem comum, em certo (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  4. Debate Transformado Em Querela: Panorama Sobre a Relação Entre o Luxo E as Paixões.Rafael de Araújo E. Viana Leite - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):33-47.
    Pretendo mostrar a relação entre o surgimento das primeiras apologias do luxo no século XVIII e a mudança de estatuto das paixões humanas. A hipótese que gostaria de defender é a de que a alteração da compreensão das paixões humanas possibilitou a formulação de uma nova antropologia segundo a qual a busca por prazer é entendida como legítima moral e politicamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Qualia E Umwelt.Arthur Araújo - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):41.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  15
    Mito E História No “Romance Épico” Simá de Lourenço da Silva Araújo E Amazonas.Daniel Padilha Pacheco Da Costa - 2019 - Dialogos 23 (2):101.
    Este estudo propõe caracterizar Simá: romance histórico do Alto Amazonas, de Lourenço da Silva Araújo e Amazonas, como um “romance épico”, entendido como uma variante de romance histórico distinta da escola hegemônica representada por José Alencar. Esse romance, cujos modelos literários são a Ilíada e a Eneida, elege o rapto da mameluca Simá, chamada de “Helena do Rio Negro”, como a causa imediata da Rebelião de Lamalonga. O romance narra, no plano histórico, o massacre da nação indígena dos Manau pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo De Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  2
    É possível filosofar em português: entre Patativa do Assaré e Manfredo Araújo de Oliveira.Halwaro Carvalho Freire & Marcelo Feitoza Muniz - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):349-357.
    The following article aims to draw a dialogue between the conception of Ethos present in the poet Patativa of the Assaré and the thought of the philosopher Manfredo Araújo de Oliveira. From the particularity to the universality, both thinkers theorize social ethos as an intrinsic characteristic of the subject. Patativa is a representative of the poetry of the Northeastern pantheon, while Manfredo Oliveira stands out for the power of synthesis and analysis of the main problems in the History of Philosophy. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  65
    Liberalismo, identidade e reconhecimento em Habermas.Luiz Bernardo Leite Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):120-136.
    O artigo apresenta a posição ocupada pela teoria discursiva de Jürgen Habermas no debate entre liberalismo e multiculturalismo. Adotando uma perspectiva universalista sensível às diferenças, resultante da tese da relação interna entre democracia e estado constitucional, Habermas enfoca três aspectos interligados e diretamente vinculados à questão do reconhecimento: a idéia liberal de igualdade, os direitos de grupos e o igual tratamento das culturas. A defesa da conjugação do ideal igualitário da cidadania democrática com as demandas legítimas de indivíduos e grupos (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  2
    A Relação Entre Filosofia Política E Democracia Na Obra de Michael Walzer.Ricardo Corrêa de Araujo - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):1-16.
    O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre Filosofia política e democracia na obra de Michael Walzer, a partir da influência exercida sobre ele por John Rawls. Para fazer isto, será feita uma breve apresentação das visões de Rawls sobre aquela relação. Após, será mostrado que Walzer corrobora e amplia a concepção de Rawls. Por último, será descrito o papel de crítica imanente que Walzer atribui à Filosofia política nas democracias contemporâneas, trazendo-a da pretensão de guia da política, baseada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  6
    Lógicas paraclássicas: exposição, defesa e problemas.Frank Thomas Sautter & Hércules de Araújo Feitosa - 2005 - Cognitio 6 (1).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  37
    Algumas reflexões sobre Descartes e Maquiavel.Cícero Araujo - 1994 - Trans/Form/Ação 17:113-132.
    In this paper two Descartes' letters on Machiavelli are examined Firstly, following the philosopher's own suggestions in the letters, Descartes' and Machiavelli's thoughts are contrasted, from which a distinction between Morals and Politics arises. Next, the Cartesian Morals is explained in order to point out the roots of this distinction.Neste artigo, duas cartas de Descartes sobre Maquiavel são analisadas. Primeiro, é apresentado, com base no que o próprio filósofo sugere nas cartas, um contraste entre os dois pensadores, do qual emerge (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  19
    Behaviorismo, operacionalismo E a ciência do comportamento científico.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Este artigo procura discutir a concepção behaviorista radical de Skinner sobre as regras metodológicas e as leis científicas. Skinner é basicamente simpático ao operacionismo porque, de acordo com essa concepção, as possíveis leis psicológicas não são interpretadas de forma realista (e mentalista), mas como uma forma de controlar e modelar o comportamento. Como a análise do comportamento é aplicada à própria ciência, é natural esperar que os behavioristas defendam uma filosofia operacionista da ciência. Mas Skinner também é um crítico do (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  10
    Claude Bernard e o determinismo mental.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2003 - Human Nature 5 (2):351-391.
    Este artigo procura discutir o monismo de Claude Bernard na filosofia da mente e da psicologia. Ele se recusa a aderir tanto ao materialismo quanto ao espiritualismo. Sua doutrina de que a psicologia deriva diretamente da fisiologia das funções do cérebro se destina a promover um tipo de psicologia experimental compatível com a idéia de que os fenômenos vitais devem ser explicados como fenômenos físicos e químicos que ocorrem dentro do organismo, mas regidos por leis biológicas.This paper seeks to discuss (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  77
    Música e Filosofia em Platão e Aristóteles.Roosevelt Araújo da Rocha Júnior - 2007 - Discurso 37:29-54.
    Este artigo traz uma breve reflexão acerca do valor que a música assume nos pensamentos filosóficos de Platão e de Aristóteles. Mediante esse exercício, também se refletirá sobre o estatuto da música em relação à ideia de filosofia presente nas obras desses autores.
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  48
    Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Pedro de Araújo Quental - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 31.
    Os processos de integração regional em curso hoje na América Latina têm sido marcados por uma lógica territorial que tem concebido grandes áreas do espaço geográfico latino-americano como “vazios demográficos” ou “terras disponíveis”. Essa forma de conceber o espaço geográfico latino-americano remonta ao legado colonial que atravessa a formação sócio-espacial da região e a própria posição que o continente americano ocupou no processo de formação do sistema-mundo moderno-colonial, a partir de 1492. Este artigo tem por objetivo problematizar os processos de (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  9
    Os modelos e a pragmática da investigação.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2005 - Scientiae Studia 3 (2):205-232.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. Ciudadanía e integración en el Mercosur.Héctor Claudio Silveira Gorski & José Antonio Estévez Araujo - 1999 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 33:89-108.
    Este artículo analiza el proceso de integración del Mercosur en el que participan Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay y sus efectos sobre la ciudadanía política y social. En la primera parte del mismo los autores examinan los rasgos, el contexto de nacimiento y la filosofía del proceso de integración mercosureño. La segunda parte analiza la evolución de la democracia y de la justicia social durante el proceso de integración. Los autores llegan a la conclusión de que el modelo de integración (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Imortalidade e eternidade: um diálogo em torno da vida ativa.Ricardo George de Araújo Silva & Napiê Galvê Araújo Silva - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):99-109.
    O texto Imortalidade e Eternidade: um diálogo em torno da vida ativa privilegia três categorias: a memória, a narração e a imortalidade. Categorias que destacam a ação no mundo. A imortalidade se impõe como aquilo que está sendo perpetuado no tempo pela memória e pela narração. A noção que teria de ser superada, nesse contexto, é a noção de eternidade, tendo em vista que a mesma lança fora dos negócios humanos toda e qualquer ação. Com isso objetiva-se demonstrar a distinção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Tratados e fragmentos: teologia e política em Walter Benjamin.Benito Eduardo Araújo Maeso & Marcos Antonio de França - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:199-220.
    Este artigo tem como objetivo inicial articular alguns elementos do pensamento de dois filósofos tradicionalmente vistos em campos diferentes: Baruch de Espinosa e Walter Benjamin. Chama a atenção o fato de ambos voltarem o foco, em suas obras, à presença de elementos teológicos na estruturação do campo político. A crítica de Espinosa à religião presente no Tratado Teológico-político e na Ética pode apresentar afinidades insuspeitas com a crítica benjaminiana ao historicismo nas Teses Sobre o Conceito de História e no Fragmento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Foucault, para além de “vigiar E punir”.Inês Lacerda Araújo - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):39.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    O Problema da Técnica E a Urgência Do Mistério.Lisandra C. De Araújo Lima Teixeira - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):127.
    O artigo propõe analisar o problema da técnica moderna trabalhada pelo filósofo alemão Martin Heidegger em sua crítica a modernidade e à metafísica, elencando a questão da verdade, não metafísica, para Heidegger: alétheia. A questão da técnica nos leva a problemática de sua própria essência ge-stell, interpelação, o mundo, o ser humano e a natureza são forçados a se mostrarem como reservas, estoques, de acordo com sua demanda meramente econômica, científica, comercial, o próprio ser em sua essência é esquecido. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    Identidade e Fronteiras do espiritismo na obra de Allan Kardec (Identity and Boundaries of Spiritism in the Allan Kardec's works) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p117. [REVIEW]Augusto César Dias de Araujo - 2010 - Horizonte 8 (16):117-135.
    Este artigo é uma reflexão sobre o processo de formação identitária do espiritismo a partir da análise de seu discurso fundador presente na obra de Allan Kardec (1804-1869). Para cumprir este objetivo, trabalhar-se-á com a hipótese de que tal processo acontece a partir de uma peculiar interação do espiritismo com três instâncias de conhecimento: a ciência, a filosofia e a religião. Através da análise do exemplo específico de como o espiritismo interpreta elementos da tradição cristã-católica, dando-lhes um significado renovado, pretende-se (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    Imigração, Mercado de Crédito E Séquito de Dependentes No Brasil Meridional: A Trajetória Do Credor Antônio José de Araújo Na Vila de Morretes.André Luiz Moscaleski Cavazzani - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):173.
    Neste artigo é desenvolvida uma investigação acerca do percurso do negociante de origem portuguesa Antônio José de Araújo na vila paulista de Morretes, de 1804 a 1851. Nesse quadro, o propósito basilar deste estudo é evidenciar as formas de dominação social exercidas por indivíduos que, provenientes de Portugal, habitaram as sociedades do litoral paulista na primeira metade do século XIX. Assim, demonstra­se que o controle do mercado de crédito era crucial para que os negociantes formassem um séquito de dependentes. Por (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  24
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo de Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):161-184.
    Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural . A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda secaracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tentomostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da distinção entre frases do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  47
    Lay Definitions of Happiness Across Nations: The Primacy of Inner Harmony and Relational Connectedness.Antonella Delle Fave, Ingrid Brdar, Marié P. Wissing, Ulisses Araujo, Alejandro Castro Solano, Teresa Freire, María Del Rocío Hernández-Pozo, Paul Jose, Tamás Martos, Hilde E. Nafstad, Jeanne Nakamura, Kamlesh Singh & Lawrence Soosai-Nathan - 2016 - Frontiers in Psychology 7.
  27.  8
    OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A religião na sociedade urbana e pluralista.Sandra Maria Krindges - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):217-223.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. "Técnica E Ciência Como Ideologia" Aos 45/"Technique and Science as Ideology", 45 Years Later.Aldir Araújo Carvalho Filho - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):88.
    Breve reavaliação do famoso ensaio homônimo de Habermas, à luz dos deslocamentos temporais havidos após 45 anos de sua publicação e da rearrumação das perspectivas intelectuais, econômicas e políticas, desde então.: A brief reassessment of Habermas’ famous homonymous essay published 45 years ago, considering the rearrangements of intellectual, economical and political perspectives since then. Keywords: Technique, science, ideology, Habermas, Marcuse.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    A Questão Dos Refugiados E a Ideia de Pertencimento Ao Mundo Em Hannah Arendt.Ricardo George de Araujo Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):377-414.
    Ao discorremos sobre o pertencimento ao mundo e a questão dos refugiados em Hannah Arendt, buscamos trazer a lume uma discussão enfrentada pela autora no século passado, mas que se torna atual, haja vista a conjuntura mundial hodierna. Nosso problema focou a seguinte questão: é possível um mundo sem acolhimento dos seres humanos e de suas relações? Ao nos indagarmos sobre isto, enfrentamos o papel do direito internacional frente à questão, sobretudo, no que concerne à tensão entre direitos humanos e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Arte e Religião.Richard Shusterman & Inês Araújo - 2012 - Redescrições 3 (3).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. Merleau-Ponty, Foucault E a Violência Na URSS.Beatriz Viana de Araujo Zanfra - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):14-23.
    Michel Foucault, no curso Em defesa da sociedade, explica a relação entre o biopoder e o racismo. Dentre as modalidades de racismo praticadas desde o século XIX, Foucault inclui o socialismo, sendo que neste há um racismo de tipo evolucionista, biológico, que funciona plenamente em relação aos doentes mentais, aos criminosos, aos adversários políticos etc., que foi necessário sempre que o socialismo teve de insistir no problema da luta contra o inimigo e da eliminação do adversário no interior da sociedade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Recensão a: Araújo, Luís Manuel - Erotismo e Sexualidade no antigo Egito.Rogério Sousa - 2013 - Humanitas 65:307-308.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Bakhtin e Heidegger: caminhos para a compreensão e interpretação do acontecimento do ser na linguagem.Maria Cristina Hennes Sampaio, Karla Daniele de Souza Araújo & Ezequiel Bezerra Izaias de Macedo - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):205-221.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    A Física e os novos desafios filosóficos e culturais do nosso tempo.Maria Manuel Araujo Jorge - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (3/4):535 - 553.
    Numa época em que as transformações económicas, políticas e sociais têm vindo a criar à física (e às ciências em geral) um novo contexto de investigação, procuro dar conta do modo como estes novos desafios, que se estendem ao domínio filosófico e cultural, estão a ser encarados pelos cientistas. Num momento em que a "ciência de investigação" ("académica", "normal") sofre uma retracção face à expansão duma ciência "pós-normal", "pós-académica", e em que, ao lado da clivagem entre as "duas" culturas (científica (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  38
    O Cientista e o Filósofo: Aspectos da Relação nos Finais do Século XX.Maria Manuel Araújo Jorge - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):49 - 65.
    O presente artigo pretende dar conta de alguns dos aspectos mais salientes da questão relativa à pertinência da Filosofia (especialmente na qualidade de Filosofia da Ciência) para a prática científica dos cientistas. Nesse sentido, a autora recorre sobretudo a exemplos vigentes nos finais do século xx, dando especial relevância a manifestações de "impaciência" por parte de alguns investigadores em relação a algumas críticas epistemológicas e éticas dos filósofos, sobretudo no que se refere à famosa controvérsia da "guerra das ciências" e (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Ciência e metafísica nos livros A e B da Metafísica de Aristóteles.Marcelo de Araújo - 1997 - O Que Nos Faz Pensar 2:123-134.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Multiculturalismo e direitos humanos. São necessários direitos especiais para minorias nacionais?Marcelo de Araujo - 2010 - [email protected] - An International Journal for Moral Philosophy 9 (2):247-266.
    Die Idee, der zufolge Menschen, die aufgrund von spezifischen Eigenschaften ungleich sind, der Gerechtigkeit halber auf eine ungleiche Art und Weise behandelt werden sollten, scheint nicht problematisch zu sein. Älteren Menschen werden zum Beispiel in öffentlichen Verkehrsmitteln gewisse Sonderrechte zugestanden; im Strafrecht werden Minderjährige anders behandelt als Erwachsene; und Menschen mit einer körperlichen Behinderung dürfen öffentliche Ressourcen beanspruchen, auf die andere Menschen keinen Anspruch haben.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    Multilateralismo e governança: a institucionalização difusa dos direitos humanos no contexto da política internacional.Marcelo de Araújo - 2007 - [email protected] - An International Journal for Moral Philosophy 6 (1):99-121.
    In the first part of this paper I point out the reasons in virtue of which human rights discourse was seen with scepticism, in the first half of twentieth century, in its capacity to compel states to act morally in the context of international relations. Then, in the second part, I examine the reasons in virtue of which this kind of scepticism lessened at the end of the Cold War. I argue that an ever growing interaction among actors in international (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    Primazia da Democracia E Autonomia da Ciência: O Pensamento de Feyerabend No Contexto Dos Science Studies.André Luis Mendonça, Priscila Araújo & Antonio Augusto Videira - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (1):44-61.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    A A Justiça E o Problema da Obediência a Uma Lei Injusta – Uma Análise Comparativa Das Teorias de Rawls E Dworkin.Andrei Ferreira de Araújo Lima & Thadeu Weber - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38017.
    A possibilidade de se tolerar um desobediente civil é parte integrante, para muitos autores, do próprio conceito de Estado Democrático de Direito. Porém, a fundamentação e os limites da referida desobediência é matéria controversa, mormente quanto à possibilidade de infringir uma lei com fulcro na objeção de consciência. A discussão central, portanto, permeia a incorporação ou não da objeção de consciência como um fundamento válido para a desobediência civil. Percebe-se, a partir deste debate, que questões morais e legais poderão entrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Democracia E Literatura No Pragmatismo de Rorty.Tiago Medeiros Araújo - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):52-62.
    O pragmatismo de Richard Rorty possui como uma das suas peculiaridades o fato de atribuir plena relevância moral à literatura em detrimento da pretensiosa prescrição filosófica que põe a moral na linha reta da ética. Uma vez que as descrições filosóficas, de caráter universal, não são capazes de impelir indivíduos à progressão moral sem sugerir uma dada concepção política indesejável, Rorty compreende que a literatura, cujo vocabulário pretende esboçar as faces do particular, atende, melhor do que a própria filosofia, às (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  43
    Física e biologia: possíveis limites de demarcação conceitual.Arthur Araújo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):19-31.
    A partir do texto do físico alemão E.Schroedinger, O que é vida? (1943), analisam-se os possíveis limites de demarcação conceitual entre física e biologia. Há um limite possível entre física e biologia? Ou a biologia pode ser reduzida à física? Avaliam-se diferentes pontos de vista entre cientistas e filósofos.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Filosofia E Liberdade: A Vida Partejando Vida, Ou Sobre o Estudar/Lecionar Filosofia Filosoficamente.Marcos Érico de Araújo Silva - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):202-225.
    O artigo procura meditar a imbricação de filosofia e liberdade como e enquanto um movimento desde a vida indeterminada ou apática para a singularização de uma Vida determinada, qualificando-a como Vida filosófica. Vida filosófica como perfazendo um modo de ser no estudar/lecionar filosofia filosoficamente. Esta forma de Vida filosófica imita o modo de ser de toda obra filosófica consagrada pela Tradição: em tudo que o filósofo diz, pensa, ou escreve está em jogo o movimento do caçar a mesmidade da filosofia. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Igualitarismo E Liberdade Como Não Dominação.Claudio Araujo Reis - 2019 - Doispontos 16 (1).
    A filosofia política de Rousseau sugere que há uma ligação íntima entre a garantia da liberdade e uma constituição radicalmente democrática da sociedade, especialmente no que se refere ao processo de tomada de decisões coletivas. Este texto procura explorar alguns aspectos dessa ligação entre igualitarismo e liberdade como não dominação, a partir da teoria da democracia proposta por Rousseau no Contrato social.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Subjetividade e linguagem são mutuamente excludentes?Inês Lacerda Araújo - 2007 - Princípios 14 (21):83-103.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Quando o pensamento se volta para a subjetividade, a linguagem está ausente. E quando a linguagem é questáo, a subjetividade fica de fora, como mostrou Foucault em As Palavras e as Coisas . Seráo elas mutuamente excludentes? Desde fins (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. SPAECE E o Trabalho Pedagógico Das Escolas Cearenses.Osmar Hélio Alves Araújo & Luís Távora Furtado Ribeiro - 2018 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 20 (1).
    Este artigo analisa as interferências do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará nas formas de organização do processo pedagógico das escolas cearenses na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. Utilizou-se o método qualitativo de investigação, com fundamento em entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas do município de Cruz. Os resultados apontam o SPAECE como sendo um mecanismo de controle que visa maior eficiência no sistema educacional cearense. O SPAECE também pode ser identificado como uma estratégia de indução de qualidade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Ética e Biologia.Arthur Araújo - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):05-20.
    Procuro explorar uma possível base biológica que tenha relevância explicativa entre elementos da ética e o comportamento humano.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    Rousseau e a arte de observar e julgar os homens.Claudio Araujo Reis - 2002 - Kriterion: Journal of Philosophy 43 (105):67-96.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Rousseau E a Arte de Observar E Julgar Os Homens.Claudio Araujo Reis - 2002 - Kriterion: Journal of Philosophy 43 (105):67-96.
  50.  2
    Políticas de Financiamento E Expansão No Ensino Superior Do Brasil.Waldir Ferreira de Abreu, Rhoberta Santana de Araújo & João Paulo Costa Lima - 2019 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 21 (2).
    O artigo analisa a política de financiamento e expansão de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, de 2001 a 2016, e os extensos benefícios gerados a seu setor privado-mercantil, por programas estatais concessores de financiamento direto e indireto. Metodologicamente optou-se pela pesquisa quanti-qualitativa documental, analisando centralmente dados da Receita Federal do Brasil, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligados aos Censos da Educação Superior; ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, e ao Índice Geral de Cursos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000